A lanterna é um item obrigatório no carro e faz parte do sistema de iluminação, sendo fundamental para a segurança no trânsito.
O componente é responsável por garantir a visibilidade do veículo, principalmente no período noturno.
É válido ressaltar que por mais que a lanterna faça parte do sistema de iluminação do carro, sendo obrigatório, elas não servem para iluminar o trajeto. Seu objetivo no trânsito é de sinalização.
Leia também: O que é lanterna carretinha?
Muitos motoristas acabam confundindo as lanternas com as luzes, lâmpadas, faróis, entre outros.
Apesar de fazerem parte do sistema de iluminação, elas não são responsáveis por facilitar a visão do motorista, muito pelo contrário.
As lanternas dos carros são as luzes que indicam os demais condutores sobre a presença do automóvel na pista, além de sinalizar frenagens e mudanças de direção.
A principal consequência de não ligar ou usar a lanterna é o risco de acidente por conta da falta de indicação do veículo.
Além disso, se for parado por um guarda de trânsito está sujeito a multa e pontos na CNH.
Leia também: Quando usar a lanterna automotiva.
Não. O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 230 deixa claro que é proibida qualquer alteração no sistema de iluminação original do veículo.
Nessa proibição estão inclusas modificações na lanterna e até mesmo em luz neon instalada no assoalho interno.
De acordo com o artigo 230, se o motorista for flagrado conduzindo um automóvel com alterações em seu sistema original, será autuado em uma infração grave, acumulando cinco pontos em sua habilitação.
Além disso, deverá pagar multa no valor de R$ 195,23 e terá o veículo retido pela fiscalização até que o sistema original seja regularizado.
As lanternas ficam localizadas na parte dianteira, lateral e traseira do automóvel. Sendo assim, cada uma dessas lanternas possuem um nome e um objetivo no trânsito.
Saber usá-las corretamente é extremamente importante para dirigir com tranquilidade. Afinal a iluminação usada de forma errada pode ser uma grande vilã.
Não usar a lanterna de forma correta é perigoso, quando não há indicação de automóvel na pista, o risco de acontecer acidentes de trânsito é maior.
Sendo assim, saber o momento certo de usar cada lanterna do veículo é primordial, assim como não trafegar com elas queimadas.
Afinal, em ambos os casos, as infrações são médias, passíveis de multa e podem ocasionar a retenção do veículo. O valor da multa é de R$130,16 e o condutor perde 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Leia também: Diferença entre lanterna e farol.
A principal função de uma lanterna traseira é a de servir como uma luz de presença, que é geralmente vista na cor vermelha, acesa automaticamente com as luzes dianteiras e os faróis do carro.
Em geral, são acompanhadas de outras luzes, como as luzes de direção (setas), de freio e as indicativas de macha-ré.
As luzes da lanterna traseira são vermelhas pois elas interferem menos na visão do motorista no período da noite.
O que as torna facilmente identificáveis e seguras para ficar apontadas na direção de quem segue o automóvel. Já as luzes amarelas, brancas ou azuladas tendem a ofuscar a visão.
Essa lanterna, é também conhecida como luz de posição ou farolete. Ela indica que o carro vai estacionar.
Possui uma luz branca ou amarela, além disso fica acesa à noite durante todo o tempo que o carro estiver estacionando em uma vaga. Além disso, ela é destinada a indicar a presença.
Leia também: Qual a função da lanterna dianteira.
Essa lanterna é conhecida como brake light, ela avisa quando o carro está parado ou parando.
Geralmente ela fica localizada na lateral e na parte de cima do veículo e quando o motorista pisa no freio ela é acionada, sendo uma luz vermelha forte.
Essa lanterna é na cor branca e fica logo em cima da matrícula do automóvel, perto do porta-malas ou para-choque.
Sua função é de iluminar as letras e números das placas, facilitando a identificação para as autoridades e outros veículos
Além de trazer praticidade para que os números e identificação, servem também quando o motorista passar nos radares.
A lanterna é sempre acionada toda vez que o carro é ligado, elas seguem o comando automaticamente.
Essa lanterna tem o objetivo de alertar quando o carro irá mudar de direção, seja para esquerda ou direita. Elas têm a cor âmbar, tom de laranja, na parte da frente e âmbar ou vermelha na traseira.
Essa lanterna tem o objetivo de alertar quando o carro vai dar ré, toda vez que a ré é acionada a luz branca no para-choque é acendida.
Todos os carros possuem um sistema de acionamento das luzes de teto. Além de utilizar o interruptor no teto do carro, é possível fazer com que a lanterna de teto se acenda com a abertura das portas ou do porta-malas.
Geralmente, os veículos contam com luzes de teto na parte frontal do carro, entre o banco do motorista e do passageiro, e no porta-malas.
As lâmpadas das lanternas do carro, são as mesmas utilizadas nos faróis, são elas:
Porém, é obrigatório que o carro utilize o mesmo tipo de lâmpada que foi projetado, ou seja é proibida a substituição de lâmpadas do sistema de iluminação, por outra potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.
Para escolher a lâmpada certa para seu carro é importante consultar o manual do veículo. Nele é possível encontrar informações precisas sobre o modelo ideal de lâmpada de lanterna para seu carro.
Em nossa loja virtual você encontra a maior variedade de marcas e modelos de lâmpadas para lanternas de carro.
Além disso, temos o maior estoque da América Latina. Se precisar de ajuda para encontrar o modelo ideal entre em contato com um de nossos consultores pelo chat online.
Leia também: Tabela de lâmpadas automotivas: confira o catálogo.
Como você viu, não é possível deixar a lanterna mais potente, além de ser contra a lei, não há necessidade, visto que sua posição não é de iluminar.
Mas é válido lembrar que elas são indispensáveis também. Quando estão queimadas, desreguladas, ou são usadas de forma correta ou não usadas, podem afetar sua segurança e seu bolso.
Para continuar acessando conteúdos como este, acompanhe nossos artigos semanais aqui no blog.
Leia também: Mitos e verdades sobre Lâmpadas Automotivas.