O radiador de carro é uma peça fundamental, mas pouco lembrada pelos proprietários de veículos nas revisões periódicas. Dificilmente os componentes do sistema apresentam problemas, porém isso não dispensa as manutenções preventivas. Afinal, a troca de peças é complexa, o que deixa o serviço mais caro.
O radiador de carro — ou radiador de arrefecimento — pode ser encontrado em todos os automóveis refrigerados a água (e aditivos). Sua função consiste em resfriar os líquidos que circulam pelos dutos do motor, para que o calor não suba demais e cause prejuízos irreversíveis.
Por conta disso, o mecanismo de arrefecimento é um pouco complexo e demanda cuidados constantes. O radiador do carro deve ser inspecionado de forma regular pois, caso produza resíduos em excesso, oferece risco de obstruir o motor e fazer o veículo parar de funcionar.
Se você nunca se preocupou com o radiador do seu carro até agora, está na hora de começar a pensar sobre o assunto. Por isso, preparamos um post para você entender como ele funciona, quais sinais de defeitos deve observar, além de algumas dicas importantes de manutenção. Acompanhe!
Leia também: Sistema de Arrefecimento do motor: entenda o que é e como funciona.
De modo simples, o radiador funciona como um sistema de troca de calor. Isso significa que ele faz esse processo de troca entre o ar e alguma outra substância, geralmente líquidos, presentes em um sistema fechado.
O núcleo do radiador possui diversos canais, com formato de colmeia ou tubos, que possibilitam a passagem do ar. Outro ponto interessante sobre o radiador, é que o formato dele tem relação direta com sua eficiência.
Ou seja, quanto maior o radiador, mais rápido é a troca de calor e por consequência o poder de resfriamento. Com isso, a passagem de ar resfria o calor do líquido de arrefecimento, que já resfriou outros equipamentos internos do seu veículo.
Alguns modelos de radiadores possuem ventoinhas que auxiliam no resfriamento do líquido. No caso de radiadores automotivos, existe um conjunto de ventoinhas que junto com o ar que passa por elas resfriam o veículo enquanto o mesmo está em movimento.
O radiador mais conhecido e mais utilizado, é o radiador de arrefecimento, que normalmente é encontrado em carros refrigerados a água.
Este tipo de radiador é instalado na parte frontal do veículo e conectado ao motor por cabos. Este sistema fechado se utiliza de uma mistura de água com aditivos, que se aquece devido à atividade do motor.
Existe também outro tipo de radiador que é menos comum. Estamos falando do radiador de óleo. Basicamente, seu funcionamento é semelhante ao do radiador de arrefecimento, mas a sua grande diferença está na sua utilização. Geralmente ele é utilizado em veículos para arrefecer o óleo do cárter ou o fluído da transmissão.
Para a temperatura interna dos veículos, pode ser utilizado o chamado radiador de climatização, que se localiza no painel do carro. Este radiador pode tanto ser utilizado para aquecer o interior do carro como para resfriá-lo.
Para o aquecimento, o radiador de climatização se utiliza do próprio líquido do radiador do automóvel. Para reduzir a temperatura interna, por sua vez, utiliza gases específicos.
Quando os veículos queimam combustível para funcionar, geram minúsculas e controladas explosões dentro do bloco do motor. Esse processo cria calor, que se espalha e aquece todas as peças, atingindo outros componentes externamente.
Todo esse aquecimento necessita de controle para evitar que as mangueiras derretam e causem danos a outras peças mais frágeis. É aí que o radiador entra em ação.
Ele é responsável por fazer circular água em torno do bloco do motor para resfriá-lo. No processo, o conjunto arrefece o volume que chega quente e repete o ciclo.
O radiador fica instalado na frente do motor para facilitar a absorção de ar que entra pela grade frontal. Ele se parece com uma colmeia, equipado com mangueiras, ventoinha (ventilador) e reservatório de fluido. Normalmente, você ouve ele funcionando quando desliga o carro com o motor aquecido.
Isso acontece porque o sistema usa o ar para refrigerar a água que circula pelo bloco. O objetivo é não deixar o calor ultrapassar os limites estabelecidos pela montadora. Caso contrário, poderia gerar incêndios.
Os radiadores atuais possuem alguns aditivos que aumentam o ponto de ebulição do líquido que será resfriado. Isso deve ser feito pelo fato de que a água ferve quando chega aos 100 graus e os motores precisam que a temperatura esteja entre 115 e 135 graus.
Em veículos antigos, o funcionamento do radiador era algo mais simples. A água passava por dentro do motor através dos tuneis, absorvendo seu calor. Em seguida, o radiador resfriava o líquido com ventoinhas e ar, gerado pelo movimento.
Para que o funcionamento do radiador ocorra da melhor forma, ele precisa trabalhar com três funções:
Desse modo, através da combinação de líquido e ar, é possível que haja a liberação de calor gerado pela queima de combustível.
Para auxiliar no processo, ainda existe um ventilador, colocado entre o motor e o radiador, que ajudam a acelerar o processo de resfriamento.
Ou seja, o líquido de refrigeração realiza a circulação entre o sistema do radiador e o motor, se espalhando entre os cilindros, capta o calor do motor e, em seguida, retorna ao sistema de arrefecimento. Como é possível notar, todo o processo é de vital importância para o funcionamento do seu veículo.
O radiador é uma peça fundamental para o funcionamento de um veículo. Afinal, ele é um dos componentes mais importantes do sistema de arrefecimento, cujo papel é controlar a temperatura dos motores.
Por isso, qualquer problema nele pode contribuir para o superaquecimento do motor e do veículo, o que prejudica fortemente a vida útil dos seus componentes.
Então, é muito importante que você tenha alguns cuidados específicos com a manutenção do seu sistema de arrefecimento. Fique de olho nos pontos mencionados, a seguir!
Antes de tudo, deixe o motor esfriar completamente. Depois, veja se a solução de arrefecimento está sempre na ranhura indicada pelo recipiente e complete com o mesmo tipo de líquido de antes, se necessário. Verifique a ausência de bolhas de ar, para garantir uma circulação eficaz.
O ideal é ter a mistura correta entre aditivo e água para o líquido de arrefecimento. O manual de manutenção do seu carro pode indicar a proporção exata.
Lembre-se de deixar sempre um galão de 5 litros devidamente preparado com a mistura em mãos. Assim, você tem como agir em caso de necessidade, pois adicionar água pura ao radiador pode oxidar ou enferrujar todo o sistema. Fique atento!
Também é importante verificar a coloração da solução. Geralmente, ela vem de fábrica na cor verde ou vermelha, ambas fluorescentes. Se você perceber um tom marrom, porém, é provável que exista alguma peça corroída. A bomba d´água, por exemplo, apresenta componentes sujeitos à oxidação.
Em condições normais, mistura-se parcelas iguais de água e anticongelante (50% e 50%). Entretanto, o fluido para ambientes frios deve ser cerca de 60% mais alto durante o inverno, especialmente em regiões onde a temperatura é reduzida nessa estação do ano.
Nos modelos mais novos, a tampa do radiador fica no recipiente plástico, bem visível aos motoristas. Esse pequeno acessório é composto por um sistema de válvulas calibradas que vedam a pressão do ar quente.
Se a tampa apresentar defeitos, como ressecamentos ou rachaduras, a água do reservatório passa a ser liberada em forma de vapor, diminuindo o nível recomendado para resfriamento do motor. Sendo assim, ela exige troca a cada 30 mil km.
Já as mangueiras precisam de inspeção periódica com a intenção de constatar a presença de fissuras ou acumulação de impurezas capazes de prejudicar o desempenho. Se for o caso, realize a troca.
Para cuidar bem do radiador de carro, é muito importante que você também fique atento a determinados sinais que indicam problemas.
Isso porque existem diversos contratempos que surgem já evidenciando o mau funcionamento do sistema — e quanto antes você agir, menores serão as chances de que algo sério aconteça. Conheça quais são esses sinais a seguir!
O motor está “fervendo”? Um dos motivos pode ser algum problema com o radiador ou com as peças que levam o fluido de arrefecimento até o motor. Afinal, esse fluido é essencial para manter o motor funcionando dentro da temperatura ideal.
Para prevenir, a dica é abrir o olho sobre possíveis mudanças no medidor de temperatura no painel do automóvel. Se identificar que a temperatura está alta, pare o carro imediatamente e encontre o motivo do superaquecimento.
Com o passar do tempo, as mangueiras do sistema de arrefecimento podem apresentar furos, já que o fluido circula em altas temperaturas. Consequentemente, ocorrem vazamentos nas mangueiras.
O desgaste das peças do veículo — como as mangueiras — é inevitável, daí a importância de fazer a manutenção preventiva para trocar os equipamentos desgastados e evitar que um problema se agrave.
Os vazamentos no sistema de arrefecimento, por exemplo, podem danificar o funcionamento da junta, do cabeçote e do bloco do motor.
Inúmeros motivos fazem um carro apresentar alto consumo de combustível, mas o radiador pode carregar parcela de responsabilidade. O risco existe quando a temperatura do motor está irregular, indicando que o radiador não desempenha suas funções como deveria.
Para evitar tal cenário, calcule quantos quilômetros seu automóvel está fazendo a cada litro de combustível e compare o resultado com a recomendação do fabricante. Percebeu alguma alteração? Pare e observe se há algo errado com o sistema de arrefecimento.
Outro culpado quando o assunto são falhas no radiador de carro é o travamento da válvula termostática, algo bastante comum e que também causa o superaquecimento do motor.
Se a válvula não está funcionando bem, isso pode resultar na formação de resíduos no sistema e no ressecamento das mangueiras.
Quer garantir o bom funcionamento da válvula termostática? É simples: basta manter a da solução de arrefecimento sempre na quantidade correta.
Aqui falamos da temível ferrugem — capaz de afetar diversas peças, como a bomba d’água. Isso ocorre quando o aditivo utilizado pelo motorista não é adequado ou perdeu suas propriedades antioxidantes, não conseguindo proteger o motor contra a oxidação.
Portanto, faça a mistura correta de aditivo e água para o líquido de arrefecimento e acompanhe a temperatura do veículo, pois essa também é uma forma de prevenir a situação.
Quando há muito ar no sistema de arrefecimento, a junta do cabeçote fica sob risco de falhas. Como a peça sofre danos, a circulação do fluido no radiador também pode ser prejudicada, o que aquece o motor e gera grandes danos caso o problema não seja resolvido a tempo.
A aglomeração de sujeiras no depósito do radiador vira uma grande dor de cabeça com o passar do tempo. Logo, fique atento à presença desses vestígios e procure um profissional para realizar uma limpeza eficiente no local — garantindo um serviço de qualidade, é necessário usar material especializado.
Ao assegurar que o radiador de carro está em perfeitas condições, a temperatura do veículo fica sempre adequada, inclusive em dias mais quentes.
Essas atitudes geram uma economia e tanto, pois você evita a compra de peças e os custos de mão de obra para substituí-las.
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Se o radiador de carro parar de funcionar, o veículo corre o risco de superaquecer, o que pode gerar problemas ainda maiores.
Isso acontece, na maior parte das vezes, em razão de um mau funcionamento no termostato, onde a peça se fecha e não abre ao atingir a temperatura limite. Dessa forma, além de impedir a circulação do líquido de refrigeração, há o superaquecimento do motor.
Além disso, outra causa comum do mau funcionamento do sistema de arrefecimento são os vazamentos, que atrapalham na circulação do líquido.
É comum encontrar por aí pessoas que colocam água da torneira no sistema de arrefecimento – nunca faça isso! No interior do motor e do radiador de carro, o líquido entra em contato com peças metálicas e a água pura vai, com o tempo, corroer o metal.
O ideal é sempre trocar a água num posto de gasolina, usando o aditivo correto para o seu modelo de veículo, já que isso evita que a corrosão cause furos e vazamentos na estrutura.
Esse aditivo tem uma cor avermelhada e pode ser confundido com óleo do motor quando vaza por causa da cor.
É importante sempre ficar de olho também no nível de água do radiador de carro. Se ele estiver acima da marcação, a pressão interna pode causar danos ao arrefecimento. Se estiver abaixo, pode ser insuficiente para diminuir a temperatura do motor.
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A principal indicação de que algo está errado no radiador de carro é quando a ventoinha do radiador é acionada o tempo todo e funciona por longos períodos. Isso indica que o sistema de arrefecimento não está dando conta de diminuir a temperatura do motor sozinho.
Se o nível da água no radiador do carro está sempre caindo, com toda certeza há algum furo ali. Esse problema não é muito comum nos veículos mais novos porque eles têm o radiador completamente selado, mas quando acontece costuma ser necessário trocar várias peças do arrefecimento.
Quando você identifica o vazamento, o normal é que ele esteja em alguma mangueira ou braçadeira. Por vezes, a questão é a bomba d’água. Fique de olho na mancha de água embaixo, sua posição costuma indicar a fonte do vazamento.
Em último caso, pode ser que a caixa ou a colmeia estejam quebradas. Essas duas partes são essenciais para o funcionamento do radiador e não podem ser trocadas sem substituir a peça inteira.
Nesse caso o conserto fica mais caro, mas o carro não pode rodar sem que o problema esteja resolvido.
A colmeia é especialmente frágil e por estar localizada bem na frente do carro está muito sujeita a quebrar em batidas frontais. Se estiver rachada ou mesmo quebrada, ela não vai funcionar corretamente e o carro pode sobreaquecer.
Para evitar problemas na colmeia, é importante também mantê-la sempre limpa. Quando você pegar estrada de terra, fique de olho para evitar que o barro se acumule e dificulte a passagem do ar pela peça.
A seguir, listamos os quatro problemas que podem ser gerados por um defeito no radiador. Confira:
Um dos principais sinais de que o radiador não está funcionando como deveria, é o superaquecimento do motor. Um dos indicadores é o termômetro que fica no painel de controle do veículo e indica como anda a temperatura.
Se ela estiver acima de 100ºC, é bom ficar atento, pois algo pode não estar funcionando como deveria!
Já falamos ali em cima um pouco sobre como o vazamento nas mangueiras pode afetar o sistema de arrefecimento do veículo. É comum algumas peças sofrerem desgastes conforme o uso e o tempo.
Desta forma, podem surgir furos nas mangueiras que ligam o radiador ao motor, gerando problemas de resfriamento, uma vez que o fluido que seria levado até o motor para que ele se resfrie não consegue terminar o seu trajeto devido ao vazamento, aumentando as chances de o motor danificar.
Este problema ocorre quando não existe a quantidade ideal de fluido no radiador. Quando não há a existência desse líquido, a válvula termostática pode entupir e apresentar mal funcionamento.
Além disso, a falta de fluido refrigerante pode causar também o ressecamento das mangueiras e o acúmulo de resíduos em todo o sistema.
Quando há excesso de ar, a junta do cabeçote pode apresentar problemas quando há impedimento na passagem do fluido refrigerante pelo radiador.
Assim, a junta do cabeçote se danificará, levando o sistema ao superaquecimento e gerando danos muito maiores para o motor do carro, se não for resolvido a tempo.
Um ponto que muitas pessoas não se importam, mas que é importante se atentar, é a troca da tampa do radiador, pois ela evita o superaquecimento do motor. É ela quem vai manter o fluido refrigerante no interior do radiador.
E caso a temperatura do fluido refrigerante esteja muito alta, esta tampa aliviará a pressão, através de molas que a fazem subir, liberando o excesso de pressão vinda do Radiador.
Como você pôde ver, o sistema de arrefecimento influencia diretamente na depreciação do veículo, pois é o que garante uma vida longa ao motor. Então, siga essas dicas para não ter surpresas desagradáveis com o radiador de carro.
Agora que você já sabe o que é radiador e como ele funciona, o próximo passo é manter os cuidados com o seu veículo e esse sistema. Quer mais dicas de como cuidar da manutenção do seu carro?
No nosso blog você encontra semanalmente dicas e guias de como cuidar bem do carro.
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