Os faróis parecem ser todos iguais para você? O que muda é no máximo o tipo de lâmpada e o design? Você está muito enganado, no mercado automotivo existem diversos tipos de faróis.
Os faróis possuem características de projeto bastante específicas e isso faz toda diferença na capacidade de iluminação da peça.
Provavelmente, na hora de trocar de carro, o farol é aquele item que você nem dá importância, diante de tantas outras informações que são importantes analisar.
Mas, quando for comprar um carro é importante ficar atento ao modelo de farol que vem no veículo, pois isso te garantirá melhor visibilidade futuramente.
Leia também:
O farol monoparabólico, tem o formato semiesférico, é um tipo de farol que possui um único refletor, ele converge e direciona os fachos de luz emitidos pela lâmpada, geralmente incandescente, com dois filamentos. Esse refletor é responsável pelo facho alto e baixo.
Esse tipo de sistema de iluminação é o mais em conta para o fabricante de carros.
O farol biparabólico, também tem o formato semiesférico, mas possui a diferença que um refletor é responsável pelo facho baixo e o outro pela luz alta. Esse tipo costuma ser mais eficiente que o monoparabólico.
O farol elíptico tem o formato elipsoidal, possui uma lente plana do lado interno e convexa da face externa.
Esse modelo de lente funciona como uma proteção que impede que a luz passe para a parte superior e ofusque os demais motoristas na via. Esse tipo de farol permite que a iluminação seja mais homogênea.
Leia também: Usar corretamente os faróis do carro é importante.
Além do modelo, o farol também tem a diferença na lente, que pode ser de vidro ou acrílico, cada um tem a seu ponto forte e ponto fraco, vem conhecer sobre.
A maioria dos faróis possuem o conjunto do farol principal com lentes de vidro. Por muitos anos esse era considerado o original de fábrica pois era só assim que saíam das montadoras.
Geralmente esse tipo de farol vem nos veículos de fábrica que são modelos mais básicos, pois tem um custo mais baixo.
Leia também: Como polir farol: passo a passo para a manutenção correta do seu carro.
As lâmpadas desses tipos de faróis em vez de possuir filamentos, a luz vem da descarga do gás xenônio. Sua vantagem é que possui maior luminosidade, durabilidade e menos consumo de energia.
Porém, não é permitida a instalação desse tipo de farol quando não vem de fábrica.
As lâmpadas de LED são uma tendência na indústria automotiva e possuem uma iluminação mais eficiente que as lâmpadas halógenas e de xênon.
Sua vantagem é que são mais resistentes a impactos e vibrações, além de permitirem mais liberdade para o formato do farol e design do carro.
Também só são permitidos nos veículos que vêm com original de fábrica.
Esse tipo de lâmpada emite uma luz branca 10 vezes mais forte que as convencionais. Para evitar lesões nos olhos, as lentes até possuem uma proteção especial.
Por enquanto, essa tecnologia está restrita a automóveis muito sofisticados. Porém, a tendência é que ela comece a se popularizar com o passar do tempo.
As lâmpadas halógenas são as mais comuns e mais utilizadas. Seu princípio não foge muito das lâmpadas caseiras, ou seja, é incandescente e ilumina por meio de uma resistência.
Elas iluminam numa escala amarela, o que é ótimo para não ofuscar o motorista que vem no sentido contrário.
As lâmpadas super brancas, também são halógenas, porém trabalham em uma temperatura mais alta e por isso emitem um facho de luz branca que pode ser confundido com o xênon.
Elas podem ser instaladas em carros com lâmpadas halógenas comuns desde que sigam os mesmos padrões especificados no manual do automóvel.
Leia também:
+ Mitos e verdades sobre Lâmpadas Automotivas.
+ Tabela de Lâmpadas Automotivas: Confira o Catálogo 2022.
Você tinha noção que existia esses tipos de faróis e suas diferenças? Como você pode ver, o farol não se diferencia apenas por suas lâmpadas, mas pelo modelo, design e muito mais.
E se tem um item que as montadoras têm investido é no visual diferenciado dos faróis, eles cada dia estão mais estilizados, se tornando uma assinatura de várias marcas.
Esse conteúdo te ajudou? Então deixe seu comentário. Continue acessando nossos artigos semanais aqui no blog e não perca nenhum conteúdo.
Leia também:
+ Farol de Milha e suas curiosidades.
+ Farol de Neblina: conheça as funções, para que serve, como e quando usá-lo.
+ Saiba o que é a Luz de Rodagem Diurna (DRL) e para que serve.
+ Farol auxiliar, diurno e principal são iguais?