Os motoristas tendem a não pensar muito em qual tipo de iluminação está no seu veículo, até que ela queima e é necessário trocar as lâmpadas do farol, e aí surge a dúvida: qual é a certa para o carro?
A lâmpada é responsável pela visibilidade do motorista e sua característica é capaz de melhorar ou piorar a iluminação, por isso saber escolher a certa é fundamental.
Cada farol tem um tipo específico de lâmpada. Hoje, existem diversas opções que consomem menos ou mais energia, possibilitam um design diversificado e proporcionam muita tecnologia.
As luzes do farol transmitem todo o poder da luz para o veículo, sendo assim precisam de atenção, afinal elas variam na tonalidade, intensidade, potência e tamanho.
Para encerrar as suas dúvidas sobre quais os tipos de lâmpada de farol adequadas para o seu carro, preparamos esse artigo. Continue a leitura e diga adeus às dúvidas.
Leia também: Hábitos que prejudicam o farol do carro.
A iluminação ideal é um fator de segurança importante. As lâmpadas automotivas asseguram níveis elevados de brilho e melhor visibilidade nas vias para garantir condução livre de fadiga, confortável e segura.
Leia também:
A iluminação emitida por uma fonte de luz é denominada intensidade luminosa. Desse modo, a intensidade luminosa permite maiores tempos de reação: perigos e obstáculos podem ser detectados mais cedo e visualizados mais claramente.
O cone de luz é a iluminação emitida neste formato por um farol para uma iluminação melhor da superfície da via. Por sua vez, esta característica garante uma viagem confortável e menos estressante.
A iluminação emitida de uma fonte de luz tem um comprimento de onda específico e, desse modo, uma cor específica também. A impressão da cor é criada por causa da incidência direta de luz no olho.
Um efeito de iluminação agradável e os contrastes mais fortes ajudam com a condução livre de fadiga e confortável.
Leia também: Mitos e verdades sobre Lâmpadas Automotivas.
A lâmpada halógena é mais utilizada, devido ao seu baixo custo de produção e reposição. Sua luz é branca, com uma tonalidade um pouco amarelada e dura em média mil horas de utilização.
A lâmpada de xênon é um tipo de lâmpada halógena, porém com o gás diferente. Sua principal diferença é está na maior durabilidade e pela temperatura mais elevada que pode ser:
A luz emitida pela lâmpada de xênon pode ser até três vezes mais forte que a halógena. Sendo assim, é preciso que os faróis tenham um projeto específico para evitar que toda essa potência acabe dispersando e incomodando outros motoristas.
As lâmpadas de LED funcionam de forma diferente das halógenas e de xenon. Elas são mais econômicas e versáteis, pois utilizam uma tecnologia diferente para produzir a luz.
Isso acontece porque no lugar de um filamento incandescente, ele possui uma fita de LED (diodo emissor de luz) que ao ser eletrifica se ilumina. Com isso é mais econômica e com durabilidade bem superior.
As lâmpadas de laser chegam a iluminar até mil vezes mais que as outras, e possuem o dobro de alcance. Os faróis a laser são o que há de mais moderno no cenário da iluminação automotiva.
Além de possuir filtros especiais no conjunto óptico, as lâmpadas a laser possuem conversor fluorescente que transforma os feixes de laser em um só raio branco, tornando a tecnologia segura para os olhos.
Por ser uma iluminação muito intensa, esse tipo de lâmpada é adequada apenas para estradas, em condições de baixa luminosidade e velocidade de deslocamento acima dos 60km/h.
As lâmpadas super brancas, além de modernas, ajudam na questão da visibilidade e sinalização de obstáculos.
Leia também: Farol auxiliar, diurno e principal são iguais?
As lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso em viagens.
Muitos motoristas pensam que a luminosidade da lâmpada está ligada ao tipo do encaixe do farol, isso não é verdade. O que faz diferença nesse sentido é o tipo de luz do carro.
Leia também: Regulagem de Farol: saiba como fazer e porque é tão importante.
O melhor tipo de lâmpada é aquela que já vem instalada de fábrica no carro, pois ela foi projetada e preparada pela montadora para adequar o nível de iluminação disponível ao tipo de utilização e proposta do veículo.
Leia também: Tabela de Lâmpadas Automotivas: Confira o Catálogo 2022.
Não. É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.
Segundo a legislação, 692/88 do Contran as lâmpadas de carros precisam estar entre 40W e 60W e, um sistema elétrico de 12 volts, porém se o sistema elétrico do automóvel for de 24W é permitido lâmpadas com até 75W.
Outro fator importante são as cores, os tons azulados e coloridos são proibidas por lei, e podem gerar multas para o veículo.
Leia também:
Especifica a saída de luz visível geral de uma fonte de luz, que é emitida em todas as direções.
Especifica o fluxo luminoso, que é emitido em uma determinada direção
É a unidade de medida da intensidade da iluminação. Especifica o fluxo luminoso, que é emitido em uma determinada superfície. A 1 lux e.g. o olho humano pode facilmente ler um livro.
O Código IP classifica o grau de proteção fornecido contra intrusão, poeira, contato acidental e água por invólucros mecânicos e invólucros elétricos.
O número de referência é um valor relacionado ao farol alto regulado na ECE R112. Cada farol alto certificado tem um número de referência marcado à esquerda ou à direita do sinal da marca eletrônica.
De acordo com ECE R112, a soma de todos os números de referência dos faróis altos instalados no carro não deve exceder um total de 100.
As luzes de condução podem devem ser instaladas por um técnico especializado.
Como a umidade pode entrar nas luzes de direção ao dirigir na chuva ou ao usar um jato de alta pressão em um lava-rápido, um leve embasamento das luzes de direção não é considerado um defeito de qualidade.
As luzes de direção também podem embaçar durante o clima de transição. Isso deve desaparecer após um curto período de tempo pela circulação de ar.
Para evitar o embasamento evite jatos de água no farol ao lavar o recomendado é manter uma distância de pelo menos 30 cm do carro.
Sim, as luzes de condução são cobertas por ECE R10.
Como você pode ver as lâmpadas de farol existem suas vantagens e desvantagens, por isso é importante ficar atento quando for comprar um carro, para saber qual equipa o veículo.
Um tipo de farol não é em regra melhor ou superior aos outros, embora possa ser uma escolha mais apropriada para certos compradores.
E se ainda estiver com dúvidas, entre em contato conosco no chat de nossa loja virtual, teremos prazer em respondê-lo e te ajudar a comprar a ideal para o seu possante.
Gostou do artigo? Então deixe seu comentário e não esqueça de acompanhar nossos artigos semanais aqui no blog.
Leia também: Como polir farol: passo a passo para a manutenção correta do seu carro.