Muita gente nem se dá conta de que o esguicho do para-brisa pode acabar aprontando das suas, só percebendo quando ele resolve tirar umas férias não programadas.
Se o seu carro está passando por isso e você não tem a menor ideia do que tá rolando, relaxa, a gente tá aqui pra dar uma mãozinha.
Agora, se você tá tentando lavar o vidro e nenhum pinguinho de água sai dos bicos, calma lá, pode ter um monte de coisas causando essa zica.
Pode ser que os bicos de pulverização tão entupidos, ou então a mangueira está fazendo a linha “vazamento discreto”.
Até um fusível que deu seu último suspiro, uma bomba que decidiu tirar um cochilo eterno, o fluido que virou um picolé ou uma treta qualquer no sistema elétrico podem estar na jogada.
E ó, não tira o olho da tela, porque a leitura vai ficar ainda mais interessante. Tá pronto? Então vem com a gente desvendar esse mistério automotivo.
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Caso você seja daqueles motoristas que nem sabiam da existência dessa peça, nós vamos te falar sobre ela.
O esguicho de para-brisa é um item muito importante para a limpeza do para-brisa, seja ele traseiro ou dianteiro. Ao acionar um comando ele dispara água no vidro, facilitando a limpeza do vidro.
Essa limpeza acontece de forma automática, sem que o condutor precise sair do veículo. Ao encontrar qualquer sujeira que esteja atrapalhando a visão, é só acionar o esguicho para limpar.
Por isso, não adianta ficar atento apenas ao funcionamento das palhetas, o esguicho faz parte desse sistema de limpeza de vidros que garantem sua visibilidade. Inclusive, a falta de lubrificação da água diminui a vida útil das palhetas e arranha os vidros.
Como você pode perceber, o esguicho faz parte da sua segurança ao dirigir, sendo assim nunca deixe que falte água em seu reservatório.
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Agora, é hora de aprender a completar a água do reservatório para que quando for necessário usar, ter a água. Para achar o reservatório é fácil, só abrir o capô que você irá se deparar com uma tampa azul ou amarela com o símbolo de um esguicho de água.
Verifique se o nível está adequado e complete se necessário, evitando que uma grande quantidade de água caia do reservatório
Não utilize sabão nesta mistura, pois ela pode até limpar o para-brisa no primeiro momento, mas escorrerá pela lataria e após secar, trará manchas na pintura e também irá agredir as borrachas das palhetas.
Caso queira garantir uma limpeza mais eficiente utilize aditivo de água de para-brisa, que é facilmente encontrado em lojas de acessórios automotivos.
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A posição do esguicho é fundamental para que ele funcione bem. Se ele estiver muito para baixo não ajuda na limpeza, se tiver muito para cima, a água não será jogada no para-brisa.
Sendo assim, a posição certa é eles estarem posicionados para o meio do para-brisa. Por isso, quando for completar a água verifique se eles estão posicionados corretamente e se não estão entupidos, para isso siga o passo a passo:
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Você já notou como às vezes a água dos esguichos do para-brisa simplesmente para de sair? Isso acontece principalmente porque os bicos que soltam a água acabam entupidos.
A razão por trás disso é um tanto curiosa: pequenos intrusos, como insetos que já partiram dessa para uma melhor, junto com poeira e pólen, caem nos bicos e começam a obstruir as passagens aos poucos, como um encanamento entupido.
Em carros mais antigos, se você estivesse com esse problema, bastava pegar uma agulha e dar um jeito. Mas hoje em dia, nos carros mais modernos, a história é um pouco diferente.
Os bicos de esguicho foram projetados de maneira mais delicada, quase como fios de cabelo, e a técnica da agulha não costuma funcionar mais. Ou seja, mexer nos bicos com uma agulha pode fazer mais mal do que bem.
A bomba do sistema precisa de eletricidade para funcionar, se o fusível estiver com defeito, o circuito é interrompido e a bomba para de funcionar.
Para verificar se o fusível está queimado, pegue o manual do seu carro para conseguir encontrá-lo. Já sabe onde ele fica? Puxe-o para fora da caixa de fusível, usando um alicate de bico fino e segure-o contra a luz.
Se a tira de metal estiver quebrada no meio, significa que ele está queimado. Sendo assim, substitua por uma da mesma amperagem ou seja, da mesma cor.
O problema também pode ser na bomba elétrica que alimenta o líquido para os bicos. Para testar é simples e rápido. Estacione o veículo.
Verifique se as mangueiras estão rachadas, soltas ou vazando. Isso acontece por conta das vibrações no compartimento do motor.
Outra forma de testar é estacionando o automóvel em um local seco e ligando o esguicho de para-brisa por alguns segundos. Depois olhe debaixo da frente do seu carro, se tiver uma poça é porque há vazamentos.
Importante: faça esse teste com o ar-condicionado desligado, pois a condensação da bobina do evaporador também faz poça de água.
Outro item que pode entupir são as mangueiras. Para diagnosticar siga o passo a passo:
Quando você tenta acionar o esguicho do para-brisa e nada acontece, é provável que isso seja devido a um problema no interruptor.
Para entender o que está acontecendo, é necessário fazer um pouco de investigação e colocar as mãos na massa, mas não se preocupe, não é nenhum bicho de sete cabeças.
A primeira etapa é tirar o interruptor do painel do carro. Isso pode parecer um pouco intimidante, mas com as ferramentas certas e um pouco de paciência, você pode fazer isso sem grandes problemas.
Uma vez que o interruptor esteja em suas mãos, é hora de chamar o multímetro para o jogo.
O multímetro é como o médico dos carros, capaz de diagnosticar problemas elétricos. Com o multímetro em mãos, conecte-o ao interruptor e comece a fazer algumas medições.
As leituras que você obtiver vão dar pistas importantes sobre o que está acontecendo. Se as correntes elétricas não estiverem fluindo como deveriam, é provável que o interruptor esteja mesmo com defeito.
Se você se sente confortável mexendo em coisas eletrônicas, essa é uma oportunidade empolgante de resolver o problema por conta própria.
No entanto, se a eletrônica não é sua praia, não hesite em buscar a ajuda de um profissional. Afinal, é melhor ter certeza de que tudo vai ficar bem do que correr o risco de piorar as coisas, não é mesmo?
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Para aumentar sua vida útil, você deve ficar atento ao líquido que vai ser colocado no reservatório. Por isso, o indicado é colocar água ou produtos específicos.
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Em qualquer uma das situações no esguicho de para-brisa procure ajuda de uma oficina, em caso de defeito o mecânico fará o reparo.
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10 Comments
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