Você já ouviu falar no farol de neblina? Sabe como e quando usá-lo? Com a popularização dos chamados faróis auxiliares, duas formas de iluminação complementares caíram no gosto do brasileiro: as lanternas de milha e de neblina. Porém, ainda existe muita confusão sobre a diferença entre elas.
Infelizmente, vários motoristas experientes ainda não sabem como utilizar esses itens corretamente, deixando de aproveitar os benefícios da utilização adequada dos mesmos.
Por isso, trouxemos um texto que vai lhe ajudar com algumas dicas básicas para utilizar da melhor maneira possível esse equipamento. Confira!
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As luzes de neblina são faróis completamente separados dos faróis normais, instalados a uma distância de 20 cm a 30 cm do solo.
Elas são fortes, e apontadas para o solo, com o propósito exclusivo de iluminar a pista de rodagem para o motorista, e não para iluminar os obstáculos à frente do veículo.
Um farol automotivo normal pode refletir diretamente na neblina, neve, chuva pesada, ou partículas de poeira no ar, causando um excesso de brilho e confundindo os olhos dos motoristas, que não poderão ver a estrada de forma adequada.
Nessas situações de baixa visibilidade causadas por partículas no ar, os faróis de neblina fazem um excelente trabalho.
Já as lanternas de neblina são as luzes usadas na parte traseira do veículo durante situações de baixa visibilidade causadas por poeira, neve, chuva ou neblina.
As lanternas de neblina são posicionadas na mesma altura das luzes de freio ou abaixo das luzes de freio, a 20 cm ou 30 cm do chão.
Essas luzes servem para ajudar outros motoristas, que estão atrás dos veículos, a visualizar outros carros, evitando assim possíveis acidentes.
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Um farol de milha é ainda mais potente do que os faróis de neblina. Os faróis de milha tem um feixe estreito, em linha reta, e são instalados na parte da frente do veículo na mesma altura que os faróis normais. Faróis de milha são sempre brancos, uma vez que as luzes brancas são mais fortes.
O farol de milha é feito para complementar o uso do farol alto, alcançando uma distância superior, recomendado para ser uso obrigatório em locais sem iluminação, durante à noite e sem o tráfego de veículos, seja em sentido contrário ou logo à frente.
Seu uso é para situações off-road ou quando o motorista está atravessando estradas escuras ou trechos com iluminação muito ruim.
Como são apontados para frente, e a potência deles é muito forte, as chances de cegar um motorista que vem na direção oposta é muito grande.
Vale lembrar que o farol de milha não pode ser usado em cidades. Em estradas, só podem ser usados em situação de baixa luminosidade, como estradas off-road, desde que não prejudique a visibilidade de outros motoristas.
O uso em cidades pode resultar em infração média, e o uso em estradas em situações em que outros motoristas vem na direção oposta, pode resultas até em infração grave.
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Ele deve ser usado essencialmente em situações de baixa visibilidade provocada pelo clima. Mas, em caso de queimadas com forte fumaça, também é importante utilizá-lo para visualizar a via e guiar-se, a fim de evitar um acidente.
São posicionados mais próximos do chão para conseguir iluminar a via à frente do veículo abaixo da neblina. Isso porque esse fenômeno atmosférico se forma acima de 30 cm do solo).
Mas, é importante lembrar que, ao contrário do que muita gente fala, o farol de neblina não substitui o farol baixo.
Além disso, o conjunto dos faróis de neblina incluem uma luz traseira adicional, que possui mais intensidade maior do que a lanterna automotiva e serve para alertar o motorista que está atrás.
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Algumas pessoas acham que com eles o carro fica mais bonito, mas esses faróis também têm uma função: aumentar a visibilidade na escuridão e neblina.
Faróis de neblina servem para iluminar nas situações em que é preciso ver o que está bem à frente do veículo, como acontece quando há nevoeiro.
Este tipo de farol tem eficiência porque a iluminação que ele proporciona é diferente, o facho de luz é aberto, serve para que o motorista se localize na estrada.
É uma fachada de curto alcance e bastante largura, para você ter uma iluminação bem próxima ao veículo.
No carro, eles têm que ficar o mais perto possível porque a neblina se forma em média a 60cm do chão e como a luz é mais espalhada ela atrapalha muitos outros motoristas quando não há neblina, mesmo pelo retrovisor.
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Seu uso na via urbana não é permitido, apenas em chuvas torrenciais. Mas alguns motoristas desavisados estão usando ligado na cidade.
O uso não é permitido, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo o Detran, o uso na via urbana não é permitido porque emite um facho de luz que ofusca o condutor do veículo que trafega em sentido contrário.
Mas, ao contrário do que pensa o senso comum, nem na estrada seu uso é permitido. Ele só pode ser usado mesmo à noite onde a visibilidade é reduzida por chuva forte, neblina, nevoeiro ou fumaça densa.
A multa por andar com o farol de neblina ligado é no valor de R$ 127,69 e o condutor perde 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo o Contran, o uso deste em via iluminada é permitido, desde que não seja de uso exclusivo, ou seja, desde que o farol baixo esteja ligado também.
Caso contrário, o condutor estará cometendo uma infração e estará sujeito à sanção administrativa com base no Artigo 250, inciso I, alínea ‘a’, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Como não se trata de um item obrigatório por lei, a luz de neblina não precisa exatamente estar no veículo ou mesmo ser usada, mas a recomendação é importante para ampliar a segurança.
Além disso, quando se compra um carro, especialmente novo, paga-se também pelos faróis auxiliares que compõem o veículo, se este os tiver, então o melhor é usar o recurso que possui.
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Como já comentado no começo deste artigo, ele deve ser usado essencialmente em situações de baixa visibilidade provocada pelo clima.
Mas, em caso de queimadas com forte fumaça, também é importante utilizá-lo para visualizar a via e guiar-se, a fim de evitar um acidente.
Além disso, recomenda-se em situações de baixa visibilidade, reduzir a velocidade do veículo. Outro ponto é aumentar a distância entre os carros para ampliar o espaço de frenagem.
Acione também o desembaçador do para-brisa e palhetas se necessário. Caso tenha lanterna de neblina, ligue-a, assim como o desembaçador traseiro, se houver.
A atenção deve ser redobrada, guiando-se pelas faixas de rolamento e evitando mudar de faixa. Se a visibilidade zerar, pare o carro no acostamento e ligue o pisca-alerta.
Por mais que o farol de neblina tenha um alcance superior ao de faróis convencionais, há uma determinada situação em que um outro acessório será necessário.
Disponível em todos os carros do mercado há um bom tempo, a luz de neblina é importantíssima para manter motoristas e passageiros de um veículo seguros.
Podendo ser usado apenas em trechos rodoviários, esse farol ajuda a enxergar o melhor possível em ocasiões de neblina.
Em situações desse tipo, pode ser desesperador para o motorista não enxergar nem o que está logo à sua frente.
Por mais que propiciem luz, os faróis normais acabam sendo refletidos nas partículas da neblina, poeira ou chuva pesada que estiverem no ar.
Já o farol propício para esse momento está com a sua luz direcionada para o chão, buscando, então, iluminar a estrada, e não os obstáculos dianteiros.
Nesse sentido, garantir que o acessório esteja instalado próximo ao chão — com uma altura de até 30 cm — é importante.
Em ambientes urbanos, seu uso é recomendado apenas em locais em que não existe iluminação pública.
Ao utilizá-lo de forma indiscriminada, além de atrapalhar os outros motoristas, existe o risco de ser multado.
De forma geral, independentemente do local, ele deve ser usado somente em situações em que a visibilidade está prejudicada.
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Os faróis de neblina podem ser fabricados em diversos materiais — como plástico, aço, alumínio ou até fibra de carbono. Também são encontrados em vários formatos e com muitos tipos de lente.
Porém, o que mais diferencia um modelo de outro é a lâmpada do farol, que afeta bastante a distância que a luz de neblina alcança. Vamos conhecer as três principais delas?
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Os faróis de neblina em LED usam lâmpadas simples com a tecnologia para iluminação. Eles têm uma lente projetada para manter a luz baixa.
São muito mais eficientes do que as luzes comuns, pois não possuem nenhum filamento para o desgaste. Eles também têm uma vida mais longa em comparação com outras lâmpadas.
As lâmpadas de LED ainda estão disponíveis em diferentes variações de cor. As variantes de cores são causadas por diferentes materiais utilizados na sua fabricação.
Outra vantagem é que as luzes de LED não são afetadas pelas vibrações. Além disso, eles utilizam menos energia e geram menos calor.
Assim como as lâmpadas de LED, as lâmpadas de xenônio também não possuem nenhum filamento nele. O gás é eletricamente energizado e é sustentado entre dois eletrodos. É assim, portanto, que a luz é emitida.
A principal vantagem dos faróis de neblina de xenônio é o aumento da quantidade de luz produzida. Assim, pode produzir padrões de feixe de luz mais largos.
Estima-se que uma luz xenônio possa produzir cerca de 70% mais de luz quando comparada com o halogênio padrão.
As lâmpadas de halogêneo são as que foram usadas anteriormente nos faróis de neblina.
Devido ao alto consumo de energia e a outros fatores, as lâmpadas de halogéneo não são muito utilizadas hoje em dia.
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Pelo modo como a cor é emitida, as luzes de neblina são subdivididas em luzes de neblina brancas e amarelas.
A luz amarela é a mais usada, nelas a quantidade de retrodifusão no olho dos condutores é menor quando comparada a outras.
Portanto, elas funcionam melhor em condições de baixa visibilidade.
Uma das principais causas de acidentes em clima nebuloso é que o motorista não consegue ver o veículo que vem em sentido oposto devido à névoa.
Mas como as luzes amarelas são mais visíveis do que as luzes brancas, elas oferecem uma maior segurança.
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Como elas são poderosas, as luzes de neblina nunca devem ser empregadas em direção a outros motoristas.
As luzes brilhantes podem ser uma distração para eles, tirando sua atenção da estrada. Mesmo uma distração momentânea pode causar um acidente, variando de um incidente menor a um acidente severo, envolvendo lesões aos motoristas e aos passageiros.
Isso é especialmente comum quando é utilizado farol de xênon. Assim que a neblina desaparecer ou a névoa se dissipa, os condutores devem desligar os faróis de neblina para não atrapalhar ou distrair outros motoristas.
Manter a regulagem da luz de neblina é muito importante. Como você viu ao longo deste texto, esses faróis incomodam bastante o motorista que vem no sentido contrário — e, quando desregulados, isso piora.
Por isso, sempre que fizer uma revisão no veículo, trocar pneus, amortecedores e a própria lâmpada, faça o ajuste.
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As lâmpadas são as principais responsáveis pela eficiência da luz de neblina — além de outros fatores, como o material de reflexão da luz.
Os fabricantes recomendam a troca após 400 horas de uso, porém, sempre que possível, é bom verificar se elas estão em perfeitas condições.
Apesar de ilegal, muitos instalam as lâmpadas de xênon em seus veículos. Esse modelo consome muita energia, então, se a parte elétrica do veículo não estiver preparada para suportar isso, existe o risco de danos à fiação e até de incêndio.
Nesse sentido, contudo, se você for substituir as lâmpadas do farol de neblina por outro modelo, consulte sempre um especialista.
A luz de neblina é muito importante para que o condutor tenha uma viagem tranquila, trafegando com segurança em condições adversas.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre a sua utilidade, os quatro diferenciais que vamos citar agora devem acabar com elas.
Alguns estudos já foram divulgados relacionado o uso do farol de neblina à redução de acidentes em climas nebulosos.
Sua contribuição chegaria a diminuir em até 80% o número de ocorrências.
O certo é que, se você utiliza ele corretamente, automaticamente contribui para um trânsito mais seguro.
O farol de neblina impede de colidir com animais na estrada em dias nebulosos. Obviamente, ele se torna ainda mais válido para animais de pequeno porte, que podem escapar do feixe de luz do farol principal.
Não é por acaso que o farol de neblina foi inventado. Dirigir sob forte nevoeiro expõe o motorista a riscos consideráveis. Colisões de grande repercussão são esperadas nesses cenários, se o farol de neblina não está presente.
Não é exagero afirmar que a tecnologia possibilita evitar uma série de acidentes graves nas estradas. Afinal, antes das luzes de neblina, muito daquilo que você agora enxerga na estrada era um completo vazio.
O farol de neblina é um item essencial e isso todo mundo sabe, mas ele também pode ser econômico ao seu bolso. Ele evita que você seja multado e tenha que gastar ainda mais, pois seu carro será recolhido.
Não, ele não substitui o farol baixo. E é bom você saber bem disso, pois existem várias “pegadinhas” na nova lei do farol que podem acabar resultando em multas para condutores desavisados.
Você ainda dependerá do seu farol de neblina nas mesmas condições que sempre dependeu. Basta você fazer exatamente o que dissemos em tópicos anteriores que evitará grandemente as chances de multa.
Lembre-se: não dê chance ao azar. Tenha precaução, utilize o farol de neblina da forma correta: só em neblinas.
Seus faróis normais podem causar um brilho na neblina, à medida que a luz é rebocada de partículas de água no ar.
Devido à sua construção única, os faróis de neblina também são diferentes dos demais. O feixe é emitido largo e plano, criando uma “barra”. A posição das luzes baixas na frente do seu carro também ajuda a visibilidade em caso de neblina.
Muitas áreas realmente banem o uso de luzes de neblina em condições que não sejam neblina ou névoa, ou em outros climas severos que possam justificar seu uso.
O brilho das luzes pode ser um risco para a segurança, já que pode isolar outros motoristas, resultando em um acidente.
Assim, as luzes de neblina devem ser usadas somente em condições de neblina, chuva forte ou nuvens de pó, que é como define o nosso código de trânsito.
Nunca dirija com as luzes de neblina se as condições meteorológicas não o garantem.
Você já sabe que, para dirigir na neblina, deve estar utilizando seu farol de neblina, certo? Só aí já tem meio caminho andado.
Mas há outras condutas importantes a adotar para dirigir bem, prezando pela própria segurança e dos demais condutores no trânsito. Confira:
Gostou de saber sobre a importância do farol de neblina? Então, você também pode gostar do nosso conteúdo: Usar corretamente os faróis é importante.
No Brasil, talvez pela menor incidência de condições próprias para o seu uso, ainda há muita confusão sobre quando acionar ou não a luz de neblina.
Agora que você aprendeu como usar este farol, seja um motorista prudente e consciente.
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