Verifique se a localização está habilitada em seu navegador.
Os preços e disponibilidade dos produtos podem variar de acordo com a região selecionada
Assim como o volante os bancos automotivos são um dos itens do carro que mais entram em contato com o motorista.
Sendo assim, se você é desses que passa muitas horas dentro do veículo, sabe que o conforto é algo primordial. Mas você sabia que esse conforto também está ligado aos bancos automotivos?
Existem várias opções para o revestimento dos bancos do carro, e cada um desses materiais tem suas vantagens e desvantagens. Quando se trata dos bancos automotivos, muitas coisas devem ser levadas em consideração.
O importante é saber avaliar e optar pelo tipo que mais se encaixa com o que você procura. Sendo assim, vamos detalhar quais são os tipos de bancos automotivos e quais são os benefícios e malefícios de cada escolha.
Leia também: Como evitar a desvalorização do carro na hora da revenda.
Esse tipo de revestimento dos bancos automotivos é de origem animal, tê-lo é sinônimo de status, dessa forma acaba sendo muito desejado, mesmo sem que muitos tenham conhecimento das suas vantagens e desvantagens.
Leia também: Marcas de carro de luxo: 14 mais requisitados no mundo.
Já o couro sintético é um tipo de estofado de bancos automotivos ecológico e sustentável que proporciona um visual elegante como o couro de animal.
Esse tipo de revestimento de bancos automotivos é o mais comum, presente na maioria dos automóveis, mas também possui vantagens e desvantagens.
Leia também: Bancos de couro no carro, por que ter?
Os bancos automotivos de couro merecem cuidados especiais para que durem mais tempo.
O sol é um dos inimigos número um dos bancos automotivos de couro, seja ele sintético ou animal. Afinal o sol acelera o ressecamento do material, fazendo com que o estofamento fique quebradiço, desidratado e desbotado.
Dessa forma, o revestimento em vez de trazer elegância ao carro, acaba com um péssimo aspecto, parecendo mal cuidado.
Leia também: O impacto do calor e sol no seu carro.
Objetos com pontas são capazes de perfurar ou rasgar os assentos dos bancos automotivos, exemplos disso são chaves no bolso da calça, que ao sentar no banco, perfuram o estofado.
Dessa forma, tenha atenção redobrada, guardando itens como: mochilas, guarda-chuvas entre outros, dentro do porta-malas ou porta-luvas, para que acidentes não aconteçam.
Leia também: Acessórios para carros que são úteis.
Ao limpar o estofado dos bancos automotivos de couro é importante ter atenção no produto que será utilizado.
É válido ressaltar que essa higienização dos bancos automotivos pode ser realizada por você mesmo em casa, mas o ideal é que ela seja feita por profissionais especializados.
O indicado é que seja em um período a cada 6 meses, mas o clima do local onde você mora pode ser que necessite ser feito em um menor espaço de tempo, como em regiões muito quentes.
Por ser um material impermeável, impede a absorção de odores ou qualquer tipo de sujeira, isso facilita muito a sua limpeza. Para isso, use um aspirador para sugar a sujeira superficial e logo após passe um pano úmido e sabonete neutro no estofado.
Os bancos automotivos de tecido também merecem cuidados especiais, porém diferentes dos estofados de couro.
Nada de limpar os bancos automotivos de tecido jogando água, o material absorve o líquido. Dessa forma, ele demora a secar, cria-se mofo e cheiro ruim dentro do veículo, podendo até mesmo estragar o assento.
Sendo assim, tome cuidado com qualquer tipo de líquido dentro do carro para que não derrame no estofado e fique com cheiro azedo dentro do automóvel.
Comece aspirando o interior do veículo e os bancos automotivos.
Para limpar os bancos automotivos sintéticos utilize uma esponja levemente umedecida e sabão neutro, ou espumas secas de limpeza próprias para o estofado.
Faça a limpeza com as portas do carro abertas e deixe o automóvel ventilar por pelo menos uma hora. Isso ajuda a evitar mofo por conta da umidade.
Caso o estofado dos bancos automotivos estejam manchados, com gorduras, suor ou outra coisa, é importante levar o carro para um limpeza especializada, que serão usados produtos mais fortes e máquinas próprias.
Leia também: Dicas para deixar o carro cheiroso.
Uma opção para renovar o seu estofado ou até mantê-los sempre em bom estado são os protetores para assento de bancos automotivos.
Além disso, elas são uma opção de você estilizar o veículo deixando com a sua personalidade e são muito mais econômicas de trocar o revestimento de todos os bancos do carro. Dentre os benefícios das capas de bancos automotivos, estão:
Existem diversos materiais no mercado, escolhemos os tipos mais famosos para que você conheça.
Esta capa de bancos automotivos é feita do mesmo material usado para fazer roupas de mergulho, sendo assim oferecem proteção total contra os líquidos.
Está entre as capas mais duráveis do mercado, para você ter ideia esse material era usado em coletes à prova de fogo na Segunda Guerra Mundial.
Sendo assim, elas protegem muito contra raios UV e também os líquidos que eventualmente podem ser derramados no estofado. Sua desvantagem é que é muito confortável.
Esse tipo de capa é mais para quem busca conforto e estilo, pois ele não absorve muito os líquidos. O tecido é uma malha junto com pelúcia, feito geralmente de algodão ou poliéster, semelhante a um veludo. É muito macio e oferece muito conforto.
Esse tipo de capa oferece os mesmo benefícios do banco de couro, o diferencial é que são mais baratas e podem ser trocadas com facilidade.
O conforto também é um dos benefícios dessa capa, além de serem mais resistentes ao desgaste assim como o couro. Porém a água e a camurça não combinam e podem estragar.
Ele proporciona um conforto parecido com o veludo, mas é mais resistente e não mancha tão facilmente. Além disso, possui um padrão texturizado para os estofados.
Possui uma cobertura durável e um visual robusto. Além disso, são confortáveis, fáceis de limpar e deixam o ambiente interno elegante.
Os bancos automotivos muitas vezes passam despercebidos dos cuidados dos condutores, mas além de serem indispensáveis para uma condução confortável, eles fazem total diferença no veículo.
A prova disso é, experimente vender um carro em que o estofado esteja deteriorado, você verá que o valor do veículo cairá bastante por conta disso.
Sendo assim, para não ter que reparar os bancos automotivos no futuro e desembolsar uma boa grana para isso, nada melhor do que mantê-los bem conversados.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com os seus amigos. E você qual tipo de revestimento de banco prefere?
Para acessar mais conteúdos como esse, não perca nossos artigos semanais aqui no blog.
Leia também: Dicas para manter o seu carro conservado.