No mês das mulheres, reservamos um conteúdo especial para falar dos queridinhos dela. Aqui, falaremos de carro para mulheres, segundo elas mesmo, é claro! Assim, você que é mulher e está procurando um carro, verá quais são os favoritos da mulherada.
Antes de começar a falar dos carros, vamos entender alguns fatos. É sabido que o preconceito com mulheres na direção ainda é grande. Por isso, vamos aos dados sobre a força feminina no volante.
Em 2022, o DNIT, Departamento Nacional de Transportes, revelou que nosso Brasil contava com mais de 25 milhões de mulheres comandando o volante. Esse número é nada mais do que 35% do total de CNH válidas no país. Um grande avanço, não é?
Leia também: Mulher no volante e dados impactantes.
O mito da “mulher no volante, perigo constante” precisa acabar de vez. Há uma série de estudos que comprovam como as mulheres se sobressaem no quesito cuidado no trânsito em relação aos homens.
Sem contar que, cá entre nós, é um pensamento que não precisava de dados. Afinal, é um achismo completamente arcaico e retrógrado pôr a direção das mulheres em xeque só pelo fato de serem mulheres. Além disso, o pensamento nada mais é do que um preconceito.
É fato que ainda é preciso percorrer um caminho muito grande para a igualdade entre homens e mulheres. Mas de uns tempos para cá, elas ganharam mais espaço. Se tornaram mais poderosas e é por isso que o número de motoristas femininas aumenta consideravelmente com o passar dos anos.
Afinal, o que atrai tanto uma mulher na hora de ela comprar um carro? Bom, um fator que é quase unanimidade são os assentos elevados. Além disso, uma coisa que atrai e muito é o espaço do bagageiro. Isso porque, normalmente, as mulheres carregam mais coisas em relação aos homens.
Quando falamos em carro para mulheres, precisamos entender que o foco não está no estilo e poder que os homens buscam. Mas sim, na praticidade na hora de definir um carro. Só que isso não significa que mulheres não visam estilo também, mas que isso não é necessariamente um fator de compra.
Já que citamos igualdade neste texto, é importante frisar que carro para mulheres não precisa ser “mais fácil” de dirigir. Haja visto que mulheres não apresentam nenhuma limitação em relação aos homens na hora de dirigir. Estamos falando em praticidade e conforto.
Leia também:
Falamos muito sobre carro para mulheres, mas com base no quê? Afinal, o que pode ser diferente entre homens e mulheres em relação aos carros. Bom, são regras imutáveis e dados com base em estereótipos, mas sim em tendências mais comuns para o consumo feminino.
Assim, as mulheres amam carros com sistemas informatizados de assistência ao estacionamento bem como direção assistida. Tudo que deixa elas mais relaxadas ao volante para realizar balizas com segurança.
Outro grande fator decisivo de carro para mulheres é o preço. Assim, a seguir, vamos entender alguns modelos que conquistam as mulheres no mercado automotivo. Se for mulher e estiver lendo, quem sabe o seu não está nesta lista?
Leia também: Melhores marcas de carros.
O Fiat 500 é um dos carros mais queridos pelas mulheres. Ele tem um design muito agradável e considerado “fofo”. Em sua versão de entrada, ele conta com direção elétrica Dual Drive, freios ABS com EDB, faróis com regulagem elétrica de altura e muito mais. Ótima pedida!
A Toyota é famosa no mercado por ser uma marca de confiança no quesito manutenção. Por demandar pouca, esse carro passa a ser um dos queridinhos das mulheres quando elas vão comprar um veículo.
Para falar a verdade, o Onix é um sucesso geral. Só que ele tem um espacinho especial reservado no coração das mulheres. Ele chama atenção por conta dos detalhes em seu acabamento. Oferece conforto com ajustes dos bancos além de ser um show em recursos tecnológicos.
Está aí um carro que caiu mesmo no gosto das mulheres. Quando o assunto é carro para mulheres, é impossível não citar o Honda Fit. Embora tenha saído de linha em novembro do ano passado, ele ainda é uma excelente opção, segundo elas. Reúne versatilidade, conforto e preço justo.
Pensou que não teria sedan em nossa lista, não é? De fato, os modelos hatch são mais visados pelas mulheres, mas o HB20S conseguiu conquistar o público feminino com uma enorme facilidade, já que é um excelente veículo em tudo que se propõe: da tecnologia ao conforto.
Não podia faltar um SUV para falar sobre carro para mulheres. É um carro bem robusto, com um visual mais imponente e não perde em desempenho por ser um carro mais pesado. Aliás, a performance dele é surpreendente. No quesito segurança, ele se sobressai em relação aos outros modelos que falamos.
Como sedan, o Toyota Prius é um carro bem completo que entrega espaço interno bem amplo e um visual que encanta por onde passa. Para as mulheres que gostam de algo mais luxuoso, ele é ideal. Sem falar na tecnologia que ele oferece.
Leia também: Acessórios para carros que são úteis.
Agora você já está por dentro dos principais veículos mais procurados pelas mulheres. Mas quando o assunto for carro para mulheres, saiba que a lista é muito maior. Afinal, se elas ganharam espaço no volante, a variedade de gosto também aumentou.
Não colocamos os modelos em um ranking para não polemizar. Haja visto que os gostos podem variar de mulher para mulher. Além disso, você pode achar que faltou algum nome em nossa matéria. Fique à vontade para comentar aqui no post qual carro você acha que faltou.
Esperamos ter ajudado você de alguma forma a decidir qual modelo escolher, caso seja mulher. No mais, vamos acabar de vez com essa história de que mulher no volante é perigo constante. Se isso fosse verdade, os seguros não cobrariam menos das mulheres, já que são tão prudentes no trânsito.
Para conteúdos como esse, acesse nosso blog e confira muito mais. Nele, você encontra todo tipo de conteúdo automotivo. Aproveite!
Leia também: Primeiro carro: quais são os modelos ideais.