As lanternas são itens de segurança e são obrigatórias no trânsito. Elas funcionam como sinalização para que outros motoristas possam visualizar o carro.
Já a carretinha, que é também conhecida como reboque, é um veículo usado com objetivo de transportar cargas além da capacidade do porta-malas do carro.
A carretinha é considerada um automóvel, sendo assim precisa atender as regulamentações dos carros, como serem registrados no Detran, emplacados, terem a documentação em dia, entre outras obrigatoriedades.
É nesse momento que entra a lanterna carretinha, um tipo de iluminação específica que o reboque do carro necessita ter. Se você tem um reboque, precisa continuar a leitura para saber mais sobre esse item.
Leia também: Regras da utilização do reboque de carro.
A função da lanterna carretinha é a mesma que a lanterna do carro. Que também é conhecida como luz de posição.
A lanterna carretinha emite uma luz baixa para delimitar a posição e o tamanho do carro e reboque em uma via.
Assim, como a lanterna automotiva é obrigatória no veículo, a lanterna carretinha também é obrigatório para quem possui reboque.
Outros itens de iluminação que são obrigatórios na carretinha:
Todos esses itens de iluminação citados acima estão presentes na lanterna carretinha.
Além de toda documentação necessária, o reboque também precisa cumprir regras no quesito equipamentos. São eles:
De acordo com a legislação de trânsito brasileira, qualquer desrespeito às normas configura infração grave. Isso gera multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação.
A lanterna carretinha é uma tipo de iluminação exclusiva para quem possui reboque. Nela é possível encontrar: a lanterna traseira, freio, marcha ré, pisca, seta e placa.
Você conhecia essa lanterna? Deixe seu comentário abaixo e acompanhe nossos artigos semanais aqui no blog.
Leia também: Cuidados com o carro que devem ser mensais.