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    O que é Correia Dentada? Quando trocar?

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    A correia dentada é um dos componentes mais importantes do motor, afinal ela transmite energia para as rodas.

    A função da correia dentada é controlar os movimentos das válvulas e dos pistões. Ela ajuda as válvulas de escapamento e de transmissão a operarem com a devida eficiência.

    A correia dentada ajuda no funcionamento do motor, ela transmite energia para as rodas e por isso é uma peça tão importante. Diante disso, quando ela se rompe o estrago é tão grande que muitas vezes não compensa consertar. 

    A correia dentada é uma peça complicada, porque geralmente não dá sinais de desgaste ou de que algo nela não está funcionando corretamente. Por isso, acaba ficando muito esquecida pelos motoristas e só é lembrada quando o motor do automóvel começa a ter problemas no seu funcionamento. 

    Mas, você sabe qual é a sua função e quando é necessário trocá-la? Leia o texto para aprender tudo sobre ela. 

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    Fonte: https://www.instacarro.com/

    O que é a correia do carro?

    A correia é uma peça que tem a função de transmitir força e movimentar as engrenagens, ela possui formato de cinta e existem diversos tipo, cada uma responsável por uma área do sistema. São elas:  

    • correia do alternador;
    • correia do ar condicionado;
    • correia da direção hidráulica;
    • correia dentada.

    Cada uma delas tem sua função, mas todas elas necessitam do bom funcionamento da correia dentada. 

    O que é a correia dentada? 

    A correia dentada é também conhecida como correia de distribuição, ela possui pequenos dentes de borracha, que garantem a abertura das válvulas, o sincronismo e o funcionamento do pistões nos cilindros e também protege a válvula dentro do cilindro.

    Sua função é importante, pois evita vários problemas com a segurança do carro e o funcionamento do motor. Além disso, ela garante que as válvulas de admissão e de escapamento se fechem no momento certo para que o veículo possa se locomover com segurança e conforto.

    Qual é a função da correia dentada? 

    A função da correia dentada promove a movimentação do carro com mais segurança, pois ela controla os movimentos das válvulas, dos pistões e ajuda as válvulas de escapamento, de transmissão a operarem com a devida eficiência. 

    Como a correia dentada funciona?

    Sua função é controlar os movimentos das válvulas e pistões, para que aconteça de modo coordenando e passe a força para o motor e rodas.

    É a correia dentada que liga as válvulas ao virabrequim do motor, que é responsável por passar a força do motor para as rodas. 

    Com o tempo, como qualquer outra peça a correia sofre desgastes e correm o risco de arrebentar, quando isso acontece os pistões se chocam e o motor para de funcionar. 

    Quanto tempo dura a correia dentada?

    A durabilidade da correia dentada é de 40 e 60 mil quilômetros, dependendo do fabricante, qualidade do material e condições de uso.

    Por exemplo, lugares sem pavimentação, estradas de terra, ou muito empoeirados são ambientes que demandam mais da peça, por isso podem contribuir para que ela se desgaste mais rápido. 

    Como saber se é necessário substituir a correia dentada?

    Se o seu automóvel começar a ter uma leve perda de energia, vibração anormal do motor ou até um aumento da média de consumo, isso indica que a correia de distribuição está com defeito. 

    A quem pense que ela se rompe apenas quando está em movimento, o que é bem perigoso para integridade física dos passageiros.

    Mas, ela pode arrebentar mesmo com o carro em marcha lenta e comprometer o motor como já falamos. Entretanto, ela dá mais sinais de que não está funcionando corretamente, como: 

    Se há trancos ao mudar de marcha 

    Isso tem a ver com a correia dentada, afinal ela contribui para movimento do motor e trabalha o comando das válvulas, os eixos e as manivelas.

    Portanto, se você observar pancadas ou socos ao mudar de marcha, pode ser que a peça esteja com problemas. 

    Além disso, o tranco danifica o carro porque afeta diretamente peça. Tudo isso somado a alta velocidade também contribui para esticar a correia. 

    Se há ruídos ao dirigir 

    Os sons estranhos também podem ser sinais de problemas na correia dentada. O som mais comum é de algo deslizando, isso ocorre porque o componente não está funcionando corretamente, por isso leve o carro até um mecânico para que a peça seja trocada.  

    Leia também: Barulhos no carro que podem ser preocupantes.

    Se o motor superaqueceu 

    Apesar de não ser comum, a correia dentada pode estar ligada com o  superaquecimento do motor do automóvel. Como ela movimenta o virabrequim, ela pode mexer com a bomba d ‘água até resfriar o sistema. 

    Quais os principais problemas que podem ocorrer na peça?

    Veja os principais problemas que acontecem na correia dentada: 

    • Entortamento das válvulas, aumentando o consumo de combustível e abaixando o nível de óleo.
    • Furação na cabeça do pistão, com isso superaquece a cabeça da peça e ela pode perfurar. 
    • Danos ao motor do automóvel, as peças internas do motor se chocam de maneira descontrolada, o que inviabiliza o conserto. 

    Como evitar o rompimento da correia dentada no veículo?

    Alguns cuidados podem ser tomados para que a vida útil da peça seja maior, como: 

    Não cante pneu

    Cantar o pneu é uma prática que incomoda por conta do barulho, mas não é só isso. Além disso, danifica as peças do carro, como o próprio pneu. Essa ação também força a embreagem e reduz a durabilidade da correia dentada.

    Não tente fazer o motor pegar no tranco

    Tentar empurrar o carro para que ele pegue no tranco é uma prática muito ruim. Quando o automóvel recebe o impulso, o seu giro acaba aumentando além do que é recomendável e causar problemas aos componentes internos.

    Esse aumento de giro pode causar desgastes e acarretar o rompimento da correia dentada. Por isso, em vez de tentar fazer o carro pegar no tranco, recorrer ao reboque é muito mais seguro e eficiente. 

    Não reduza a marcha bruscamente

    Há um tempo certo para cada marcha e fazer reduções bruscas causam um tranco no mecanismo jogando todo o efeito mecânico para a correia, além de prejudicar outros componentes.

    O ideal é respeitar a faixa de velocidade de cada marcha e sempre acertar o tempo da passagem, fazendo mudanças suaves.

    Faça trocas preventivas

    A melhor forma de evitar problemas é respeitar o tempo de troca, que deve ser feita a cada 3 anos ou 50 mil quilômetros rodados.  

    Não mude a correia de distribuição você mesmo

    A substituição da correia não deve ser feita por uma pessoa que não é qualificada, a peça quando mal colocada trará problemas para a mecânica 

    É importante lembra que quando a correia é substituída, a bomba de água também precisa de ser mudada, tratando-se de uma tarefa que exige muita mão de obra. 

    Quanto custa trocar a correia dentada? 

    A correia dentada pode ser substituída por um valor em média de R$400,00, que inclui o valor da peça nova e também a mão de obra.

    Mas, é claro que esse valor varia de acordo com o modelo do seu carro e também da região do Brasil. 

    Fonte: https://www.moura.com.br/

    Conclusão

    Agora você aprendeu o que é correia dentada, já sabe a hora certa de trocar a peça, não é mesmo? Fique atento aos sinais do seu automóvel e caso perceba algum problema, procure um mecânico de sua confiança.

    Para continuar consumindo conteúdos que te auxiliam a cuidar do seu carro, não deixe de acompanhar nossos artigos semanais aqui no blog e também nos siga nas redes sociais. 

    Leia também: Válvula termostática: o que é, como funciona e quando trocar?

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