O ar-condicionado automotivo é um item praticamente obrigatório nos carros do Brasil, afinal o clima quente nos obriga a não abrir mão. Mas, para enfrentar os dias quentes com tranquilidade é necessário que a higienização do ar-condicionado automotivo esteja em dia.
Infelizmente, dentre as manutenções que um veículo necessita, a higienização do ar-condicionado não costuma entrar na lista. Muitos motoristas se esquecem disso, mas ao fazer isso, além de prejudicarem o próprio sistema, colocam sua saúde em perigo.
Afinal, um ar-condicionado sujo contribui para proliferação de ácaros, fungos e bactérias que posteriormente afetarão seu sistema respiratório.
Para aprender sobre a importância da higienização de ar-condicionado automotivo, quando deve ser feita, como fazer e quanta custa continue lendo este artigo e tire todas suas dúvidas a respeito desse sistema tão útil em sua rotina.
Leia também: Ar-condicionado do carro não gela? Saiba o que pode estar acontecendo.
Antes de tudo vamos te explicar porque a higienização do ar-condicionado automotivo é tão importante. Primeiramente, se você se importa com a sua saúde, não vai abrir mão dessa manutenção.
Afinal, a limpeza do ar está completamente ligada à sua saúde. Um ar-condicionado sujo, causa crises alérgicas e doenças respiratórias. Com o passar do tempo o sistema acumula ácaros, bactérias, fungos e aglutinações de resíduos.
Mas, você pode dar adeus a isso tudo com uma simples higienização de ar-condicionado automotivo. É mais simples do que você imagina.
Para que o sistema funcione perfeitamente o recomendado é que sua higienização seja realizada a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados e que a manutenção seja feita a cada 30 mil quilômetros rodados.
Mas, alguns sinais indicam que está na hora de fazer a higienização, seja a seguir.
O cheiro ruim é um dos principais sintomas que indicam a necessidade de realizar uma higienização de ar-condicionado automotivo. O mau cheiro é causado por conta do acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos filtros de ar.
O filtro de ar sujo impede a passagem de ar e compromete o funcionamento do sistema. Se o ar-condicionado está precisando ficar ligado por mais tempo para atingir determinada temperatura e com dificuldade de ventilação, é sinal que ele precisa ser higienizado.
Além disso, isso faz com que consuma mais bateria e combustível, afinal ele precisa gastar mais energia para gelar.
Ar-condicionado sujo causa problemas no seu sistema respiratório como, asma, rinite e alergias. Se você e sua família começarem a desenvolver esses problemas pode está ligado ao sistema sujo, fique atento.
Fazer a limpeza do seu sistema de refrigeração é mais barato do que você imagina. Obviamente os preços variam de acordo com cada caso, carro e região do país. Mas, os valores costumam ser de:
É válido lembrar que aqui na Autoglass realizamos os dois serviços, veja nossa loja mais próxima e agende a limpeza do seu sistema.
O ideal é que a higienização seja feita por profissionais especializados. Dessa forma, você garante que tudo seja feito corretamente, sem riscos de danos no sistema.
Porém, caso queira se aventurar, é possível limpar você mesmo. Basta seguir o passo a passo.
Para remover os dutos de ar você deve ligar o carro, o motor precisa estar funcionando e o aquecedor ligado, porém o carro precisa estar parado.
É importante que as janelas e portas estejam fechadas, para diminuir a proliferação de bactérias.
Para realizar a descontaminação é importante usar um produtos de higienização para infestação de bactérias, fungos e ácaros, você encontra o item em lojas de produtos automotivos. Não se esqueça de usar uma máscara para proteção.
Agora, ligue o ar-condicionado no nível máximo e deixe a porta do passageiro aberta, aperte o produto dentro do sistema por cerca de um minuto. Após aplicar o produto, feche o carro e saia, deixando agir por cinco minutos.
Passado o tempo, é só deixar o carro aberto por uma hora, para que não fique cheiro ruim no interior. E pronto, finalizado o processo!
Para que a higienização seja ainda mais efetiva, é bom limpar também o filtro de ar. Veja o passo a passo a seguir.
Leia também: Trocar o filtro de ar do carro é importante.
O filtro fica localizado dentro da cabine do carro, abaixo do painel e atrás do porta-luvas, dentro do compartimento do motor.
Para retirar, você precisará de uma chave Philips ou de uma fenda, para saber a melhor leia o manual do veículo para saber mais informações.
Com o aspirador de pó, remova a sujeira da superfície do filtro.
Lave o filtro com água e sabão, coloque-o de molho dentro de uma bacia ou balde e deixe agir por uns minutos.
Nesse momento, enxágue bem o filtro na água corrente até remover o sabão por completo.
Seque o excesso de água, com ajuda de um pano.
Leia o manual do carro novamente para saber a forma correta de colocar o filtro.
Como cuidar do ar-condicionado do carro no dia a dia?
Além de higienizar o ar-condicionado é importante aprender a usá-lo corretamente para mantê-lo conversado. Para isso, alguns cuidados são essenciais, veja a seguir!
Leia também: Ar-condicionado de carro: saiba a melhor forma de utilizar.
Usar os sistema com frequência é fundamental para mantê-lo conservado, dessa forma você impede o ressecamento das mangueiras, reduz os riscos de vazamento de gás e mantém a lubrificação dos compressores, pistões e mangueiras.
Procure estacionar sempre em local coberto, pois ao entrar no carro quente e ligar o ar, a alta temperatura no interior sobrecarrega muito o sistema.
Por isso, antes de acionar o sistema de refrigeração o recomendado é andar com as janelas abertas, até o ar quente sair do ambiente. Após isso, é recomendado ligar o ar da cabine.
Leia também: O impacto do calor e sol no seu carro.
O botão de recirculação é indicado para quando o motorista passe por áreas com fumaça, por exemplo. Mesmo que essa opção resfrie a cabine mais rápido, evite acionar, pois ela sobrecarrega o equipamento.
Leia também: Manutenção de ar-condicionado automotivo: entenda por que é importante e como fazer.
O ar-condicionado do carro pode ser seu aliado na hora de manter o veículo com cheirinho de novo. É bem fácil e nós vamos te ensinar.
Leia também: Dicas para deixar o carro cheiroso.
Para manter o carro cheiroso, é indicado secar os dutos de ar, afinal a umidade é causadora de cheiros ruins. Para isso, ligue o ar quente e deixe funcionar na velocidade máxima por um minuto, isso contribui para secar os dutos.
Compre um produto bactericida e espirre no chão do carro. Logo após saia do veículo e feche as portas e janelas.
Nesse momento você pode acionar o modo recirculação para ajudar o produto bactericida circular por toda cabine, por alguns minutos.
Abra as saídas de ar do painel para que o produto circule pelos dutos. Espere para colocar o ar-condicionado em funcionamento novamente, por mais ou menos uma hora.
Use aromatizantes no interior do veículo para manter um cheiro gostoso.
Pronto, agora você já sabe tudo sobre higienização de ar-condicionado automotivo e não tem mais desculpas para deixar a limpeza do sistema de lado.
Você viu que além de afetar o próprio equipamento, pode trazer problemas para sua saúde. Mas a notícia boa é que você pode contar com a gente para cuidar do ar do seu possante.
Gostou do conteúdo? Para continuar lendo artigos como esse, não deixe de acessar nossos artigos semanais aqui no blog.