O farol amarelado além de atrapalhar na eficácia da iluminação, deixa o carro com um visual desleixado e acabado. Sendo assim, saber recuperar a peça é importante, afinal o farol é um item de segurança no trânsito.
A peça precisa estar sempre em condições de oferecer iluminação adequada durante a condução, por isso deixá-la amarelada não é indicado.
Não tem como fugir, com o passar do tempo por conta da ação da chuva e sol, a peça acaba ficando com o aspecto amarelado.
Porém, a boa notícia é que limpar o farol amarelado não é tão complicado quanto parece e existem diversas formas caseiras que podem ajudar a recuperar o item. Alguns cuidados com o farol ajudam que demore a amarelar.
No artigo de hoje, vamos te ensinar a cuidar da peça e como recuperá-la, continue a leitura e aprenda a melhor forma de cuidar da sua peça.
Leia também: Quais são os faróis do carro?
Os faróis amarelam com o tempo devido a exposição a chuva e ao sol. As ações corroem a camada protetora da peça, e infelizmente não há como evitar esse desgaste natural.
Porém é possível atenuar com algumas medidas preventivas que nós vamos te ensinar hoje.
Leia também: Dicas para manter o seu carro conservado
O amarelamento dos faróis é um problema comum causado pela exposição à luz solar, poluição e produtos químicos. O amarelamento pode reduzir a visibilidade e aumentar o risco de acidentes.
Para remover o farol, abra o capô e procure os parafusos que prendem os faróis. Geralmente, é possível retirá-los de um jeito intuitivo. Depois de soltar os parafusos, remova o farol com cuidado.
Após retirar a peça os faróis precisam ser limpos e lavados com água e detergente neutros, depois secos com um pano de microfibra.
Primeiro faça uma solução de bicarbonato com o vinagre, passe a mistura no farol e deixe agindo por alguns minutos.
Após isso, passe um pano limpo de microfibra na peça e finalize com a lavagem do farol. Logo que terminar, a peça não estará mais amarelada.
Siga o passo a passo para tirar o amarelado com água oxigenada.
Para começar, esfregue a pasta de dente sem água no farol, é importante utilizar a pasta de cor branca, porque a ficará bem esbranquiçada.
Feito isso, molhe um pouco o pano e comece a retirar a pasta de dente. Logo após, molhe o farol direto com água e passe o pano novamente. É importante tomar muito cuidado para não riscar a peça.
A melhor opção para recuperar um farol amarelado é o polimento especializado realizado em lojas automotivas.
O profissional possui técnicas e equipamentos que são capazes de deixar a peça nova de novo, sem correr o risco de estragá-la e ainda mantendo o serviço por mais tempo.
O farol do seu carro precisa de uma renovada? Conte com a gente! Compareça a uma de nossas lojas espalhadas pelo país ou entre em contato por ligação (0800 707 7670) ou Whatsapp.
Leia também: Como polir farol: passo a passo para a manutenção correta do seu carro.
É comum que após limpar os faróis ele fique embaçado por dentro e surja a dúvida de como limpar, mas isso é fácil de resolver, é só seguir as dicas abaixo:
Leia também: Regulagem de Farol: saiba como fazer e porque é tão importante.
A frequência com que você limpa o farol pode ser um fator determinante para que ele fique amarelado mais cedo. Por isso, uma dica é limpar os faróis por fora pelo menos a cada 15 dias.
De vez em quando, é importante fazer também uma limpeza por dentro com produto para limpar farol por dentro para remover sujeira, possíveis manchas e insetos mortos.
Os cuidados que passamos para limpar farol amarelado podem ser facilmente adaptados para as lanternas traseiras.
Leia também: Hábitos que prejudicam o farol do carro.
Limpar o interior dos faróis do carro pode ser necessário quando eles estão embaçados, sujos ou desgastados.
A limpeza interna de farol amarelado pode ser um pouco mais complexa do que a limpeza externa, pois envolve a abertura do farol para acessar a lente interna.
A abertura dos faróis e a limpeza interna podem variar muito de carro para carro. Se você não estiver confortável ou familiarizado com esse processo, é recomendável procurar ajuda profissional.
Você irá precisar dos seguintes produtos para limpar o farol por dentro: chave de fenda, pano de microfibra, água, sabão e álcool.
Antes de iniciar o processo de limpeza, verifique o manual do seu veículo para entender se os faróis podem ser abertos e limpos por dentro.
Por segurança, desconecte o cabo da bateria do veículo antes de iniciar qualquer trabalho elétrico.
Leia também: Qual a diferença de polir, revitalizar e limpar o farol?
A resposta é sim. Como a peça amarelada atrapalha principalmente na condução noturna, caso o motorista seja parado em uma blitz a multa é de R$130,16 e 4 pontos na carteira, sendo considerado uma infração grave.
Por isso, realizar procedimentos para que remova o amarelado da peça é tão importante para seu bolso, segurança e estética do veículo.
Leia também: Defeitos comuns no farol do carro.
Como você pode ver, recuperar o farol amarelado não é questão apenas de estética, mas de segurança. Por isso, não enrole caso o seu precise desse procedimento.
Cuidar bem dessa peça vai garantir não só sua segurança, mas também evitar que você precise trocar por um novo.
Este conteúdo foi útil? Deixe seu comentário abaixo e continue acessando nossos artigos semanais aqui no blog.
Leia também: Farol máscara negra: o que é, vantagens e é permitido?