Infelizmente, imprevistos acontecem no trânsito, por mais cauteloso que o motorista seja. Quando isso ocorre, algumas peças podem acabar sendo afetadas, dependendo da colisão.
Grande parte desses incidentes acaba sendo no para-choque, afinal o item é a primeira peça de contato em uma batida. Além da sua função estética no automóvel, o para-choque tem um outro objetivo muito importante, que é de proteger o carro e os passageiros em caso de acidentes, absorvendo o impacto da batida.
Quando isso acontece muitos condutores se perguntam: será que o para-choque quebrado tem conserto? Vale a pena recuperar a peça ou é melhor trocar por uma nova?
A verdade é que tudo irá depender da extensão do estrago, para saber em qual caso o seu veículo se encaixa continue a leitura.
Leia também: Aprenda a evitar acidentes de trânsito.
A primeira coisa que você precisa saber é que depende do dano causado na peça. Caso você insista em trafegar com o para-choque quebrado e muito danificado você poderá ser parado em uma blitz e seu carro será recolhido.
Isso não gerará multas ou pontos na carteira, mas te dará uma despesa e uma grande dor de cabeça. Afinal seu veículo ficará no pátio até que você tenha dinheiro para providenciar a regularização. E todo condutor sabe, quantos mais dias o carro fica no pátio, mas caro fica para retirá-lo de lá.
Se o dano no para-choque for pequeno e não colocar a sua vida em risco, o policial pode te liberar e abrir um documento dando um prazo para conserto.
De qualquer forma, o ideal é não correr riscos. Visto que além de doer no bolso, rodar com a peça quebrada põe em risco a sua segurança no trânsito.
É válido ressaltar que procurar ajuda de um profissional é importante mesmo em colisões que não apareçam dano, pois o item pode ser danificado em sua estrutura, comprometendo sua eficácia em outra colisão.
Sendo assim, o mais indicado quando acontece uma colisão com o para-choque é ir direto à oficina, para saber se será necessário trocar ou reparar a peça.
Leia também: Saiba sobre os tipos de multas de trânsito existentes no Brasil.
O para-choque é uma peça resistente, porém flexível, por isso reparos na peça acabam sendo possíveis.
Quando o para-choque sofre danos, muitas vezes não é necessário substituir o item por um novo, nesse momento surge a recuperação de para-choque, que é uma maneira de consertar os danos causados no equipamento.
Essa alternativa acaba sendo uma boa escolha, pois o serviço é mais barato que a troca da peça inteira, além disso, o motorista necessitará ficar sem o carro por menos tempo para realização do procedimento.
Leia também: Como desamassar o para-choque em casa?
Nem sempre o para-choque quebrado poderá ser recuperado, o serviço só é indicado em casos de amassados, retoques na pintura, riscos, arranhões, pequenos trincos e rachaduras.
Apesar de ser possível consertar quando o para-choque quebra, trinca ou racha, não é indicado que seja feito.
Se a batida prejudicou a alma do para-choque, que é presa em elementos estruturais do carro, definitivamente não é seguro reparar.
Quando o dano acaba comprometendo a estrutura da peça o melhor é trocar e não reparar o item. Isso se justifica pelo fato de que um para-choque quebrado não é possível voltar a suas condições originais de funcionamento, comprometendo sua eficiência.
Assim, ele oferecerá muito menos segurança para o veículo e passageiros na hora de amortecer as batidas.
Isso é válido principalmente se o reparo tiver aplicação de calor, pois isso muda as características do metal e compromete sua resistência.
De qualquer forma, o mais indicado é que o estrago seja avaliado por um profissional e que ele decida qual é a melhor alternativa.
Como já dissemos anteriormente, reparar um para-choque quebrado é mais em conta do que comprar um novo.
Obviamente os preços variam de acordo com a região em que você mora e também com a necessidade da grandeza do reparo.
Mas, em média, reparos no para-choque quebrado costumam ser de R$250 a R$700. Outro fator importante que mudará o valor é o tipo de carro que você possui, veículos mais populares, terão reparos mais baratos.
Porém, geralmente a recuperação de para-choque quebrado pode sair até 50% mais barato do que comprar um novo.
Leia também: Quanto custa para pintar um para-choque? Valor médio e cuidados com a pintura.
Não tem como fugir, você terá que ficar sem seu carro alguns dias. A recuperação do para-choque quebrado pode durar até 4 dias, dependendo do dano, pode ser que seja devolvido antes.
Porém, de qualquer forma, se você for trocar a peça por uma nova, ficará a mesma quantidade de tempo sem o carro ou até mais. Visto que é necessário encomendar a peça, esperar que ela chegue e depois que o mecânico retire o para-choque quebrado e coloque o novo.
A boa notícia é que se você comprar seu para-choque novo com a gente, em nossa loja virtual, ele chega em até 24 horas nas principais cidades do país, marcando sua instalação na hora da compra, você espera bem menos tempo.
Como você viu, reparar um para-choque quebrada é uma alternativa boa para economizar, além de ser mais sustentável para o planeta.
Mas, cada caso é um caso e necessita de profissional qualificado para dizer a melhor escolha.
Outra informação importante é escolher muito bem o profissional que irá restaurar a peça para que garanta seu perfeito funcionamento.
Para continuar lendo artigos como esse não perca nossos artigos semanais aqui no blog.
Leia também: Recuperação de para-choque vale a pena? Conheça as vantagens e desvantagens.
2 Comments
OLA FIZ O CADASTRO PRA SERVICO DE FUNILARIA E PINTURA E REPARO E ATE AGORA NAO TIVE REPOSTA V PODE VERIFICAR O AQUE ACONTECEU
Olá, para conseguirmos avaliar o que aconteceu precisamos do seu nome completo e CPF. Mas, você pode entrar em contato com a gente através do telefone: 0800 025 6313.