Saber trocar o pneu do carro é algo fundamental para todo motorista, afinal vez ou outra vai acontecer do pneu furar e você mesmo terá que saber o que fazer nessa situação.
Para muitos, trocar o pneu é uma tarefa fácil, mas para outra parte pode parecer uma coisa de outro mundo. Realmente, trocar o pneu não é algo tão simples, mas da maneira correta todo mundo é capaz de realizar a troca e voltar para pista sem problemas.
A grande maioria das seguradoras oferecem esse serviço gratuitamente, mas nem todo mundo conta com apólice ou está disposto a esperar a chegada de ajuda. Aprender a trocar o pneu te dará agilidade e é uma mão na (chave de) roda para quem prefere não ter ajuda de desconhecidos.
Felizmente, essa é uma tarefa acessível de ser realizada no possante, desde que você esteja preparado e disposto a fazer certo esforço.
A seguir criamos um passo a passo dos procedimentos básicos para trocar o pneu da maioria dos carros.
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Leia também: Guia para viagem de carro.
Fonte: https://reviewauto.com.br/
A primeira coisa que você deve fazer ao notar que o pneu está furado é estacionar o carro em uma área plana e com piso estável. Evite terra fofa, barro ou grama. Nunca estacione em saídas de curvas, pontos cegos ou locais com alto tráfego de veículos.
Se houver outras pessoas no carro, peça para que elas saiam do veículo e fiquem em lugar seguro. Se isso ocorrer na estrada, o melhor local é fora do acostamento, atrás do guard-rail ou mureta (se houver).
Antes mesmo de descer do veículo, puxe o freio de mão e coloque o câmbio em modo “estacionado”, em primeira ou em marcha à ré. Depois, coloque um objeto pesado como uma pedra, na frente das rodas dianteiras e traseiras, para evitar que o carro se movimente.
Depois de estacionar o carro, acione o pisca-alerta e use o triângulo de emergência para sinalizar os outros motoristas. A distância mínima entre o dispositivo e o veículo deve ser de 30 metros.
Ponha o macaco sob a lataria automotiva, ao lado do pneu que você está prestes a trocar. Lembre-se de que o macaco deve ser encaixado na canaleta, uma parte metálica da estrutura do carro projetada justamente para recebê-lo.
A parte de baixo da maioria dos carros é feita de plástico. Sem colocar o macaco no lugar certo, o plástico cederá assim que o carro for elevado. Se você não souber onde deve encaixar o macaco, leia o manual de instruções.
Na maioria dos automóveis modernos, há uma pequena marca (geralmente uma seta apontando para baixo), logo atrás da roda dianteira ou à frente da roda traseira, que indica onde o macaco deve ser encaixado.
Em carros antigos ou caminhonetes, apoie o macaco numa viga da carroceria, que deve estar pouco atrás da roda dianteira ou pouco à frente da roda traseira.
Após encaixar o macaco corretamente, levante-o até que o carro pareça firmemente apoiado, sem levantá-lo do chão. Certifique-se também de que o macaco está perpendicular ao chão.
Para isso, gire a chave de roda no sentido anti-horário. Nesse momento, você vai precisar usar muita força — uma boa dica é usar o peso do seu corpo ao seu favor. Somente afrouxe as porcas, não as remova ainda.
O carro precisa ficar a uma distância do solo que permita a retirada do pneu murcho e o encaixe do estepe.
Conforme suspende o carro, verifique se ele está estável. Caso ele demonstre algum sinal de instabilidade, desça o macaco e corrija o problema antes de suspender o veículo outra vez.
Se você notar que o carro está num ângulo estranho ou inclinado, reposicione o macaco e tente levantá-lo outra vez.
Ter um macaco menor guardado no porta-malas é sempre uma boa ideia, já que o macaco pode ceder durante a troca dos pneus. Monte ambos os equipamentos lado a lado e a segurança do carro estará garantida no caso de o macaco maior falhar.
Continue a girá-los em sentido anti-horário até que fiquem completamente frouxos; por fim, remova-os.
Agora retire o pneu. Uma boa dica é pôr os cotovelos apoiados nas pernas para ter um controle maior sobre o peso manuseado.
Deixe o aro do estepe bem alinhado às cavidades dos parafusos e encaixe-os outra vez.
Instale o pneu do lado correto, não de trás para frente. A válvula da câmara de gás deve estar virada para fora, nunca em direção ao veículo.
Em alguns modelos, os pneus são presos ao cubo de roda por pinos roscados e porcas — peças que também podem confundir o usuário. Lembre-se de que o pino deve ser inserido com a parte cônica para dentro, em direção ao carro.
Eles devem girar com facilidade no início. Com a chave de roda, aperte os parafusos o máximo possível, seguindo um padrão de estrela. Para que o pneu fique apropriadamente encaixado, não aperte os parafusos até o fim de uma só vez.
Em vez disso, dê uma volta em um parafuso, depois no oposto a ele e assim por diante até que todos estejam igualmente apertados. Evite forçar a chave de roda a ponto de deslocar o macaco. Quando o carro estiver no chão novamente, aperte os parafusos mais uma vez.
Ao abaixar o carro, não permita que o peso fique apoiado no novo pneu. Antes disso, aperte os parafusos o máximo possível e acabe de apertar os parafusos e ponha a calota no lugar.
Agora guarde o pneu, ferramentas e triângulo no porta-malas novamente. Sua próxima parada deve ser o borracheiro, pequenas fissuras podem ser remendadas, mas se o pneu não puder ser salvo, o borracheiro poderá descartá-lo e vender um novo a você.
Alguns itens são necessários e devemos ter e sempre checar se estão em bom estado para a nossa segurança no trânsito. A obrigatoriedade desses itens foi estabelecida pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) na Resolução nº 14, de 06 de fevereiro de 1998.
É importante lembrar que a falta de algum deles no automóvel, ou se o equipamento estiver inoperante devido ao seu estado, implica na autuação do motorista. Alguns desses equipamentos são utilizados na troca de pneus, e é importante que você saiba quais são e como usá-los.
Fonte: https://gringo.com.vc/
O triângulo é um item que tem como objetivo indicar e avisar aos outros condutores que há um veículo parado à frente, permitindo a reação consciente dos motoristas com tempo hábil para trocar de faixa e desacelerar o veículo, trazendo mais segurança no trânsito.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o ideal é deixar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância do veículo parado (aproximadamente 30 passos largos da traseira). Você também pode utilizar galhos para aumentar a sinalização.
O estepe nada mais é do que o pneu reserva do automóvel. É importante sempre verificar se o estepe está em bom estado, calibrado e cheio. Lembre-se também de que, na grande maioria dos casos, quando seu estepe ainda não tiver sido trocado e permanecer como um dos itens de fábrica, ele não funciona como um pneu regular do seu veículo.
Normalmente ele é bem mais fino e apenas utilizado para a situação de emergência, então depois de trocar o pneu furado pelo estepe, não demore a trocar o estepe por um pneu novo do tamanho certo.
A chave de roda serve para parafusar e desparafusar os pneus do seu carro, e ela é feita exatamente do tamanho certo para os parafusos que foram utilizados no seu veículo.
O macaco serve para erguer o seu veículo. Existem três tipos de macacos: o mecânico, o hidráulico e o elétrico, além de variantes de cada tipo.
O macaco mecânico exige um pouco mais de força de quem estiver trocando o pneu, e os mais comuns são o macaco joelho e o sanfona (tijolinho).
Os macacos hidráulicos necessitam de menos força por parte do condutor, e são chamados de jacaré ou de garrafa.
Esse tipo não requer força alguma do condutor. Para utilizá-lo, conecte o plug de energia no carro (no acendedor de cigarro), conecte os cabos de energia direto na bateria do carro, coloque o macaco embaixo do veículo e regule a haste de fixação até ficar em contato com o automóvel.
Depois disso, e de ligar os cabos ao conector do macaco, é só utilizar os botões de ligar, subir, descer e desligar direto no mesmo.
Leia também: 9 coisas que você pode verificar no seu carro.
Fonte: https://www.litoralcar.com.br/
Agora você já sabe como trocar pneu do seu automóvel sem precisar da ajuda de terceiros. Por isso, deixe esse texto salvo para quando precisar acessar rapidamente e seguir o passo a passo.
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Leia também: Calibragem de Pneus: de quanto em quanto tempo devo calibrar?
1 Comment
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tive e vim aqui dizer que se caso você venha a precisar de
uma perícia estou com meus serviços disponiveis já.
não sei se você lembra mas além de atuar na área do
direito sou perito grafotécnico ou seja eu faço pericia em
assinaturas para indicar se a assinatura é falsa ou verdadeira
isso te ajuda em caso em que alguem faça falsificações e
fraudes em sua assinatura seja em alguma compra algum
contrato em algum documento e isso até venha gerar
danos criminais e financeiros para você ou para alguem que
você saiba que precise
o serviço não é caro e não sei se você sabe que uma
pericia dessas é crucial para vencer processos judiciais de
falsificações quando a pessoa leva um golpe de emprestimo
consignado por exemplo ou quando aparece algum
documento .
lembre-se que como eu ja tinha tido antes atuo aqui no rio
de janeiro mas faço pericias em qualquer lugar do Brasil
então se precisar em algum outro estado ou cidade basta
me chamar .
lembrando novamente que além de perito eu sou
advogado também atuando em casos de
direito do trabalho
direito do consumidor
direito de familia
então vê se voce não se esquece e anota meu whatsapp
ai denovo caso não tenha salvo da outra vez que tivemos
contato ok?
meu zap zap 021985703387
novamente quero te agradecer pela forma que vocÊ me
tratou viu deus abençõe e espero que possamos atuar
juntos em breve abraço.