A segurança no trânsito é algo fundamental, muitas vezes não tem como fugir dos imprevistos, mas a maioria dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados se o condutor tivesse um pouco mais de cautela.
A gente sabe que você já passou pelas inúmeras aulas do DETRAN que foram bem esclarecedoras sobre como ser um bom motorista, mas se já faz muito tempo que você passou por esse processo, que tal relembrar e aprender algumas dicas de como evitar acidentes no trânsito?
Afinal, se tem duas coisas que nunca são demais são elas: a segurança e a informação, com o texto de hoje você verá que estar no volante é dirigir não só para você e os passageiros do seu veículo, mas também para todos que estão na via.
Dessa forma, quanto mais pessoas conscientes sobre a importância de uma direção defensiva, menos acidentes de trânsito teremos. Então vem com a gente aprender formas de evitar esse tipo de transtorno que pode ser fatal.
E claro, já divide o artigo com aquele amigo que é afobadinho no volante, para ver se ele põe a mão na consciência e reveja a forma de conduzir seu carro.
Leia também: Saiba sobre os tipos de multas de trânsito existentes no Brasil.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o quinto maior país do mundo em mortes no trânsito. Esse dado é bem alarmante e só tende a piorar, visto que cada vez tem mais carros na rua.
Dessa forma, a preocupação e consciência no trânsito precisa ser pauta, afinal existem formas simples capazes de evitar muitos acidentes no trânsito.
É importante ressaltar que a segurança no trânsito não é uma tarefa que só os motoristas devem exercer, mas assim como os pedestres e ciclistas, precisam respeitar as leis para que tudo funcione corretamente.
A imprudência hoje é a maior causa de acidentes, sendo assim a responsabilidade tem que ser de todos.
As dicas a seguir são primordiais para evitar acidentes, por isso devem ser seguidas sempre.
Talvez essa primeira dica pareça um pouco óbvia, mas grande parte dos acidentes são causados por motoristas que não respeitam as leis de trânsito.
Por mais que você tenha experiência ao volante, não respeitar as leis é uma imprudência enorme e põe a sua vida e dos demais em risco.
Sendo assim, nunca deixe de usar o cinto de segurança mesmo que incomode, nunca ultrapasse o limite de velocidade mesmo que esteja com muita pressa, fique atento às placas e faixas de pedestres.
Atualmente o uso de celular tem sido uma das maiores causas de acidentes de trânsito. Por mais que seja tentador ficar mexendo, quando se está parado no tráfego ou quando chega uma mensagem, nunca faça isso.
Caso necessite responder uma ligação urgente, encoste o veículo antes de atender. O celular causa muita distração no volante, isso não se pode negar. Por mais que você ache que é capaz de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, essa combinação é extremamente perigosa e está sujeita a multas.
Outra combinação que não dá certo é álcool e volante. Mesmo que seja ingerido em pouca quantidade e você se sinta apto a dirigir. A regra clara, tomou um gole não pegue no volante.
É necessário também ficar atento à ingestão de medicamentos, alguns provocam sono ou diminuem o cuidado ao dirigir, fazendo com que o condutor provoque um acidente.
Dessa forma, fique sempre atento aos efeitos colaterais dos medicamentos, leia a bula e observe como seu organismo reage a ingestão.
Conhecer os procedimentos de segurança no trânsito são fundamentais caso ocorra algum problema com seu carro durante o trajeto.
Isso inclui se lembrar de parar no acostamento e usar o triângulo para sinalizar sua situação. Esses procedimentos são importantes para alertar outros carros e não podem ser esquecidos de forma alguma.
Antes de pegar no volante e sair dirigindo é importante conferir se o carro está em boas condições, por isso, de tempos em tempos é bom que você verifique itens como:
Caso algum desses itens esteja danificado é importante trocar imediatamente para evitar problemas ou acidentes maiores.
Leia também: 9 coisas que você pode verificar no seu carro.
Caso esteja passando mal, ou com algum problema emocional ou físico que comprometa sua habilidade de dirigir, deixe o carro em casa. Nada de se aventurar no volante não estando com a saúde em perfeito estado.
Mantenha as revisões em dia
Esse tópico vai além de você mesmo checar os itens do seu carro. Manter as manutenções em dia é primordial para o funcionamento correto do carro, isso inclui:
Antes de ligar o carro e sair rodando, veja se os retrovisores e espelhos internos estão posicionados de forma correta que te auxiliam a ter uma visão completa no trânsito.
Encontre a postura ideal e ajuste os espelhos retrovisores do veículo. Isso é muito importante para minimizar ao máximo os pontos cegos.
Leia também: Como regular o retrovisor e evitar o ponto cego?
Nesse momento entender para que serve cada farol faz total diferença. A noite eles não podem ser esquecidos de ligar, afinal são fundamentais para sua visibilidade.
Além disso, usar as luzes de posição quando for trocar de faixa também não podem ser esquecidas.
Se você tem dúvidas para que serve cada luz do carro e quanto utilizar, leia o texto: Usar corretamente os faróis do carro é importante.
As dicas a seguir são fundamentais para manter o trânsito seguro, não são regras de trânsito, mas fazem toda diferença no tráfego, por isso devem ser adotadas por todos.
O tempo é um fator que influencia a direção e o fluxo do tráfego, afinal dirigir na chuva onde a visibilidade é comprometida e a pista fica escorregadia é muito mais complexo do que em um dia ensolarado.
Dessa forma, é válido ficar atento ao tempo antes de sair de casa para poder se precaver.
Leia também: Dirigir na chuva: 15 dicas importantes e principais cuidados
Dirigir com aquela música gostosa faz toda diferença para manter o motorista relaxado, a gente sabe disso. Mas, o volume muito alto pode fazer com que você fique disperso e não ouça os sons ao arredores que fazem diferença, como eventuais buzinas.
Por isso, ter bom senso nesse momento é importante.
Objetos soltos dentro do carro, mesmo que sejam pequenos, como sacolas, garrafas de água, brinquedos, podem ser fatais em uma colisão, afinal em uma freada brusca eles podem ser lançados contras as pessoas dentro do veículo.
Se elas estiverem abaixo dos bancos podem se deslocar dentro do automóvel, ficando presas nos pedais de freio ou acelerador.
Sendo assim, coloque os objetos dentro do porta-luvas ou porta malas, afinal eles servem para isso e jamais deixe nada sobre os bancos ou em cima do painel.
Manter uma distância do carro da frente e não ficar grudado em sua traseira é uma regra básica. Dessa forma, você consegue reagir e frear em caso de emergência sem colidir.
A gente sabe que o tráfego intenso costuma deixar todo mundo irritado, mas manter a calma nesses momentos faz muita diferença na hora de dirigir. Afinal de nada adianta, acelerar e não respeitar o motorista ao lado.
Isso não fará com que você o engarrafamento suma ou que você chegue mais rápido ao seu destino. Sendo assim, nunca se esqueça de dar preferência, evitar ultrapassagens desnecessárias e respeitar os demais condutores.
Se o passageiro que você carrega é criança a atenção deve ser redobrada. Nunca se esqueça que elas precisam estar nos bancos de trás e usando os dispositivos corretos para idade e altura.
Para aprender a forma correta de transportar crianças ou animais nos veículos, leia os textos:
Dormir no volante é uma causa bem comum de acidentes de trânsito. Por isso, ao fazer uma viagem longa é importante fazer pausas para descansar. Isso fará com que sua atenção dirigindo não seja comprometida.
Muitos motoristas esquecem disso, mas essa é uma regra que está presente no Código Brasileiro de Trânsito. Os automóveis maiores devem zelar pela segurança dos menores, assim, como todos os condutores devem proteger e cuidar dos pedestres.
Mantenha a pressão correta dos pneus e aumente a distância das frenagens.
Além disso, o pneu precisa estar com o sulcos na profundidade indicado, que de acordo com CTB é de no mínimo 1,6 milímetros de altura.
A neblina exige mais atenção do condutor pois afeta a visibilidade e aumenta os riscos de acidente de trânsito.
Sendo assim, tome as seguintes medidas:
O que fazer em trechos com alagamento?
O ideal é trocar de percurso, mas caso não seja possível o indicado é desligar os equipamentos desnecessários como rádio, ar-condicionado, luz interna, pois tudo isso consome uma parte da força do carro.
Para encarar a água reduza a marcha e mantenha a aceleração constante. Procure por trechos com menos água e não passe rápido fazendo com que espirre água.
Se as palhetas não estão dando conta da quantidade de chuva que cai do céu não insista. Procure um local seguro para parar, evitando ficar parado ao lado de árvores ou placas.
Caso pare no acostamento não se esqueça de ligar o pisca-alerta.
A ultrapassagem é uma manobra que exige máxima atenção. Dessa forma, é necessário sinalizar com antecedência, calcular bem a distância e a velocidade dos carros para poder ir.
Portanto, siga essas recomendações para uma ultrapassagem segura:
Lembre-se: na dúvida, o movimento não deve ser realizado.
Prezar pela sua segurança e dos demais condutores não é uma escolha, é um dever e buscar sempre melhorar sua direção é importante para que isso aconteça e você evite acidentes de trânsito.
Como você viu, medidas simples podem fazer muita diferença nesses momentos.
Esse texto te ajudou? Então continue acessando nossos artigos aqui no blog, tem sempre muito conteúdo que irá te ajudar a cuidar do seu carro.
1 Comment
Que achado valioso! Este post oferece insights preciosos de
forma clara e envolvente. Parabéns pela qualidade
excepcional do conteúdo, é verdadeiramente inspirador.
Continuem compartilhando conhecimento enriquecedor
como este!