O ar-condicionado do carro é um item essencial para deixar a temperatura dentro do veículo agradável. Os benefícios e prazeres deste equipamento todos nós conhecemos, mas o problema é quando percebemos que o ar parou de gelar.
Quando o ar não gela é importante investigar o motivo pelo qual ele não desempenha seu papel de forma adequada.
Como todo equipamento, o ar-condicionado automotivo pode deixar de funcionar e existem causas que contribuem para que isso ocorra.
Por isso, preparamos este artigo para explicar o que pode estar por trás do ar-condicionado do carro que não gela.
Leia também: Para que serve o higienizador de ar-condicionado?
Filtro de ar sujo ou entupido
Caso você não saiba, o veículo possui um filtro de ar-condicionado automotivo, que bloqueia a entrada de impurezas vindas do ar, para o interior do veículo.
Quando esse filtro está muito sujo, ele diminui a entrada de ar para o motor o que aumenta o consumo de combustível e reduz a potência.
Assim, quando o ar não gela prejudica o conforto térmico dentro do interior do veículo.
Mal cheiro no sistema, também pode ser um breve indicativo de que está na hora de higienizar ou trocar o filtro.
Em caso de sujeira ou entupimento, o procedimento indicado é substituir o elemento filtrante por um novo e não tentar limpá-lo. Portanto, é fundamental fazer uma limpeza periódica nos filtros para impedir que tal situação aconteça.
Outra coisa que pode acontecer é o ar-condicionado só ventilar devido aos vazamentos no gás refrigerante. Esse problema é um pouco mais difícil de ser identificado, mas, ainda assim, muito simples de ser resolvido.
Contudo, é necessário lembrar que esse sistema é hermético, ou seja, se acabou o gás é porque há algum vazamento.
Caso você desconfie que o problema pode ser isso, basta levar o carro a um mecânico de sua confiança, que vai fazer a recarga do gás, e também aplicar um fluido que apontará o local do vazamento.
Assim, com precisão, o mecânico vai realizar o reparo, e assim o sistema voltará a esfriar.
Você sabia que para o sistema de ar-condicionado automotivo funcionar bem, ele precisa estar com uma boa lubrificação?
Se, mesmo por alguns instantes, essa lubrificação parar de acontecer, o ar-condicionado do carro não gelará.
Isso acontece por um defeito, desgaste ou má manutenção. Boa parte dos compressores são blindados e uma avaria exige a troca do mesmo, o que não sai barato.
Recorra a uma oficina especializada para que o reparo do sistema seja efetuado o quanto antes. Para garantir que essa manutenção esteja sempre correta, faça as revisões do carro nos períodos indicados.
Isso ajuda a manter todos os componentes em perfeito funcionamento.
Problema elétrico
O ar-condicionado automotivo é um dispositivo eletromecânico e significa que tem um comando elétrico ou eletrônico para gerenciamento do funcionamento e opções de ventilação ou temperatura.
Poucas pessoas sabem, mas, uma sobrecarga do sistema pode ser um dos motivos pelos quais o sistema do ar-condicionado do carro não gela.
Além disso, hoje as falhas elétricas são os principais causadores de sobrecargas nos sistemas dos veículos, e que acometem diversos problemas, como a falha do sistema de ventilação.
Logo, o ar pode estar resfriando, mas não dentro da cabine do veículo, e sim fora, devido a problemas nos ventiladores.
Então, se você descartou todas as possibilidades que foram citadas, e desconfia que seja parte elétrica, se faz essencial uma revisão com um eletricista automotivo.
Até porque, falhas no sistema elétrico podem prejudicar outros componentes do veículo, caso não resolvidos.
Este não é um problema grave, mas é importante ficar de olho. É até comum notar pequenas manchas de água no chão, no lugar do passageiro. Isso é o líquido condensado que vai se formado quando o ar é resfriado.
No entanto, se esta quantidade aumentar e formar poças, é bom levar o seu veículo no mecânico pois há vazamento anormal de líquidos residuais. Se houver vazamentos o ar-condicionado do carro não gela.
Ventiladores
O ventilador elétrico do radiador do ar-condicionado automotivo é outro item que pode fazer com que o ar-condicionado do carro não gele.
Ele vai ao lado da ventoinha do radiador. Se ela para de funcionar, a troca de calor também deixa de ocorrer e o ar-condicionado do carro não gela.
Da mesma forma, o ventilador interno, aquele junto do painel, pode parar de funcionar em algumas velocidades e até mesmo totalmente. Nesse caso, uma auto elétrica pode resolver o problema.
Outros componentes menores também podem fazer com que o seu ar-condicionado do carro não gele.
A ventoinha do condensador do ar-condicionado, por exemplo, quando está muito desgastada “consome” o gás que deveria gelar o ar.
Compressor com defeito, fusível do compressor do ar-condicionado queimado, problemas em relé e defeitos na correia também podem ocasionar problemas.
Se o ar-condicionado do carro não gela, verifique todas estas possibilidades com o seu mecânico de confiança.
E para enfrentar o verão que vem aí com o carro fresquinho, não se esqueça de fazer revisões periódicas e verificar os componentes do seu ar-condicionado!
Leia também: Dicas para deixar o carro cheiroso.
Para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado, é preciso que as revisões estejam sempre em dia.
No entanto, existem outras coisas que você pode fazer, que ajudarão a conservar, e assim evitar que o ar-condicionado do carro, te deixe na mão nesses momentos. Confira:
Um sistema que é utilizado poucas vezes pode manter a umidade em seu interior, o que propicia o crescimento de fungos e bactérias e o acúmulo de poeira.
Dessa forma, quando o dispositivo for ligado, pode apresentar um odor desagradável, além de afetar a qualidade do ar que é jogado para o interior do veículo.
Além disso, a não utilização faz com que as borrachas do sistema sequem e deixem de fazer uma boa vedação e permite o escape de gás refrigerante.
Assim, é interessante usar o ar-condicionado para carros no mínimo duas vezes por semana por cerca de 10 minutos e realizar a troca do filtro.
Vale lembrar que o ar-condicionado tem um mecanismo separado do motor e requer atenção e manutenção preventiva a cada ano ou em intervalos de 20 mil quilômetros rodados, de acordo com os especialistas.
Com o passar do tempo, o ar-condicionado pode começar a apresentar algum desgaste, o que torna imprescindível a visita ao mecânico, de seis em seis meses, de preferência.
A higienização completa do sistema de ar, com a devida troca de filtros, não pode ser esquecida. Não realizar a manutenção do ar-condicionado do seu veículo pode provocar alguns desconfortos, como tosse, rinite, dor de garganta e até pneumonia.
É essencial que o sistema de ar-condicionado passe por uma limpeza a cada seis meses. Esse processo deve ser feito independentemente da frequência de uso ou do tipo de equipamento.
Afinal, sem a manutenção adequada, fungos e bactérias podem se proliferar e atrapalhar a qualidade do ar o que pode causar doenças.
A limpeza do ar-condicionado é feita nas revisões, por uma equipe especializada que, além de realizá-la, verifica as condições do filtro de ar, das grades, da tubulação e substitui itens danificados.
Além disso, esse processo também conta com produtos especiais para esse tipo de sistema, o que garante a qualidade do serviço e sua maior duração.
O gás do sistema é usado para refrigerar o ar filtrado pelo aparelho. Porém, ao longo dos anos, o gás escapa aos poucos, o que pode deixar o seu carro sem um sistema de refrigeração eficaz.
Para evitar esse problema, é preciso repor o gás a cada dois ou três anos.
As avarias mecânicas podem acometer o sistema e impedir o bom funcionamento do seu ar-condicionado, assim o ar-condicionado do carro não gela.
Como exemplo, podemos citar a avaria do condensador, a não lubrificação do compressor e o não funcionamento das válvulas.
Normalmente, esses problemas podem produzir barulhos estranhos.
Além disso, é comum que sistemas de refrigeração tenham um tubo de drenagem para deixar escapar a umidade do ar.
No entanto, se você notar poças de água com frequência embaixo do carro, é preciso verificar se há algum vazamento no sistema do ar-condicionado.
O filtro de ar retém em seu interior todas as impurezas do ambiente externo e deixa o ar puro dentro do veículo.
Além disso, ele impede que as peças e o motor do carro sejam danificados, uma vez que não deixa poeiras e demais sujeiras chegarem até esses componentes.
Não existe um prazo correto para realizar a troca do filtro de ar condicionado automotivo, mas é necessário que ele seja analisado a cada seis meses.
Isso porque a sua duração dependerá da frequência de uso e se o veículo roda por vias com muita poluição.
Um filtro de ar limpo é branco. Com o uso, ele adquire uma cor acinzentada ao preto. Se, após sua limpeza ele não retornar ao branco ou apresentar manchas escurecidas, é necessário substituí-lo e comprar um novo filtro.
Para descobrir a sua localização, é preciso consultar o manual do fabricante. Porém, na maioria dos veículos, ele fica dentro da cabine, sendo necessário retirar o painel.
A dica é prestar atenção ao retirar as peças, visto que será necessário remontá-las.
É importante salientar que um filtro de ar sujo, além de interferir na qualidade do ar, pode fazer com que o sistema fique sobrecarregado, uma vez que impede o fluxo correto de ar e reduz o seu rendimento.
Fumar dentro do veículo com ar-condicionado ligado é algo muito complicado. A fumaça expelida, além de circular dentro do carro e se impregnar no equipamento, penetra o estofamento, o que pode armazenar toxinas e causar um cheiro muito forte com o tempo.
Muitos condutores não sabem que é preciso tomar alguns cuidados com o ar-condicionado para carros quando o veículo fica estacionado por um longo tempo sob sol forte.
A primeira coisa que deve ser feita para evitar que o aparelho seja prejudicado é abrir os vidros e portas.
Depois de alguns segundos, o motorista já pode sair com o carro com os vidros ainda abertos. A ideia é expelir todo o ar quente do interior. Aí sim, o ar-condicionado pode ser ligado.
Uma segunda dica é direcionar as saídas do equipamento para cima, com isso, o ar frio desce e resfria mais rápido as áreas maiores.
É interessante não deixar a função recircular ligada, pois o ar-condicionado irá usar o ar quente, o que tornará todo o processo de refrigeração mais lento.
Quando o motor está com uma rotação acima de 3.000 rpm, a ação de ligar o ar pode danificar o compressor.
Por isso, se o carro estiver em movimento, o condutor deve diminuir a rotação do motor e pisar na embreagem e, aí sim, aproveitar esse espaço de tempo para ligar o equipamento.
Vale lembrar que a ação mais correta é ativar esse dispositivo após o motor estar ligado e a partida ter sido dada.
Esse é um cuidado muito importante quando falamos sobre ar-condicionado para carros porque diz respeito a outros componentes do veículo.
É o caso, por exemplo, da bateria. Se a ideia é garantir que ela tenha uma vida útil mais longa, a dica é ligar o carro com ar-condicionado desligado.
Caso contrário, ela pode ser afetada, pois será preciso mais carga elétrica para que o veículo entre em funcionamento.
É possível fazer a higienização do ar com um spray para matar bactérias e fungos presentes no sistema e suas tubulações. Esse produto pode ser encontrado em nossas lojas e também em nossa loja virtual.
A recomendação é aplicá-lo com os vidros fechados e o ar-condicionado no máximo, no modo recircular.
Utilizar o ar-condicionado não é apenas pressionar o botão de liga e desliga. Conhecer bem os comandos de acionamento do ar é indispensável para evitar que o equipamento estrague e te deixe no sufoco.
Apesar de o ar digital apresentar muitos botões e comandos para atingir a temperatura exata, o equipamento é muito simples e se programa automaticamente. Na dúvida, consulte o manual do seu carro.
Leia também: Ar-condicionado de carro: saiba a melhor forma de utilizar.
Apesar de possuir uma lógica de funcionamento simples, os sistemas de ar-condicionado podem apresentar configurações bastante complexas debaixo do capô.
Isso tem muito mais a ver com o layout escolhido pela montadora do que com a complexidade do sistema em si, mas que pode deixar o trabalho mais ou menos complicado de fazer.
Alguns carros podem contar com ventoinhas exclusivas para o radiador do ar-condicionado
Portanto, fique de olho nelas para notar algum mau funcionamento que possa prejudicar o sistema e fazer o ar-condicionado do carro não gelar.
Na maioria dos carros, porém, não existe ventoinha exclusiva para o radiador do ar, sendo ela compartilhada pelo fluxo das ventoinhas principais do sistema de arrefecimento do carro.
Lembra que a gente falou das falhas elétricas no ar-condicionado? Pois bem, eles também podem acontecer no painel de fusíveis do carro.
Mas, nesse caso, ela é mais simples de resolver: quando o sistema elétrico percebe uma sobrecarga elétrica no sistema do ar, o fusível queima e protege o sistema de uma falha ainda maior.
Com o fusível do ar-condicionado queimado ele não irá funcionar até que a troca seja feita, mas ela é bem simples.
Basta consultar o manual do proprietário para descobrir sua posição e dimensionamento para realizar a troca.
Outro problema que pode cruzar o seu caminho é o seguinte: você liga o ar-condicionado, o carro afoga.
Isso acontece quando existe algum problema com o sistema de controle da marcha lenta do veículo (em alguns carros é uma válvula, em outros um sistema eletrônico), já que o compressor acionado é uma carga adicional para o motor, exige mais força e faz a rotação cair.
Esse sistema quando não funciona, o carro afoga na marcha lenta, já que não há aceleração suficiente para fazer girar todo o sistema e obriga o motorista a controlar a aceleração no pedal para manter o carro ligado.
O ar-condicionado do carro não gela e faz ruídos, barulhos contínuos e estalos do sistema podem ter origem mecânica como ventoinha, atrito da tubulação ou falha no compressor.
A forma de fazer a manutenção correta é com a lubrificação do sistema de maneira preventiva.
Outra razão para o ar-condicionado não gelar direito é alguma possível falha no sensor de temperatura.
Ele é outro elemento essencial para que o condicionador de ar desempenhe um bom trabalho, já que é esse sensor que regula a temperatura, e por isso se não funcionar irá refletir na climatização.
Além disso, caso aconteça essa falha a condensadora irá desligar antes de atingir a temperatura desejada ou irá desligar e ligar rápido demais.
Como esse problema é bem técnico e exige o conhecimento de um profissional, mais uma vez enfatizamos a importância de contratar um instalador para resolver o problema.
O profissional irá testar o sensor para confirmar a falha e sugerir a troca desse componente – por ser barato o valor do sensor, não vale a pena o conserto. Outra vantagem é que esse serviço é realizado rapidamente, em menos de 30 minutos.
Ainda existe uma outra opção que pode explicar a falha no condicionador de ar. Pode parecer bobo, mas o próprio sistema eletrônico presente no ar-condicionado, embora seja simples, pode travar o funcionamento.
Isso acontece ao realizamos uma sequência de comandos digitados no controle remoto sem que se aguarde o tempo necessário de reação.
Nesse caso, recomenda-se a execução do “RESET” para restabelecer as ideais condições eletrônicas de funcionamento. A operação “RESET” no ar-condicionado é bem fácil e pode resolver outros problemas também.
Leia também: Manutenção de ar-condicionado automotivo: entenda por que é importante e como fazer.
Primeiro, é preciso se perguntar se a manutenção do ar-condicionado automotivo está em dia, para só assim entender por que o ar-condicionado do carro não gela.
Essa respostas, por si só, já pode ajudar a eliminar uma série de potenciais problemas que seu carro pode apresentar.
De maneira geral, se a manutenção do ar-condicionado tem sido feita de forma regular e mesmo assim o ar-condicionado não gela, pode ser um sinal de algum problema mais complexo.
Agora, se você não se lembra da última vez que fez uma revisão do sistema de ar-condicionado é hora de marcar.
Leia também: Botão secreto que ajuda na economia de gasolina.
Depois de ler este conteúdo, espero que você esteja mais atento para poder entender por que o ar-condicionado do carro não gela.
Não se esqueça de que as manutenções preventivas são necessárias para garantir a eficácia do aparelho.
Se o veículo for revisado com frequência por um profissional especializado, dificilmente você terá problemas nesse sentido, em qualquer época do ano. Sair de casa com tranquilidade, segurança e conforto é possível.
Para mais dicas e novidades sobre o mundo automotivo, fique de olho no nosso blog.
Leia também: 9 coisas que você pode verificar no seu carro.
3 Comments
Achei muito interessante a matéria sobre ar condicionado
Qualquer loja autoglass trabalha com esse equipamento?
Olá Robinson, você pode trocar o filtro do ar-condicionado do seu possante em qualquer uma de nossa rede lojas ou comprar pela nossa loja virtual e agendar a instalação. Separamos alguns filtros de ar para você conferir e efetivar a sua compra, clique aqui!. Fique também a vontade para entrar em contato pelo WhatsApp com um de nossos especialista e tirar todas as suas dúvidas.
Sou a Larissa Da Silva, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.