Quem se interessa por carros já deve ter ouvido falar. Mas para a maioria dos motoristas, falar sobre amortecedor recondicionado pode ser uma novidade.
Os amortecedores não são componentes que normalmente exigem manutenção constante. São peças integradas do sistema de suspensão com alta resistência e durabilidade.
Devido a essa falta de rotatividade, as peças são produzidas em menor escala e na hora de trocá-los, os proprietários podem se espantar com os preços.
Para tentar amenizar esse custo, alguns donos de veículos recorrem aos amortecedores recondicionados. Mas será que o amortecedor recondicionado vale a pena? É preciso tomar muito cuidado na hora da troca.
Entre as dúvidas que podem surgir nesse momento, a utilização ou não do amortecedor recondicionado é uma delas.
Todos os componentes presentes em um veículo são importantes para seu bom funcionamento. Contudo, alguns deles têm papel fundamental no automóvel, como é o caso do amortecedor.
Escolher bem o novo amortecedor que irá substituir o antigo é importante para a sua segurança e conforto.
Nós sabemos que você gosta de carros e se preocupa com o bom desempenho do veículo e também entende que segurança e estabilidade são fundamentais para garantir o prazer de dirigir.
Então, você concorda que o amortecedor é peça-chave nesse equilíbrio?
Sendo um componente tão importante, é preciso pensar na qualidade e nos cuidados com esse item. Optar por um amortecedor recondicionado ou de procedência duvidosa pode causar muitos problemas.
Descubra um pouco mais sobre quais são esses riscos, no artigo a seguir.
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A princípio, é preciso deixar claro que amortecedores recondicionados são componentes que já foram usados em outros veículos até o limite de sua vida útil.
Por definição, o que é recondicionar é uma peça que passa por um processo de desmontagem e tem todos os seus componentes gastos analisados substituídos por outros novos.
Posteriormente, essas peças são submetidas a um processo de reforma e recupera algumas de suas propriedades essenciais para que possa ser utilizada mais uma vez.
Ou seja, você vai trocar o seu amortecedor usado por outro também usado, só que em melhores condições.
Dependendo do produto, esse processo é possível e até mesmo grandes fabricantes de autopeças e veículos oferecem para linhas de produtos reconstruídos.
É comum também achar amortecedores esportivos recondicionados, assim como aqueles para carros antigos, já há vários anos fora do mercado e para os quais pode ser difícil achar uma peça nova.
Peças como essas costumam ser muito procuradas por taxistas e motoristas de aplicativos, que rodam grandes distâncias em curtos períodos de tempo.
Donos de veículos cujas peças de reposição são difíceis de serem encontradas no mercado também podem recorrer aos amortecedores recondicionados na hora da manutenção.
O principal chamariz dessa opção é o valor mais em conta quando comparado com um produto novo. Mas vamos analisar para descobrir se essa é uma economia que compensa.
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A base de um amortecedor recondicionado é uma peça usada, que é então reformada.
Em geral, esses itens são lavados e repintados, com o uso de um fluido interno diferente do especificado.
Na grande maioria dos casos o que é substituído é apenas o óleo e muita das vezes por um fluido mais viscoso para dar aquela impressão que as cargas de tração e compressão foram restauradas, e no final o amortecedor recondicionado recebe uma pintura para ficar com aspecto de novo.
Os amortecedores recondicionados não têm a substituição das peças internas desgastadas. As mudanças são visuais, como uma maquiagem.
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O grande atrativo, nesse caso, é o preço. O amortecedor recondicionado costuma ser mais barato, e já deu para entender por que isso acontece, certo?
Isso acontece para permitir que o produto tenha um preço competitivo no mercado, já que uma reconstrução completa, além de ser um processo complexo, faria o amortecedor recondicionado ter o mesmo custo de um novo.
Caso o seu carro não possua mais peças originais disponíveis no mercado, os amortecedores recondicionados podem ser uma boa opção.
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Apesar de existirem empresas confiáveis e qualificadas que realizam esse tipo de procedimento, não são raros os casos de motoristas que acabam adquirindo amortecedores recondicionados de baixa qualidade.
Quando isso acontece, o resultado não costuma ser nada bom, com consequências para a segurança do veículo e para o bolso do motorista.
A princípio, essas peças podem apresentar vibrações e ruídos na suspensão, mesmo que tenham sido recém-instaladas.
Em pistas com buracos e curvas, a estabilidade também é comprometida, uma vez que a aderência dos pneus ao solo é menor com esses componentes.
Também é provável que os ocupantes do veículo encarem oscilações excessivas, principalmente após arrancadas e freadas mais intensas.
Isso tudo resulta em uma deterioração precoce dos pneus e de outros componentes da suspensão, como coxins, molas, pivôs e barra estabilizadora.
Aqueles que buscam os amortecedores recondicionados para promover modificações na estrutura do veículo, como o rebaixamento da suspensão, podem ter problemas ainda maiores.
Práticas como essa são muito arriscadas, já que a alteração do projeto original pode danificar outros componentes em médio prazo, além de comprometer o controle do veículo em algumas situações.
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O amortecedor é uma peça que trabalha mais de 1 milhão de vezes a cada mil quilômetros rodados. A vida útil do amortecedor varia em torno de 50 mil km.
Mas essa quilometragem é muito influenciada pelo estilo de condução e também pelo tipo de piso em que o veículo trafega, podendo durar bem menos ou bem mais do que isso.
Por este motivo, a recomendação é que o componente seja inspecionado a cada 10 mil quilômetros ou sempre que o veículo passar por uma revisão mecânica.
Vale destacar que a troca do componente deve ser feita em pares, ou seja, sempre substituindo ao mesmo tempo o par dianteiro ou o par traseiro.
Ou ambos os pares. Isso acontece, pois, o nível de desgaste diferente entre os amortecedores causa um desequilíbrio no veículo.
É fundamental também que os outros componentes do sistema também sejam verificados e trocados em caso de desgaste, para garantir o bom desempenho do veículo e a durabilidade dos novos amortecedores.
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Sim, é possível recuperar amortecedores por meio da remanufatura ou recondicionamento.
O amortecedor recondicionado é indicado apenas como última alternativa para aqueles que estão com pouco dinheiro para trocar por um novo, por ser mais barato ele serve como uma alternativa temporária.
Mas é válido lembrar que assim que puder trocar o recondicionado por um novo é necessário que faça essa troca.
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A durabilidade do amortecedor da suspensão pode variar devido a vários fatores, como a qualidade do amortecedor, o tipo de condução do veículo, as condições das estradas em que o veículo é usado e outros fatores ambientais.
Em média, os fabricantes recomendam a substituição dos amortecedores a cada 80.000 a 100.000 quilômetros percorridos.
No entanto, é importante observar que essa é apenas uma estimativa geral e pode variar consideravelmente.
Alguns amortecedores podem durar mais, enquanto outros podem se desgastar mais rapidamente, dependendo das condições de uso e manutenção do veículo.
Sinais de que os amortecedores podem estar desgastados incluem:
Se você suspeitar que seus amortecedores estão desgastados ou danificados, é aconselhável levá-los a um mecânico de confiança para que sejam inspecionados.
Eles poderão avaliar a condição dos amortecedores e recomendar a substituição, se necessário, para garantir a segurança e o desempenho adequado do veículo.
Lembre-se de que os amortecedores são componentes importantes da suspensão e têm um papel crucial na estabilidade e conforto durante a condução.
Se a escolha por amortecedores recondicionados for inevitável, a dica é se precaver escolhendo peças de empresas confiáveis.
Certifique-se de que o processo de recondicionamento seguiu os requisitos para que o componente possa ser reutilizado com segurança, como o correto processo de retífica e a aplicação de óleo hidráulico.
Também é recomendável que a haste seja revestida por uma camada de cromo, aumentando a sua durabilidade.
Tenha muito cuidado com peças de valor muito baixo, pois esse pode ser um grande indicativo de que o produto não atenderá às condições necessárias para uma direção segura e estável.
Para não cair em um golpe, faça a sua manutenção em locais confiáveis e escolha peças novas e com o selo do INMETRO, que é a sua garantia de procedência.
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Depois de considerar as características dos amortecedores recondicionados e os riscos de seu uso, fica claro que essa é uma opção que deve ser evitada na hora da manutenção.
Além de terem durabilidade muito inferior à de produtos novos, eles podem causar uma verdadeira reação em cadeia, danificando muitos outros componentes do veículo.
Dê sempre preferência às peças de fabricantes de confiança, que podem garantir a qualidade e procedência de seus produtos.
Assim, você rodará tranquilo, com a certeza de que os amortecedores cumprirão bem o seu papel e não o deixarão na mão.
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Recondicionado quer dizer recuperado ou restaurado, estando pronto novamente para uso.
Nos amortecedores recondicionados, as peças são submetidas a uma “reforma”, onde recupera-se algumas de suas propriedades essenciais para que possam ser utilizadas mais uma vez.
Os amortecedores recondicionados são peças usadas e “reformadas”, geralmente lavadas e pintadas.
Itens comprometidos são trocados por outros, também usados, nem sempre corretos para cada tipo de carro.
Já o amortecedor novo, com selo do INMETRO, tem garantia dos padrões de qualidade exigidos para a segurança. Sem contar a durabilidade do produto.
Será que o radiador recondicionado vale a pena? Não existe amortecedor recondicionado que ofereça total segurança. Além de colocar a vida do motorista e dos passageiros em risco, essa peça pode causar sérios problemas para o carro.
Comercializados como opção mais barata que os amortecedores novos, os recondicionados não oferecem as mesmas condições de desempenho e segurança da peça nova.
Se os amortecedores pudessem ser reaproveitados, os fabricantes fariam o processo de remanufatura, assim como existe com outros componentes do carro.
Reutilizar um equipamento sempre possui os seus riscos. Por isso, é necessário fazer uma avaliação prévia, certificar-se que o produto está mesmo em condições de uso e também saber por quanto tempo mais poderá ser novamente usado.
Pode ser que o barato saia caro. Não apenas porque você terá que substituí-lo logo, como também por questões de segurança, já que uma peça em mau estado pode causar acidentes.
A principal dica para identificar se houve recondicionamento na peça é ver se o logotipo do fabricante está raspado. Este sinal é um dos mais característicos.
Outra forma de verificar é rodar com o veículo com o amortecedor quente, pois vai apresentar instabilidade em curvas e fazer ruído na suspensão.
Quando o amortecedor está frio pode não apresentar esses problemas e quando aquece, após rodar 20 minutos, começam a aparecer sinais de desgaste novamente.
Isso acontece porque o fluido hidráulico colocado no recondicionamento não é adequado para esta finalidade, bem como as peças internas já perderam a vida útil, além de provocar desgaste em outras peças da suspensão, como batentes coxins, molas e batentes.
Sim. Isso é possível. Mas um bom amortecedor recondicionado precisa passar por um profissional técnico e especializado nesse tipo de serviço.
Só assim ele terá a garantia que está em plena condição de uso. Porém, isso pode não acontecer na maioria das lojas.
A questão é que esse bom amortecedor recondicionado poderá custar caro, justamente por ter sido remanufaturado da maneira correta. Sendo assim, pode custar um valor bem próximo ao de uma peça nova.
Na verdade, para recondicionar o amortecedor, de fato, vai custar muito mais do que produzir um novo. Por isso, só vale se você não encontrar na loja, na concessionária, no ramo de autopeças o amortecedor correto para substituir os do seu automóvel.
Em primeiro lugar, é importante saber que uma peça recondicionada é diferente de uma peça remanufaturada.
A remanufatura de uma peça é um processo industrial que é realizado apenas pelo fabricante. O componente, como um amortecedor usado, por exemplo, é utilizado como matéria-prima para a sua reconstituição.
Já o recondicionamento não é feito dentro de uma fábrica. Neste caso, uma peça defeituosa tem suas partes danificadas reparadas através de um trabalho mecânico individual.
Assim, é possível dizer que uma peça remanufaturada é como se fosse nova, enquanto a recondicionada é um produto restaurado.
Essas dicas valem para notar problemas com qualquer tipo de amortecedor. Mas, caso você use amortecedor recondicionado, é recomendável ficar ainda mais atento aos sinais que citaremos a seguir.
Se você encontrar marcas de óleo no chão e perceber que os pneus têm se desgastado mais rápido do que de costume, corra para seu mecânico de confiança para realizar uma revisão.
Outros pontos que podem significar defeitos no amortecedor são:
Estes sinais nem sempre são tão fáceis de se identificar. Os amortecedores costumam apresentarem defeitos de forma gradativa, e essas alterações podem ser sensíveis. Por isso, é importante realizar a revisão do veículo de forma periódica.
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Nós sabemos que para garantir um serviço de qualidade, é preciso confiar na marca do produto e no suporte que o fornecedor oferece.
Então, será que um radiador recondicionado vale a pena?
Para não perder as nossas próximas dicas como essa sobre amortecedor recondicionado, não perca nossos artigos semanais no blog.
Se ainda houver dúvidas deixe aqui nos comentários, ficaremos felizes em ajudar na proteção do seu veículo!
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2 Comments
Como posso saber se o meu amortecedores estão bons,ou ruins.
Olá Cláudio, para analisar se os amortecedores do seu carro estão ruins é importante ficar atento aos detalhes. Alguns sinais são:
• Se o veículo demora a frear, pode ser um problema no item.
• Observe se o carro balança muito durante as curvas e acelerações.
• Verifique também se há óleo na parte de fora do amortecedor, isso é sinal de vazamento.
Na dúvida leve a um mecânico de confiança e lembre-se o sistema de amortecedores deve ser trocado a cada 40 mil km rodados. Não se esqueça quem nossa loja virtual, você encontra amortecedor e outros itens do sistema de suspensão, só clicar: encurtador.com.br/amrJ1