Para garantir o bom funcionamento do veículo é importante ficar atento a possíveis defeitos. Contar com um bom mecânico é importante, porém também é ideal que você saiba identificar os problemas no carro por conta própria.
Afinal, mesmo que seja um pequeno defeito, caso não seja ajustado de forma imediata, pode ser que isso evolua para algo maior. A maioria dos motoristas só se lembram de colocar o veículo na revisão quando vão viajar, isso quando lembram.
Fazer um “exame” de rotina no carro é importante para evitar problemas graves no decorrer do tempo. É como dizem “prevenir é melhor do que remediar”.
Para isso é necessário conhecer o carro e saber interpretar os sinais que ele transmite, aprendendo observar o comportamento do automóvel.
Sendo assim, o artigo de hoje irá te ajudar a identificar os problemas no carro sozinho, por isso continue a leitura.
Leia também: Quais são os defeitos mais comuns em veículos?
Quando o item fica tremendo de forma constante é importante ficar atento ao balanceamento das rodas e os discos de freio.
Esse problema precisa ser verificado logo, pois pode agravar causando um acidente no futuro.
Carro em bom funcionamento não emite fumaça, inclusive é possível identificar de qual problema se trata através da cor desta fumaça.
Leia também: Carro queimando óleo, o que fazer?
Passe a observar o chão onde o seu veículo costuma ficar estacionado, isso te ajudará a identificar possíveis vazamentos como:
O painel do carro é um excelente indicador para possíveis problemas, caso alguma luz acenda preste bastante atenção para identificar de qual peça se trata.
Leia também: Todas as Luzes do Painel do Carro: entenda qual a função delas!
O pneu é um dos primeiros itens do carro que demonstram algum problema e perceber é bem fácil, só analisar para ver o nível de desgaste deles.
Caso o carro comece a consumir mais combustível que o habitual, é sinal de problemas, que podem ser no alinhamento, sujeira no filtro, injeção eletrônica e entre outros.
Leia também: Velocidade e consumo, saiba como economizar gasolina.
Ao acionar os freios é válido reparar no tempo de frenagem da peça, caso perceba que está demorando para o carro parar é sinal que as pastilhas de freio estão gastas ou há vazamento de fluido.
Ao ligar o carro se ele demora para dar partida, é sinal de problemas que podem ser desgaste das velas, elevado consumo de combustível e sujeira nos bicos injetores.
O correto é que o veículo não emita nenhum ruído, preste atenção nos sons ao acionar os freios, pneus fazendo barulhos em curvas, rangidos em lombadas.
Esses barulhos são sinais de problemas no carro, como na suspensão, rolamentos, pastilhas de freio e entre outros.
Leia também: Barulhos no carro que podem ser preocupantes.
Quando a marcha arranha, escapa ou a alavanca se movimenta é defeito no conjunto do câmbio.
Quando o carro está puxando muito para um lado só, é problema na direção, e é sinal que o veículo está precisando de alinhamento.
Quando o carro perde a força e começa a falhar no seu funcionamento, isso é sinal de que o motor está com problemas.
Isso pode ser causado por conta de velas, cabos ou bobinas desgastadas e bicos injetores sujos. Ou pelo uso de combustível adulterado.
Atualmente existe uma infinidade de apps que são capazes de auxiliar o motorista a cuidar do possante e ajuda detectar possíveis falhas. Conheças algumas dessas tecnologias.
Leia também: Melhores aplicativos de carro para quem dirige.
Com esse app é possível criar planilhas e relatórios com os gastos relacionados a combustível, impostos, seguros, multas, estacionamentos e revisões.
Além disso, o aplicativo emite alertas de manutenções agendadas e oferece programar lembretes como:
Este app permite a visualização da atividade do carro em tempo real, como:
Esse aplicativo funciona da seguinte maneira: ao fazer a leitura dos dados enviados pelo seu decodificador OBD, o app relata todos os parâmetros do motor e do carro em tempo real, tais como velocidade, ângulo de rotação, temperatura, pressão, entre outros dados.
Apesar de ser possível detectar muitos problemas no carro sozinho e com o auxílio da tecnologia é válido lembrar que eles funcionam apenas como um suporte para que o motorista fique mais atento aos cuidados com o carro.
Nenhuma dessas alternativas substituem as manutenções periódicas que devem ser feitas de acordo com o manual do veículo e o tempo de validade de cada peça.
Este conteúdo foi útil? Comente e continue acessando os nossos artigos semanais aqui no blog.
Leia também: Dicas para manter o seu carro conservado.