Com seu estilo único e muitos benefícios, as lanternas fumês passaram a ganhar um espaço nos corações dos apaixonados por carros. Ao personalizar esse item, os donos de veículos transformam, sutilmente, o visual do seu carro. Porém, não se trata apenas de aparência, mas também de funcionalidade.
Por isso, resolvemos criar este conteúdo para falar sobre pontos importantes que você precisa considerar na hora de optar por lanternas fumês. Desde a escolha do tipo certo até a permissão ou não do seu uso. Confira!
Leia mais: Lanternas compatíveis com cada carro
As lanternas nada mais são do que as luzes que fazem parte do carro e indicam aos outros veículos na estrada a presença do automóvel na pista. Além disso, elas são responsáveis por sinalizar qualquer mudança de direção ou frenagem que o motorista fizer.
As lanternas fumês substituem as lanternas originais do veículo, mas com um visual diferenciado e único. Elas podem ser encontradas em diferentes tonalidades, passando por uma leve esfumaçado e chegando até um preto intenso.
Leia mais: Qual a função das lanternas do carro e onde elas ficam?
Desde que sigam as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sim, as lanternas fumês são permitidas.
Porém elas precisam seguir algumas regrinhas, como: as lanternas traseiras têm que emitir luz vermelha, enquanto as dianteiras precisam emitir luz branca ou amarela. Sem contar que está proibida a alteração da cor da luz emitida por parte das lanternas fumês, nem comprometer a visibilidade das luzes.
Leia mais: Como deixar a lanterna mais potente?
Agora que você já sabe que as lanternas fumês são permitidas no Brasil, então confira alguns pontos importantes que nós listamos para você prestar atenção na hora que for colocar esse componente no seu carro:
Existem duas formas de você personalizar seu carro com a lanterna fumê: usando adesivos ou películas fumês.
Assim como em todos os casos, cada método possui suas vantagens e desvantagens. Portanto, para definir qual custo-benefício é o melhor, fatores como durabilidade e custo, por exemplo, têm que ser levados em conta.
Leia mais: Qual a função da lanterna traseira?
O adesivo é um método prático e econômico, pois eles são fáceis de serem instalados e removidos. Além disso, eles oferecem diversas cores e tonalidades.
No entanto, os adesivos não oferecem a mesma durabilidade que as películas, principalmente em condições climáticas ruins.
Essa opção é para aquela pessoa que busca algo mais duradouro e versátil. As películas são mais resistentes a riscos e ao tempo adverso, bem como oferecem um efeito visual mais sofisticado e protegem contra raios UV.
Porém quando o assunto é instalação, o custo é mais elevado, porque exige um trabalho maior, sendo o ideal o auxílio de um profissional experiente nesse serviço.
Portanto, na hora de levar em consideração as duas opções, verifique o seu orçamento, se você consegue ou não fazer a instalação do adesivo ou película e o nível de durabilidade que você espera do produto.
As duas opções têm o poder de transformar o visual do seu carro, mas é importante escolher a opção que faça mais sentido para as suas necessidades.
Antes de finalizar o conteúdo, é importante lembrar que as lanternas fumês não substituem a necessidade do uso de faróis e lanternas em situações de baixa luminosidade.
Por fim, as lanternas fumês são a pedida ideal para o motorista que tem um carinho especial pelo seu carro e busca levar uma personalização com estilo ao veículo.
Seja usando adesivos ou películas, a personalização pode ser feita de forma barata e eficiente. Então siga as dicas deste conteúdo e deixe seu carro ainda mais bonito.
Leia mais: Faróis adaptativos: a tecnologia que revoluciona a iluminação automotiva