No mercado existe uma infinidade de modelos de pneu para o carro. Sendo assim, muitos motoristas têm dificuldade de escolher o pneu ideal para o seu veículo.
Porém é importante saber selecionar o melhor produto, isso garante mais segurança, durabilidade e conforto na direção. Apesar de não parecer, muitos detalhes devem ser avaliados para que não ocorram arrependimentos posteriores.
Os pneus são componentes duráveis, se escolhidos de forma errada, podem causar sérios problemas na suspensão, caixa de direção, terminais e diversos outros componentes. Além disso, pode colocar a vida em perigo.
Para que funcionem de forma correta devem sempre estar calibrados e em perfeitas condições de uso. Por isso, sempre confira a situação dos pneus, inclusive o estepe.
Afinal, quando negligenciados, podem comprometer a segurança do motorista pela falta de aderência do carro ao solo e até influenciar na estabilidade, causando acidentes.
Na ausência de um profissional qualificado para indicar as melhores opções, é preciso aprender como escolher pneus para o veículo da maneira certa. E é isso que você vai aprender neste texto.
Aprenda agora como escolher o pneu ideal para o seu carro.
Leia também: Guia completo de como trocar o pneu do carro.
O que considerar na hora de escolher o pneu?
A primeira dica é: escolher o pneu pelo menor preço nunca será uma boa opção. É óbvio que o valor deve ser levado em consideração, mas não pode ser o único balizador. Outros fatores são muito mais importantes, como:
Muitos motoristas escolhem pneus mais baixos por conta da estética, criando um ar esportivo no veículo. Porém isso deve ser analisado, de acordo com as ruas que você percorre.
Os pneus mais baixos possuem camadas de ar mais finas e isso faz com que o atrito seja maior.
Os pneus que compõem a categoria highway terrain (HT) e os de passeio duram mais do que os chamados mud terrain (MT) e os de alto desempenho.
Além disso, é importante verificar a composição da borracha, as mais macias duram menos.
Os motoristas que moram em locais com muita umidade é importante procurar pneus que tenham desenho da banda de rodagem. O modelo ajuda a dispersão da água, impedindo a aquaplanagem.
Na lateral dos pneus sempre possuem letras e números. Exemplo:
O primeiro conjunto de letras e números mostra quais são as medidas, a forma de construção e para qual tipo de carro o pneu foi desenvolvido. A leitura desses valores é feita da seguinte forma:
Esse item indica o peso máximo suportado por cada pneu, usando a calibragem ideal. Ele vem marcado logo após as indicações das medidas.
Em nosso exemplo, esse valor é 92. Porém, esse número não quer dizer que ele aguente 92 kg. Uma tabela deve ser consultada. Para esse modelo, o peso máximo suportado é de 630 kg cada.
Pode ser encontrado logo após o índice de carga. Mostra qual a velocidade máxima que o pneu suporta. Para o exemplo que usamos, ela é representada pela letra “H”, indicando uma velocidade máxima de 210 km/h.
Os modelos mais comuns encontrados são:
Com valores entre 60 e 700, esse número indica a durabilidade de um pneu. Quanto maior esse valor, mais resistência ele terá.
Porém, vale lembrar que o desgaste também depende de outros componentes do veículo, portanto, um Treadwear 200 pode durar mais que um de valor 300, dependendo das condições, por exemplo, dos amortecedores.
Durar mais não quer dizer melhor opção. Pneus mais macios se desgastam mais rápido, porém, geram mais aderência, sendo melhores em curvas e frenagens. Normalmente, quanto maior o treadwear, mais dura será a borracha da banda de rodagem.
Essa etiqueta vem com informações sobre sua eficiência quanto ao consumo de combustível, aderência em piso molhado e geração de ruídos.
No manual do veículo sempre tem indicado quais são as principais características que o pneu ideal para o carro tem que ter. Por isso, não esqueça de verificar isso.
Cada veículo possui um tipo de pneu ideal, como por exemplo:
Os locais onde o carro trafega também contribuem para definir qual é o pneu ideal. Existem pneus que são mais indicados para asfalto ou terra e outros que funcionam bem nos dois terrenos.
O terreno que o carro trafega é o que determina a banda de rodagem e a largura do pneu. A banda de rodagem simétrica, ou seja, com sulcos iguais em ambos os lados, é recomendada para uso urbano, sendo essa uma das mais comuns em carros de passeio.
As assimétricas possuem diferenças entre o lado esquerdo e direito. Isso aumenta o escoamento da água, garantindo mais estabilidade em curvas, além de melhorar o desempenho nas frenagens com terreno molhado.
Em pneus off road, além dos sulcos, que nesse caso, servem para eliminar a lama e outros detritos, são usados blocos de borracha, trazendo mais tração.
A largura do pneu afeta na tração, desempenho e frenagem. Aumentando essa medida, o contato do veículo com o solo será melhor e, por consequência, sua estabilidade em curvas também vai melhorar.
Porém, isso aumenta o consumo de combustível e causa mais estresse aos componentes da suspensão e da direção.
Se você costuma transportar cargas ou lotar o carro de gente, procure pneus com um índice maior. Trafegar acima desse limite pode causar graves acidentes.
Leia também: Como usar o macaco do carro.
Os pneus de carros devem ser trocados toda vez que for percebido um desgaste além do normal. O principal critério para saber o desgaste desses itens é por meio do TWI (Tread Wear Indicator).
Trata-se de um ressalto de borracha que fica nos sulcos dos pneus e conta com 1,6 milímetro de altura. A marca aparece de forma escrita — TWI — ou pelo desenho de um triângulo.
Ao chegar ao seu limite, o desgaste máximo é indicado, que é quando o pneu do carro é chamado de “careca”, o que coloca em risco a segurança do veículo.
Agora você já sabe como escolher o pneu ideal para o seu carro. Outra dica importante é escolher lojas confiáveis para isso. E lembre-se que após trocar os pneus é necessário fazer o alinhamento e balanceamento do veículo.
Continue acessando nossos artigos semanais aqui no blog para aprender a como cuidar do seu carro.
Leia também: Calibragem de Pneus: de quanto em quanto tempo devo calibrar?
1 Comment
Aqui é a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.