Estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a famosa carteira de motorista, vencida é considerada uma infração grave no trânsito brasileiro. Além de multa e apreensão do seu carro, essa situação gera uma enorme dor de cabeça.
Porém, muitas vezes, os motoristas não conseguem renovar a sua carteira devido a correria do dia a dia. E, em muitos casos, até por falta de informação mesmo. Dito isso, resolvemos criar este conteúdo para sanar todas as dúvidas sobre o tema: CNH vencida. Não perca!
Leia mais: Os tipos de CNH
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), 30 dias. Ou seja, o motorista pode dirigir normalmente durante esses 30 dias após o vencimento da CNH sem sofrer qualquer punição.
Após esse período, caso o condutor caia em alguma blitz, ele está cometendo uma infração gravíssima, sujeito a algumas penalidades que vamos explicar mais ao decorrer do texto.
Leia mais: Dá para renovar a habilitação com pontos na CNH?
Esquecimento. Essa é a principal causa para os motoristas deixarem a CNH vencer. Mas vale frisar que o Detran envia diversas comunicações por e-mail para lembrar o motorista do vencimento, porém nem sempre elas chegam ao destinatário – muitos ignoram os lembretes.
Além disso, outros motivos também fazem com que os condutores esqueçam de renovar a CNH: mudança de endereço sem comunicação ao Detran, furto ou perda da CNH e erro no sistema do Detran.
Leia mais: Qual é o limite de pontos na CNH?
Para motoristas comuns, aqueles que transitam no dia a dia, é obrigatório realizar exames médicos que avaliam a sua aptidão física e mental.
No caso de motoristas profissionais, os que têm na condução o seu “ganha pão”, também são realizados exames psicológicos. Essas avaliações mostram se ele está apto a desenvolver seu trabalho com segurança.
Bom, aqui a situação se diferencia um pouco. Isso porque o procedimento para a renovação da carteira pode incluir exames mais rigorosos.
Em alguns casos as medidas são ainda mais extremas, com o condutor precisando realizar um curso de reciclagem e atualização. Isso, no entanto, varia de estado para estado. Procure as informações no Detran do seu estado.
Leia mais: Quais são os principais documentos do carro e quando renová-los
Os condutores que têm mais de 65 anos precisam renovar a sua CNH a cada três anos. E, assim como todos os outros motoristas, eles precisam passar por todos os exames médicos normais para garantir a aptidão para dirigir.
Leia mais: Guia completo sobre CRLV Digital
Com o avanço da tecnologia, os motoristas conseguem ter acesso a CNH digital, uma versão eletrônica da sua habilitação, no app Carteira Digital de Trânsito.
Esse é um grande avanço e facilitador para os condutores. Isso porque eles não precisam se lembrar de sempre estar com a carteira de motorista quando forem dirigir, já que eles têm acesso a CNH digital direto do celular, além de ser aceito como um documento oficial.
Em caso de roubo ou perda da CNH por qualquer motivo, o condutor precisa fazer um Boletim de Ocorrência junto à polícia e solicitar a segunda via do documento no Detran. Em alguns estados brasileiros, esse processo pode ser todo feito de forma online.
Estar com a CNH em dia, como você pôde ver, implica em vários benefícios para o motorista: evita prejuízos financeiros, perda de tempo e outros transtornos. Portanto, tenha a renovação da CNH como um evento importante e de prioridade.
Siga as dicas acima, mantenha-se informado sobre os prazos e dirija com segurança e responsabilidade.
Leia mais: Dicas para passar de primeira na prova prática do Detran