Trocar o pneu do carro é uma das funções que a gente só lembra de aprender quando o pneu fura. Muitos motoristas acabam temendo usar o macaco do carro nesse momento.
Se você não tem um seguro para acionar e te socorrer neste momento, com certeza vai passar aperto para trocar.
O macaco do carro é um item básico que todo motorista deve aprender a usar logo que aprende a dirigir. Pode parecer complexo, mas usar o macaco do carro é simples.
Mas é válido lembrar que feito de forma errada pode levar a um acidente. Se for cometido algum deslize durante o posicionamento do macaco embaixo do carro, o equipamento pode até danificá-lo.
Neste artigo, vamos te ensinar o passo a passo para usar o equipamento de forma correta e segura.
Leia agora: Guia completo de como trocar o pneu do carro.
Alguns itens são necessários e devem sempre ser checados se estão em bom estado para garantir nossa segurança no trânsito.
Muitos desses equipamentos são usados na troca de pneu, saber quais são e como utilizá-los é muito importante.
Leia também: 9 coisas que você pode verificar no seu carro.
Esse equipamento tem a função de indicar e avisar os demais motoristas que seu veículo está parado logo à frente.
Dessa forma, o condutor que vem dirigindo na direção tem tempo para reagir e trocar de faixa com segurança.
Mas não é só posicionar o triângulo atrás do seu carro, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a distância correta é de 30 metros do automóvel parado. Para calcular conte 30 passos largos da traseira do carro.
O estepe é o pneu reserva do carro, ele geralmente fica guardado no porta-malas, embaixo do carpete, para soltá-lo é só girar a rosca.
É importante sempre verificar se o estepe está em bom estado e calibrado. É válido lembrar que o pneu reserva não pode ser usado como pneu regular. Ele é bem mais fino e deve ser usado apenas em situações de emergência.
Sendo assim, não demore a trocar o estepe por um pneu novo do tamanho correto.
Leia também: Calibragem de Pneus: de quanto em quanto tempo devo calibrar?
Esse item serve para parafusar e desparafusar os pneus do carro, a chave de roda é feita sob medida para os parafusos usados no seu automóvel.
Para usá-la corretamente basta ficar de frente para a roda, encaixá-la no parafuso, girá-la no sentido anti horário (da direita para a esquerda) e depois apertá-los no sentido horário.
O macaco tem como objetivo erguer o carro, existem três principais tipos, que são os mecânicos, hidráulico e elétrico. Geralmente, ele fica perto do estepe do carro dentro do compartimento.
Este equipamento exige um pouco de força de quem for trocar o pneu e os mais comuns entre eles são o macaco joelho e o sanfona.
Já este tipo de macaco necessita de menos força do motorista, são chamados de jacaré ou garrafa.
Este item não exige força nenhuma do motorista. Para usá-lo basta conectar o plug de energia do automóvel (no acendedor de cigarro), conectar os cabos de energia direto na bateria, colocar o macaco embaixo do automóvel, regular a haste de fixação.
Depois disso, ligue os cabos ao conector do macaco, ligue os botões de subir e descer.
Leia também: Aprenda a evitar acidentes de trânsito.
Para que a troca do pneu seja feita de forma correta e segura é necessário que o carro esteja em uma superfície sólida e regular, para que o veículo não deslize.
Caso o carro seja câmbio manual, coloque-o em primeira ou marcha ré. Caso seja câmbio automático coloque no modo estacionado. Ligue o pisca alerta para sinalizar os demais motoristas da via. Coloque o triângulo para sinalização.
Colocar uma pedra, tijolo, em frente às rodas dianteiras e traseiras do carro é uma boa forma de garantir a estabilidade do veículo.
O macaco deve ser encaixado na lataria do carro, na canaleta, uma parte metálica da estrutura do carro projetada justamente para recebê-lo.
Na maioria dos automóveis modernos, há uma pequena marca (geralmente uma seta apontando para baixo), logo atrás da roda dianteira ou à frente da roda traseira, que indica onde o macaco deve ser encaixado.
Jamais coloque na parte no plástico, pois ele cederá assim que o veículo for elevado.
Levante o macaco até que ele apoie o carro (sem levantá-lo do chão). Quando parecer que o veículo está firmemente apoiado, verifique se o macaco está perpendicular ao chão.
Neste momento não desprenda totalmente os parafusos, apenas afrouxe-os. Deixar o pneu em contato com o chão nessa hora facilita a retirada da calota, já que você girará os parafusos e não a roda.
Afrouxar os parafusos pode exigir muita força. Se todas as suas tentativas falharem, jogue o peso do corpo contra a chave de roda ou pise nela (antes, confirme que você está tentando girar o parafuso no sentido correto — anti-horário). No entanto, existe a possibilidade de que, ao imprimir tanta força, você espane os parafusos.
Conforme suspende o carro, verifique se ele está estável. Caso ele demonstre algum sinal de instabilidade, desça o macaco e corrija o problema antes de suspender o veículo outra vez.
O carro precisa ficar a uma distância do solo que permita a retirada do pneu murcho e o encaixe do estepe.
Continue a girá-los em sentido anti-horário até que fiquem completamente frouxos; por fim, remova-os.
Talvez seja difícil remover o pneu devido à ferrugem. Nesse caso, bata com uma marreta de borracha na parte traseira do pneu. Sem essa ferramenta à disposição, é possível usar o estepe para bater na parte externa do pneu.
Deixe o aro do estepe bem alinhado às cavidades dos parafusos e encaixe-os outra vez.
Instale o pneu do lado correto, não de trás para frente.
A válvula da câmara de gás deve estar virada para fora, nunca em direção ao veículo. Lembre-se de que o pino deve ser inserido com a parte cônica para dentro, em direção ao carro.
Aperte os parafusos à mão até onde puder. Depois com a chave de roda, aperte os parafusos o máximo possível, seguindo um padrão de estrela.
Para que o pneu fique apropriadamente encaixado, não aperte os parafusos até o fim de uma só vez. Em vez disso, dê uma volta em um parafuso, depois no oposto a ele e assim por diante até que todos estejam igualmente apertados.
Evite forçar a chave de roda a ponto de deslocar o macaco. Quando o carro estiver no chão novamente, aperte os parafusos mais uma vez.
Ao abaixar o carro, não permita que o peso fique apoiado no novo pneu. Antes disso, aperte os parafusos o máximo possível.
Termine de descer o carro e retire o macaco. Acabe de apertar os parafusos e ponha a calota no lugar.
Como você pode ver, usar o macaco do carro é uma tarefa que exige atenção e um pouco de força, mas seguindo cada passo acima é muito difícil dar errado.
Caso tenha mais dúvidas no momento pesquise no manual do seu carro, lá terão instruções para te ajudar a trocar o pneu e usar o macaco do carro com segurança.
Mesmo que pareça uma função chata, aprender a trocar o pneu é importante para sua segurança. Nem sempre você estará acompanhado de alguém que possa trocar ou pode ser que o lugar que esteja nem sinal de telefone tenha para pedir ajuda.
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1 Comment
Excelente artigo! Conteúdo relevante e bem estruturado.
Parabéns pelo trabalho de qualidade, continue assim!