Imagine que você sai de casa, pega o seu carro e vai à padaria rapidamente. Na volta, você repara que seu carro está com um pequeno amassado. Frustrante, não é mesmo? Situações como essas são mais comuns do que você imagina.
O primeiro pensamento que vem é: como resolver esse problema sem gastar muito dinheiro e deixando o carro em perfeito estado? É aí que o martelinho de ouro entra na história.
Eles são sempre a primeira solução para quem busca um reparo rápido e eficaz. Isso porque o martelinho de ouro ganhou fama por sua eficiência, agilidade e originalidade deixada no veículo. Mas será que é isso mesmo?
Resolvemos produzir este artigo para falar sobre o martelinho de ouro. Como ele funciona, suas vantagens e desvantagens e muito mais. Não perca!
Leia mais: Tutorial para desamassar o para-choque traseiro
O martelinho de ouro nada mais é do que uma técnica muito usada no setor automotivo, em especial no Brasil, para corrigir amassados na lataria dos carros que não precisam de repintura.
Ou seja, essa técnica preserva a pintura original do veículo ao mesmo tempo que garante um acabamento de alta qualidade.
Diferente de outras técnicas de funilaria, o martelinho de ouro é reconhecido por sua precisão e por devolver à carroceria o seu aspecto original.
Leia mais: Como desamassar o para-choque em casa?
Não é qualquer profissional que domina essa técnica, pois requer muita habilidade e atenção. Primeiro, usa-se ferramentas específicas para o serviço, em seguida, o técnico aplica pressão na parte interna ou externa da lataria, moldando-o de uma forma que o amassado seja removido de modo completo.
Todo esse trabalho é feito sem a necessidade de pintar a parte amassada do carro. Por isso que o martelinho é uma técnica rápida, mais econômica e menos invasiva do que as outras.
Leia mais: Qual é o melhor reparo de pintura para o seu carro?
O martelinho de ouro é indicado para reparar amassados em que a pintura do automóvel não foi danificada. Abaixo, listamos alguns tipos de danos que podem ser reparados. Confira:
Por ser uma técnica de reparação mais rápida do que as de funilaria tradicional, o martelinho de ouro normalmente tem um custo menor.
Isso porque não há a necessidade de alguns materiais, como tinta e verniz, por exemplo. Ou seja, não pesa no bolso do dono do veículo.
A qualidade do acabamento também é um diferencial que o martelinho de ouro tem em relação às outras técnicas.
Claro que há profissionais bons e ruins em qualquer profissão. Porém, se o seu veículo for cuidado por um técnico qualificado, o reparo é quase que imperceptível. A lataria do seu carro parece ter voltado à sua forma original, sem vestígios de amasso.
Na hora de vender o seu carro, um dos principais pontos que o possível comprador olha é a pintura do veículo.
Manter a pintura original e a lataria sem amassados faz com que seu carro seja mais bem avaliado na hora da revenda. Isso revela que seu carro não passou por reparos e tem sua originalidade intacta.
Leia mais: Como tirar manchas da lataria
Apesar das inúmeras vantagens que citamos acima, o martelinho de ouro não é indicado para todos os tipos de danos.
Amassados grandes e profundos e que tenham afetado a pintura do carro, por exemplo, exigem técnicas mais tradicionais de funilaria. Nesses casos, o martelinho de ouro é ineficiente, pois não leva qualidade, durabilidade, bem como não mantém a originalidade do veículo.
Em situações onde o dano no carro é mínimo, o martelinho de ouro torna-se caro. Ainda mais se comparado a técnicas simples e de pequenos retoques, como o polimento.
O martelinho de ouro é eficiente para pequenos amassados que não levaram danos à pintura do carro. Em amassados maiores e profundos, essa técnica é ineficaz.
Apesar de a técnica manter a pintura original do automóvel, em alguns casos, principalmente em veículos com pinturas especiais, pode ser que o martelinho de ouro não seja o ideal.
Alguns carros possuem pinturas metálicas e perolizadas, que pedem um retoque mais fino e cuidadoso. E aí o martelinho não pode ser a pedida ideal para esse serviço.
A qualidade do serviço prestado pelo martelinho de ouro depende de forma muito grande da habilidade do técnico que realiza o serviço. Mais do que em qualquer outra técnica.
O serviço feito por um profissional ruim pode causar danos permanentes à carroceria do carro, resultando na insatisfação do cliente.
Leia mais: Quanto desvaloriza um carro batido?
É preciso voltar a frisar que a qualidade do serviço de martelinho de ouro passa em grande parte pela habilidade do profissional que realiza o serviço. Por isso, fique atento aos seguintes pontos na hora de contratar esse serviço:
Leia mais: Inspeção veicular: o que é, quando fazer e mais
Esse termo não podia deixar de ser brasileiro. É isso mesmo. A técnica se popularizou aqui no Brasil. E se refere ao fato de o profissional usar ferramentas específicas, que lembram pequenos martelos de ouro.
Por causa do cuidado necessário para realizar o serviço sem danificar a pintura, o termo “martelinho de ouro” passou a ser associado a serviços muito especializados e de altíssima qualidade.
Leia mais: Como prevenir e proteger os danos no carro no carnaval
O martelinho de ouro se destaca como uma técnica eficaz e econômica para pequenos amassados, principalmente para os que não têm a pintura danificada.
Porém, é muito importante ficar de olho na capacidade do profissional que executará o serviço. Isso porque essa técnica demanda uma enorme habilidade.
Então, se você estiver precisando de um reparo no seu veículo, fique atento nas informações que disponibilizamos ao longo de todo o conteúdo.
Leia mais: Guia sobre pintura automotiva: proteção, durabilidade de valores