Verifique se a localização está habilitada em seu navegador.
Os preços e disponibilidade dos produtos podem variar de acordo com a região selecionada
Cuidar do carro é importante para mantê-lo conservado e garantir a segurança no trânsito. Porém, poucos consertos podem ser feitos em casa, mas trocar a palheta do para-brisa é uma manutenção que pode ser feita pelo próprio motorista.
Apesar de ficar à vista do condutor, a palheta costuma ser negligenciada. Por ser uma peça pequena, muitos não percebem que ela é fundamental para a segurança, principalmente em dias de chuva.
A verdade é que a peça possui uma durabilidade baixa, por conta da exposição solar, a chuva e poluição elas acabam perdendo a eficácia com mais rapidez, sendo necessário trocá-las em uma média de 6 meses.
O problema é que a maioria dos donos de carro se esquecem desse prazo e só lembram de trocá-las quando enfrentam chuva. É nesse momento que todos no trânsito correm perigo. Uma palheta ruim não exerce sua função e atrapalha na visibilidade, podendo acarretar em graves acidentes, até mesmo fatais.
Negligenciar sua troca é realmente perigoso e não há desculpas de não dar a devida atenção à peça visto que o seu custo é baixo, ela fica visível e ainda pode ser trocada pelo próprio motorista.
Se você gosta de colocar a “mão na massa” e fazer simples manutenções, o artigo de hoje vai ensinar como trocar a palheta em casa, continue a leitura.
Leia também: Dicas para dirigir na chuva com segurança.
As palhetas são compostas por três partes básicas:
É importante ressaltar que esse guia é para ensinar a trocar a borracha da palheta. Ou seja, ao trocar os limpadores de para-brisas, o que você está trocando na verdade são as palhetas de borracha que desgastam devido à água e às intempéries.
A primeira coisa a se fazer é colocar a chave na ignição e colocar os limpadores para funcionar, deixando-os levantados. Após isso, desligue o veículo.
O objetivo é levantar as palhetas para troca, evitando riscar o vidro do para-brisa. Ele deverá ficar em pé numa posição perpendicular. Tenha cuidado ao erguê-lo, pois ele é controlado por uma mola que poderá voltar com tudo e rachar o para-brisa.
Proteja o para-brisa com uma toalha dobrada caso o braço escape enquanto você tenta trocar o limpador.
Para isso, localize a junta onde a borracha encaixa no braço de metal, tem que ter uma trava de plástico segurando a palheta no lugar.
Pressione a trava e solte a palheta antiga para separá-la do braço de metal. Uma mão deverá segurar o limpador longe do para-brisa durante todo o processo.
Agora é o momento de encaixar a palheta nova no mesmo local do braço por onde foi retirada a borracha. Após isso, gire a palheta nova até que o ganho encaixe no lugar para segurá-la.
Feito isso, deite o limpador novamente sobre o para-brisa.
Leia também: Você dá a atenção adequada às palhetas?
O ideal é que a peça seja trocada a cada 6 meses, mas é claro que sua durabilidade está ligada muito aos cuidados que o motorista tem com o item, o seu uso e se ela fica exposta demais.
Sendo assim, é possível que as palhetas durem mais ou menos, por isso é importante aprender a verificar se elas estão boas.
Para isso, examine a borracha, quando a palheta possui rachaduras, demonstra que não há mais elasticidade no emborrachado é sinal que necessita ser trocada.
Além disso, ao acioná-las, se elas estão riscando o vidro ou limpando pouco, esse é outro indício que chegou a hora de substituí-las.
Leia também: Palheta do carro: quanto tempo dura?
Assim como todas as peças, cuidados para prolongar a vida do item ajudam. Alguns atos no dia a dia, podem fazer com que as palhetas tenham sua utilidade reduzida. Para isso, alguns hábitos podem ser empregados para aumentar sua durabilidade.
A melhor palheta para o carro precisa ter as especificações originais para o modelo. Desde o encaixe até as dimensões corretas são fundamentais para a boa limpeza e boa visibilidade durante a direção em dia de chuva.
No manual do veículo é possível encontrar a descrição do sistema de conexão da palheta do carro. Dessa forma, é possível saber qual a melhor palheta para-brisa do automóvel.
Carros importados ou de luxo costumam ter conectores mais complexos, enquanto os nacionais os sistemas mais simples.
Leia também: Melhor Palheta Para-brisa: quais os tipos e a melhor marca.
Não deixe para depois, vá agora mesmo conferir se a palheta do seu carro precisa ser trocada. Aproveite que você pode comprar uma novinha em nossa loja virtual e sabe o melhor? A instalação é grátis!
Se o manual do seu carro não estiver à mão, use a ferramenta de busca por placa na Autoglass Online. Pela placa do seu veículo você pode encontrar a opção correta de palheta para seu veículo.
Esse artigo te ajudou? Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de acessar nossos posts semanais aqui no blog, tem sempre muita novidade do mundo automotivo e dicas para cuidar do seu possante.
Leia também: Esguicho de para-brisa não funciona, o que pode ser?