O farol do carro é um item obrigatório e garante a segurança no trânsito. Mas para que ele cumpra seu objetivo, é necessário que esteja em perfeito estado e funcionando corretamente.
Se você não é do tipo que investe em revisões de elétrica frequentes em seu carro, pode ser que problemas com faróis e lanternas te peguem de surpresa e isso não é nada agradável.
A verdade é que os defeitos no farol do carro aparecem antes dele apagar, por isso é importante ficar atento aos sinais que a peça emite, pois isso é sinal que ela está com problemas.
Pensando nisso, este artigo irá te ajudar a identificar alguns problemas comuns no farol do carro e o que deve ser feito quando isso acontece.
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Quando isso acontece, é porque a lâmpada está queimada e é necessário substituir.
Caso a troca seja feita e mesmo assim o problema não seja resolvido, é válido checar os fios para identificar as falhas.
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O fusível é outro item que queima e atrapalha o funcionamento do farol, antes de fazer a troca é válido checar se ele não está queimado.
Ao retirar a lâmpada se os filamentos estiverem estourados, é importante medir a tensão do alternador, pois quando isso acontece é sinal de que muita carga esteja sendo enviada, fazendo com que as lâmpadas não aguentem a distribuição da energia.
É comum que cabos se soltem, queimem ou sejam rompidos. Para identificar esse problema é necessário ter um pouco de conhecimento em autoelétrica ou no mínimo muita paciência para testar cabo por cabo.
Quando o problema é embaçamento ou falta de foco, pode ser que o farol esteja riscado ou fosco. Se ao observar é possível notar vários arranhões é sinal que chegou a hora de trocar a peça ou polir.
Se ao ligar a luz alta o farol fica alternando sozinho em luz alta e baixa, o problema é no interruptor que está com mau contato.
Trata-se de um simples caso de fio bambo ou chamuscado. No máximo exigirá a troca da tomada.
Este é um problema simples, caso você note que a peça não está iluminando no sentido exato, ou mais para cima ou mais para baixo, não iluminando a via corretamente, pode ser que a peça esteja desregulada.
Isso acontece por conta de buracos e desgaste na suspensão.
Para se prevenir de todos os problemas no farol, você pode ficar de olho em uma série de sinais de que algo pode estar começando a falhar.
Ao acionar o farolete ele não acende, é importante verificar se a lâmpada está queimada. Caso não esteja, é porque há um mau contato na peça.
Quando isso acontece pode ser má conexão ou até mesmo a lâmpada com potência errada. A dica é conferir as conexões do grampo da bateria e verificar os fios do circuito dos faróis.
Geralmente o problema é no sistema elétrico, por ter uma conexão direta com o motor.
Pode ser que o problema seja no soquete. Sendo assim, retire o soquete, confira a lâmpada laranja, limpe o soquete e coloque de volta no lugar.
Caso perceba que a luz do farol está perdendo a intensidade e ficando menos brilhante, é sinal que:
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É recomendável que seja realizada a regulagem do sistema de iluminação a cada 3 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
Afinal, rodar com a peça desregulada é infração grave de trânsito, com 5 pontos na carteira e R$195,23 de multa.
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O polimento é uma excelente opção de tirar o amarelado da peça e deve ser feito por profissionais qualificados.
O serviço é capaz de deixar a peça nova de novo sem que você precise trocar por um novo.
As lâmpadas paralelas têm baixa durabilidade e não possuem iluminação adequada, podendo até desencaixar facilmente, caindo dentro do compartimento do farol.
Por isso, é necessário escolher peças originais e compatíveis com o modelo do carro.
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A cera líquida é ideal para usar após a lavagem do carro, ela deixa a lente hidratada e impede o acúmulo de sujeira, evitando o amarelado na peça.
A vitrificação é um serviço que cria uma espécie de película que protege a peça dos agentes externos, impedindo que os danos cheguem no farol.
Com a vitrificação o item fica mais resistente, com boa aparência, evita o amarelado e fica conservado por mais tempo.
Quando uma lâmpada queima é sinal que a outra está com a sua vida útil no fim, sendo a assim a troca deve ser realizada em pares.
Outro ponto, é que como as lâmpadas perdem a luminosidade com o tempo, ao trocar apenas uma o facho de luz e intensidade ficarão diferentes.
Essa dica simples também contribui muito para a vida útil da peça e ajuda a evitar o aspecto amarelado. Além disso, um farol sujo atrapalha também na visibilidade do motorista.
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Alguns hábitos podem ajudar que a peça dure menos tempo, dentre eles estão:
Leia também: Hábitos que prejudicam o farol do carro.
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Para não ser pego de surpresa, com essas dicas você pode estar sempre de olho no farol do carro e avaliar se ele está funcionando corretamente ou até mesmo perto de dar algum defeito.
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