Só quem dirige sabe o sufoco que é estacionar sem o auxílio de uma câmera de ré. Às vezes é preciso pedir a alguém no banco do passageiro para olhar para ter a visão da vaga. Você procura uma e não sabe qual a melhor câmera de ré indicada para o meu veículo? Então continue nesse texto para saber qual a melhor câmera de ré.
Com a câmera traseira todo esse problema é evitado, elas são ideais para auxiliar em balizas que exigem a visão total do motorista observando a parte traseira do carro. Além disso, ela dá uma visão também dos pontos cegos.
Os modelos mais robustos e completos dos carros atuais possuem a câmera de ré própria de fábrica. De fato, esse acessório é excelente para auxiliar na realização de manobras ao estacionar, sair de uma garagem e outras atividades do dia a dia que exigem uma visão mais precisa, que só ela é capaz de projetar.
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Basicamente, existem duas formas do motorista visualizar o que acontece lá atrás no seu veículo no momento de estacionar.
Com a câmera de ré instalada, você pode ter toda a visão traseira para estacionar através da central multimídia do carro (a mesma tela do som/GPS) ou pelo retrovisor.
Portanto, a câmera traseira é um sistema de estacionamento no qual é instalada uma câmera na parte de trás do veículo.
Dessa forma, o condutor poderá ver através de um painel o local exato onde parar seu carro.
Além disso, algumas câmeras de ré também contam com sensores e acessórios sonoros. Eles detectam se há algum obstáculo no caminho e para o automóvel antes de qualquer colisão.
O dispositivo é automaticamente ativado quando você engata a ré. A imagem aparecerá na tela junto com as linhas guias, essas linhas ajudam a mostrar a trajetória do carro.
Em alguns modelos, elas se ajustarão à medida que você gira o volante. É possível habilitá-las e desabilitá-las pressionando o botão correspondente na tela.
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O campo de visão da câmera traseira é determinado por vários fatores, como o tamanho do sensor de imagem, o tipo e a distância focal da lente.
Como uma câmera normal, quanto maior o sensor, melhor a qualidade da imagem, melhor desempenho em baixa luminosidade e maior o campo de visão que ela pode alcançar.
Um sensor de 1/4 só pode fornecer um campo de visão de 60 a 90 graus, enquanto um 1/3 deve entregar em torno de 120 graus.
90 graus é o campo de visão mínimo que você deve aceitar, mas vendo que existem tantas unidades que funcionam melhor.
Um sensor de imagem de 1/3 e um campo de visão de 120 graus devem ser sua linha de base.
Existem unidades de grande angular super de 180 e até 210 graus no mercado. Parece muito, mas essas unidades criam um efeito de lente olho de peixe e é virtualmente impossível usá-las para dar a ré no veículo.
Imagine revirar olhando pelo olho mágico em sua porta da frente, você poderá ter um acidente em algum momento.
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Quase todos os monitores modernos são LCD (visor de cristal líquido), você ainda pode ver alguns monitores CRT, mas é a tecnologia da velha escola e ofereceria vídeo de qualidade inferior.
Fora dos monitores LCD, os ecrãs TFT-LCD são a opção de qualidade e devem ser a sua primeira escolha.
O tamanho da tela é uma escolha pessoal, mas, obviamente, neste caso, quanto maior, melhor. Os tamanhos mais comuns são 5”, 7”, 9” e 10”. Existem tamanhos menores disponíveis, mas não valem a pena.
Os carros modernos foram construídos com planos para acessórios e muitos deles têm uma entrada auxiliar.
Se seu veículo tiver um desses, você não precisa se preocupar com um monitor e pode conectar sua câmera diretamente no seu centro multimídia. Apenas certifique-se de que sua câmera é compatível.
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É possível que alguns motoristas, principalmente os de primeira viagem, fiquem confusos e não conheçam todos os tipos de câmera de ré. Existem 3 tipos diferentes de câmeras:
Esse tipo pode ser montado em qualquer superfície plana e é comumente montado no alto.
Esta posição lhe dá uma visão dominante e excelente percepção de profundidade. Para veículos maiores, essa deve ser a escolha número um.
Este tipo de câmera de ré é montado por meio de um furo no corpo do veículo. Apenas a lente e o bisel são visíveis e dão uma boa aparência limpa.
A câmera está nivelada com a estrada, por isso não fornece a profundidade como a unidade de montagem em superfície.
Esse tipo é montado no orifício existente na placa do carro, portanto, a instalação é fácil, sem modificação ou novos orifícios que precisem ser perfurados.
Dependendo de onde o seu prato está, a posição da câmera pode estar fora do centro ou perto da estrada.
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As vantagens são muitas e a principal é que ela vai auxiliar você não só a estacionar, mas também te dar uma visão mais ampla do carro e da rua, podendo enxergar de forma mais extensa os pedestres e animais.
Além disso, o sistema da câmera reduz muito o ponto cego traseiro, sendo possível visualizar obstáculos que, sem esse recurso, não teriam como ser vistos.
Assim, pode-se evitar até mesmo o atropelamento de uma criança que esteja passando ou parada atrás do carro.
Ainda em termos de segurança, a tecnologia de visão noturna permite que o condutor conte com o auxílio da câmera mesmo em locais escuros ou durante a noite.
E, por último, a maior vantagem é o custo-benefício. Atualmente é possível encontrar modelos com preços acessíveis, já que não se trata mais de um acessório de luxo.
Ao mesmo tempo, o produto possibilita grande economia com batidas, arranhões ou acidentes, além da própria preservação da saúde e bem-estar do condutor.
Agora que os benefícios ficaram claros, é o momento de decidir qual câmera é a melhor câmera de ré para o seu carro.
Se você geralmente trafega com o veículo de noite ou passa por muitos locais escuros, a dica é escolher uma câmera de ré com infravermelho. A tecnologia irá garantir uma visão limpa a qualquer hora do dia.
Mesmo que o seu modelo não possua central multimídia, ainda é possível pensar em sistemas completos com mais de uma câmera, inclusive com a projeção simulada. Isso porque os kits disponíveis hoje em dia oferecem a opção de display no pacote.
Caso opte por não ter telas, o indicado são os retrovisores com dupla função, em que as imagens captadas são exibidas no próprio retrovisor interno.
Tipo de tela, ângulo, qualidade de imagem, visão noturna: são diversos quesitos que devem ser levados em conta na hora de escolher a melhor câmera de ré para o seu carro. Para que não restem dúvidas.
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Esse aparelho é muito durável, por isso, vale a pena o investimento. Porém, para garantir que a sua câmera de ré tenha uma longa vida útil, é necessário tomar alguns cuidados.
O primeiro passo para garantir uma câmera duradoura é escolher um modelo de qualidade.
Um modelo simples de uma marca pouco conhecida pode até sair mais barato, mas no futuro, isso pode ser péssimo investimento.
Escolha sempre marcas conhecidas e confiáveis. Além disso, opte por modelos bons e mais atuais, pois eles podem oferecer mais vantagens.
No entanto, lembre-se sempre que algumas funcionalidades, como câmera com retrovisor, podem gerar mais gastos se quebrarem.
De nada adianta adquirir uma câmera que não tenha uma boa qualidade de imagem, não é mesmo?
Portanto, é muito importante conferir se o produto oferece a resolução apropriada. Câmeras com resolução acima de 400 linhas (TVL), já contam com uma boa qualidade de imagem.
É importante verificar também a quantidade de pixels efetivos do produto. Quanto mais pixels, mais clareza.
Além disso, atualmente a maioria das câmeras de ré encontradas no mercado já transmitem imagens em cores, o que permite diferenciar melhor os elementos mostrados em tela.
Pegar a estrada de noite ou dirigir em ambientes com pouca luz podem ser experiências um tanto desafiadoras.
A baixa luminosidade pode prejudicar a visão do condutor ao estacionar ou fazer pequenas manobras. Portanto, para sua segurança, escolha produtos que contem com o recurso de visão noturna.
A maioria das câmeras de ré possui visão noturna em infravermelho ou luz de LED.
Seja qual for sua preferência entre essas opções, contar com este recurso é essencial para se obter uma visibilidade melhor e mais clara à noite e assim evitar imprevistos para o motorista.
Ao manobrar ou estacionar um carro, é importante contar com a maior quantidade possível de detalhes para garantir que você tenha total controle do que acontece ao seu redor.
Por isso, um dos quesitos mais importantes de uma câmera de ré é o ângulo de visão que o produto oferece.
A melhor câmera de ré é a que oferece ângulos entre 120 e 150 graus apresentam desempenho considerado modesto.
Então para aqueles que buscam maior amplitude de visão e riqueza de detalhes, opções com ângulos com cerca de 170 graus são as mais indicadas.
A tecnologia já tratou de nos garantir a melhor experiência e a segurança necessária enquanto estacionamos ou manobramos nossos carros.
Modelos mais modernos de câmeras de ré exibem linhas sinalizadoras de distância na tela, conhecidas também por seu nome em inglês, Guard Lines.
Elas funcionam como um guia, que traça linhas virtuais e detecta obstáculos, evitando batidas.
Para uma manobra ainda mais perfeita e segura, há modelos que emitem sons de aproximação, para que você saiba o momento certo de frear. Ao realizar balizas, essas linhas se movimentam para guiar sua manobra.
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Se o seu carro não veio com esse recurso e você gosta da ideia, realmente pode ser uma boa opção você começar a pensar em investir nele. Mas aí sempre vem aquela dúvida: qual é a melhor câmera de ré?
São diversos modelos, que exigem ou não determinados tipos de ajustes no seu carro, dependendo da complexidade da câmera de ré.
Ao escolher o seu modelo, é preciso comparar tipos e capacidades semelhantes para determinar o melhor custo-benefício.
Ao fazermos uma análise de custo-benefício, verificamos que o preço é um item que baliza quais modelos estão em nosso alcance.
Limite sua gama de escolha e economize tempo ao comparar apenas modelos que estão dentro do orçamento.
Para isso, várias das lojas online oferecem a opção “filtros”, para que você veja apenas os modelos que atendem aos seus critérios.
Para isso, você deve levar em conta como você usa seu veículo, a frequência, horário e o motivo que a câmera de
ré lhe será útil, alguns exemplos:
A câmera de ré é fantástica porque possui diversas formas de instalação. É possível instalar de modo encaixado no para-choque, trazendo aquela impressão de que este é um acessório que veio de fábrica em modelo especial de carro, e também na forma de borboleta, aplicável em cima da placa ou à parte superior do para-choque.
Se você não souber instalar manualmente, nós recomendamos que você contrate um profissional para fazer o serviço e não deixar nenhuma falha posteriormente.
Design é importante, pois a câmera é um acessório do seu veículo. Ela estará lá o tempo todo, mesmo as menores fazem dif
erença no visual.
Na hora de escolher sua câmera, esteja atento a esse detalhe e também às funcionalidades dela para que você analise se atende todas as suas necessidades.
Alguns modelos mais modernos não são fabricados no Brasil, nesses casos, pesquise cuidadosamente se existe uma assistência técnica autorizada no país, para que caso surja algum defeito, você tenha a opção de levar para o conserto.
É importante que o item tenha uma cobertura e garantia. Não vale a pena fazer uma opção arriscada, pois câmer
as de ré ficam em nossos carros por muito tempo.
Não adianta ter uma câmera traseira se não pudermos ver a imagem dela de dentro do carro, não é mesmo?
Você pode visualizar essas imagens de 2 formas: numa central multimídia ou em um retrovisor com tela. Pense em qual prefere para decidir se compra um conjunto de câmera e tela ou somente a câmera de ré.
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O que muitas pessoas podem não saber é que diversos modelos de câmera traseira não vêm acompanhados de monitor nem dos fios de conexão, sendo preciso adquiri-los separadamente.
Para evitar gastos a mais, verifique se a compra do monitor é realmente necessária.
Caso seu automóvel já conte com tela fixa no painel ou, ainda, se você já possui uma Central Multimídia ou um DVD Player instalado, basta verificar se essa peça possui entrada e, principalmente, conferir se ela é compatível com a câmera que você decidiu adquirir.
Muitas marcas já oferecem opções em forma de kit contendo todas as partes essenciais para o funcionamento de uma câmera traseira.
Isso significa que não é necessário ir atrás de todos esses componentes separadamente, o que pode economizar muito tempo e até dinheiro.
Esses modelos de câmeras vêm acompanhados de um retrovisor com tela compatível. Uma tela camuflada no retrovisor liga automaticamente quando a ré é acionada e passa a transmitir o que está acontecendo na parte traseira do seu veículo. Um recurso funcional e de fácil instalação.
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Seu formato estilo tartaruga facilita a instalação, encaixando-se perfeitamente acima da placa.
Ela não acompanha tela, porém possui compatibilidade universal para instalar sem complicações e pode ser conectadana entrada RCA de players como sistemas multimídias ou aparelhos de DVD com tela, que são vendidos separadamente.
Sua imagem é colorida, com ângulo de lente em 170º que permite uma visibilidade durante a baliza e resolução de 420p, possui guard line.
A instalação da câmera da TechOne deve ser feita próximo à placa, o que pode limitar um pouco o usuário.
Em compensação, ela é, segundo a fabricante, resistente à água, o que é uma vantagem em dias chuvosos ou em estradas com muitas poças, por exemplo. Seu preço está na faixa dos R$83,90.
A câmera 2 em 1 da Linha Prime tem esse nome porque, segundo a fabricante, é universal e pode ser fixada tanto no para-choque como sobre a placa do carro com o modelo borboleta.
Ela tem design bastante compacto, com apenas 2 cm de diâmetro, e sua área de sensor é de 5,96 x 4,28 mm. Com imagem colorida, funcionando nos sistemas PAL e NTSC, resolução horizontal de 400 TVL e pixels efetivos de 628 x 586, ela é uma câmera modesta que promete cumprir seu papel com eficiência.
O produto tem garantia de três meses e não vem acompanhado da tela, mas sua embalagem traz os cabos, suportes e demais acessórios necessários para a instalação.
Esse modelo é vendido em lojas do varejo online brasileiro por preços que ficam em torno dos R$59,90.
Ela tem saída RCA e pode ser instalada em diversos players como sons automotivos e retrovisores LCD, vendidos separadamente.
Segundo a fabricante, sua instalação pode ser feita sem furos no para-choque, o que é uma vantagem para quem tem receio de danificar o carro.
Com sistema de TV NTSC, sua resolução é de 400 TVL e seu ângulo de visão é de 150º, o que oferece um desempenho modesto.
Além disso, ela é bastante compacta, com dimensões de 16 x 16 cm, o que a torna um item bastante discreto para o carro. Por um valor a partir de R$44,00 já é possível comprar a câmera de ré AU012, da Multilaser.
Com formato de vídeo PAL ou NTSC, resolução em 480p e ângulo de visão em 170º, a câmera de ré da KX3 pode ser uma opção interessante.
Com função infravermelho, a câmera, não somente produz imagens coloridas, como tem visão noturna, o que é muito útil em locais pouco iluminados.
Além disso, ela tem a função guard line, que traz linhas sinalizadoras de obstáculos. É compatível com veículos nacionais e importados, mas é vendida sem o player. A câmera custa em média R$62,00.
Esta é uma opção para quem prefere comprar kits mais completos e não somente a câmera de maneira isolada.
O kit da KX3 vem com uma câmera de ré com resolução de 450 TVL e ângulo de visão em 170° e, por isso, não deve nada aos outros itens da lista.
Além disso, é acompanhado de um retrovisor com tela LCD de 3 polegadas, bastante pequeno, mas que deve ser satisfatório.
Tanto a câmera como o retrovisor têm encaixe universal. Eles podem ser comprados, juntos, por valores em torno dos R$199,00.
A câmera traseira não resolve o problema por completo, o que dá aos motoristas mais um campo de visão é a câmera nos retrovisores, acrescentando uma segurança adicional nas estradas.
Isso porque ela mantém o motorista constantemente informado sobre o trânsito atrás dele para que ele dirija para si mesmo e para outros.
Muitas câmeras de visão traseira são equipadas com visão noturna infravermelha. A câmera é equipada com luzes LED infravermelhas e lhe dará uma imagem mesmo na escuridão total.
Não espere ver uma longa distância, pois apenas alguns metros de visão são normais para o infravermelho e será em uma cor monocromática.
Vendo que existem tantos modelos com essa função, não compre uma câmera sem visão noturna infravermelha.
Para você ver a mesma imagem que você esperaria ver em seu espelho retrovisor, o sistema deve ser capaz de “inverter” a imagem. Isso permite reversão muito mais fácil, porque sua mente espera vê-lo dessa maneira.
Algumas unidades permitem imagens normais ou invertidas, mas quase todas têm a função de imagem inversa. É importante ficar atento e não comprar uma câmera de visão traseira sem capacidade de imagem reversa.
A câmera e a fiação serão expostas aos elementos. Sol, chuva, neve e fuligem vão corroer seus conectores e câmera e se eles não são classificados para uso ao ar livre a vida útil vai ser muito curta.
Apenas o conector RCS doméstico comum pode não ser suficiente, por isso, se a sua unidade estiver equipada com estas, você deve evitar esse modelo.
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Algumas câmeras são equipadas com um microfone e podem ser úteis em certos cenários, como o backup de um longo trailer da imagem e som. Se esta é uma necessidade para você, há muitas opções.
Os sensores da câmera de visão traseira são CCD ou CMOS. Os sensores CCD fornecem um vídeo de qualidade muito superior ao CMOS e operam em ambientes de pouca luz.
Câmeras de visão traseira de CCD são mais caras que suas contrapartes de CMOS, mas isto realmente não é o fator onde você economiza dinheiro. Uma câmera CCD é a única unidade a pensar em comprar.
As câmeras de visão traseira sem fio sofrem interferência e não fornecem a mesma qualidade de vídeo. Isso pode aparecer em listras na tela e pode ser muito chato.
A ideia por trás da unidade sem fio é economizar na fiação entre a câmera e a tela, mas vendo que você ainda tem que ligar uma fonte de energia para ambas as unidades, é melhor a unidade com fio.
Se você insistir em um sistema sem fio, tente manter a distância entre o monitor e a câmera em um nível mínimo.
A maioria dos sistemas de alto nível tem essa função. A unidade é conectada às luzes de ré do veículo e liga automaticamente quando o carro é colocado em marcha à ré.
A maioria dos carros funciona em um sistema de 12V, mas alguns em 24V. Certifique-se de que tipo de energia a unidade precisa.
Para garantir a longevidade, é necessário um regulador de tensão ou filtro. Unidades baratas não têm isso, e podem estragar rapidamente. É necessário um conhecimento básico de eletrônica e elétrica para instalar esses componentes.
O produto que condensa todas as ideias de design, funcionalidade e recursos é a Câmera tartaruga da TechOne. Ela garante boa qualidade de imagem mesmo em locais com pouca iluminação, pois possui infravermelho embutido.
Existe certa dúvida nos motoristas quanto à instalação de uma câmera ou um sensor de estacionamento. Você deve se ater às funcionalidades de cada sistema para poder escolher o que melhor se adapta as suas necessidades.
Enquanto a câmera permite uma visualização ampla em meio à manobra de um veículo, o sensor de estacionamento alerta a respeito da existência de obstáculos por meio de avisos sonoros. Esses avisos ficam mais frequentes à medida em que o carro se aproxima do obstáculo.
Portanto, resta apenas a reflexão de qual sistema você acha que precisa. Alguns se dão muito bem apenas com o sensor de estacionamento. Outros, somente com a câmera. E há os sistemas com câmeras e sensores de estacionamento, unindo o visual e o sonoro.
No final, o que vale é adquirir aquilo que melhor lhe convier para suprir as suas necessidades. Até porque, certo mesmo é que está cada vez melhor e mais interessante equipar os nossos carros com sistemas que facilitem (bastante) a nossa vida.
Sim, o do sensor de estacionamento com câmeras ajuda os motoristas com a segurança.
Ele é especialmente útil em veículos de grande porte, tais como minivans ou SUVs.
Os condutores de veículos maiores podem ter problemas para ver atrás do carro ao estacionar de ré, e as câmeras viradas para a traseira do veículo podem tornar mais fácil sair de um local apertado. Isto pode evitar acidentes dispendiosos.
A câmera de ré borboleta é indicada para quem não quer furar o para-choque e prefere uma instalação mais simples, normalmente colocada perto da placa. Acompanha um suporte para fixação que pode ser parafusado ou colado com fita dupla face.
Por se tratar de um modelo dupla função, pode ser usada tanto na parte frontal como traseira do carro, pois é possível escolher se deseja ou não visualizar a imagem espelhada.
Com um formato mais arredondado e que lembra o casco de uma tartaruga (daí o nome), este modelo não permite o ajuste manual do ângulo de visão.
Leia também: Tecnologias automotivas que deixam os carros mais inteligentes.
A câmera de ré já deixou de ser equipamento usado apenas em carros de luxo, e vem sendo utilizada cada vez mais pelos condutores como auxiliar na segurança.
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Fique por dentro: Retrovisor quebrado dá multa?
1 Comment
Aqui é a Carla Rodrigues, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
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