Já dá para ter uma ideia de que barulhos no carro são sinal de problema, afinal não é normal que o seu veículo emita sons, por isso, se atentar aos sinais faz muita diferença para mantê-lo em bom estado.
Barulhos no carro são sinal de que ele não anda bem. Muitos motoristas não fazem ideia, mas vários problemas podem ser previstos apenas pelo o som que o carro anda fazendo e isso ajuda a evitar que o defeito se torne ainda maior.
Para te ajudar a identificar barulhos no carro, preparamos um artigo para evidenciar quais problemas fazem ruídos. Entenda quais são eles e evite dor de cabeça!
Leia também: Confira 11 sinais que indicam que você deve trocar de carro.
Ruídos fora do normal são um sintoma que seu automóvel está com algum problema, que pode ser simples ou complicado. Por isso, adiar investigar nunca será uma boa opção, afinal com o passar do tempo ele pode se tornar maior e fazer com que você gaste ainda mais dinheiro para consertar.
Na maioria das vezes, um som estranho no carro indica que é início de algum defeito, por isso é importante que o motorista saiba reconhecer os ruídos, isso ajudará a fazer as manutenções necessárias no tempo certo.
O automóvel pode emitir diversos sons diferentes que remetem a áreas específicas do veículo. Abaixo listamos os mais comuns para você aprender.
Sons desse tipo geralmente remetem a carroceria ou capô, e podem ser problemas nos pivôs, buchas e rodas.
Esse ruído de “nhec” aponta problemas na suspensão e amortecedores, é sinal que as peças não estão fazendo seu trabalho corretamente.
Esse barulho costuma ser agudo e acontece quando você pisa no freio. Se esse som vier acompanhado da dificuldade de frear sinaliza que as pastilhas de freio estão ruins e é hora de trocar.
É importante não adiar essa manutenção, pois o item está totalmente ligado a sua segurança no trânsito.
É um som alto e estridente, parecido com correntes arrastando no chão e geralmente surgem quando é dada a partida no carro ou acelerando o motor.
Geralmente significa ressecamento, tensão extra ou afrouxamento da correia.
Se você perceber um ruído vindo do equipamento pode ser excesso de gás ou falta de lubrificação, não costuma ser um defeito que causa grandes transtornos ou compromete a sua segurança.
Mas, convenhamos que o ar-condicionado funcionando corretamente garante seu conforto na hora de dirigir no calorão.
Se esse barulho surgir principalmente em curvas pode ser que o carro esteja desalinhado. É sinal que está na hora de realizar o alinhamento e balanceamento do possante.
Esse som merece atenção e reparo imediato, visto que pode causar trava na roda e colocar sua vida em risco.
Geralmente ele está associado ao pneu ovalado, desgastado ou na rodagem.
Esse problema além de comprometer a estabilidade do veículo, reduz a vida da roda, e geralmente está associado ao desalinhamento.
Se ao girar o volante surge um som, pode ser problema na caixa de direção hidráulica ou falta de óleo no sistema.
Se está dirigindo e às vezes sente que tem um inseto dentro do carro por conta do som emitido pelo veículo, pode ser sinal de peças mal encaixadas na lataria ou até danos na cabine.
Nesse momento a ajuda de um especialista será ideal para te auxiliar a identificar.
Esse é um barulho que resulta em um problema bem simples, pode ser que as suas palhetas estejam velhas e precisam ser trocadas. Afinal, o recomendado é que elas sejam substituídas a quase 6 meses.
Apesar de ser algo fácil e mais barato é importante que você não adie a troca, pois limpadores ressecados danificam o para-brisa que posteriormente custará muito mais.
Sem contar que na hora da chuva você ficará com dificuldades de enxergar, correndo o risco de sofrer um acidente.
Se o som de tic-tac é contínuo quando o carro está em movimento, pode ser problemas no óleo. Fique atento porque a falta de óleo pode fundir o motor, que te custará uma grana no futuro.
Se há som de vazamento, pode ser que esteja faltando água ou fluido no radiador. Não demore para completar, pois a com ausência do líquido o motor esquenta.
Por isso, sempre verifique o nível do líquido e fique de olho no termômetro do painel.
Se você tentou ligar o carro e não conseguiu e junto disso ouviu alguns estalos, pode ser que o motor tenha fundido. Se isso aconteceu já não há nada que possa ser feito a não ser substituir a peça.
Esse defeito é causado geralmente por falta de lubrificação e ausência de líquido de arrefecimento.
Quando se libera o pedal ou troca de marchas pode ser que a embreagem faça um ruído estranho. Isso tem a ver com a falta de ajustes na peça, que se for reparada logo no começo garantirá boas condições.
A bomba d’água é outro item que se der defeito aumenta a temperatura do motor. Se você escutar barulhos de vazamento pode ser que esteja vindo dela.
O recomendado é buscar conserto urgente, pois pode comprometer outras partes do carro e dar um trabalho maior, visto que trocar essa peça é simples.
Sabendo o que representa cada barulho no carro fica mais fácil tomar uma decisão. Mas, você percebeu que os motivos dos sons podem ser diversos, em que a escala de gravidade também varia.
Para não colocar sua vida em risco e nem ter gastos ainda maiores, o recomendado é que ao ouvir barulhos no carro você procure uma oficina para entender o que está acontecendo e reparar o problema.
Sim, é possível contornar os barulhos no carro e principalmente evitá-los, a primeira dica de todas é manter sempre as manutenções em dia, elas são fundamentais para que seu carro esteja sempre em perfeito estado e pronto para encarar o trânsito. Vejam outras dicas que podem te ajudar!
Ultrapassar o período da troca de óleo, afeta peças que são fundamentais para o bom funcionamento do motor. O indicado é que esse procedimento seja realizado a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados e precisa ser feito por profissionais capacitados.
Manter calibragem em dia garante a durabilidade dos pneus, garante a segurança ao dirigir e economiza combustível. O ideal é calibrar duas vezes por semana.
Trafegar com o carro pesado compromete a sua segurança e ainda traz danos ao carro. Para saber qual o limite do seu veículo, procure a informação no manual. Esse hábito pode prejudicar:
A forma a qual você dirige também influencia na conservação do seu automóvel. Por isso, evite:
Nesse artigo você pode conhecer os barulhos no carro que são mais comuns e quais peças costumam apresentar sons quando estão com problemas.
Agora, é ficar com os ouvidos atentos para caso surjam ruídos você já saiba de onde vem.
Para continuar acompanhando conteúdos como esse acesse nosso blog semanalmente e nos siga nas redes sociais.