Dirigir exige muita atenção e concentração do motorista, dessa forma, a postura certa neste momento contribui para isso. A verdade é que a postura correta para dirigir influencia não só no bem-estar, mas auxilia o condutor a reagir mais rápido diante de imprevistos.
Muitas pessoas passam grande parte do dia dentro dos automóveis e nem precisa ser motorista profissional ou de aplicativo para isso. Quem reside em grandes centros urbanos, costuma enfrentar engarrafamentos que fazem com que o tempo dirigindo seja longo.
Por conta disso, é necessário ficar atento a postura correta para dirigir, afinal a má postura a longo prazo acaba sendo prejudicial para o corpo e saúde.
Ficar horas em um posição que não é ergonômica acarreta em estresse, lesões musculares, dores agudas e crônicas. Isso tudo por conta da má postura ao volante.
Mesmo sendo algo um pouco difícil – pois o corpo tende a relaxar ao ficar em uma mesma posição por várias horas, manter a postura correta para dirigir garante mais segurança no trânsito e evita dores musculares.
Para manter a postura correta ao dirigir não é necessário entender sobre mecânica ou outros assuntos muito específicos de ergonomia, sendo assim vamos te ajudar a ajustar o banco da maneira correta para você.
Leia também: Como transportar crianças no carro com segurança.
A primeira coisa a fazer é ajustar o banco na posição ideal, esse pequeno detalhe faz total diferença. O corpo necessita ficar alinhado em uma posição que os braços e pernas fiquem relaxados e exigiram pouco esforço na hora de guiar.
A maioria dos carros possuem ajustes para altura do banco. Assim, é possível deixar os pés apoiados no assoalho. Afinal, deixar os pés nos pedais ou embaixo dos bancos é prejudicial, pois força as pernas de forma desnecessária.
O cinto de segurança mal ajustado compromete não só a segurança do motorista, mas também a posição certa para dirigir.
O item deve ser ajustado de acordo com a estatura do condutor. O recomendável é que ele fique próximo ao corpo, mas nunca justo. A faixa superior deve ficar no meio do ombro para evitar estrangulamento em caso de colisões. Já a faixa inferior deve ficar justa no abdômen, nunca afrouxada.
Leia também: Aprenda usar o cinto de segurança de forma correta.
É importante apoiar os braços, para evitar que eles fiquem soltos por muito tempo. Sendo assim, eles devem estar alinhados de acordo com os cotovelos e dobrados em um ângulo de 120º para evitar fadiga.
Alguns veículos possuem o volante ajustável, sendo assim é ideal posicioná-los de uma forma que seja possível visualizar todos os instrumentos do carro, sem ser necessário mover a cabeça para isso.
O volante nunca deve encostar nas coxas quando o condutor estiver sentado.
O correto é apoiar a coluna totalmente no encosto do banco, desde que a curvatura da lombar seja respeitada. Uma dica é colocar uma almofada pequena na parte inferior da coluna para preencher o espaço, garantindo um apoio correto no assento.
É importante que o topo do suporte esteja nivelado com o topo da cabeça e não abaixo do nível dos olhos.
Os retrovisores são fundamentais para facilitar a visualização no trânsito, sem que seja necessário inclinar ou girar a cabeça e tronco.
Dessa forma, eles devem ser alinhados para que as vias ao redor sejam visualizadas apenas movimentando os olhos. Sendo assim, eles devem ser posicionados de uma forma que somente a parte traseira do carro seja vista através dos espelhos laterais, isso reduz os pontos cegos.
Leia também:
A postura certa para dirigir evita dores musculares e incômodos que a longo prazo podem se tornar um grande problema. Mas não é isso, segundo o departamento de trânsito, motoristas com a postura correta evitam mais acidentes.
Quando o condutor mantém uma boa postura, ele consegue acionar os controles do carro, visualizar todos os ângulos e claro ter mais atenção.
Por isso, é fundamental seguir as recomendações e adotar hábitos mais saudáveis na direção.
Leia também: Como transportar seu pet no carro.
A gente sabe que manter a postura correta durante todo o trajeto pode ser algo difícil, a maioria dos condutores acabam relaxando e esquecendo de prestar atenção se continuam sentados corretamente.
Para te ajudar nisso, alguns outros hábitos são ideais, como:
Leia também: Viagem de carro: o que fazer para preparar o veículo.
Agora você já sabe a postura correta para dirigir, sendo assim, faça disso um hábito e verá a diferença na hora de dirigir e também em sua saúde.
Como você viu, não basta apenas encontrar a posição correta para dirigir, mas também saber como se deve fazer a regulação dos itens que compõem o veículo.
Para continuar lendo artigos como esse, não perca nossos posts semanais aqui no blog.
Leia também: Excesso de bagagem prejudica o carro.