O carro automático se tornou querido por muitas pessoas, por oferecer conforto e praticidade ao condutor, ao dispensar o uso da embreagem, responsável por transferir a força para a caixa de câmbio. Atualmente existem mais de 400 modelos no mercado, dos mais simples até os mais tecnológicos. No entanto, em todos os casos, os cuidados são diversos e incluem a manutenção e a revisão periódica.
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A maior diferença entre o manual e automático está no ato de passar ou não a marcha, uma vez que no carro automático o motorista terá sob o comando somente o freio e o acelerador, com a dispensa da embreagem. Desse modo, todo o sistema automático se encarrega de trocar a marcha sozinho, quando achar necessário.
No câmbio manual, o motorista estará sob o controle do carro e poderá trocar as marchas quando julgar necessário.
As diferença entre o carro automático e o carro manual também existem no ato da manutenção. Por ser mais tecnológico, o câmbio automático exige mais do bolso do motorista, devido a complexidade das peças utilizadas e do sistema de transmissão. Já o câmbio manual tem uma manutenção mais econômica, mas com uma durabilidade menor.
Na hora de optar entre os dois câmbios é necessário pensar que no carro automático os gastos com a manutenção serão maiores, mas os gastos com consertos e trocas de peças serão menores. Ao contrário do manual, que necessitam de reparos com frequência, mas com um valor mais baixo.
Uma boa opção para economizar com o câmbio automático é realizar as revisões de forma periódica, isso fará com que os problemas sejam vistos logo no início e não formem uma bola de neve, com ajustes cada vez mais caros.
Dessa maneira, nos carros automáticos é necessário estar atento ao óleo do câmbio, que deve ser trocado no período estipulado pelo manual do automóvel (geralmente de três em três anos), além da atenção aos ruídos no motor e aos cuidados com o superaquecimento.
Por vez, o carro manual não descarta esses itens, todavia as revisões são consideradas mais baratas e menos graves.
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As vantagens estão relacionadas as qualidades empregadas no veículos. Confira abaixo algumas características positivas do câmbio automático.
Entre as vantagens do câmbio automático estão o conforto e a praticidade do motorista, uma vez que ele dispensa o uso do pé esquerdo na embreagem e não se preocupa com a troca de marchas.
O carro automático também conta com um funcionamento mais suave, sem “trancos” nas trocas de marchas e as transmissões são feitas de forma suave, quase imperceptíveis aos ocupantes do veículo. O motor também opera com rotações mais baixas, o que causa menos ruídos nas arrancadas.
Devido a alta tecnologia e a otimização do uso, a durabilidade do carro automático também faz parte da carteira de vantagens. Geralmente, os modelos já são feitos para se tornarem bens duráveis, mas é preciso um bom cuidado, com a inclusão de manutenções, revisões e troca de fluídos, para que a longevidade aumente.
As desvantagens carros estão relacionadas ao pontos negativos dos veículos. Abaixo será possível conferir as partes “ruins” do câmbio automático.
A maior reclamação dos motorista é o alto valor de compra do carro automático. Isso ocorre em virtude da tecnologia, das peças de alto custo e das vantagens econômicas empregadas. O valor, em relação ao câmbio manual, pode ultrapassar os 10 mil reais e, por isso, deixa de ser uma opção no ato da compra.
Outra desvantagem é o alto consumo de combustível, devido ao peso e a força do motor altamente tecnológico. Todavia, os carros mais novos e que estão por vir estão com uma barreira econômica menor, ao consumirem menos gasolina, álcool ou gás.
O custo de manutenção também não passa desapercebido por aqueles que optam por economizar. O gasto com o carro automático é maior, principalmente quando é necessário realizar a troca de peças. Por causa da tecnologia, os detalhes no momento da revisão são indispensáveis.
O câmbio automático necessita do uso de profissionais altamente preparados para realizarem o serviço e isso demanda tempo e dinheiro. Mesmo com o baixo desgaste de peças, quando ocorre, a complexidade para reparar deve ser vista com mais cuidado.
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O cuidado com veículos automotivos deve ocorrer em todos os casos, seja em qualquer modelo ou ano. Contudo existem alguns cuidados específicos para manter a eficiência e garantir a durabilidade do carro automático.
Um dos pontos principais é: sempre manter o câmbio automático no modo correto, caracterizado pelas letrinhas P, R, N, D, L, S. Veja abaixo o significado de cada uma delas:
O uso correto com câmbio faz com que o carro consuma uma quantidade menor de combustível, ao exigir menos do motor. Além do mais, atitudes como puxar o freio de mão antes de acionar o modo estacionar (P) e não colocar no neutro (N) quando estiver em semáforos evitam o desgaste do câmbio.
Optar por descer ladeiras no ponto morto não é uma decisão eficaz para economizar combustível. Pelo contrário, tal atitude pode resultar em prejuízos de alto custo para o carro automático, uma vez que os reparos tem um valor nada econômico.
Por esse motivo, a decisão a ser tomada ao descer ladeiras é manter o câmbio na letra D, que significa dirigir, pois o neutro força os freios mais que o ideal para manter a qualidade e, por consequência, a durabilidade das peças indicadas no manual do usuário.
O desgaste do motor também é uma consequência negativa, que ocorre ao descer ladeiras com o carro automático no neutro. A prática faz com que a pressão da bomba seja reduzida, o que causa menos lubrificação nos componentes do “cérebro” do automóvel, o motor, uma das partes mais importantes do veículo.
Os cuidados com os freios devem ser vistos com o máximo de cuidado pelo condutor do carro automático, uma vez que ele é uma ferramenta de alta segurança para os passageiros e para outros carros que estarão pelas rodovias.
É necessário ter atenção para não acionar o freio no momento que não há necessidade. Entretanto, todas as vezes que for preciso optar por frear será necessário engatar a opção correta no automóvel, sinalizado pela letra L.
Outro cuidado de extrema importância para o carro automático é a atenção com os pedais, que são eles: freio e acelerador. Os dois assumem as principais funções com o comando exclusivo do motorista, uma vez que ele não precisa utilizar o pedal da embreagem, que, neste caso, não existe.
Na auto escola, alguns aprendizes são orientados a utilizarem o pé esquerdo somente no pedal da embreagem. No entanto, essa opção não precisa ser necessariamente descartada no câmbio automático. Com isso, no carro automático, um pé pode ficar no freio, enquanto o outro assume o acelerador.
Todavia, a opção (de utilizar os dois pés) necessita de uma adaptação do motorista que estará em migração do câmbio manual.
Uma informação de extrema importância é sobre jamais mudar a alavanca do câmbio automático enquanto o carro estiver em movimento. O costume de realizar as mudanças com a mão direita acontece, na maioria dos casos, em quem utilizou o carro manual por um longo período de tempo, antes de optar pelo automóvel tecnológico.
Prolongar a qualidade do carro automático e evitar manutenções constantes é o desejo de muitos condutores. Por esse motivo, todo o cuidado é pouco!
Ao estacionar em morros e ladeiras o ideal é acionar o freio de mão, também conhecido como freio de estacionamento, antes de qualquer coisa. Somente após essa orientação coloque o câmbio no “P” (parking), utilizado para estacionar.
Antes de soltar o freio de mão para sair o correto é colocar câmbio automático no modo D (drive). Isso evita que o câmbio P seja travado.
As revisões periódicas dos fluídos nos carros automático são de suma importância para que problemas simples não se tornem uma bola de neve e, com isso, evite mais gastos e mais dores de cabeça.
Alguns cuidados devem ser tomados na hora de comprar um carro automático, para evitar que transtornos futuros e arrependimentos possam vir a acontecer. Além do mais, a adaptação do condutor com a tecnologia do veículo é outro fator que deve ser observado.
Os detalhes no momento da compra não podem passar desapercebidos, tanto em um veículo novo, quanto em um veículo seminovo. O ideal é sempre realizar um test-drive e uma avaliação de custo-benefício, para saber se vale a pena abrir mão de alguns fatores pelo preço, performance, tecnologia e conforto.
Outro ponto importante a ser visto no ato da compra é sobre o consumo de combustível. Por isso, perguntar e questionar ao vendedor é indispensável para suprir todas as dúvidas durante uma análise. Devido a alta tecnologia, os carros automáticos consomem mais combustível, mas os automóveis mais modernos e que ainda estão por vir já conseguem alcançar a economia do câmbio manual.
O conversor de torque é um dispositivo que funciona como substituinte da embreagem no carro automático. Ele realiza a transferência do torque do motor para o restante do sistema. Desse modo, é um ponto que não pode ser deixado de lado no momento da compra. Se estiver com defeito será possível ouvir um barulho durante o engate.
Existem mais de um tipo de câmbio automático. Algumas pessoas não tem esse conhecimento, mas todos eles tem as suas especificações, detalhes, vantagens e desvantagens.
O CVT é uma transmissão automática que significa “transmissão continuamente variável”, que é normalmente confundido com o câmbio automático normal. Todavia existem diferenças entre eles e a maior delas é que o CVT não possui engrenagens, mas contém duas polias conectadas, uma ligada ao motor e a outra ligada as rodas.
O CVT têm um consumo menor em relação ao câmbio automático, além de ser mais leve e com uma operação mais suave. São por esses motivos que muitos condutores optam por essa transmissão no ato da compra. Portanto, se optar por ele é indispensável a análise correta do seu bom funcionamento.
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Outra diferença geralmente confundível é entre o câmbio automático e o câmbio automatizado. O automático possui um conversor de torque no lugar da embreagem. Já no câmbio automatizado as marchas são acionadas por adutores hidráulicos.
O câmbio automatizado é a opção mais barata, por suas características serem parecidas com o câmbio manual e ter um consumo de combustível consideravelmente baixo. Contudo, necessita de técnicos especializados para realizarem as manutenções, as revisões e as trocas de peças. Por isso, toda a atenção é pouca!
Dentro do câmbio automatizado ainda existem dois tipos diferentes de sistema auxiliar, são eles: o eletro-hidráulico e o 100% hidráulico. O primeiro é gerenciado por uma central eletrônica de transmissão (TCU) e o segundo é formado por três motores elétricos de corrente contínua.
A dupla-embreagem também é uma opção eficaz para aqueles que pensam em economizar o combustível, mas normalmente o custo com as manutenções são caras. O câmbio conta com duas embreagens, uma para as marchas pares e a outra para as marchas ímpares.
O custo-benefício é caracterizado pelo valor em dinheiro comparado aos pontos positivos e vantagens que o produto poderá trazer. Na compra de um veículo, tudo deve ser avaliado, para não ter gastos extras pós compra do veículo.
O custo-benefício também deve ser relacionado ao emocional do condutor, pois a compra do carro está interligada ao conforto, a praticidade e a felicidade. Desse modo, para evitar que transtornos futuros possam vir a acontecer, deve-se observar os gastos de manutenção, a depreciação do veículo, combustível e os gastos com documentação.
O câmbio deve ser analisado com cuidado antes e depois da compra de um carro automático. Sempre que necessário o fluido deve ser substituído, para evitar superaquecimento, vazamentos, ruídos, patinação e, até, problemas com a troca das marchas.
Avaliar o conforto e a performance do veículo pode ser uma boa opção para quem está em dúvida de qual o câmbio com transmissão automática comprar. Os modelos são diversos e o comprador pode avaliar o que mais tem a ver com o seu estilo.
Os sistemas CVT e conversor de torque são ideias para quem busca conforto, pois são caracterizados pela suavidade nas trocas de marchas, sem ruídos e trancos. Os câmbios de dupla embreagem e os automatizados são considerados os preferidos por quem busca uma boa performance, porque são rápidos.
Os carros automáticos contam com algumas especificações, diferentes dos carros manuais. Por isso, aqueles que estão com a intenção de adquirir um modelo automático não podem deixar de ficarem atentos aos cuidados que devem ser tomados.
O neutro (N) só deve ser utilizado em casos de emergência, como em situações que o carro precise ser rebocado. Diferentemente disso, ao parar no semáforo o veículo precisa permanecer na opção de dirigir (D). Isso fará com que o sistema hidráulico continue pressurizado.
O carro jamais deverá andar com o câmbio no neutro. A opção causará danos ao freios e prejudicará a durabilidade das engrenagens do veículo.
O freio motor é um grande aliado do carro automático. Por isso utiliza-lo é a opção ideal para manter a eficácia e evitar prejuízos futuros. A função reduzida também é importante para aumentar a vida-útil das peças, pois diminui o uso frequente dos freios.
Ao estacionar, o “P” deve ser selecionado e combinado com o freio de mão. A opção “trava” as rodas e protege o carro de um eventual acidente.
Além disso, um outro cuidado que deve ser tomado é com o óleo de transmissão, que deve ser verificado periodicamente, para proteger as peças internas do veículo e evitar o superaquecimento do carro.
Os melhores modelos automáticos podem ser vistos como aqueles que tem um ótimo custo-benefício. Em todos os casos, o condutor deve avaliar quais as prioridades serão levadas em conta para suprir as suas expectativas.
Os modelos mais econômicos são a preferência daqueles que visam economizar nas manutenções e no abastecimento de combustível. Veja a lista:
Os modelos com o melhor custo-benefício também são considerados os mais visados do mercado. São eles:
O câmbio automático deve ser visto com cuidado pelos motoristas. Veja abaixo alguns sinais para ficar atento e, assim, evitar problemas mais graves.
Carros com problemas apresentam sinais, por isso, toda atenção ainda é pouco. Sempre que possível o condutor deve verificar se há óleo na parte externa da caixa de câmbio, pois isso pode significar que existem vazamentos.
Alguns ruídos advindos do sistema de câmbio também podem significar que há problemas. Os trancos na caixa automática não são normais e são relacionados à falta de fluídos e defeitos na parte interna do veículo. Em todos os casos, um especialista deve ser procurado.
Se a marcha estiver “patinando” significa que há problemas na pressão do óleo ou nas molas da válvula reguladora.
Se houver problemas na parte interna do veículo, o painel poderá acenderá uma luz de advertência.
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O cheiro também pode indicar que o carro precisa de atenção. Cheiros diferentes podem significar superaquecimento, o que não é um bom sinal.
No momento em que o carro estiver em movimento, de forma alguma o condutor deve engatar o “D” ou “R”. A prática pode causar muitos prejuízos ao veículo.
O motorista de um carro automático jamais deve acionar o “P” antes do veículo parar por completo. O ato pode ocasionar trancos na caixa de câmbio, por isso evitá-lo é o ideal.
A melhor opção ao parar no sinal é manter o carro no “D” e acionar o freio. O motorista que opta por engatar a posição “N” no semáforo pode ter um gasto maior com combustível.
Usar o ponto morto para descer ladeiras pode gerar um alto custo para o carro automático. O ato força os freios e desgasta o motor. Ademais, utilizá-lo no semáforo também é um equívoco.
Pisar no acelerador com o carro automático parado é um erro e tanto. Os estragos podem atingir as cintas e a embreagem, ao desgasta-las. Os gastos do conserto são muitos e, por esse motivo, o melhor a fazer é evitar.
A entrada de água no sistema de transmissão e motor do carro automático podem causar danos graves. Em tempos de chuva, o ideal é deixar o carro na garagem ou optar passar por locais que não estejam alagados.
Ao arriscar passar por ambientes alagados, os prejuízos poderão ser muitos. A entrada de água causa ferrugem nas peças e o derretimento da cola que fixa o material de atrito das embreagens e cintas.
Os carros automáticos não são grandes aliados do sol, devido ao superaquecimento causado pelo calor. A exposição ao ambiente com altas temperaturas resultam na degradação do fluído hidráulico. Por esse motivo, o ideal é que a revisão esteja em dia, para evitar o superaquecimento e, consequentemente, as dores de cabeça.
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Existem muitos cuidados que devem ser tomados antes de comprar um carro automático, mas a atenção deve permanecer mesmo após adquirir o bem. As revisões devem ocorrer com periodicidade, para evitar que transtornos futuros possam acontecer.
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