Os tipos de manutenção de veículos são essenciais para averiguarem problemas que já existem ou que podem começar a existir. No total, existem quatro modos diferentes de manutenção, essenciais para deixar o automóvel em ótimas condições. Eles são feitos por um profissional da área e o valor pode variar pela especialidade ou modelo do carro.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de manutenção veicular, não deixe de ficar aqui com a gente e já role a barra!
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Os tipos de manutenção de veículos são de suma importância para consertar problemas ou evitar que eles apareçam. Se engana quem acha que só existe uma forma, pois existem 4. São elas: manutenção corretiva, manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção detectiva.
Conheça os detalhes sobre elas nos tópicos abaixo:
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A manutenção corretiva é uma das manutenções mais realizadas pelos motoristas, por se realizada quando o carro apresenta problemas, desgastes nas peças e falhas. Em resumo, como o próprio nome já diz, ela serve de “correção” para o automóvel, mas o ideal é não esperar chegar neste ponto, não é mesmo?
A manutenção preventiva é essencial para cortar os problemas pela raiz, pois substitui peças/óleos dentro de um período estipulado. Por ela, o profissional pode encontrar possibilidades de falhas e realizar ações para diminuir ou eliminar defeitos que podem causar danos graves ao carro e, até mesmo, colocar a vida do condutor e dos passageiros em risco.
A troca de óleo e a calibração dos pneus são exemplos de manutenção preventiva. Elas tem um prazo para acontecerem e é necessário que o condutor siga corretamente as instruções do fabricante do veículo.
A manutenção preditiva é feita periodicamente e está baseada na avaliação de cada parte e peças do veículo, com o intuito de prevenir falhas e aumentar a vida útil dos componentes. Nela, algumas técnicas de avaliação são bem utilizadas, como a termografia, ultrassom do sistema, análises estruturais e estudo das vibrações.
A manutenção detectiva também é eficaz para manter o funcionamento adequado dos equipamentos do veículo. Neste caso existem testagens com as partes em funcionamento, para encontrar problemas que possam estar escondidos. Ela é de grande importância, pois prolonga a vida útil das partes a longo prazo.
A manutenção de veículos, independente das quatro formas, são indispensáveis para deixarem o carro em bom estado de uso e para resguardar a segurança do motorista e dos passageiros. Por isso, o condutor deve estar sempre atento aos cuidados orientados pelo fabricante.
Os freios devem estar com a manutenção em dia, pois uma simples falha pode colocar a vida dos passageiros do carro em risco. É pertinente afirmar que o freio é indubitavelmente necessário para a segurança das pessoas e, por esse motivo principal, o condutor deve sempre verificar as pastilhas e o fluido de freio, para não gerar danos ao disco e a peça no geral.
Sem os pneus, o carro não anda. Não é mesmo? É uma afirmação simples, mas que nem sempre é observada pelos motoristas. São eles quem fazem com que o carro ganhe estabilidade e, assim, fique aderente ao solo. Caso a manutenção de veículos não esteja em dia e a parte esteja com problema, o risco de acidentes é alto.
Além de verificar se o pneu não está “careca”, o condutor deve atentar-se para a calibragem, o balanceamento e o alinhamento da parte.
Fonte: https://blog.fras-le.com/
Um bom motivo para realizar a manutenção preditiva é a possibilidade de troca de óleo periódica. Como sabemos, o óleo é o responsável pela lubrificação de certos componentes do carro, assegurando o bom funcionamento deles.
É importante saber que tanto o óleo lubrificante quanto o filtro de óleo necessitam ser trocados de acordo com as determinações do fabricante. Graças à manutenção de veículos, essa atividade pode ser feita sem problemas.
Como em todas as áreas da vida é melhor prevenir, do que remediar, não é mesmo? Com às quatro maneiras, o motorista pode optar por aquela manutenção de veículos que melhor se adeque as necessidades do veículo e a sua condição financeira.
A manutenção corretiva é extremamente importante para consertar o veículo, mas por ser solicitada quando a peça já esta deteriorada ou graves danos já foram causados, o condutor pode ter que desembolsar um bom dinheiro. Já a manutenção preventiva é a melhor opção para quem quer cortar o mal pela raiz, evitar altos custos e dor de cabeça no futuro.
A manutenção preditiva visa conhecer as condições das peças e é boa para definir diagnósticos. De grosso modo, é pertinente afirmar que a melhor manutenção é a preventiva. O custo não é alto e as regras podem ser estabelecidas de acordo com o fabricante.
A manutenção de veículos é separada por corretiva, preventiva, detectiva e preditiva. Todas elas assumem um papel muito importante no carro. Quando estão em dia, as manutenções garantem um bom estado de conservação das peças, uma longevidade maior do veículo, menos danos e deterioração, economia de combustível, uma boa saúde do motor e, o mais importante, a segurança dos passageiros.
Uma coisa é fato: carros com a manutenção em dia tem menos peças deterioradas e uma longevidade maior. Por isso, a facilidade na revenda e a disputa por compradores são dois pontos positivos para quem garante a manutenção de veículos.
O preço dos carros podem seguir ou não uma tabela de preço. Isso porque o valor dependerá do bom estado do veículo e dos seus componentes no geral. Por isso, revisar e sempre estar atento as manutenções podem fazer com que os compradores avaliem o carro positivamente e, por consequência, paguem um bom valor.
Um carro bem cuidado faz toda a diferença, não só fisicamente, mas nas partes internas também. No momento da negociação tudo isso faz muita diferença. Afinal, qual ser humano não prefere adquirir um veículo em bom estado de uso, que lhe garantirá conforto e segurança?
Vale a pena investir na manutenção do veículo!
A saúde do motor deve estar em dia, por ele ser o coração do veículo. Sem ele o carro não anda e o seu mau funcionamento pode comprometer toda as outras partes do carro. Por isso é indispensável que o condutor esteja sempre atentos aos componentes, aos cheiros e barulhos incomuns ou ao vazamento de fluídos. Afinal, um bom motor impacta todo o carro e influencia no ato da revenda.
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A manutenção de veículos é positiva, pois é por ela que o profissional consegue consertar e evitar os danos. Normalmente, existem alguns itens que são analisados nas manutenções, pois causam grandes impactos no carro e são mais fáceis de “apresentarem problemas”.
Normalmente, o tempo é orientado pela montadora e o condutor deve seguir a risca. Normalmente, é indicado a substituição de peças e fluídos após uma certa quilometragem, que pode variar de montadora para montadora ou de veículo para veículo.
De grosso modo, as pastilhas e os discos de freio sempre são analisadas, bem como as rodas, o alinhamento da direção e o balanceamento. Além do mais, a troca dos filtros e do óleo também deve estar sempre em dia, pois o fluído é responsável por lubrificar outras peças e evitar os atritos entre elas.
Abaixo você poderá verificar quais são as partes que são verificadas normalmente em uma manutenção de veículos.
O alinhamento da direção pode ser que seja uma das partes mais importantes a ser analisada, pois é a partir disso que as medidas e o ângulo do carro ficarão corretas. Ele é realizado nos eixos traseiros e dianteiros. O motorista pode receber alguns sinais do carro quando a direção estiver desalinhada, como o automóvel repuxar somente de um lado ou o volante com trepidações, desgaste dos pneus, volante duro e inclinações anormais.
A manutenção de veículos é indispensável para evitar e solucionar o desalinhamento da direção. Contudo, o condutor deve estar atento ao profissional que entregará o carro, que deve sempre se atentar para o alinhamento padrão do modelo. Para validar o serviço, o condutor deve, de imediato, dar uma volta com o automóvel para confirmar se está tudo certo.
O alinhamento deve ser feito há cada 10 mil quilômetros rodados, mas caso sinta um dos sintomas citados acima corra para o mecânico. É melhor prevenir, do que remediar. Não é mesmo?
Na manutenção de veículos é necessário que os pneus também sejam vistos. O rodízio é fundamental para equilibrar o desgaste e, normalmente, deve ser feito há cada 10 mil quilômetros rodados, mas pode ser que o pneu se desgaste antes e deva ocorrer antes. Antes de realizar o procedimento, o condutor deve saber detalhadamente qual o tipo de pneu e o tipo de tração do veículo.
É importante ressaltar que após a conclusão do rodízio, o condutor deve levar o carro ao mecânico especialista ou de sua confiança para realizar o balanceamento e o alinhamento, de acordo com as especificações do seu veículo.
As correias são indispensáveis para o funcionamento do veículo e deve ser vista na manutenção de veículos. Elas são responsáveis pela transmissão de força e a movimentação de polias. Contudo, se engana quem imagina que só existe um tipo de correia. No total, são quatro: a correia dentada, a correia do alternador, a correia do ar-condicionado e a correia da direção hidráulica.
Normalmente a manutenção de veículos, mais especificamente nas correias, deve sempre ser realizada há cada 10 mil quilômetros rodados para evitar problemas como o desgaste de outras peças do carro.
A correia dentada pode ser considerada uma das mais importantes do carro, porque ela liga o eixo que comanda às válvulas funcionais para o motor do veículo. No momento da instalação da correia é necessário que o profissional faça a observação no sincronismo do motor, afinal, se a correia dentada quebrar ou apresentar problemas, o carro não sai do lugar!
A correia do alternador manda energia para carregar a bateria do automóvel. A do ar condicionado é ligada ao motor e faz com que a temperatura dentro da cabine diminua. Por fim, existe a correia de direção hidráulica, que é responsável por ativar a bomba hidráulica, enviar fluídos para a caixa de direção e, por consequência, deixar a direção mais leve.
Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/
Na manutenção de veículos tanto a água, quanto o óleo devem ser verificados. Afinal, a água refrigera o sistema e a falta dela no reservatório do veículo pode causar superaquecimento no motor. Já o óleo faz a lubrificação das peças do carro e a falta dele pode gerar atritos e, por consequência, o desgaste de outras partes. Por isso, a troca deve ser realizada há cada 5 mil quilômetros rodados ou conforme as orientações prescritas no manual do veículo.
O sistema de escapamento faz a eliminação dos gases gerados com a queima nos cilindros. Para evitar que a poluição do meio ambiente ocorra de maneira brusca e gases perigosos adequem-se ao interior do veículo, o escapamento se encarrega de realizar a filtragem de todo o estado gasoso. Hoje em dia, as grandes montadoras de veículos se preocupam com a eliminação de poluentes na atmosfera, até mesmo porque as organizações que contém o selo de sustentabilidade são melhores vistas no cenário empresarial.
A manutenção de veículos é fundamental para garantir o bom funcionamento do escapamento, que deve ser revisado há cada 20 quilômetros rodados para que a vida útil da peça seja prolongada. Contudo, é comum encontrar escapamentos que rodem tranquilamente por três anos, mas, CLARO, com a manutenção preventiva em dia.
A marcha é indispensável para o carro, não é mesmo? Por isso é preciso uma análise detalhada da parte. Assim, quando ela está dura ou trepidando pode ser que o problema esteja ligado ao fluído, que deve ser trocado imediatamente. Ademais, pode ser que o dano esteja interligado ao kit de embreagem completo, porque quando uma peça está com defeito, todo o kit sofre com o dano.
No último caso é necessário o uso de um profissional qualificado para observar o problema.
As velas e os cabos de vela devem ser trocados após períodos estabelecidos pelos fabricantes do carro, que podem variar entre 15 mil quilômetros rodados ou 100 mil quilômetros rodados. A sua importância está ligada ao fato dela gerar a faísca na ignição para o motor funcionar. Além do mais, as velas também mandam informações para o veículo quando os fluídos ou os cilindros estão com problemas.
Os filtros são indispensáveis para o carro funcionar e devem ser substituídos em certos períodos. O filtro de ar está ligado ao motor, pois ele ele filtra as impurezas do ar antes dele chegar na câmara de combustão, onde a queima é realizada. Quando o filtro está absurdamente sujo, o carro apresenta problemas, tais como uma força no acelerador e um consumo exacerbado de gasolina ou álcool.
O filtro de combustível deve estar sempre em bom estado de uso, pois é ele quem retira as impurezas que estão no tanque, advindos de combustíveis velhos, e no próprio agente externo. Quando ele está com problemas e precisa ser substituído, o carro pode apresentar alguns típicos sinais, como ferrugem, marcha irregular e dificuldade na hora de arrancar.
Alguns itens são obrigatórios no veículo. Ou seja, são partes que são inclusas ao veículo e a falta delas pode causar uma multa de 195,23 e 5 pontos na carteira. Veja quais são e não corra o risco:
A manutenção de veículos deve ser feita de maneira correta, dentro de um período estipulado pelas montadoras e pelo manual do fabricante. Afinal, cada modelo é um modelo e tem as suas necessidades específicas. Contudo, o condutor do carro deve sempre levar o carro à uma oficina após a compra. Assim, ele ouvirá de um profissional se é preciso realizar a manutenção corretiva (caso o veículo seja seminovo ou usado) e receberá as orientações para os próximos retornos à oficina automotiva.
Em todos os quesitos e no âmbito geral, a manutenção de veículos é comumente indicada em períodos próximos. Um exemplo disso é a manutenção preventiva, que na maioria dos casos é preciso ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Esse tempo pode diminuir conforme o uso do condutor. Alguns hábitos do motorista para com o seu carro podem diminuir ou aumentar a longevidade das peças e o tempo de manutenção.
O tempo pode variar conforme o local que o motorista utiliza o veículo. Um exemplo disso são carros que andam em estrada de chão, nesses caso é preciso um pouco mais de atenção pois existe um pouco mais de esforço do automóvel. Isso também pode ocorrer em carros que tem uma rotina pesada em congestionamentos, que acabam forçando a embreagem e os freios.
A manutenção preventiva há cada 6 meses é o ideal para evitar problemas futuros, dores de cabeça, acidentes de trânsito e, até, gastos que não haveriam necessidade na manutenção corretiva. Por isso, cuide do seu veículo e do seu bolso!
Para fins conclusivos é pertinente afirmar que a manutenção de veículos é de extrema importância para o carro ter uma boa estabilidade, uma boa vida útil e uma longevidade ainda maior. Durante o texto é possível encontrar todos os tipos de manutenção de veículos e as características específicas de cada uma delas.
A manutenção corretiva é essencial para as urgências, ou seja, quando o carro realmente apresenta problemas e precisa de consertos. A manutenção preditiva é feita periodicamente e está baseada na avaliação de cada parte e peças do veículo, com o intuito de prevenir falhas e aumentar a vida útil dos componentes e a manutenção detectiva também é eficaz para manter o funcionamento adequado dos equipamentos do veiculo. Neste caso existem testagens com as partes em funcionamento, para encontrar problemas que possam estar escondidos.
Por fim, existe a manutenção periódica, capaz de sanar o mal pela raiz. Com ela, o profissional consegue verificar o estado das partes do veículo e solicitar a troca da peça antes mesmo que ela apresente problemas. É a melhor, não é mesmo?
Todas elas são importantes, mas o mais importante é o seu cuidado com o veículo. Estar atento aos sinais e entender as necessidades que o seu carro precisa te fará ter facilidade na revenda, uma maior cartela de compradores, segurança e um carro com uma vida útil cada vez melhor, sem perder o seu valor!
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2 Comments
Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.
Que bom, ficamos felizes, continue acompanhando nossos artigos semanais.