Sempre que o assunto é veículo, a tabela fipe dá um jeito de aparecer na conversa. Geralmente, ela vem à tona quando alguém está querendo negociar, avaliar um veículo, ou até mesmo para reivindicar um reembolso para uma seguradora de automóveis.
Só que mesmo ainda sendo muito falada, nem todo mundo está por dentro de todos os pontos. Mas isso acaba hoje! Desenvolvemos esse texto para você ficar expert e tirar todas as suas dúvidas.
Se você nunca ouviu falar em tabela fipe, este texto é ideal. Caso tenha um conhecimento superficial, a leitura também te dará um panorama muito completo sobre o tema. Esperamos que você complete o conteúdo por dentro de tudo que envolve o tema. Vamos lá?
Leia também: Melhores marcas de carros.
Não, tabela fipe não tem nada a ver com Felipe! Mas de uma forma geral, ela detém os preços médios dos veículos em nosso mercado nacional. Fica registrado que ela é apenas uma base geral e nem sempre é levada 100% em conta na hora da precificação de um veículo.
Você pode estar se perguntando: mas se ela não é sempre levada em consideração, o que faz o preço ser diferente do que ela propõe? A resposta para essa pergunta é que muitas vezes, alguns outros fatores são considerados. Alguns deles como: região, nível de conservação do veículo, quilometragem, acessórios e até mesmo a cor pode influenciar no preço.
Vamos supor que você queira vender um veículo de 2015 que, no ano de 2023 só tenha rodado 20 mil quilômetros. Isso valoriza e muito o veículo. Mas em contrapartida, dificilmente se vende um carro a preço de tabela fipe oficial se o veículo possui kit gás.
Dessa forma, os cenários que podem influenciar no preço tanto para comprar carro como para vender, são os mais diversos. Onde a tabela fipe acaba sendo apenas um norteador quanto ao valor. Mais a frente falaremos melhor sobre os fatores mais detalhadamente.
Só que a tabela fipe não começou sendo essa referência toda. Foi ao longo do tempo que ela ganhou confiança e aumentou sua reputação no mercado automotivo. Assim, com o passar dos anos ela foi colecionando utilidades diferentes.
A primeira funcionalidade da tabela fipe é ser base para pesquisa de preços dos veículos. Como dito anteriormente, ela é o norte para precificar os veículos tanto para compra como para venda.
Por ser um norte para comprar veículos, ela também é ideal para dar uma noção aos compradores. Muitas vezes, as pessoas não fazem a menor ideia dos preços do carro. Assim, fica difícil saber qual carro comprar. Dessa forma, a tabela fipe abre o leque de opções.
Outro ponto importante é que a tabela fipe vai listar de forma ordenada o preço médio dos modelos de veículos no mercado brasileiro. Além disso, ela serve de parâmetro para se calcular o IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de veículos automotores.
Está achando que acabou? Ledo engano. Ainda tem mais! A tabela fipe ainda presta o serviço de informação definitiva na hora de definir o montante da indenização no seguro. Só que com a diferença de que cada seguradora terá um teto para quem contrata o serviço.
Via de regra, o mais comum é até 70% do valor, podendo atingir valores acima de 100% com um aumento do preço que deve ser pago mensalmente.
Tratando-se de um índice com a importância que tem, a tabela fipe é atualizada todos os meses. Essa atualização é sempre feita nos primeiros dias de cada mês. Ou seja, temos 12 atualizações anuais.
Leia também: Confira 11 sinais que indicam que você deve trocar de carro.
A tabela fipe nasceu em 1973. Relativamente nova, não é mesmo? Quem fundou é a instituição que dá o seu nome: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Entendeu agora de onde vem a sigla? Pois bem.
No início, o escopo dessa tabela era auxiliar a Faculdade de economia, administração e contabilidade da Universidade de São Paulo, a FEA-USP. Atualmente, a instituição presta serviços ao governo, bem como empresas privadas, mas de forma secundária.
Leia também: Primeiro carro: quais são os modelos ideais.
Agora você tem um panorama muito robusto sobre a tabela fipe. Sabe para que serve, quem criou, quando foi desenvolvida e suas principais utilidades. Por isso, agora vamos para a parte prática.
Se você pretende vender ou comprar um carro, sejam carros semi novos ou usados, com certeza terá que consultar a tabela fipe. Assim, existem muitos sites que têm consulta de preços da tabela. Só que nada como o site oficial para conferir: veiculos.fipe.org.br. Ainda é possível baixar o aplicativo oficial da tabela fipe, disponível tanto para iOS como para Android.
Quando você acessa o link que colocamos acima você é direcionado para uma aba. Nesta seção você encontra um vídeo explicando melhor sobre a tabela. No fim da página você encontra as seguintes opções:
Assim, você seleciona o tipo de busca que quer, insere os dados – mês e ano de referência, marca, modelo e ano do automóvel – e com isso você tem o resultado esperado para conferir valores.
Leia também: 15 lançamentos de carros 2023.
Como dissemos anteriormente, a tabela fipe serve como um guia para precificar os carros. Nela, você encontra de forma ordenada tudo o que for referente ao valor dos veículos. De qualquer modelo, ano, marca e por aí vai.
Só que você pode se deparar com valores que não conferem com o que a tabela diz. Isso é porque existem alguns fatores que podem afetar no valor final do veículo. Por isso, vamos falar de alguns desses fatores que podem influenciar.
O estado de conservação de um carro é um fator muito determinante para definir preços. Isso porque, por exemplo, um carro pode ser mais antigo só que com uma pintura impecável.
Além disso, a conservação da parte interna como suspensão, motor, câmbio e entre outros, também são importantes para ditar o valor do veículo. Sem contar com os cuidados com a própria lataria. Qualquer tipo de mancha, arranhões ou demais avarias podem diminuir o valor do carro.
Leia também: Dicas para manter o seu carro conservado.
Um carro que não percorreu tanta distância é um carro mais conservado. Isso porque sua estrutura não foi tão gasta e isso afeta no valor do veículo. Somado a isso, é importante levar em conta o tempo do carro. Os chamados “carro de garagem” são aqueles que, mesmo mais antigos, têm uma quilometragem abaixo do esperado, pelo tempo de uso.
Leia também: O que é hodômetro do carro.
Por melhor que seja a modificação, existem compradores que querem um veículo que não tenha sido tão modificado, de preferência, um veículo todo original. Por isso, anunciar um carro que esteja todo original é uma grande vantagem e pode valorizar bastante.
Carro blindado é mais valorizado, certo? Errado. Isso porque o peso extra devido à blindagem desgasta mais os componentes de suspensão e não há conserto para os vidros em caso de delaminação. Assim, nem todos os compradores estão dispostos a pagar mais por um modelo blindado de carros a venda.
Leia também: Carros confortáveis: como escolher o melhor.
A tabela fipe é realmente muito importante para o mercado automotivo. Sem ela, seria difícil ter uma boa base e ficaria bem mais complicado colocar preço nos veículos.
Agora você já está por dentro de tudo sobre a tabela fipe e por isso entenderá melhor como surgirão os preços. Seja para comprar ou para vender veículos.
Esse e outros materiais você confere em nosso blog. Aqui, temos os mais diferentes assuntos sobre o universo automotivo para você se informar, aprender a fazer pequenas manutenções e não cair em ciladas.
Leia também: 15 dicas de como escolher o carro ideal para você.