Às vezes acontece e não tem como fugir e você acaba dando aquela batidinha no para-choque e amassando de leve. Nesse momento a última coisa que todo mundo deseja é ter pagar para consertar a peça. Por isso, hoje nós vamos te ensinar a desamassar o para-choque em casa.
Infelizmente durante o trânsito a peça pode sofrer riscos, arranhões ou pequenos amassados. E isso foge do nosso alcance, afinal imprevistos acontecem o tempo todo.
Mas, a dica não é para quem deu perda total no carango, é só para quem amassou de leve.
A gente sabe que um amassado pode ser o terror para quem preza pelo visual do carro sempre bonito.
Por isso, se o problema for nos para-choques, que normalmente são de plástico, você pode tentar resolver o problema em casa mesmo.
Leia também: Recuperação de Para-Choque vale a pena? Conheça as vantagens e desvantagens.
Agora você vai aprender a desamassar o para-choque em casa sem precisar gastar dinheiro em oficina.
É possível desamassar o para-choque de plástico com o secador de cabelo. É só colocá-lo em temperatura máxima na frente da área amassada, fazendo movimentos circulares e uniformes.
Vá empurrando a parte amassada, com as mãos, do lado de dentro para fora. Assim o calor esquentará o plástico fazendo ele ceder e logo ele voltará para o lugar.
A técnica de usar água quente para desamassar um para-choque é baseada no princípio da dilatação térmica. Quando um objeto é aquecido, suas moléculas começam a se mover mais rapidamente e se afastam umas das outras, resultando em uma expansão do material. No caso de plásticos usados em para-choques de carros, essa expansão pode ajudar a suavizar amassados leves.
No entanto, é importante ter em mente que essa técnica tem algumas limitações e precauções a serem consideradas. Essa técnica funciona melhor em para-choques feitos de plástico ou materiais semelhantes, que são mais sensíveis às mudanças de temperatura.
Se o para-choque for de metal ou outro material resistente ao calor, esse procedimento pode não ser eficaz ou até mesmo causar danos. A técnica da água quente é mais adequada para amassados leves, como pequenos arranhões ou deformações suaves.
Para amassados mais profundos ou danos graves, pode ser necessário procurar métodos de reparo mais avançados. É importante não aquecer excessivamente o para-choque, pois isso pode levar a deformações ainda mais graves. Use água quente, mas não fervendo.
Após aplicar água quente, você pode tentar resfriar rapidamente a área usando um pano úmido ou cubos de gelo envoltos em um pano. O resfriamento rápido pode ajudar a contrair o material, ajudando a restaurar sua forma original.
Lembre-se de que essa técnica pode não funcionar em todos os casos. Dependendo da gravidade do amassado e da qualidade do material do para-choque, os resultados podem variar.
Tenha cuidado ao manipular água quente e objetos quentes. Além disso, ao tentar desamassar o para-choque, há sempre o risco de causar danos adicionais, caso não seja feito corretamente.
O choque térmico pode ser a solução nas áreas que são difíceis de acessar. Logo após jogar a água quente, jogue a água gelada. Dessa forma, o para-choque dilata e comprime o local, fazendo a lataria voltar ao normal.
Posicione o desentupidor sem furo ou dobra de maneira firme no local do amassado e puxe firmemente até que ele volte para o lugar.
O valor, em média, para desamassar o para-choque é de R$250 a R$300, porém isso varia de acordo com o tamanho do amassado.
Sem ele, o motorista fica muito mais vulnerável e as colisões causam um dano muito mais grave, tanto para o carro quanto para o motorista. Quando falamos da parte estética, o para-choque é uma das primeiras peças que as pessoas reparam, ainda mais o dianteiro.
Após desamassar o para-choque tenha cuidado redobrado.
Leia também: O impacto do calor e sol no seu carro.
É válido lembrar novamente que todo o passo a passo que demos anteriormente só funciona com leves amassados no para-choque, se eles trincaram, quebraram ou tiveram rachaduras, o recomendado é que a peça seja trocada.
Afinal um para-choque quebrado oferece muito menos segurança, pois ela não terá a mesma eficiência para amortecer uma batida.
Leia também: Como evitar a desvalorização do carro na hora da revenda.
Como você pode ver desamassar o para-choque não é tarefa difícil, é algo que você pode fazer em casa sem gastar dinheiro.
Mas, se o dano for maior que um simples amassado você já sabe, será necessário contar com o reparo de um especialista ou até mesmo trocar a peça por uma nova. Quando o assunto for segurança, não economize.
Para reparos você pode contar com o nosso SRA e caso precise trocar a peça acesse nossa loja virtual, compre qual necessita e marque a instalação com um de nossos especialistas.
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do mundo automotivo e não perca nossos artigos semanais aqui no blog.
Leia também: + Como preservar e recuperar as partes plásticas do veículo.