Quem tem carros sabe que imprevistos acontecem o tempo todo, como em casos de pneus furados, pista molhada, batidas, colisões, engarrafamentos ou até um para-brisa trincado.
Por ser um vidro bastante resistente e feito para que não estilhace, preservado a segurança do motorista, o para-brisa, quando sofre algum dano, em grande parte, fica com um trinco que pode ser prejudicial ao motorista e oferecer perigos para guiar o veículo e até multas e apreensão por falta de segurança.
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Com o para-brisa trincado é importante fazer o reparo, pois deixar o problema para resolver depois pode agravar a situação e aumentar o prejuízo.
Primeiro é importante você saber que os vidros são itens de segurança do seu veículo. O vidro automotivo ajuda a proteger o carro contra ventos, poeiras e objetos nas estradas, além de ser parte estrutural dos veículos.
Por isso, quando sofrem danos precisam ser trocados imediatamente, porque o para-brisa trincado reduz drasticamente a resistência ao vento, pois o vidro suporta as vibrações e torções pelo carro quando trafega pelas estradas, comprometendo a integridade estrutural do veículo.
Trafegar com o para-brisa trincado pode comprometer de forma direta a sua segurança e dos demais passageiros
Em primeiro lugar, proteja o para-brisa trincado colando com um adesivo ou, até mesmo, uma fita crepe. Isso ajudará a manter o local limpo e sem umidade, evitando que a trinca ou rachadura aumente de tamanho.
Além disso, para que seja possível a reparação, a área danificada não pode ter sido contaminada por impurezas.
A recuperação de para-brisas é utilizada no conserto de vidros laminados que sofreram pequenos danos como, trincas e rachaduras.
É possível recuperar somente trincas estrelas do tamanho máximo de uma moeda de um real e trincas longas (rachaduras) até 20 centímetros. Os reparos só são possíveis em caso de dano exclusivo à lâmina externa do vidro do para-brisa.
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Solução rápida e prática para o conserto de trincas causadas por pedras e outros detritos que atingem o veículo, o reparo do vidro do para-brisa trincado apresenta algumas vantagens em relação à troca.
O reparo do para-brisa trincado obedece às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e preserva todas as características de segurança do vidro e, também, do veículo.
O custo do reparo do para-brisa trincado parte de R$50, mas uma trinca de 10 cm no vidro de um sedã médio pode ser solucionada por R$100 reais.
Já se fosse trocar a peça, o proprietário do veículo teria que desembolsar R$870 reais, sendo R$90 reais só pela instalação.
Vale lembrar que, para trincas com mais de 10 cm, o reparo é contraindicado.
A Autoglass possui em estoque os principais produtos que você precisa para realizar o reparo do seu para-brisa.
A maioria dos motoristas costuma se preocupar com a manutenção de peças como o motor, por exemplo, mas, muitas vezes, se esquece de componentes importantes que, se não cuidados, podem trazer complicações e prejuízos futuros.
É o caso de para-brisas e vidros.
Os condutores só se dão conta deles quando são obrigados a desembolsar uma grande quantia para trocá-los ou quando são penalizados por não preservá-los. Veja alguns cuidados simples que podem prolongar a durabilidade do seu para-brisa.
A torção é uma das causas mais comuns de trincas no para-brisa, já que os vidros representam 30% da resistência estrutural do veículo.
Recomenda-se que o condutor dirija com cuidado e não suba em calçadas de forma brusca, passe sobre lombadas em alta velocidade ou bata a porta do carro com muita força.
Evitar que o carro fique muito tempo exposto ao sol e à chuva é um dos procedimentos mais adequados para esse problema. Diminuir a temperatura do ar-condicionado também previne o para-brisa de trincar.
Apoiar a palma da mão no centro do para-brisa evita danos, em caso de chuva de granizo. Essa atitude garante maior firmeza ao vidro, inclusive nos casos em que caem pedras de veículos maiores, como caminhões.
Para evitar danos ao para-brisa e ao vidro traseiro, é preciso trocar as palhetas uma vez por ano, pois a ação do sol e da chuva provocam o ressecamento e, posteriormente, riscos no vidro.
É importante não acionar os limpadores com o vidro seco, já que isso também pode riscar de forma irremediável o para-brisa.
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O reservatório do limpador deve ser misturado a produtos específicos para essa função.
Detergentes de cozinha ou esponjas não são recomendados para a limpeza externa e interna. O ideal é a utilização de limpa-vidros, aplicado a uma toalha de papel, por exemplo.
Não é recomendado dirigir em alta velocidade após a troca do para-brisa durante as primeiras 72 horas.
Bater as portas com os vidros laterais fechados, lavar o carro com jato em alta pressão e usar produtos químicos, são outros procedimentos proibidos depois da troca.
Se for trocado, o vidro precisa ser exatamente do tamanho original. Apenas 1 mm é suficiente para provocar uma grande trinca.
Se estiverem ressecadas, essas borrachas externas, que ficam sob os vidros laterais com o intuito de impedir a entrada de água no carro, podem danificar os vidros.
A retirada de películas escuras é uma das maiores causas de dano ao desembaçador do vidro traseiro.
Uma tinta importada restaura a conexão da resistência rompida, mas, além de ter pouca durabilidade, é difícil de encontrá-la. Para ter de volta o desembaçador, em alguns casos, o motorista terá que trocar.
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Trafegar com o para-brisa trincado em ruas e avenidas é considerado infração grave, acarretando 5 pontos na CNH, multa de R$195,23 e apreensão do veículo até que o problema seja resolvido.
A resolução do Contran dita as regras, mas é o CTB que estabelece as infrações de trânsito e possíveis penalidades. Então, vamos ver o que a lei fala em seu artigo 230:
“Art. 230. Conduzir o veículo:
(…)
XVIII – em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104;
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização”.
Teoricamente, como destacado, o para-brisa trincado indica condições inadequadas e que comprometem a segurança, de acordo com as diretrizes da resolução do Contran.
Ou seja, nesses casos, seguir trafegando é uma infração grave, com 5 pontos na carteira de habilitação e originando a retenção do veículo.
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O Certificado de Licenciamento do seu veículo será recolhido pela autoridade, que irá lhe dar um recibo, no qual irá constar o prazo para regularizar a situação. Após isso, você e seu veículo serão liberados.
Vale ressaltar que você só receberá o documento do veículo de volta após sanar o problema. E mesmo que você faça dentro do tempo previsto o reparo, ainda assim, a multa terá validade.
Ou seja, fazer o reparo não lhe isenta da multa, apenas evita que você receba outras.
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Quando intacto, o para-brisa pode suportar as vibrações e torções sofridos pelo carro quando trafegando pelas estradas. Porém, com para-brisa trincado basta qualquer dano para que sua resistência seja comprometida.
Ao andar em estradas, por exemplo, a velocidade do carro é muito maior do que em ruas e avenidas da cidade e com um trânsito um pouco mais lento.
Deixar o carro com o para-brisa trincado nessas situações reduz a resistência ao vento, pois, por menor que seja o dano, o para-brisa não vai fazer o “serviço” de forma completa.
É muito perigoso e provável, por exemplo, que o vidro se solte por inteiro e vá em sua direção. Ao notar esse trinco, pare o carro o mais rápido possível no acostamento e chame uma assistência 24 horas ou o guincho do seu seguro.
Dependendo do tamanho do trinco, ele poderá ser resolvido em pouco tempo e você poderá seguir viagem, com muito mais segurança e sem nenhuma probabilidade de acidentes graves.
Em alguns modelos, dependendo da arquitetura do carro, o para-brisa serve como uma importante estrutura de apoio. Por isso, nesses casos, o vidro trincado pode comprometer diretamente a integridade estrutural.
O teto pode desabar e causar um acidente de grandes proporções. Isso também pode ocorrer em leves batidas e o para-brisa trincado acarretar em outras situações com o teto do carro.
Donos de veículos com para-brisas panorâmicos ou integrados ao teto de vidro nunca devem trafegar com trincas nas superfícies.
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O serviço consiste na limpeza da área atingida, aplicação de resina para preenchimento da trinca e secagem do material.
Ele leva cerca de 30 minutos para ser concluído, evitando que o usuário tenha de abrir mão do veículo por muito tempo, além de preservar os itens originais de fábrica.
O processo de recuperação de para-brisas foi desenvolvido para evitar a troca do vidro, diminuindo gastos e mantendo a segurança e originalidade do veículo.
Após completo, o conserto proporciona uma forte solda que previne a expansão da trinca e melhora de 70 a 95% a visibilidade do vidro.
O vidro do seu carro pode ser reparado em caso de pequenos danos, dentro das normas oficiais de segurança. O processo de recuperação de para-brisas foi desenvolvido para evitar gastos financeiros com a troca do para-brisa.
O conserto consiste na recuperação de trincas (estrelas, olho de boi e mistas), proporcionando uma forte solda que previne a expansão da trinca e melhora a estética em até 95%.
O sistema utilizado é um método americano que, após retirar todo o ar de dentro da trinca por vácuo, injeta sob pressão, uma resina especial que preenche todos os espaços e cria uma solda permanente.
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O vidro do para-brisa é composto por vidro laminado, um vidro considerado de segurança que é formado por duas lâminas de vidro e uma camada intermediária de PVB (Polivinil Butiral), um plástico especial que torna a peça mais resistente e flexível.
A película de PVB retém os pedaços de vidro quando o material se quebra, protegendo, desta forma, os ocupantes do veículo.
Por isso, um trinco ou rachadura, mesmo em casos de acidente não fará o vidro estourar, o que pode acontecer é o vidro sair por completo do veículo.
Isso acontece porque quando o veículo circula em estradas a velocidade é muito maior do que nas ruas e avenidas, o que reduz a resistência ao vento, aumentando os riscos do vidro se soltar por inteiro, o que pode ocasionar um acidente grave.
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Sim, você pode recorrer de qualquer tipo de infração. O direito à defesa está assegurado na Constituição Federal e nós lhe aconselhamos a exercê-lo.
Porém, a lei aceita que o carro circule apenas com trincas muito pequenas no para-brisa. Se isso ocorrer, mesmo que ela seja menor que o permitido, você será multado.
Sim, infelizmente. Conforme você dirigir por ruas esburacadas, a trepidação irá fazer com que o tamanho do estrago aumente.
Sim. Ela conta com tecnologia específica para aumentar a resistência do vidro a choques e impactos, retendo o vidro estilhaçado dentro da moldura e reduzindo ao mínimo o risco de gastos e danos a pessoas e propriedades causados pelos fragmentos.
Essas películas de segurança oferecem maiores propriedades mecânicas de proteção devido ao adesivo de maior viscosidade que sustenta os fragmentos de vidro. Reduzem riscos em caso de acidente ou vandalismo.
São disponíveis em várias espessuras e colorações, sendo que todas têm cobertura resistente a riscos.
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Existe um impacto ambiental, causado pelo grande volume de vidro descartado e dos resíduos eliminados para sua reciclagem, se 100% dos vidros dos para-brisas não fossem reparados e, sim, trocados, 15 mil toneladas de vidro seriam descartadas no meio ambiente por ano.
Atualmente, apenas 8% de todo o volume de vidro descartado no Brasil é reciclado e a Autoglass procura minimizar esse impacto através do Programa Reciglass, destinando, mensalmente, cerca de 140 toneladas de vidro automotivo à reciclagem, material reutilizado na produção de garrafas, lã de vidro e outros itens.
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As chances do reparo ser bem sucedido aumentam se o carro for levado assim que o dano aparecer. Quanto antes melhor. Isso evita o acúmulo de sujeira.
Mas, é claro, definir se o vidro poderá ser recuperado por meio de um reparo ou não, depende da análise do técnico especializado.
Cada trinca deve ser analisada pelo técnico, mas dependendo do tamanho e localização, o serviço é descartado na hora.
Nos casos em que o conserto não é possível, a recomendação é trocar a peça inteira. Para isso, o ideal é procurar locais especializados que trabalham com peças originais e sigam as normas de segurança.
Agora que você já sabe os perigos de trafegar com o para-brisa trincado e já sabe que medidas deve tomar, quando isso acontecer não deixe de procurar ajuda especializada.
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2 Comments
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