O farol e a lanterna são itens obrigatórios do veículo e ambos fazem parte do sistema de iluminação. Sendo assim, extremamente importantes para a segurança no trânsito.
Os dois componentes atuam como responsáveis por garantir a visibilidade do automóvel, principalmente à noite.
Um veículo possui diversos equipamentos: farol, farolete, farol de milha, farol de neblina, entre outros que fazem parte do conjunto de iluminação. Dessa forma, cada um deve ser utilizado conforme o Código de Trânsito Brasileiro, sob pena de multa.
No artigo de hoje vamos mostrar a diferença da lanterna e do farol e te ensinar o momento certo de usar cada um.
Conheça a linha de iluminação no Autolgass Online agora! A maior loja de vidros e peças automotivas para o seu carro!
A diferença básica entre eles é que os faróis iluminam o trajeto em locais de baixa visibilidade, como em viagens noturnas.
Já as lanternas, sinalizam aos demais motoristas da via a presença do veículo, além de também informar operações como mudanças de direção e frenagem.
As lanternas localizam-se na traseira, na dianteira e também nas laterais do automóvel. Enquanto os faróis, estão localizados na parte dianteira do carro.
Um carro possui diferentes tipos de faróis, que são utilizados de acordo com a necessidade do momento. São eles:
Leia também: Quais são os tipos de lâmpadas de farol?
O farol baixo serve para iluminar apenas um pequeno trecho à frente do carro. Além disso, possui um feixe de luz voltado para baixo, o que impede que a visão dos demais motoristas seja ofuscada.
Por isso, ele deve ser usado tanto durante o dia quanto durante à noite.
Leia também: Quais são os faróis do carro?
O farol alto ilumina um trecho maior a frente do veículo em comparação com o farol baixo. Além disso, seu feixe de luz é mais potente e tem um ângulo mais elevado.
Sendo assim, a sua utilização é bastante restrita, pois ofusca a visão dos motoristas que seguem no sentido contrário.
Leia também: Os diferentes tipos de faróis.
Os faróis auxiliares são adicionais no carro e também conhecidos como farol de neblina e farol de milha. O farol de neblina tem como função iluminar a pista em situações de baixa visibilidade, como a presença de neblina, conforme o próprio nome da peça já sugere.
Seu uso não é permitido em casos em que não haja necessidade, justamente por ele iluminar de baixo para cima e ofuscar a visão de outros condutores que dirigem no sentido oposto.
O farol de milha tem um alcance de iluminação muito maior que os faróis originais, afinal seu objetivo é auxiliar na iluminação de longa distância.
Por conta do seu alcance e intensidade, eles precisam estar de acordo com a Resolução 227/07 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN.
Leia também: Farol auxiliar, diurno e principal são iguais?
A luz de rodagem diurna, conhecida como DRL (Sigla de Daytime Running Light, que significa luz de rodagem diurna), tem a função de deixar o carro visível durante o dia sem que o motorista precise usar o farol baixo.
Porém, elas também costumam ser usadas como elementos de design, integrando-se às linhas do carro.
Leia também: Saiba o que é a Luz de Rodagem Diurna (DRL) e para que serve.
Essa lanterna é conhecida como brake light, ela avisa quando o carro está parado ou parando.
Geralmente fica localizada na lateral e na parte de cima do veículo e quando o motorista pisa no freio ela é acionada, sendo uma luz vermelha forte.
Essa lanterna é na cor branca e fica logo em cima da matrícula do automóvel, perto do porta-malas ou para-choque.
Sua função é de iluminar as letras e números das placas, facilitando a identificação para as autoridades e outros veículos.
Além de trazer praticidade para que os números e identificação, servem também quando o motorista passar nos radares. A lanterna é sempre acionada toda vez que o carro é ligado, elas seguem o comando automaticamente.
Essa lanterna também é conhecida como luz de posição ou farolete. Ela indica que o carro vai estacionar, e possui luz branca ou amarela. Além disso, ela fica acesa à noite durante todo o tempo que o carro estiver estacionando em uma vaga.
Cabe salientar que ela também é destinada a indicar a presença e a largura do veículo.
Leia também: Qual a função da lanterna dianteira?
Essa lanterna tem o objetivo de alertar quando o carro irá mudar de direção, seja para esquerda ou direita. Elas têm a cor âmbar, tom de laranja, na parte da frente e âmbar ou vermelha na traseira.
Essa lanterna tem o objetivo de alertar quando o carro vai dar a ré. Toda vez que a ré é acionada a luz branca no para-choque é acendida.
A principal função de uma lanterna traseira é a de servir como uma luz de presença, que é geralmente vista na cor vermelha e acesa automaticamente com as luzes dianteiras e os faróis do carro.
Em geral, são acompanhadas de outras luzes, como as luzes de direção (setas), de freio e as indicativas de marcha ré.
Leia também: Qual a função da lanterna traseira?
Todos os carros possuem um sistema de acionamento das luzes de teto. Além de utilizar o interruptor no teto do carro, é possível fazer com que a lanterna de teto se acenda com a abertura das portas ou do porta-malas.
Geralmente, os veículos contam com luzes de teto na parte frontal do carro entre o banco do motorista e do passageiro, e no porta-malas.
Leia também: Qual a função das lanternas do carro e onde elas ficam?
A lanterna e farol são itens indispensáveis e quando não estão funcionando, sendo usados de forma irregular ou sem regulagem geram multas e pontos na carteira. Sendo assim, devem estar sempre regulados e em perfeito estado.
Agora que você já sabe a diferença entre eles, não deixe de utilizá-los de forma correta.
Esse conteúdo foi útil? Deixe um comentário! Continue acompanhando nossos artigos semanais aqui no blog e fique por dentro do mundo automotivo.
Leia também: