O amortecedor é um componente que possui uma vida útil, assim como a maioria dos componentes do carro. Os amortecedores sofrem um desgaste gradual com o passar do tempo, porém nem sempre é fácil perceber que está na hora de trocá-los.
A vida útil desta peça e das demais que compõem o sistema de suspensão varia muito conforme o uso do automóvel e obviamente de acordo com o local que o veículo trafega.
Porém, o próprio conjunto dá sinais de que algo vai mal e de que algum componente já está comprometido, principalmente o amortecedor.
Os amortecedores são importantes para o conforto e segurança do carro. Sendo assim, quando está ruim contribui para a diminuição na precisão da direção, no desempenho da travagem, na estabilidade do veículo, entre outros problemas.
A verdade é que dirigir com um amortecedor ruim, prejudica também a sua segurança. Então, é importante não rodar quando ele está desse jeito.
Confira os indícios que está na hora de trocar a peça.
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A frase “onde há fumaça, há fogo” funciona muito bem quando estamos falando de automóveis. Aprender a perceber os sinais que seu carro dá é fundamental para prever possíveis problemas.
Quando o veículo não está funcionando perfeitamente, ele sempre dá indícios, seja com barulhos, dificuldade na direção, entre outros. Com os amortecedores não é diferente, se o possante está com os sintomas a seguir, é hora de levá-lo a manutenção. Descubra como saber se o amortecedor está ruim.
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Uma das funções dos amortecedores é impedir que o veículo fique dando solavancos durante o trajeto. Sendo assim, quando a peça está ruim o motorista sente dificuldades na direção e é possível sentir uma constante instabilidade na direção.
Mesmo que os pneus sejam de marcas boas e tenham sido trocados há pouco tempo, quando os amortecedores não estão trabalhando de forma correta o desgaste prematura e irregular é inevitável.
O prejuízo é automático e perceptível. Isso acontece pois, os pneus passam a sofrer impactos mais fortes e perdem o contato com o solo por muito mais tempo.
Com um amortecedor desgastado, a traseira do veículo tende a balançar mais que o normal, e ao frear ou fazer curvas é possível sentir essa falta de estabilidade, sendo mais difícil controlar o carro.
Avaliar os vestígios de óleo, é outra forma de checar se o amortecedor está ruim. Quando há algo de errado, o óleo costuma vazar, impedindo que a peça cumpra sua função.
Caso os amortecedores estejam danificados, será possível notar solavancos e trepidações na carroceria durante a condução do veículo, isso porque os amortecedores não conseguirão absorver essa oscilação.
Um amortecedor ruim compromete a distribuição de peso do carro, sendo possível notar principalmente em curvas ou até mesmo com o carro parado.
O amortecedor tem papel decisivo na frenagem, quando está desgastado, o veículo leva mais tempo para parar. Isso porque os pistões não funcionam como devem, exigindo alguns metros extras até a parada do veículo.
A peça é a ponte entre as rodas e a carroceria do automóvel, sendo assim, se não conseguir absorver irregularidades do piso, há um acúmulo de pressão nos parafusos que prendem os componentes da suspensão, nas rodas e pneus.
Escutar o som que vem do seu carro é uma das formas de detectar problemas. Caso exista os seguintes barulhos, é sinal que os amortecedores devem ser trocados.
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Um sintoma é a altura do automóvel, quando as molas e amortecedores estão desgastados é normal isso acontecer.
Quando há esse desequilíbrio acentuado com a dianteira rebaixada e a traseira levantada, principalmente em frenagens, é mais um sinal da peça desgastada.
Se no momento da aceleração, a dianteira se eleva e a traseira se rebaixa, também é um sintoma, que inclusive resulta na perda de tração.
Como já foi dito, os amortecedores possuem uma vida útil como qualquer outra peça do carro. Não há como evitar o desgaste, mas há como fazer com eles durem mais, como:
Leia também: O amortecedor do carro e sua importância.
A vida útil dos amortecedores varia de acordo com o local que esse veículo trafega e o estilo de direção do motorista. Sendo assim, não há uma quilometragem certa para serem trocados.
O recomendado é que seja feita uma revisão dos componentes a cada 40 mil km rodados, para que o mecânico veja como estão as peças.
Ao notar problemas na peça vá até um mecânico de confiança para fazer a troca. Você pode adquirir amortecedores novos e outras peças da suspensão em nossa loja virtual, acesse e confira.
Troca dos amortecedores por similares recondicionados não traz problemas. | MITO! | Amortecedores em mau estado ou de baixa qualidade podem comprometer a segurança do veículo, especialmente em situações de emergência ou condições adversas de estrada. |
Amortecedores recondicionados têm a mesma eficiência que os novos. | MITO! | Amortecedores recondicionados podem ser uma opção mais econômica, mas eles não oferecem a mesma garantia de qualidade que os novos. A durabilidade e a eficiência dos amortecedores recondicionados podem ser incertas, e eles podem não atender aos mesmos padrões de segurança e desempenho que os produtos novos. |
Amortecedor em mau estado pode provocar aquaplanagem. | VERDADE! | Isso pode levar a uma perda de controle do veículo e a situações perigosas, especialmente em estradas molhadas. |
O amortecedor precisa ter selo do Inmetro. | VERDADE! | No Brasil, de acordo com a resolução nº 554 de 27 de outubro de 2015 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os amortecedores utilizados em veículos automotores devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). |
A troca dos amortecedores deve ser feita sempre aos pares. | VERDADE! | É recomendado substituir ambos os amortecedores em um mesmo eixo para manter a simetria e o comportamento de direção uniforme. |
Amortecedores são responsáveis por suavizar a suspensão. | MITO! | Os amortecedores têm um papel importante na suspensão do veículo, mas a suavização da suspensão é, na verdade, uma função das molas. Os amortecedores controlam o movimento das molas e ajudam a manter o contato das rodas com o solo, melhorando a aderência e a estabilidade. |
Amortecedores esportivos são apenas para corridas. | VERDADE! | Embora os amortecedores esportivos sejam populares em veículos de alto desempenho e competições, eles também podem ser usados em carros de passeio para melhorar a estabilidade, o conforto e a dirigibilidade. No entanto, é importante lembrar que os amortecedores esportivos são mais rígidos do que os modelos convencionais e podem tornar o passeio mais áspero em algumas condições de estrada. |
Leia também: Curiosidades sobre o sistema de suspensão.
O amortecedor é fundamental para estabilidade e segurança do carro, por isso ficar atento se ele está ruim é importante. Amortecedores em mau estado ou de baixa qualidade podem comprometer a segurança do veículo, especialmente em situações de emergência ou condições adversas de estrada.
Agora que você já viu como saber se o amortecedor está ruim, não descuide da manutenção e da qualidade dos componentes de seu carro, pois essa atitude evita acidentes.
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