O Brasil é um dos países em que mais ocorrem mortes em acidentes de trânsito. Esse dado é confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitos dos problemas que resultam em acidentes de trânsito podem estar relacionados ao ponto cego no retrovisor.
O condutor deve estar sempre atento a todos os ângulos do veículo, mas se o retrovisor estiver desregulado ou o banco não estiver na posição adequada, a sua visão será prejudicada.
A falta de visibilidade externa pode ocasionar acidentes graves e, assim, colocar a vida de muitas pessoas em risco.
Fica aqui com a gente e saiba como evitar o ponto cego.
Leia também: Tilt Down: Como funciona, Para que serve e Principais características
Os pontos cegos são considerados locais externos que o condutor não consegue enxergar, ou seja, que não estão visíveis para o motorista por meio do retrovisor.
No veículo, as áreas principais que podem estar sem visibilidade e prejudicar o motorista são as duas traseiras, as duas colunas frontais e as duas laterais.
Além do mais, conforme esteja a posição do retrovisor e, até mesmo, da posição do banco, outras áreas também podem ser alvo do problema.
O ponto cego pode ocorrer em motos e em veículos de grande porte, mas que são ocasionados por problemas distintos, se relacionados ao carro de passeio.
Para que o ponto cego não ocorra em carros é necessário o máximo de atenção do motorista, para que o retrovisor esteja sempre regulado, o banco esteja posicionado corretamente e ademais dicas que serão expostas no decorrer do texto. Então fica com a gente!
O ponto cego no retrovisor pode causar muitos danos ao carro e principalmente ao condutor e outras pessoas, pelo fato da falta da visibilidade ocasionar acidentes no trânsito.
Por esse motivo, todas as pessoas devem estar sempre atentas ao uso correto do retrovisor.
Os perigos estão em várias ocasiões, que podem variar entre uma ultrapassagem e, até mesmo, em uma baliza. Se houver ponto cego no retrovisor, o condutor pode não conseguir enxergar se existem veículos atrás ou em sua lateral no ato da ultrapassagem.
Em outros casos, ele pode não enxergar algum obstáculo ou alguma pessoa quando estacionar.
Os acidentes podem ser fatais e por isso o condutor deve estar sempre atento ao retrovisor, para saber se ele está com algum ponto cego ou não.
Dessa forma, os espelhos são obrigatórios em todo o país e a falta dele pode causar, além de acidentes, uma multa grave, de R $127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
Se engana quem acha que existe somente um “tipo” de espelho. Atualmente existem espelhos retos, côncavos ou convexos, que são instalados de acordo com a fabricante do veículo ou a necessidade do motorista.
Uma das principais dicas para evitar o ponto cego no cego é: regular o retrovisor. A regulagem da parte mantém uma boa visão do campo e evita a falta de visibilidade externa do motorista.
Para regular o retrovisor externo o condutor deve, primeiramente, sentar e colocar o espelho do retrovisor para o lado de fora. Depois disso, o motorista deve mexer no espelho, trazendo-o para dentro, até aparecer a traseira do veículo.
Viu como é fácil regular o retrovisor? Essa ação deve fazer parte da rotina semanal de um motorista. Assim, evita-se que a parte possa desregular e prejudicar a visão do condutor!
O espelho interior do carro é muito útil para o motorista, porque é ele quem o ajuda a enxergar a parte de trás do veículo.
O que algumas pessoas não sabem é que, além do retrovisor interno mostrar a parte traseira do carro, ele também causa a redução do farol de outros veículos, que podem prejudicar a visibilidade do motorista. Contudo, essa opção deve ser acionada pelo condutor em uma alavanca. Leia o manual!
Para regular o retrovisor interno é necessário muita atenção, de modo que o motorista consiga enxergar as duas colunas do vidro traseiro e todo o ambiente traseiro apenas com o olhar, sem mexer a cabeça
O ideal é que ele também não mostre o teto. Por fim, para regular o retrovisor traseiro o condutor deve estar sentado e mover a parte, sem tocar no espelho, de modo que ela mostre todo o vidro traseiro, da melhor maneira possível.
Leia também: Como regular o retrovisor interno corretamente.
Os espelhos laterais são de suma importância para o condutor. São eles quem dão visibilidade do meio fio, dos ambientes ao redor do carro, dos obstáculos e das pessoas diante de uma ultrapassagem ou, até mesmo, de uma baliza.
Para regular o retrovisor lateral é necessário que o condutor se sente e, em seguida, mova o espelho até que o fim da estrada esteja no centro.
Além do mais, é importante deixar à mostra uma parte da lateral do carro. Também é pertinente deixar o espelho esquerdo um pouco mais baixo do que o direito, para facilitar a manobra ao deixar uma visibilidade mais ampla do meio-fio.
Mas lembre-se: é importante que o banco esteja na posição correta, de modo que o condutor não precise se mexer para visualizar o ambiente ao redor do veículo.
Regular o retrovisor tem uma grande importância, pois a desregulação pode causar pontos cegos que, consequentemente, causam acidentes ou dores de cabeça, por esbarrar o veículo em algum lugar.
O retrovisor, interno ou externo, deve estar sempre alinhado com o banco do motorista. Esse cuidado garante a segurança do motorista e dos passageiros do veículo.
Além das orientações já citadas neste texto, ainda existem outras dicas que valem a pena você conferir. Os retrovisores podem ser externos ou internos, retos, côncavos ou convexos, mas todos eles precisam de cuidado para evitar que surjam pontos cegos.
Normalmente, o espelho interno é aquele “reto”, que está localizado na parte de dentro do veículo, na frente do motorista. Os convexos estão presentes nos carros mais novos e os côncavos podem ser adquiridos caso o motorista queira eliminar os problemas causados pelo ponto cego.
Espelhos auxiliares, sensores de distância traseira e câmeras externas também são bastante válidos. Todos eles funcionam para reforçar a segurança, ao melhorar o campo de visão.
Além do próprio retrovisor existem alguns recursos que podem auxiliar o condutor do veículo, como espelhos antiembaçantes externos, sensores de distância e câmeras traseiras.
Essas opções podem orientar o condutor ao melhorar a sua visibilidade. Ainda existem os espelhos eletrocrômicos, que escurece o espelho interno ao refletir o farol do veículo que está atrás.
O uso de sensores é um dos meios tecnológicos bem-vindos para auxiliar o condutor em meio a ultrapassagens e balizas.
Os equipamentos dispostos nas laterais do carro podem verificar se existem carros próximos a ele. Além do mais, também existem sensores de estacionamento, que orientam o motorista no ato da baliza e o informa se há obstáculos próximos.
Leia também: Melhor Câmera de Ré: quais cuidados ter ao comprar e melhores marcas (2021).
Apostar em retrovisores auxiliares é uma ótima dica para quem deseja eliminar ao máximo o ponto cego. Assim o condutor pode optar por retrovisores convexos e instalá-los dentro do carro. Eles são redondos e, por isso, mostram uma imagem mais ampla do ambiente externo.
Eles podem ser vistos em veículos de grande porte, como caminhões, que devido à estatura sofrem com a falta de visibilidade.
Entretanto, é válido lembrar que o espelho convexo deve ser apenas um auxiliar e não deve substituir o retrovisor.
Ajuste o banco do motorista
O banco do motorista deve estar sempre em uma posição correta, de acordo com a altura e a postura do condutor.
Todas as vezes que o motorista sair com o carro é necessário que ele ajuste o banco para alcançar o pedal sem precisar esticar os joelhos. Os braços também não devem estar esticados ou dobrados exageradamente, o ideal é estar no meio termo.
Quando for estacionar é interessante que o condutor ajuste o espelho do retrovisor externo, para facilitar a visibilidade do motorista ao colocar o retrovisor para baixo, com o intuito de visualizar o meio-fio.
Ao sair da manobra, o condutor pode realizar um novo ajuste com intuito de evitar pontos cegos.
Os cuidados com o retrovisor para evitar o ponto cego são de grande importância. A regulagem da parte e o alinhamento com o banco pode prevenir que muitos acidentes aconteçam, por falta de visibilidade do motorista.
Além da regulagem, o condutor ainda pode optar por auxiliares que melhoram ainda mais a sua visão ao estacionar ou realizar alguma ultrapassagem.
Por fim, a segurança de sua família e de outras pessoas dependem especificamente de você. Regular o retrovisor é rápido e fácil. Faça a sua parte e evite dores de cabeça!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como regular o retrovisor e evitar os pontos cegos acesse o nosso blog para ficar por dentro dos assuntos automotivos e passe em nossa loja virtual!
Leia também: Retrovisor quebrado dá multa?