O amortecedor do carro é um dos principais protagonistas no sistema de suspensão, eles que tem o papel de segurar todo o impactos das irregularidades do solo.
O correto aproveitamento dos amortecedores maximizam o contato das rodas do veículo com o solo. Isso evita a diminuição da vida útil de outros componentes da suspensão, como:
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Como citamos, a suspensão é um dos componentes mais importantes do carro. Uma de suas partes fundamentais é o amortecedor. Peça que é responsável por amortecer os impactos entre o carro e o piso e que, também, é fundamental para a segurança, frenagem e estabilidade do veículo, principalmente em curvas.
Contar com um amortecedor do carro confiável é fundamental, sendo que essa peça é conhecida como um dos itens do “Triângulo da Segurança”, com o pneu e freio — componentes que de maneira imprescindível precisam estar em perfeito estado para garantir a segurança do veículo.
O amortecedor usado em carros é do tipo hidráulico e é uma peça fundamental para a estabilidade e conforto do veículo, porque ele dissipa as oscilações. O princípio físico envolvido no seu funcionamento é a dissipação de energia de um fluido ao passar por um canal estreito, transforma a energia de movimento em calor.
É necessário que o fluido passe pelas válvulas que controlam a passagem do fluido hidráulico de acordo com a pressão recebida mecanicamente.
Assim, sempre que o amortecedor do carro abre ou fecha o fluido hidráulico é forçado a passar pelas válvulas impedindo que o carro salte com a ação de retorno das molas.
Desse modo, o amortecedor não garante apenas a segurança, como também o conforto de todos os ocupantes do veículo.
A suspensão do carro garante a estabilidade e o conforto, sendo responsável por suavizar movimentos bruscos e garantir que as rodas estejam em constante contato com o chão.
As molas desempenham o papel importante de absorver o impacto causado pelas irregularidades do solo, enquanto os amortecedores dissipam a energia do movimento, reduz as oscilações da mola e evita que o carro oscile junto com elas.
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Existem dois tipos de amortecedores, os chamados convencionais e os pressurizados.
O amortecedor convencional é composto por conjunto de pistão e válvulas fixados à haste que se move por dentro de um tubo com óleo especial, que também resiste à altas temperaturas e pressões.
Atualmente, é muito utilizado em caminhões, ônibus e veículos mais antigos, mas ainda estão muito presentes no mercado de reposição de peças e em toda frota brasileira.
O amortecedor pressurizado é uma evolução do convencional, que conta apenas com funcionamento hidráulico (óleo).
Ele apresenta em seu sistema a pressurização com nitrogênio à baixa pressão que evita a falta de óleo no ciclo de abertura da haste, elimina os “vazios” ou falhas no acionamento destes modelos, resulta em maior vida útil do produto que os amortecedores convencionais.
A ação da pressão do gás mantém a roda em maior contato com o solo, aumenta a aderência e estabilidade do veículo sem comprometer o conforto, resulta em mais eficiência em pisos irregulares e curvas acentuadas.
Existem diversos movimentos de instabilidade que o carro executa durante uma viagem e essa instabilidade pode causar problemas de desconforto, falta de dirigibilidade e insegurança para o veículo.
Em pavimentos esburacados, por exemplo, o amortecedor do carro funciona como um isolante de movimento, suaviza os solavancos que as rodas do carro estão transmitindo para o chassi e para os passageiros.
Além disso, os amortecedores têm a função de manter as rodas em contato com o chão. Isso por que a dissipação da energia mecânica nos óleos hidráulicos ajuda a homogeneizar a distribuição do peso para as rodas, o que é muito importante para melhorar a durabilidade das peças em relação à fadiga.
Quando o carro freia, os amortecedores da frente são solicitados a absorver a energia mecânica causada pelo deslocamento do centro de gravidade do carro para frente. A inércia do chassi tendendo a ir para frente também solicita os amortecedores traseiros, que evitam que as rodas traseiras saiam do chão.
Com esse movimento, as molas traseiras são distendidas e as dianteiras são comprimidas, agindo em conjunto com os amortecedores para suavizar o movimento do carro.
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Quando o carro realiza curvas acentuadas, a tendência é que o chassi seja jogado para fora da curva, saindo pela tangente. Esse movimento desloca lateralmente o peso do carro, sobrecarrega um lado e tendendo a levantar as rodas do outro.
Os amortecedores agem, então, para manter todas as rodas no chão e distribuir o peso do chassi de maneira mais uniforme, compensa os efeitos da inércia do veículo na curva.
A aceleração faz o veículo “empinar” a parte dianteira e abaixar a parte traseira. Esse movimento é muito mais aparente em situações em que os amortecedores estão mais desgastados, porque a energia do movimento não é devidamente absorvida por eles.
Em situações de aceleração brusca, o amortecedor suaviza o solavanco produzido, garantindo o conforto do motorista e dos passageiros.
Algumas boas práticas são indispensáveis para manter seu veículo sempre em bom estado. Saber identificar os problemas é o primeiro passo para a manutenção responsável, e é uma etapa que pode ser bem feita sem conhecimentos técnicos avançados, apenas com um olhar atento e boa disciplina.
No caso do amortecedor do carro, algumas observações simples podem garantir a identificação do problema antes que ele se agrave.
Todo mundo já viajou “dançando conforme a música” em um carro com a suspensão problemática. Quando as oscilações são muito aparentes, é preciso verificar com o mecânico se a energia da mola está sendo corretamente dissipada pelo amortecedor da suspensão.
Se o problema não for corrigido, pode ser que ocorra falha por fadiga em outras peças do carro, além de comprometer a segurança e o conforto da viagem.
Essa é muito fácil. Basta verificar de tempos em tempos se tem óleo na parte de fora do amortecedor do carro. Isso pode ser sinal de vazamento, o que compromete todo o funcionamento dessa peça.
Com o vazamento do óleo hidráulico, o amortecedor do carro perde sua função principal: a de dissipar a energia. É importante lembrar que mesmo os pequenos vazamentos devem ser tratados com seriedade para evitar problemas maiores no futuro.
O amortecedor do carro dá sinais de falha, que são, muitas vezes, perceptíveis apenas em longo prazo. Isso dificulta a identificação dos problemas para a maioria das pessoas, porque demanda um monitoramento constante dos detalhes do automóvel.
O tempo que o veículo demora para parar quando o freio é acionado, por exemplo, pode indicar problemas no amortecedor. Como o freio depende da aderência do pneu no solo, um problema de suspensão pode comprometer o desempenho do freio, aumenta o tempo que o carro leva para parar durante a frenagem.
Outro detalhe interessante de ser observado é o quanto o carro se desloca durante as curvas, acelerações e freios. Com o tempo, esse deslocamento tende a aumentar, devido ao desgaste do amortecedor do carro.
Mas, como o desgaste é bem gradual, é preciso ficar atento a essas mudanças para saber identificar o problema junto com o acompanhamento na oficina.
Algumas oficinas recomendam trocar todo o sistema de amortecedores a cada 40 mil quilômetros. Essa generalização deve ser interpretada com cuidado, porque o tempo de vida de um determinado componente da suspensão pode ser maior ou menor dependendo da condução feita pelo motorista e pelo tipo de solo no qual o carro está andando.
Por isso, é recomendada uma revisão do funcionamento do carro a cada 10 mil quilômetros, a fim de identificar peças em mau funcionamento.
O desgaste do amortecedor do carro é algo de difícil detecção, porque acontece aos poucos. Por isso, muitos condutores deixam para trocar as peças da suspensão quando o sistema já está em mau funcionamento, com possibilidade de causar defeitos em outros sistemas do carro.
A manutenção preventiva dos amortecedores é mais barata, porque começa por investigar os componentes do amortecedor do carro que estão com alguma falha ou defeito e, então, ocorre a troca apenas desses componentes.
Quando o amortecedor do carro apresenta vazamentos, ele se torna incapaz de dissipar a energia de movimento das rodas, comprometendo, assim, sua função principal como componente da suspensão do carro.
Os vazamentos acontecem por falhas de vedação na região superior do cilindro dos amortecedores, ou falhas devido à fadiga de algum componente. Se houver danos na coifa e nos batentes, é possível a contaminação do óleo hidráulico com partículas estranhas.
Essas partículas geram atrito com as partes internas do cilindro, podendo desgastar a vedação do conjunto e, assim, causar um vazamento de óleo hidráulico.
Como as peças são danificadas por dentro, esse tipo de condição requer a troca dos componentes, e não apenas do óleo contaminado.
Ao passar por terrenos acidentados ou em condições desfavoráveis para um carro de passeio, é possível que esses detritos contaminem o fluido interno, porque o desgaste da coifa protetora é rápido nessas situações.
Quando partículas estranhas aderem à haste do amortecedor, elas se comportam como abrasivos internos, o que acaba por causar problemas de vedação. Esses problemas de vedação ocorrem na parte superior do cilindro, leva ao vazamento do fluido interno.
Quando ocorre esse tipo de falha, o óleo vazado fica bem aparente na parte externa do amortecedor, afinal os movimentos da suspensão forçam continuamente a saída dos fluidos internos.
Agora que você já sabe como o amortecedor do carro funciona, você deve se pergunte como é possível saber se ele está funcionando para garantir a segurança do veículo, não é mesmo?
Contar com amortecedores em boas condições é importante especialmente em situações de curvas e desvios bruscos, porque em momentos como esses a suspensão é fortemente exigida e é necessário contar com total condição de dirigibilidade.
Muitas vezes o amortecedor também é exigido em freadas, podendo haver perda de efetividade e aumento na distância percorrida nos casos em que a peça não está funcionando da maneira adequada.
Entre os principais sintomas do mau funcionamento do amortecedor do carro está a perda de ação que pode levar a falta de estabilidade e balanço excessivo da carroceria.
Quando os amortecedores estão desgastados, eles não amortecem o impacto do solo com eficiência. Como consequência, o carro balança mais que o normal, principalmente na parte traseira.
Essas trepidações não são nada confortáveis ao motorista. Afinal, quem quer se sentir dirigindo um touro mecânico ou um barco à deriva?
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Falamos no início do texto que os amortecedores são responsáveis por manter os pneus fixos ao solo, lembra? Assim, quando desgastados, eles não conseguem mais exercer essa função, dificulta a resposta do veículo em curvas.
Isso também compromete a rolagem da carroceria, de forma que o carro fique mais solto durante a curva, e não consiga atingir a tangência necessária.
É importante destacar que isso pode ser muito perigoso, uma vez que a instabilidade gerada pode fazer com que o motorista perca o controle, especialmente quando o problema está no amortecedor dianteiro.
Geralmente, ruídos incomuns oriundos de alguma parte do carro não é bom sinal. Se toda vez que a suspensão trabalha, principalmente em declives e lombadas, seu carro emite algum barulho metálico estranho, procure um mecânico.
É necessário identificar de onde vem esse ruído, que está relacionado ao desgaste de peças como os coxins e batentes. Entretanto, isso tem relação direta com o funcionamento do amortecedor.
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Como o carro é um sistema de peças interdependentes, um problema pode gerar uma reação em cadeia.
Amortecedores desgastados aumentam o impacto do pneu com o solo devido às trepidações, desgastando-os. Além disso, ao não proporcionarem uma boa aderência dos pneus ao solo, dificultam no momento de frear o veículo.
Outro sinal importante de que os amortecedores já estão no fim de sua vida útil é o vazamento de fluídos viscosos, como óleo. Para o bom funcionamento do sistema de suspensão é necessário que os amortecedores estejam sempre secos. Por isso, fique alerta a indícios de vazamento.
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Em geral, sinais claros são apresentados quando é preciso trocar o amortecedor do carro. Como se trata de uma peça que trabalha com o movimento de sobe e desce, quando ela está muito desgastada os impactos não são amortecidos da maneira correta e são transferidos tanto para os braços de suspensão quanto para a carroceria do veículo.
Contudo, quando os impactos não são amortecidos costuma ser fácil para os ocupantes do veículo perceberem que a peça não está trabalhando adequadamente, especialmente porque costuma ser bastante incômodo e, ainda, acompanhar um barulho de batida “seca”.
Além disso, ao passar por ondulações mais fortes no piso, como lombadas, se torna possível perceber que o veículo balança de maneira contínua e chacoalha diversas vezes. Mais um sinal comum e que indica problema no amortecedor é o vazamento do óleo.
Não há uma quilometragem exata para troca, essa troca vai depender de cada modelo de veículo e da forma de utilização, piso ao qual ele é submetido, entre outros fatores que podem interferir, como ruas sem asfalto que costumam diminuir a vida útil da peça.
Mesmo que o condutor não perceba nenhum dos sintomas que citamos, é fundamental que ele realize inspeções periódicas junto ao seu mecânico de confiança, a fim de verificar se os amortecedores estão funcionando corretamente.
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Saber qual é a hora certa de trocar o amortecedor é muito importante, afinal, os riscos de dirigir com o item estourado são muito grandes.
Além de comprometer os demais componentes da suspensão, o condutor também coloca em risco a sua segurança e a dos demais.
Um veículo que está em uma estrada e com o amortecedor comprometido, por exemplo, ao atingir uma alta velocidade o risco de um acidente grave aumenta consideravelmente.
Afinal, em uma curva a sua estabilidade pode ser comprometida, o que pode fazer o carro rodar e até mesmo capotar, já que o veículo não deve obedecer em tempo hábil o comando dado pelo motorista.
Outro grave problema que a suspensão comprometida pode gerar é o aumento da distância de frenagem, porque como os pneus passam a receber menos pressão dos amortecedores, eles não aderem da forma adequada com o piso, o que faz com que o tempo de resposta seja maior que o normal e, ao acionar o freio, o condutor pode ficar na mão e bater em algo ou em outro veículo.
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O kit de amortecedor é composto por peças que costumam ser trocadas juntas e com maior frequência do que outros componentes do amortecedor.
Os kits de amortecedor do carro contam com coxim, coifa e batente, e cada uma dessas peças é de fundamental importância para manter as rodas no chão. Veja só:
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Recondicionar um amortecedor significa condicioná-lo novamente ao trabalho, depois que suas funções estiverem comprometidas por alguma falha ou defeito.
Não é tarefa fácil cobrir as lacunas de um sistema como esse, porque isso envolve identificar diferentes tipos de defeitos com diferentes tipos de sintomas na suspensão do carro.
É muito recomendado que, em caso de dúvidas, sejam comprados amortecedores novos de marcas confiáveis, como temos em disponíveis em nossa rede de lojas, para evitar problemas futuros.
Os amortecedores são partes fundamentais do carro, e seu funcionamento deve ser entendido para que o condutor tenha noção das necessidades de manutenção que seu veículo possui.
Como sua função é relacionada com o controle de estabilidade e diminuição das oscilações, seu mau funcionamento pode gerar falhas por fadiga em outros componentes móveis do carro.
É importante conversar com seu mecânico sobre as condições de uso do carro para saber se o sistema de suspensão está bem dimensionado e tem condições de responder aos impactos do solo.
É claro que o sistema de suspensão não trabalha sozinho, o que significa que, mesmo que seus componentes (inclusive os amortecedores) estejam em perfeito funcionamento, um problema como a falta de balanceamento pode comprometer a estabilidade do carro.
Para economizar dinheiro com a manutenção preditiva, é preciso conhecer o funcionamento dos componentes do veículo e diagnosticar bem os sinais que o carro dá quando ocorrem falhas.
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Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o amortecedor do carro, fique atento aos pontos que apresentamos.
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