A ventoinha do radiador é uma peça muito importante para carro, pois ela evita que o motor superaqueça. Dessa forma, caso algum problema aconteça este item é necessário que o reparo seja feito com urgência.
Para entender mais sobre a ventoinha, saber onde ela fica localizada, aprender a analisar se ela está funcionando perfeitamente e o que fazer caso ela dê defeito continue a leitura.
Com o artigo de hoje você irá perceber que apesar de pequena, a peça é fundamental para que o veículo funcione e não dê defeitos ainda maiores.
Leia agora: O que é a câmara de combustão do motor?
A ventoinha, também conhecida como eletroventilador, é indispensável para o funcionamento do radiador e também o motor do automóvel.
Ela é responsável pela refrigeração do carro e fica incorporada no radiador, acelerando a passagem do ar, apressando a troca de calor.
O eletroventilador funciona a partir de um motor elétrico e é acionado apenas quando é necessário.
Leia também: O que é Radiador de Carro e como ele funciona?
Existem dois tipos principais de ventoinhas em carros:
Como ela é responsável em resfriar o radiador, ela evita que o carro superaqueça o motor ferva. Sendo assim, sua função é manter a temperatura do veículo para que ele funcione corretamente.
Ficar atento aos barulhos que o seu carro emite é uma forma de perceber se a ventoinha não está ligando ou não está desligando.
Para analisar, levante o capô, ligue o carro, coloque na marcha lenta e deixe assim até que a ventoinha seja acionada, você irá ouvir o som do ventilador.
Geralmente os problemas que atingem a ventoinha são fáceis de resolver por um mecânico. Porém seu reparo ou troca não pode ser adiado, pois caso não funcione perfeitamente, isso fará com que outras peças sejam danificadas, o que resultará em problemas e gastos maiores.
Dos principais defeitos estão:
A primeira coisa a se pensar quando o eletroventilador não está funcionando é o estado do fusível. Para analisar o item, consulte o manual do seu veículo para saber onde ele fica localizado.
Depois de encontrá-lo, observe suas condições, se há algum dano ou avaria, caso esteja com algum problema deve ser substituído imediatamente.
Se você percebeu que a ventoinha não está ligando, examine os fios. Existem dois fios de alimentação: o positivo e o negativo, que oferecem uma corrente de 12 volts.
Para saber se esses fios estão funcionando corretamente você precisará de um voltímetro para medir se há corrente no local. Caso não possua o equipamento leve até o mecânico para que ele faça o teste.
Se encontrar problemas será necessário trocar a ventoinha por inteiro.
O sensor é responsável por avisar a ventoinha que ela precisa ser ligada, pois é ele quem lê a temperatura do sistema de arrefecimento.
Quando o item não está funcionando corretamente, a ventoinha também não trabalha, pois é ele quem avisa que ela precisa ser ativada.
O sensor fica na tampa do termostato do carro, para verificá-lo é só desconectar os seus fios e tocá-los juntos. Caso esse procedimento inicie o ventilador, é sinal que o sensor precisa ser trocado.
O líquido de arrefecimento é um dos responsáveis em controlar a temperatura do carro. Quando está faltando o líquido, pode dar a impressão que a ventoinha não está funcionando.
Sendo assim, verifique o nível do fluido de forma recorrente, não só quando sentir que o motor está aquecendo, porque pode ser tarde demais.
Dentro da embreagem do ventilador possuem molas que se desgastam e corroem com o tempo.
Após analisar todos os itens acima e todos estiverem funcionando corretamente, o motivo pode ser esse.
Leia também: Qual a importância da limpeza do radiador?
Ao perceber que a ventoinha não está ligando procure um profissional qualificado para analisar com urgência. Continuar andando com a peça sem funcionar trará prejuízos maiores ao seu carro, como bater o motor e gerar problemas no radiador.
Esse tipo de análise e conserto deve ser feito por um mecânico, pois é necessário equipamentos específicos para a medição.
O mesmo acontece com o contrário, caso perceba que a ventoinha não está desligando, procure um profissional, pois andar com ela sempre ligada trará prejuízos aos componentes eletrônicos do carro e também ao sensor de temperatura.
Como manter as ventoinhas do carro em boas condições?
A manutenção preventiva é a chave para garantir o bom funcionamento das ventoinhas do seu carro. Aqui estão algumas dicas:
Leia também: Radiador furado e agora?
Assim que você estiver desconfiado que a ventoinha do radiador não está ligando ou desligando procure um profissional qualificado. Outro sinal de que ela não está funcionando corretamente é a luz de temperatura no painel acender.
A peça possui um valor elevado, na faixa de R$500, mais o valor da mão de obra para troca. Mas lembre-se que ao adiar a sua troca trará prejuízos ainda maiores para o seu bolso, visto que radiador e motor novos são muito mais caros.
Você pode encontrar a peça em nossa loja virtual, é só acessar e caso tenha dúvida de qual é a correta para o seu veículo chame o especialista no chat que ele irá te ajudar.
Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos. Acompanhe nossos textos semanais aqui no blog e mantenha-se sempre informado.
Leia também: Vela de ignição: o que é, para que serve e quando trocar?