Conhecido como o “coração do automóvel ”, o motor de carro é uma das partes mais importantes de um veículo.
Já que ele é um dos itens essenciais, é notório que ficar sabendo como ele funciona, possíveis defeitos e como fazer a manutenção é primordial para a saúde do possante. Não é mesmo?
Muitos motoristas acham que não é necessário aprender sobre a peça, afinal se surgir algum problema é só levar o carro em um mecânico de confiança. Porém, não é bem assim a melhor forma de se pensar.
Caso o possante te deixe na mão em um local que você não consiga pedir socorro de imediato, o ideal é que você saiba ao menos dar um jeito até conseguir levar a uma oficina.
Que tal aprender um pouco sobre como funciona um motor para não correr risco de ficar com o carro parado na estrada?
Conheça a maior loja de vidro automotivo da América Latina, acesse autoglassonline.com.br nossa loja virtual.
Leia também:
+ Quais são os defeitos mais comuns em veículos?
+ Sistema de arrefecimento do motor: entenda o que é e como funciona
+ Peças Automotivas Online: saiba como comprar com segurança
O motor de carro é responsável pela energia do automóvel, é ele que permite que o carro ande, é nele que acontecem reações químicas com a gasolina ou álcool, transformando-as em energia para o veículo dar partida.
A função principal do motor é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas.
Esse é o tipo de motor de carro mais comum. O motor automotivo funciona em 4 tempos: entrada da mistura de combustível e ar, compressão da mistura, explosão e escape dos gases formados.
O motor de partida ou arranque, é um pequeno motor elétrico, que transforma a energia fornecida pela bateria do carro. O motor de partida serve para dar início ao funcionamento do motor até que a queima de combustível aconteça.
No motor do ciclo diesel, não existe uma vela para soltar a faísca e carros que usam combustível diesel são os mais poluentes para o meio ambiente.
O motor de carro elétrico possui apenas dois elementos principais: rotor e estator. Tudo funciona à base de eletricidade e magnetismo e é o campo magnético que gira o rotor e faz o carro mover-se.
Para o motorista, é quase como recarregar a bateria do seu celular, só que com o carro. No Brasil, esse tipo de motor ainda não é muito utilizado, mas ele é o mais indicado para o meio ambiente, pois libera zero emissões de poluentes durante o movimento do carro.
O motor de um carro híbrido, funciona com dois motores: elétrico e a combustão. O que muda é o momento e a forma como cada um dos motores vai trabalhar.
Os motores são compostos com um ou mais cilindros, e eles são agrupados de várias formas, como os seguintes:
Esses cilindros ocupam menos espaço e ficam dispostos em uma linha reta, os pistões do equipamento ficam em pé, esse tipo é usado mais em carros pequenos.
Nesse a quantidade de cilindros varia, pode ser V6 até V12. Os cilindros ficam posicionados com um ângulo mais agudo, ficando na posição de um V quando o mecânico observa o motor de frente.
Nesse tipo de motor os cilindros em formato de V são duplicados. Dessa forma, sua potência e desempenho são mais altos e os carros que possuem ele, são mais caros.
Presentes em modelos de carros esportivos. Eles são colocados ao contrário dos motores V, ficam deitados na horizontal.
Quando se trata de motor de carro, tamanho é documento sim. A potência do motor do carro tem tudo a ver com o seu tamanho, quanto maior, mais o seu desempenho é elevado. Dessa forma, isso afeta inclusive no preço do automóvel.
Este tipo de motor de carro está presente nos carros mais populares e com preços mais acessíveis. Ele consome pouco combustível, mas em contrapartida tem uma potência bem reduzida.
Apesar desse tipo de motor também ser utilizado em carros mais populares, ele já é um pouco mais vantajoso que o motor 1.0. Por exemplo, é possível instalar o ar-condicionado sem prejudicar a desenvoltura no veículo, algo que no motor 1.0 não seria possível.
Nesse tipo de motor automotivo, o consumo de combustível já começa a ser mais elevado.
Ele tem mais cilindros, o que acaba possibilitando que sua velocidade seja maior, mas isso vem com um preço.
Esse tipo de motor de carro está presente nos carros mais esportivos, é ideal para fazer viagens mais longas, sem perder a potência nas rodovias. Porém, é um tipo de equipamento que consome bastante combustível.
Esse tipo de motor é mais tecnológico, é o tipo de motor com maior consumo de combustível, mas também é o mais potente. Ele atinge altas velocidades e faz ultrapassagens com mais facilidade.
O motor de carro é composto por diversas peças para que ele funcione de forma organizada. Conheça cada uma delas e quais são suas funções.
Esse também é um item muito importante, entender os sinais que o motor de carro está dando, afinal ele pode está apresentando algum problema.
O ideal é que você leve seu carro em uma oficina assim que perceber barulhos estranhos vindo dele, principalmente se esses sons vieram do escape. Isso pode ser um sinal que o motor está prestes a fundir.
Se o motor começou a falhar, afogar, sacudir durante o trajeto é sinal que ele está com defeito. Um motor em perfeito estado funciona de maneira sólida e contínua.
Fique atento às marcas de óleo no chão, embaixo do carro, pois ele indica vazamento. Andar com o nível de óleo baixo, causa atrito entre as peças do sistema, e superaquece o motor.
Se a luz vermelha do seu painel ficar acesa não despreze. Elas estão indicando algum problema no motor, que podem ser:
É possível preservar as peças do motor de um carro de forma simples, com algumas práticas no dia a dia.
Forçar aceleração sem que o motor esteja suficientemente aquecido, ou até mesmo rodar com ele frio por muito tempo, provoca mais desgaste nos componentes.
Geralmente, carros mais modernos levam de 3 a 7 minutos para atingirem a temperatura ideal. Já os mais antigos precisam de pelo menos 15 minutos. Por isso, antes disso não acelere demais.
Muitos motoristas têm o costume de retirar a peça do veículo. Porém, se ela vem de fábrica é porque possui uma finalidade, ela é responsável por controlar o líquido que circula pelo motor para deixá-lo na temperatura certa – a válvula impede que o fluido circule quando o motor precisa aquecer e faz o líquido circular quando deve resfriar.
Mantenha as condições do óleo sempre adequadas, verifique se o nível de óleo está de acordo com o indicado no manual, pois a quantidade certa é fundamental para que as peças sejam lubrificadas com eficiência.
Além disso, não se esqueça de trocar o óleo do carro dentro do período estipulado pelo fabricante e usar o tipo de produto recomendado.
Todo bom motorista sabe que manutenção e revisão são essenciais para que o carro com um todo funcione de forma correta.
A manutenção preventiva aumenta a vida útil do carro, e de acordo com especialistas é possível rodar até 400 mil quilômetros se o motor for bem cuidado com as revisões.
Escolha postos de confiança para abastecer seu carro, pois combustíveis adulterados danificam o motor porque geram carbonização excessiva, desgaste das peças e outros problemas que têm a ver com a composição adulterada.
Os filtros de ar, combustível e óleo devem ser trocados periodicamente. Afinal eles são responsáveis por reter as impurezas que podem danificar o desempenho dos cilindros, do tanque de combustível e do fluido.
Se esses detritos chegarem ao motor, podem afetar a sua performance e estragar outras peças.
Ela é fundamental para o bom funcionamento do motor, mantendo o ritmo adequado de todas as peças que o compõem. Se ela se quebrar enquanto você estiver dirigindo, colocará o motor em risco.
Se o carro estiver quente, não abra a tampa do reservatório de água. Isso afeta o motor, pois podem ser criadas bolhas no sistema, provocando falhas na circulação da água, o que impedirá o resfriamento adequado das peças.
Entender sobre o motor de carro é fundamental, afinal ele é uma das partes mais importantes do veículo.
Logo, saber cuidar bem desse componente tão importante é essencial para que ele tenha uma longa durabilidade e não traga dores de cabeça.
Carros hatches usam motores em linha, SUVs, picapes usam em V, somente os sedãs são mais flexíveis nisso.
Em relação à cilindrada, dependerá do seu uso. Se você quer ter a flexibilidade de poder pegar a estrada de vez em quando, o melhor é um motor 1.6 ou 1.4. Se só vai andar na cidade mesmo, um 1.0 é o ideal para economizar.
O 1.8 ou 2.0 são usados só em casos específicos (como automóveis pesados ou para quem dirige muito).
Se você pretende comprar um carro seminovo: sempre procure por vazamentos. Caso existam e estejam em mangueiras e tubulações, na maioria dos casos é possível fazer o reparo. Porém, se estiver no bloco do motor, tome muito cuidado!
Procure observar também a numeração do motor: verifique se ela confere com a da documentação do veículo.
O ideal é que você procure um especialista, mas se deseja fazer isso em casa, deixe-o esfriar e, com um pano umedecido em água, faça o serviço.
Jamais lave o motor do seu carro com água sob pressão. Se você molhar componentes como o distribuidor ou o módulo, além de outras partes elétricas do veículo, terá muitos problemas.
Também, não passe óleo ou outros materiais corrosivos — eles podem corroer mangueiras e plásticos.
Como você viu o funcionamento do motor de carro não é extremamente complicado. Agora certamente você terá mais condições de cuidar melhor do seu carro.
Aproveite para ler mais conteúdo do nosso blog e também nos siga em nossas redes sociais.
Precisando de peças novas para o seu possante? Acesse nossa loja virtual e compre agora mesmo!
Leia também: O que é Radiador de Carro e como ele funciona?