Manter a calibragem de pneus correta é a mesma coisa que carregar uma sombrinha em dias de chuvas: jamais pode ser esquecido.
O ato de calibrar é relacionado a regulagem da pressão que é colocada em cada pneu. A quantidade varia de modelo para modelo ou de fabricante para fabricante. O importante é: seguir as orientações corretas.
A má calibração de pneu ou a falta dela pode causar danos irreversíveis ao carro e aos passageiros do veículo. Quer saber como evitar os problemas e deixar tudo em ordem? Role para baixo e faça a leitura de mais um artigo do blog Autoglass!
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A calibração dos pneus consiste na regulagem da pressão interna, controlando a quantidade de ar para que nem fiquem muito cheios, nem vazios demais.
Esse ajuste varia conforme o modelo do veículo e as orientações específicas estão detalhadas no manual fornecido pelo fabricante.
Dependendo da frequência de uso do carro, a calibragem dos pneus pode ser necessária antes do prazo recomendado pela montadora.
A calibragem adequada dos pneus varia de acordo com o modelo do veículo, sendo crucial consultar o manual do fabricante para determinar a pressão correta para cada carro.
No Brasil, a unidade de medida mais comum para a calibragem é a libra (Lb), pois a pressão é ajustada conforme o peso do automóvel.
Embora muitas pessoas considerem a calibragem uma tarefa simples, ainda ocorrem acidentes devido a erros na pressão dos pneus.
Para evitar problemas, é essencial que o condutor sempre consulte o manual do fabricante, onde estará indicado o número adequado de libras para a calibragem no painel.
Em algumas situações, a montadora pode sugerir diferentes pressões, levando em conta se o veículo será utilizado para transportar cargas ou apenas passageiros. A mudança de massa influencia a pressão recomendada para os pneus.
Porém, independente do modelo do veículo ou da pressão indicada, há uma regra constante para a calibração: os pneus devem estar sempre frios.
Portanto, o condutor deve calibrá-los no posto de gasolina mais próximo antes de sair com o carro ou optar por adquirir um calibrador digital.
Ao fazer a calibragem no posto, o motorista deve inserir o número correto de pressão na bomba, remover a tampa da válvula do pneu e conectar a mangueira da bomba ao bico da válvula.
Ao concluir o procedimento, a bomba emitirá um sinal indicando que o pneu está calibrado, ou “cheio”, como algumas pessoas costumam dizer.
Se houver dificuldade, os frentistas estão dispostos a ajudar, tornando o processo mais fácil e seguro para os motoristas.
A calibragem dos pneus deve ser realizada em intervalos adequados, como, por exemplo, a cada 15 dias. Esse procedimento é rápido e essencial para evitar que a pressão dos pneus diminua com o uso diário, o que pode colocar a segurança do motorista em risco.
É importante lembrar que a frequência da calibração do pneu pode variar de acordo com o modelo do veículo, a carga transportada e os tipos de terreno percorridos. Todas essas questões podem ser abordadas durante uma manutenção preventiva.
Além disso, é fundamental que o condutor verifique se os pneus estão frios antes de fazer a calibragem. Portanto, evite rodar com o carro antes de realizar esse importante procedimento.
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A calibração correta dos pneus, até o número dado pelo fabricante, é essencial para colocar a vida do condutor e de outras pessoas em risco.
Um pneu com a pressão desregulada pode estourar no meio de uma avenida, por exemplo, e fazer com que o motorista perca o controle do carro. Um perigo, não é mesmo?
Quando ela é feita corretamente, muitos problemas são evitados, um deles é o consumo de combustível, quando a unidade de medida está abaixo da adequada, o carro pode consumir cerca de 12% a mais.
Além do mais, um carro com a calibragem de pneus incorreta pode causar impactos na estabilidade do veículo. Desse modo, o carro não tem o contato adequado ao solo, atrapalhando a dirigibilidade.
Para piorar, o desgaste também acontece com uma velocidade maior. Isso porque uma menor pressão sob o pneu causa mais calor.
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Um pneu com a calibragem desregulada pode causar diversos danos, tanto no carro, quanto no motorista. Isso porque a desregulação deixa o carro instável, sem aderência ao solo.
Isso pode causar uma facilidade em situações de capotamento do veículo. Além do mais, o pneu pode estourar com a pressão incorreta, o consumo de combustível aumenta cerca de 12% e o desgaste da borracha vem de brinde, um brinde muito caro. Além disso:
O carro fica sem estabilidade;
O veículo perde aderência;
O pneu do carro pode estourar com ele em movimento e colocar a vida das pessoas em perigo;
A dirigibilidade é prejudicada;
A borracha do pneu perde longevidade ao se desgastar com rapidez;
Aumento do consumo de combustível;
A pressão muda de veículo para veículo e essa pressão, normalmente, se dá de acordo com o peso. Por isso, em veículos pesados o pneus jamais deve ser vista de última hora.
Uma falha pode causar danos irreversíveis, como acidentes e o desgaste quase total da parte. Para isso não acontecer o condutor deve realizar manutenções periódicas e seguir as orientações de calibragem impostas no manual do fabricante.
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Antes de realizar a calibragem o condutor deve verificar se os pneus estão frios. Calibrar pneus quentes podem prejudicar a pressão colocada e até mesmo fazer com que eles esvaziem com mais facilidade.
Para conservar a pressão existem algumas dicas, como:
A dica mais importante para os pneus estarem com a pressão adequada é: a calibragem deve estar sempre em dia. O hábito é essencial para manter a vida do condutor segura, para evitar o desgaste da borracha e para evitar o consumo exacerbado de gasolina.
A calibragem varia de acordo com o modelo do carro e isso está relacionado principalmente com o peso, a aerodinâmica e o local que o veículo foi feito em específico para rodar.
Essas especificações estão disponíveis no manual do fabricante, por isso o condutor jamais deverá deixar de ter acesso ao documento.
No manual o condutor encontrará a quantidade de pressão correta para os pneus do seu veículo.
Para verificar a calibragem de pneus do carro é muito fácil e não ocupa nem 10 minutos do dia do condutor. Para isso basta somente seguir as orientações que estão disponíveis abaixo:
Não esqueça: se o pneu estiver quente, coloque 4 psi acima do recomendado, porque se não estiverem frios a confiabilidade não é garantida.
Entre os motivos que podem fazer os pneus perderem pressão, estão: válvulas de calibragem com problema ou mal colocada e furos acidentais.
Assim como outras partes do veículo, a válvula de calibragem também deve ser trocada de acordo com o manual do fabricante ou quando ela apresentar problema, como na vedação, por exemplo.
Toda vez que um pneu for ser trocado, o ideal é que a válvula seja também, mas atenção, sempre busque por marcas reconhecidas no mercado. Não coloque a sua vida em risco!
Saber calibrar o pneu não é uma tarefa difícil, sendo assim o ato deve ser feito por todos os motoristas. Caso não saiba, a pessoa pode pedir ajuda ao frentista do posto de gasolina e, caso o condutor tenha um calibrador digital, pode seguir as orientações compostas no manual do produto.
Pneus cheios demais não é um bom sinal para o veículo, isso pode causar desgaste precoce nas borrachas e deixar o carro em aquaplanagem, ou seja, sem estabilidade ao solo. Além do mais, eles podem ser furados ou cortados.
Sempre siga o manual do fabricante para não deixar a pressão muito baixa ou alta. Você entende sobre cada uma delas? Veja no tópico abaixo:
Pressão baixa é quando existe pouco ar nos pneus, ou seja, ele está vazio ou murcho. Quando a pressão está alta, significa que o pneu está a ponto de explodir.
Ambos os casos são prejudiciais ao veículo e aos passageiros do carro. O melhor a se fazer é seguir as orientações do manual do fabricante e não deixar nem abaixo, nem acima do ideal.
O estepe jamais deve estar em um estado ruim. Pelo contrário, deve estar em perfeito estado. Por isso a manutenção preventiva é tão importante.
Assim, o estepe deve ser calibrado pelo menos 2 vezes no mês ou semanalmente. A pressão sob eles deve estar adequada e de acordo com o manual do fabricante também.
Ficar atento a essa parte do veículo é importante para caso o pneu estoure ou sofra algum dano, não só em viagens, mas em saídas diárias com o carro.
Existe diferença entre a calibragem dos pneus da frente e os de trás, dianteiros e traseiros, como são chamados. Isso porque a pressão traseira é maior, por isso é necessário colocar cerca de três libras a maior nos pneus de trás.
Mas lembre-se: verifique o manual do fabricante e conheça a necessidade do seu veículo!
Você conhece as siglas de calibragem? Veja abaixo as mais utilizadas:
Quando ver a numeração ‘2.2/32’, entenda que o 2.2 é a calibragem em BAR e o 32o número em PSI.
Lembre-se que o PSI é o número usado no Brasil e irá encontrá-lo por aí.
Os pneus podem ser calibrados no postos de gasolina, oficinas e em lojas de pneus. Além do mais, o condutor pode optar por comprar um calibrador digital e, assim, calibrar o pneu em qualquer lugar, a qualquer momento.
Existem duas opções de calibrar o pneu, com nitrogênio e com o ar comprimido. O nitrogênio tem mais vantagens, pois ele dura mais tempo e deixa a pressão estável por um período maior, porém ele é mais caro. Assim, performance do carro torna-se melhor.
Já o ar comprimido é aquele que está disponível nos postos de gasolina. Útil, mas com uma longevidade menor. Os dois jamais devem ser misturados. Ou um, ou outro. Escolha a melhor o opção para você e seja feliz!
Além do calibrador disponibilizado no posto de gasolina, ainda existem os calibradores digitais. Eles devem ser inclusos à válvula de calibragem de pneus e o condutor deve aguardar para que ele sinalize sobre a pressão. É rápido, prático e seguro.
O preço de um calibrador digital pode variar entre 60 reais a 900 reais, ao depender da qualidade e da marca.
Quando o carro teve o tamanho das rodas alteradas é muito difícil saber qual a pressão adequada. Por isso, o importante é que o condutor mantenha o kit e as orientações advindas de fábrica.
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Um calibrador de pneu digital é barato. Ele custa entre R$60 reais a R$900 reais. O preço varia entre a qualidade e a marca do produto. Não esqueça que pagar barato, as vezes sai caro!
A calibragem de pneus é um ato que deve fazer parte da vida mensal do carro. Isso porque a grande maioria dos fabricantes indicam que a calibragem deve ser feita de 15 em 15 dias ou, pelo menos, uma vez por mês.
Além disso, o condutor deve estar sempre atento as orientações do fabricante para não errar na hora de colocar a pressão adequada no veículo.
Uma má calibragem pode colocar a vida das pessoas em risco e gerar danos irreversíveis ao veículo, por isso é sempre bom tirar uns 10 minutos por mês e realizar a manutenção de pressão dos pneus.
Nem muito, nem pouco, tá bem? Siga as orientações da fabricante e não sofra com prejuízos financeiros e psicológicos.
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