A correia dentada ajuda no funcionamento do motor, ela transmite energia para as rodas e por isso é uma peça tão importante. Diante disso, quando ela se rompe o estrago é tão grande que muitas vezes não compensa consertar.
A correia dentada é uma peça complicada, porque geralmente não dá sinais de desgaste ou de que algo nela não está funcionando corretamente. Por isso, acaba ficando muito esquecida pelos motoristas e só é lembrada quando o motor do automóvel começa a ter problemas no seu funcionamento.
Mas, você sabe qual é a sua função e quando é necessário trocá-la? Leia o texto para aprender tudo sobre ela.
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A correia é uma peça que tem a função de transmitir força e movimentar as engrenagens, ela possui formato de cinta e existem diversos tipo, cada uma responsável por uma área do sistema. São elas:
Cada uma delas tem sua função, mas todas elas necessitam do bom funcionamento da correia dentada.
A correia dentada é também conhecida como correia de distribuição, ela possui pequenos dentes de borracha, que garantem a abertura das válvulas, o sincronismo e o funcionamento do pistões nos cilindros e também protege a válvula dentro do cilindro.
Sua função é importante, pois evita vários problemas com a segurança do carro e o funcionamento do motor. Além disso, ela garante que as válvulas de admissão e de escapamento se fechem no momento certo para que o veículo possa se locomover com segurança e conforto.
A função da correia dentada promove a movimentação do carro com mais segurança, pois ela controla os movimentos das válvulas, dos pistões e ajuda as válvulas de escapamento, de transmissão a operarem com a devida eficiência.
Sua função é controlar os movimentos das válvulas e pistões, para que aconteça de modo coordenando e passe a força para o motor e rodas.
É a correia dentada que liga as válvulas ao virabrequim do motor, que é responsável por passar a força do motor para as rodas.
Com o tempo, como qualquer outra peça a correia sofre desgastes e correm o risco de arrebentar, quando isso acontece os pistões se chocam e o motor para de funcionar.
A durabilidade da correia dentada é de 40 e 60 mil quilômetros, dependendo do fabricante, qualidade do material e condições de uso.
Por exemplo, lugares sem pavimentação, estradas de terra, ou muito empoeirados são ambientes que demandam mais da peça, por isso podem contribuir para que ela se desgaste mais rápido.
Se o seu automóvel começar a ter uma leve perda de energia, vibração anormal do motor ou até um aumento da média de consumo, isso indica que a correia de distribuição está com defeito.
A quem pense que ela se rompe apenas quando está em movimento, o que é bem perigoso para integridade física dos passageiros.
Mas, ela pode arrebentar mesmo com o carro em marcha lenta e comprometer o motor como já falamos. Entretanto, ela dá mais sinais de que não está funcionando corretamente, como:
Isso tem a ver com a correia dentada, afinal ela contribui para movimento do motor e trabalha o comando das válvulas, os eixos e as manivelas.
Portanto, se você observar pancadas ou socos ao mudar de marcha, pode ser que a peça esteja com problemas.
Além disso, o tranco danifica o carro porque afeta diretamente peça. Tudo isso somado a alta velocidade também contribui para esticar a correia.
Os sons estranhos também podem ser sinais de problemas na correia dentada. O som mais comum é de algo deslizando, isso ocorre porque o componente não está funcionando corretamente, por isso leve o carro até um mecânico para que a peça seja trocada.
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Apesar de não ser comum, a correia dentada pode estar ligada com o superaquecimento do motor do automóvel. Como ela movimenta o virabrequim, ela pode mexer com a bomba d ‘água até resfriar o sistema.
Veja os principais problemas que acontecem na correia dentada:
Alguns cuidados podem ser tomados para que a vida útil da peça seja maior, como:
Cantar o pneu é uma prática que incomoda por conta do barulho, mas não é só isso. Além disso, danifica as peças do carro, como o próprio pneu. Essa ação também força a embreagem e reduz a durabilidade da correia dentada.
Tentar empurrar o carro para que ele pegue no tranco é uma prática muito ruim. Quando o automóvel recebe o impulso, o seu giro acaba aumentando além do que é recomendável e causar problemas aos componentes internos.
Esse aumento de giro pode causar desgastes e acarretar o rompimento da correia dentada. Por isso, em vez de tentar fazer o carro pegar no tranco, recorrer ao reboque é muito mais seguro e eficiente.
Há um tempo certo para cada marcha e fazer reduções bruscas causam um tranco no mecanismo jogando todo o efeito mecânico para a correia, além de prejudicar outros componentes.
O ideal é respeitar a faixa de velocidade de cada marcha e sempre acertar o tempo da passagem, fazendo mudanças suaves.
A melhor forma de evitar problemas é respeitar o tempo de troca, que deve ser feita a cada 3 anos ou 50 mil quilômetros rodados.
A substituição da correia não deve ser feita por uma pessoa que não é qualificada, a peça quando mal colocada trará problemas para a mecânica
É importante lembra que quando a correia é substituída, a bomba de água também precisa de ser mudada, tratando-se de uma tarefa que exige muita mão de obra.
A correia dentada pode ser substituída por um valor em média de R$400,00, que inclui o valor da peça nova e também a mão de obra.
Mas, é claro que esse valor varia de acordo com o modelo do seu carro e também da região do Brasil.
Fonte: https://www.moura.com.br/
Agora você aprendeu o que é correia dentada, já sabe a hora certa de trocar a peça, não é mesmo? Fique atento aos sinais do seu automóvel e caso perceba algum problema, procure um mecânico de sua confiança.
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