Um dos maiores problemas que podem ocorrer em um automóvel é a luz da injeção acesa. Isso pode acontecer por diversos motivos, entre eles a falta de manutenção preventiva.
No entanto, não é apenas isso que pode causar problemas no sistema de injeção do seu veículo. Por incrível que pareça, a luz da injeção acesa é um dos problemas mais corriqueiros do carro, mas os motoristas acabam não dando a devida atenção.
Desde os anos 1990, a injeção eletrônica substitui o carburador e foi pensada como forma de melhorar o desempenho do motor e aumentar a economia de combustível.
No entanto, um dos problemas mais comuns apontados nos painéis de veículos tem a ver com esse novo sistema.
E não deveria ser assim, afinal, o sistema de injeção é de extrema importância para o perfeito funcionamento do veículo já que ele é a peça responsável por comandar a alimentação de combustível e gerenciar o motor.
Neste artigo, vamos explicar para você como esse item funciona em seu veículo, como é importante ter cuidado com ele e como e o que fazer com a luz da injeção acesa no painel.
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O sistema de injeção eletrônica foi criado para substituir os carburadores e melhorar o desempenho dos automóveis.
Ele alimenta o combustível e evita a poluição nas cidades, o que acontece por conta do sistema que controla a mistura de ar e combustível do motor do veículo.
O principal objetivo da injeção eletrônica é reduzir a poluição emitida. Isso é realizado de forma controlada por um chip eletrônico que faz a injeção no motor de acordo com o seu funcionamento.
Para que isso funcione, é feita uma combinação precisa de combustível e ar em todas as faixas de rotação.
A alimentação moderada faz com que o veículo tenha melhor rendimento, desempenho e eficiência na condução.
Além disso, tem por função controlar a marcha lenta, o tempo de ignição e, em alguns casos, o comando das válvulas.
Sempre que você gira a chave na ignição, indiferente se liga o motor ou não, é acionada a central de injeção eletrônica.
Essa peça, que mais parece um computador, verifica item a item todo o sistema de injeção eletrônica do veículo, além de outras peças e componentes de modo geral.
Após, ela dá a ordem para que a bomba de combustível entre em funcionamento. Desse modo, consegue checar se está havendo continuidade elétrica e se todos os sensores e atuadores estão funcionando em perfeitas condições.
Esse procedimento tem a duração de somente dois segundos. Durante esse tempo, algumas luzes ficarão acesas no painel, mas em seguida elas irão apagar.
Contudo, se for verificado algum problema, a luz da injeção eletrônica permanecerá acesa ou irá piscar.
Depois, o próprio sistema envia os dados para diversos atuadores.
Veja como funciona a injeção eletrônica:
Dê a partida no automóvel. Com isso, os pistões farão um movimento de subir e descer e, em seguida, o sensor de rotação informará a atividade para a unidade do sistema de injeção eletrônica.
Na segunda etapa, o pistão vai gerar uma aspiração no coletor e um vácuo na atmosfera que passará por uma borboleta de aceleração e por um medidor até chegar aos cilindros do motor.
Por fim, a Central de Comando terá a informação sobre o volume de ar admitido, identificando o que fazer com essa unidade para permitir que as válvulas de pressão tenham a quantidade de combustível adequada para o bom funcionamento do sistema de injeção eletrônica.
É assim que se estabelece a relação ideal entre ar e combustível em um veículo.
Todo o conjunto só funciona por conta da perfeição na constituição, feita basicamente por dois modelos de peças: atuadores e sensores, cada um tem extrema importância no sistema.
No que se diz respeito ao primeiro modelo, eles podem ser considerados como componentes, que recebem da unidade de comando as informações de como devem atuar no sistema de injeção.
Portanto, fica encarregado de variar o volume de combustível recebido pelo motor, além de fazer o que já foi dito: corrigir o ponto de ignição, se adaptar a marcha lenta e o comando e válvulas.
Agora falando sobre os sensores da injeção eletrônica, eles são instalados em diferentes pontos estratégicos do motor, de uma forma que minimize o risco de algum deles sofrer uma pane.
A sua finalidade é passar informações para a unidade de comando, como o sensor de pressão.
Em resumo, os sensores captam as condições do carro e os atuadores fazem as alterações necessárias para que o veículo continue funcionando da melhor e mais econômica maneira possível.
Os sensores estão sujeitos a panes e, se caso acontecer, o módulo de injeção eletrônica tem uma memória que vai armazenar e registrar a falha.
De forma paralela, vai usar um valor médio, considerado o padrão para o sistema do automóvel continuar funcionando.
Porém, o motor pode aumentar o consumo de combustível por não estar recebendo o valor ideal e preciso.
Desse modo, toda vez que a luz de injeção acender no painel, é bom levar ao mecânico o mais rápido possível.
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As hipóteses podem ser variadas, mas, basicamente, a luz da injeção acesa ocorre porque existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica.
Como este é um sistema muito complexo, é difícil especificar qual é o problema sem o olhar de um profissional especializado no assunto e sem a ajuda de um scanner automotivo.
Para identificar o problema, desligue o veículo por alguns minutos e ligue-o novamente após alguns minutos.
Pode ser que esse problema não seja permanente, mas sim intermitente. No entanto, se persistir, leve o carro no mecânico.
Caso você note a luz da injeção acesa permanentemente, leve o carro o mais rápido possível no seu mecânico de confiança.
É importante que seja um profissional qualificado, pois a identificação do problema só se dará por meio desse scanner, que consegue fazer a leitura do sistema de injeção eletrônica do veículo.
Os problemas mais comuns da luz da injeção acesa, diagnosticados pelo scanner são:
Neste último caso, o combustível de má procedência interrompe ou prejudica um sistema que é feito para regular a medida perfeita entre combustível e ar.
O sistema de alimentação do motor também podem ser os causadores da luz da injeção eletrônica acesa no painel.
Por exemplo, cabos de vela, bicos injetores, velas, bobinas, todos são componentes que podem deixar a luz da injeção acesa ou piscando.
É possível que seja um problema na sonda lambda, que fica numa posição bem estratégica no seu veículo, entre o coletor de exaustão e o catalisador, e é um sensor que faz a leitura dos gases de escape.
Assim também como pode ser problema em algum outro componente do sistema de escapamento, como o catalisador por exemplo.
Outra causa da luz da injeção acesa pode ser um mau contato entre sensores. Isso, muitas vezes, acontece após lavar o motor do automóvel.
Portanto, você que é proprietário do veículo, precisa ficar atento na hora de mandar o carro para fazer a limpeza do motor.
Se a luz tiver acendido após o abastecimento do automóvel, desconfie do combustível, pois ele pode ter sido “batizado”.
Combustível de má qualidade e falta de manutenção podem afetar uma série de itens com o passar do tempo – cujo mau funcionamento igualmente deixe a luz da injeção acesa.
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Não é só a luz da injeção acesa que indica problemas. O motor engasgando e com pouco rendimento, marcha lenta irregular e pouca potência do automóvel são alguns dos principais problemas relacionados à injeção eletrônica.
Veja algumas outras complicações comuns:
Se o seu automóvel não pega de primeira e você tem dificuldades para dar a partida pode ser um sinal de que há falhas na injeção eletrônica.
Neste caso, leve o automóvel a uma oficina mecânica ou auto center para que seja avaliado por um profissional especializado.
Você reparou que o carro está consumindo mais combustível do que de costume? Cuidado, esse pode ser outro sinal de que o sistema de injeção eletrônica está com problemas. Portanto, é bom ficar de olho!
Quando você liga o carro, é normal as luzes de verificação acenderem por dois segundos e depois apagarem, conforme já explicamos.
Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita.
Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.
Dependendo do caso, o próprio sistema faz o reparo. Contudo, é sempre bom levar o veículo até uma oficina e fazer a verificação para ver qual foi o problema apresentado.
Quando você nota a luz da injeção eletrônica acendendo de forma esporádica no painel, sem ficar acesa por muito tempo ou piscando, normalmente o problema é mais simples.
Por exemplo: pode ser um problema de leitura da sonda lambda, que fica junto ao coletor de escapamento.
Isso devido ao combustível adulterado, como falamos antes. Ou, também, um pequeno mal contato nos plugues dos sensores.
Quando isso ocorre, normalmente, não é nenhum problema que vai deixar você na mão.
Contudo, leve na oficina para diagnóstico o quanto antes possível, isso evita que o problema se agrave. Além disso, a luz da injeção acesa também pode significar um problema no catalisador.
Nessas situações, significa que a peça não está fazendo seu trabalho de maneira adequada, ou está entupida, ou não está cumprindo a função de transformar os gases tóxicos em gases menos poluentes.
Lembra que falamos que essa é uma das funções do sistema de injeção eletrônica? Então, se ela não está sendo realizada de forma adequada, é sinal de que há algo errado.
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Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz da injeção acesa no painel admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.
Mas, se a luz da injeção acesa indica problema de funcionamento da central eletrônica, como o carro continua rodando?
Porque ela é projetada para entrar automaticamente num módulo de emergência assim que percebe estarem faltando informações para sua operação.
Ela desconsidera as que ainda chegam de outros sensores e estabelece parâmetros fixos, suficientes para o carro rodar até a oficina. Mas com baixo desempenho e elevado consumo e emissões.
Antes de mais nada é necessário identificar porque a luz da injeção está acesa. Separamos algumas das possibilidades. Veja:
Sem dúvida, essa é a forma mais indicada para resolver o problema quando a luz da injeção eletrônica não apaga, ou seja, quando a luz amarela está sempre ligada.
Procure uma oficina mecânica mais próxima aonde você está faça a manutenção do veículo.
Em alguns automóveis há uma luz de injeção eletrônica que apaga automaticamente. Isso acontece depois de ligar e desligar três vezes o carro.
Desta forma, o próprio automóvel apaga os códigos de erro que causam o problema da luz da injeção acesa. Isso também pode acontecer porque a central identifica se há algum tipo de falha no veículo.
Caso ela consiga resolver o problema, quando você ligar o carro novamente, a luz não estará mais acesa no painel. Mas como fazer o procedimento corretamente?
Para começar, libere o capô. Somente com o carro desligado você deverá abrir e desconectar o cabo positivo da bateria.
Geralmente, esse cabo tem a cor vermelha. Deixe-o desligado por 15 minutos. Após o tempo, coloque a chave na ignição do automóvel e gire três vezes na posição ON. Isso servirá para limpar os dados da central do carro.
Por fim, com a chave na posição OFF, você conecta o cabo da bateria. Em seguida, ligue o carro, aguarde um minuto e verifique se a luz da injeção eletrônica apagou.
Agora que você já sabe quando a luz da injeção eletrônica não apaga, é hora de saber um pouco melhor sobre os custos de manutenção deste sistema.
O sistema de injeção eletrônica pode ser analógico, mais simples, ou digital, que permite atualizações de software. Conheça na sequência as características de cada um deles.
Esses sistemas contam com uma central de processamento similar a um computador. A leitura de dados e a resposta são procedimentos automatizados, realizados por meio de um software.
Uma das principais vantagens é a possibilidade de emissão de relatórios detalhados sobre as condições do motor, por meio do uso de um scanner automotivo.
Outro diferencial é o fato de que a programação pode ser atualizada, por meio da instalação das novas versões disponíveis do software original.
Isso normalmente é feito durante a revisão do veículo e contribui para a otimização do seu desempenho.
Já o modelo analógico apresenta menor complexidade. Nesse caso, os sensores emitem sinais eletrônicos que geram respostas diretas, automaticamente.
Para tanto, basta uma linha de comando para que os impulsos elétricos passem.
A identificação de problemas, na injeção analógica, costuma ser mais simples, pois existe algum sinal evidente da causa da falha, como a queima de uma placa.
Por outro lado, esse sistema não possibilita a emissão de relatórios detalhados, como ocorre no caso dos digitais.
Entre os sistemas eletrônicos, existem também 2 formas diferentes de injetar o combustível: a direta e a indireta.
Para você entender melhor sobre o funcionamento do seu carro, é fundamental compreender sobre a aplicação desses 2 formatos.
A grande diferença entre ambos está, basicamente, no ponto onde acontece a injeção do combustível.
Na indireta, como o nome propriamente induz, o líquido é injetado ainda no coletor de admissão, fora do cilindro. Mais comum entre os veículos, essa injeção tem um sistema mais simples.
Já no tipo direto, o sistema injeta combustível diretamente no interior da câmara de combustão (onde ocorre a queima de ar e combustível), por isso, esse sistema reduz as perdas provenientes do atrito da mistura com o interior do coletor até chegar no cilindro.
Por isso, a injeção direta é mais eficiente e proporciona melhor desempenho e reduzido consumo de combustível.
Ainda, há alguns motores que usam os dois sistemas de injeção ao mesmo tempo: o direto e o indireto.
Nestes casos, eles podem trabalhar de maneira isolada um do outro, oferecendo economia de combustível em regimes de baixa rotação e velocidade e desempenho quando o pedal do acelerador é pressionado de maneira mais vigorosa.
Agora você já sabe que a luz de injeção acesa representa algum problema e por isso é necessário procurar ajuda profissional. Cuide sempre da manutenção preventiva e evite problemas desnecessários!
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