Blog Autoglass Online

Logo da empresa autoglass de cor azul com fundo transparenteLogo da empresa autoglass de cor azul com fundo transparenteLogo da empresa autoglass de cor azul com fundo transparenteLogo da empresa autoglass de cor azul com fundo transparente
    • Loja
    • Dicas
    • Produtos
    • Serviços
    • Como fazer?
    • Notícias
    problemas-comuns-de-arrefecimento-do-motor
    Sistema de arrefecimento do motor: entenda o que é e como funciona
    27 setembro, 2021
    Com o aumento no valor da gasolina é importante ficar atento as práticas que ajudam economizar gasolina no dia a dia.
    Velocidade e consumo, saiba como economizar gasolina
    29 setembro, 2021

    O impacto do calor e sol no seu carro

    28 setembro, 2021
    Conservar seu veículo para que ele não sobra com o impacto do calor é muito importante.

    Mesmo que o carro tenha resistência para aguentar climas quentes, não é para sempre. Com o passar do tempo os componentes serão danificados com o impacto do calor no carro, portanto, conservar o seu veículo é muito importante.

    O calor, a superexposição ao sol e altas temperaturas prejudicam o carro e a saúde do motorista. A exposição e impacto do calor no carro traz uma série de danos para o automóvel e para seus condutores, uma vez que o veículo parado pode chegar a 70ºC no interior do veículo.

    Poucas pessoas sabem que o impacto do calor no carro pode afetar a mecânica e outros sistemas do veículo. É claro que os carros vendidos no Brasil são testados sob condições severas de temperatura.

    Mas os excessos e a falta de zelo na manutenção podem comprometer o ideal funcionamento de alguns sistemas.

    Como o sol nasce para todos e os índices de raios UV continuam elevados, devemos criar alguns hábitos para proteger o impacto do calor no carro.

    Leia também: Sistema de arrefecimento do motor: Entenda o que é e Como funciona.

    Por que o calor danifica o carro?

    Mesmo que o carro tenha resistência para aguentar climas quentes, não é para sempre. Com o passar do tempo os componentes serão danificados com o impacto do calor no carro, portanto, conservar o seu veículo é muito importante.

    Um dos motivos é que a temperatura interna chega a dobrar em relação à externa dependendo do tempo em que o veículo ficou exposto ao sol. 

    Danos internos

    O calor e a exposição ao sol prejudicam o interior do veículo, como partes de plástico, bancos e carpetes. No caso do painel – quando exposto a uma temperatura de 35°C, pode atingir 65°C, logo a borracha pode apresentar ressecamento com o tempo e as partes plásticas podem ficar até esbranquiçadas com o impacto do calor no carro. 

    Em bancos, os tecidos podem ficar desbotados e no caso dos de couro, podem ressecar e deteriorar outros itens de acabamento e borrachas de vedação. Dependendo do tipo de plástico usado em alguns componentes, a ação do sol também pode causar rachaduras na peça.

    Danos externos

    Veículos das cores preta, azul, verde e vermelha são os que mais sofrem com calor, pois absorvem muito mais energia. 

    Assim, a pintura para esses carros fica mais comprometida com a exposição a altas temperaturas que acaba desgastando a pintura e a deixando sem brilho e em alguns casos até quebradiça, o que acaba desvalorizando o veículo e causando transtorno para manutenção.

    O impacto do calor no carro também deixa as borrachas ressecadas, dessa forma elas vedam portas e outros componentes com menos eficiência.

    Os plásticos ficam quebradiços e viram fonte de ruídos indesejados, há casos nos quais a lente dos faróis se torna opaca, prejudicando a iluminação à noite.

    Quais itens demandam mais atenção com o impacto do calor no carro?

    Sistema de Arrefecimento

    O sistema de arrefecimento do motor precisa do ar externo para fazer o resfriamento da água que corre pelos dutos. Se a temperatura externa estiver muito elevada, a eficiência do resfriamento pode ficar comprometida.

    Para manter o sistema em condições ideais de funcionamento, é preciso verificar a bomba d’água, o estado das mangueiras (que não podem ter furos ou rachaduras), a válvula termostática e o radiador, que se estiver sujo ou amassado pode dificultar a passagem do ar e o resfriamento da água.

    Vale lembrar que o sistema de arrefecimento deve passar por limpeza a cada dois anos ou 30 mil quilômetros, em condições normais de uso.

    Carros que trafegam em condições severas (muita poeira, areia e minério) exigem limpeza em períodos mais curtos.

    Aditivo do Radiador

    Uma cena muito comum é ver o frentista do posto completando o reservatório do sistema de arrefecimento apenas com água, muitas vezes de procedência duvidosa.

    Isso não é o suficiente para evitar o superaquecimento do motor e pode resultar em danos ao sistema, como ferrugem. O correto é repor o aditivo especificado pelo fabricante do carro.

    Esses líquidos têm funções como evitar a corrosão do sistema, impedir a incrustação de sujeira e aumentar o ponto de ebulição da água.

    Eles podem ser encontrados já preparados para o uso ou em forma concentrada. Se você for fazer a mistura, o correto é usar 40% de aditivo e 60% de água. 

    Motor

    Quanto mais desgastado ou desregulado, maior a chance de o motor apresentar problemas de superaquecimento com o impacto do calor no carro.

    Se estiver “fraquejando”, com pouca potência ou queima excessiva de óleo, podem ser indicativos de que está em situação grave.

    E trafegar com o carro nessas condições em trânsito pesado ou subindo serras em dias de sol a pino, aumenta as chances de pane. Por isso, é importante fazer a revisão periódica do motor, mantendo-o sempre regulado e em boas condições de funcionamento.

    Um detalhe importante que não pode ser esquecido é a temperatura ideal de funcionamento do motor. Para verificar, basta ficar de olho no painel, mais especificamente no marcador de temperatura do motor.

    E a temperatura ideal varia de carro para carro, mas, na média dos modelos oscila de 90 a 97 graus. Mas, se o ponteiro se aproximar demais da região marcada em vermelho, é melhor parar, pois o motor pode estar prestes a superaquecer.

    Ar-condicionado

    Uma das consequências dos dias de muito calor é o uso excessivo do ar-condicionado, que consome bastante energia. Por isso, é bom verificar se a bateria e o alternador estão em bom estado.

    Verifique também o filtro e o gás do ar-condicionado, para que funcione de forma adequada, sem forçar o sistema e gastar energia à toa.

    Leia também: Manutenção de ar-condicionado automotivo: Entenda Por Que é Importante e Como Fazer. 

    Pintura e Lataria

    Na hora de comprar o carro, a escolha da cor é de extrema importância, pois, dependendo da opção, nos dias de calor intenso você pode ter um arrependimento profundo.

    É que as cores mais escuras, como o preto, absorvem mais os raios solares, irradiando para o interior da cabine, que se transforma em uma verdadeira sauna.

    Já as cores claras refletem os raios solares, dessa forma o impacto do calor no carro é menor. A diferença de temperatura no interior de um automóvel preto para um branco, estacionado ao sol, pode ultrapassar os 10 graus.

    Uma solução para evitar esse tipo de problema é procurar estacionar o carro sempre na sombra.

    Como proteger o carro do sol?

    Estacione na sombra

    A primeira dica é óbvia, porém o resultado é garantido: evite estacionar sob o Sol, assim o impacto do calor no carro será muito menor. Se possível, estacione sempre em local coberto ou em vaga com sombra.

    Cuide dos revestimentos internos

    Em relação aos bancos e outros revestimentos internos, se estes forem de couro, uma recomendação é hidratá-los regularmente com produtos específicos para que sofram menos o impacto do calor no carro.

    Se os assentos forem de couro, pode-se usar produtos específicos para hidratação. Sendo de tecido, a aspiração com frequência não deixa acumular resíduos, então a fricção do tecido do banco com a roupa torna-se menos agressiva.

    Para isso, existem empresas especializadas na higienização do interior de veículos.

    Leia também: Como preservar e recuperar as partes plásticas do veículo.

    Mantenha a carroceria limpa

    A exposição prolongada ao Sol, combinada com sujeira, como respingos de asfalto e cocô de pássaros, pode trazer manchas e danos à pintura.

    Antes de pegar a estrada, a recomendação é fazer a limpeza externa, com aplicação de cera ou de selante sintético de qualidade. Isso ajuda a repelir a água e colabora para que insetos e sujeira não ‘grudem’ na pintura.

    Para quem quiser proteção ainda maior, há a vitrificação, que requer que antes a pintura de carro passe por polimento. Essa técnica além de reduzir o impacto do calor no carro, também é recomendada caso a pintura já apresente algum sinal de desgaste.

    Película nos vidros

    Embora tecidos e plásticos internos já tragam, nos carros mais recentes, agentes de proteção contra os raios ultravioleta, películas escurecidas também ajudam a filtrar os raios UV, e a diminuir o impacto do calor carro e controlar a temperatura dentro do automóvel.

    Há quem as adote por motivo de segurança, mas as películas são muito indicadas para proteger o interior do veículo da radiação solar.

    As de boa qualidade têm filtros UV que reduzem o impacto calor no carro e protegem a sua pele do Sol durante a viagem, além de facilitar o trabalho do ar-condicionado.

    Mas fique atento aos limites de escurecimento dos vidros definidos em lei. Eles são válidos para o conjunto vidro e película, não à película isoladamente.

    É recomendável inclusive a película no para-brisa, mesmo que mais clara, para proteger o painel e volante. Com ela você pode retirar a toalha ou protetor de papelão ao estacionar sob o sol.

    Leia também: Película de Segurança ou de Proteção Solar? 

    Fuja de solventes e produtos à base de petróleo

    Produtos mais agressivos danificam borrachas e plásticos, que ficam ressecados e perdem a elasticidade e a eficiência. Se for usado em plásticos, a reaplicação com bastante regularidade acaba se tornando obrigatória para manter o brilho, sob pena de o material ficar com aspecto opaco e fosco.

    Encere o carro

    As temperaturas elevadas e os raios solares ultravioletas podem causar manchas e reduzir a vida útil da pintura do seu veículo, podendo ocorrer até rachaduras.

    Para evitar que isso aconteça, procure encerar o carro, com uma cera adequada, e de aplicar o espelhamento automotivo pelo menos uma vez ao mês. Assim seu caro estará limpo por mais tempo, lindo e mais protegido.

    Motorista também deve se proteger do impacto do calor no carro

    Além de cuidar do veículo exposto ao calor, o próprio motorista deve estar atento à saúde ao dirigir em dias quentes. O cuidado principal é ao entrar no carro.

    Para diminuir o impacto de calor no carro e as temperaturas elevadas, o recomendável é abrir as portas e deixar o ar externo circular por cinco minutos pelo menos antes de dirigir.

    Um erro comum é ligar o ar-condicionado logo ao entrar no veículo quente. O ideal é conduzir o automóvel com os vidros abertos para a troca de ar e, em trajetos curtos, desligar o ar pouco antes de sair do veículo e andar com os vidros abertos, para evitar choque térmico. 

    Dicas para cuidar do seu carro no calor

    Exposição prolongada ao sol danifica lataria

    O principal cuidado no verão diz respeito à limpeza do automóvel. Jamais lave o carro durante um dia quente, diretamente sob o sol, pois os raios prejudicam a pintura da lataria e o impacto do calor no carro será ainda maior.

    O primeiro passo, ainda antes de começar a lavagem, é certificar-se de que a carroceria e o motor estejam frios, para evitar choques térmicos. Esse cuidado também evitará que o sabão seque e deixe manchas na lataria automotiva.

    Evite rachaduras nas borrachas de vedação

    O sol forte também pode ressecar as borrachas de guarnição, ocasionando rachaduras que comprometem a estética do veículo e podem, inclusive, afetar o padrão de vedação dos vidros.

    Para esse problema não tem outro jeito: a saída é caçar uma vaga com sombra para estacionar o veículo.

    A maresia e a areia também são grandes vilãs. Por isso, quem costuma ir à praia precisa lavar o carro com mais frequência.

    Tenha atenção especial com as palhetas do limpador de para-brisa. Se estiverem corroídas, podem prejudicar a visibilidade em dias de chuva. Aditivos especiais para o fluido dos lavadores aumentam a vida útil das palhetas.

    Atenção para os líquidos não secarem

    Checar os líquidos do veículo é importante o ano todo, mas no verão a atenção deve ser redobrada. Observar o nível de água e aditivo do radiador é a regra número um.

    Fique de olho também nos níveis do fluido do freio, da direção hidráulica, do sistema de arrefecimento do motor, dos lavadores do para-brisa e do vidro traseiro, do óleo do motor e do câmbio.

    Tanto para a rodagem na cidade quanto na estrada, é aconselhável ter o sistema de resfriamento em dia, para evitar superaquecimento, um problema muito recorrente em dias mais quentes.

    Acerte no uso do ar-condicionado

    Refrescar o veículo é ótimo, mas é preciso saber o melhor momento de usar o ar-condicionado. Para curtas distâncias na cidade, não vale a pena. Na estrada, porém, deixar a janela aberta gasta mais combustível, pela pressão aerodinâmica do vento.

    Se o carro ficou sob o sol forte, o ideal é andar três minutos com a janela aberta antes de ligar o equipamento. Assim, o ar frio toma o lugar do quente e o impacto do calor no carro será menor.

    Não esqueça de revisar a limpeza do sistema, em especial se o ar ficou desligado por muito tempo.

    Proteja o estofamento

    O estofamento é a parte que demonstra mais rápido os efeitos da exposição ao sol, como descoloração e manchas. Para evitar esse danos, uma boa alternativa é proteger os bancos com capas. Para as áreas plásticas, a dica é utilizar uma proteção sanfonada no painel.

    Recalibre os pneus

    O atrito da borracha contra o solo é mais intenso em dias quentes. Por isso, deve-se observar o desgaste dos pneus e manter a calibragem recomendada. Encha os pneus quando frios. O calor aumenta a pressão e dificulta o processo.

    Proteja o painel com refletores

    Como nem sempre é fácil encontrar uma sombra para estacionar, invista na compra de painéis refletores que diminuirão a entrada da luz solar e o impacto do calor no carro.

    Verifique se a bateria está preparada para altas temperaturas

    Problemas de bateria nem sempre ocorrem no inverno. De fato, o calor do verão pode ter um impacto mais negativo na bateria do que o frio do inverno.

    Calor e vibração são os piores inimigos de uma bateria, causando avaria interna e eventual falha. Embora você não possa fazer muito a respeito do calor, verifique se a bateria está montada com segurança para minimizar a vibração.

    Mantenha seu motor fresco

    Os sistemas de refrigeração protegem os motores contra superaquecimento e devem ser lavados periodicamente, conforme recomendado pelo fabricante do veículo. Entre as descargas, verifique se o líquido de arrefecimento está cheio no nível adequado, verificando o reservatório de transbordamento.

    Use capa de proteção

    Apesar de ser um acessório prático, é preciso ter um cuidado maior na hora de cobrir o carro. Se o veículo estiver molhado ou a capa possui rasgos que permitem a passagem do sol, chuva, ou sereno é possível que surjam manchas na lataria.

    Existem poucas opções de capas térmicas no mercado com material interno revestido para evitar arranhões. Ideal para quem não possui garagem coberta, a capa protege a pintura e as partes internas do veículo.

    Conclusão

    Pronto, agora você já sabe que o impacto do calor no carro pode prejudicar o seu carro e aprendeu como proteger o seu veículo.

    Aproveita e envia esse artigo para aquele seu amigo que ainda não sabe como proteger o carro nos dias quentes.

    Ah! E não esqueça de acompanhar os artigos semanais aqui do nosso blog.

    Leia também: 14 Dicas Automotivas Importantes para manter o seu carro em Perfeito Estado.

    Compartilhar
    1
    Autoglass Brasil
    Autoglass Brasil

    Artigos relacionados

    mulher limpando o para-brisa
    9 maio, 2025

    Proteger o para-brisa valoriza seu carro: como cuidar da estética com facilidade


    Ler mais
    side assist retrovisor
    25 abril, 2025

    Calibração do Side Assist é essencial após troca do retrovisor


    Ler mais
    foto de um pneu
    26 março, 2025

    Banda de rodagem: como aumentar a vida útil do seu pneu


    Ler mais

    5 Comments

    1. riscos para pintura em tecido disse:
      17 março, 2022 às 8:41 pm

      Olá, muito interessante seu artigo, voltarei mais vezes ao
      seu site para mais conteúdos de valor como este.

      Responder
      • Autoglass Brasil disse:
        3 junho, 2022 às 5:10 pm

        Que bom, postamos semanalmente artigos. Ficamos felizes com o retorno.

        Responder
    2. Autoglass Brasil disse:
      3 junho, 2022 às 5:12 pm

      Que bom que gostou, postamos artigos semanais, não deixe de nos acompanhar.

      Responder
    3. Vencedor disse:
      12 janeiro, 2024 às 2:45 pm

      Parabéns pelo artigo.

      desejo-lhe sucesso!

      Responder
    4. Richard Franco disse:
      13 janeiro, 2024 às 1:52 pm

      Estou impressionado com a profundidade deste texto!
      Abordagem perspicaz e informações valiosas tornam a
      leitura envolvente. Parabéns pela qualidade excepcional do
      conteúdo apresentado. Este artigo é uma verdadeira fonte
      de inspiração e conhecimento.

      Responder

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Autoglass© 2020 - Todos os direitos reservados. MG Vidros Automotivos LTDA - CNPJ: 07.571.746/0009-51.
    • Loja
    • Dicas
    • Produtos
    • Serviços
    • Como fazer?
    • Notícias