O combustível adulterado conta com uma elevada concentração de impurezas. Elas se transformam em resíduos durante a queima dentro do sistema de combustão. Com isso, há dificuldade de articulação dos componentes internos do motor e até o emperramento do sistema, prejudicando o funcionamento do motor e diminuindo a sua vida
Por isso, antes de abastecer o tanque de combustível do seu carro, é preciso conhecer a procedência do posto. É um tanto quanto comum conhecer postos que vendem combustível adulterado, que representa um enorme perigo para a “saúde” do motor do seu veículo, causando grandes danos e prejuízos enormes para o proprietário.
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Um combustível adulterado pode ser tanto etanol, como gasolina e diesel. No primeiro caso, no lugar do etanol hidratado, vendem uma mistura de etanol hidratado com etanol anidro (este usado na mistura da gasolina). Já no segundo, é comum a adulteração da gasolina com maior percentual de etanol anidro (acima do permitido por lei, de 27%). O diesel, por sua vez, pode receber mais impurezas.
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O combustível adulterado pode danificar todas as peças do caminho que ele percorre no seu veículo, como:
Nos veículos mais modernos, a injeção eletrônica — mais especificamente os bicos injetores — é o primeiro sistema que imaginamos que será danificado pelo combustível adulterado, seja gasolina, etanol ou diesel. De fato, ela realmente pode ser bastante prejudicada, ainda mais quando existe a presença de solventes, querosene, água ou outras impurezas na mistura.
Contudo, o problema costuma ir além. Nos veículos a gasolina, etanol ou flex, as velas de ignição, a bomba de combustível, o pré-filtro e o filtro, a sonda lambda e o catalisador, por exemplo, também sofrem bastante. Isso ocorre porque os produtos que são misturados costumam atacar os componentes. Além disso, as mangueiras e vedações são danificadas, o que tende a causar vazamentos.
Nos motores diesel os danos são parecidos e o prejuízo costuma ser muito maior. O novo combustível brasileiro, com baixo teor de enxofre e um percentual de biodiesel, costuma degradar rapidamente quando é adulterado. O resultado é a formação de uma espécie de “limo”, que ataca principalmente a bomba injetora, os bicos e todos os filtros do sistema de alimentação.
Outro problema sério que um combustível adulterado tende a causar é a formação de resíduos, que vão se acumulando nas câmaras de combustão, válvulas e cabeças dos pistões. Mas, quando a substância misturada acaba não queimando, é ainda pior: o contaminante escorre pelos cilindros, ataca o óleo lubrificante e pode até fundir o motor. Por isso, é sempre bom ter atenção aos sinais que seu veículo dá.
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Entre os problemas que pode gerar, estão desde os corriqueiros perda de potência e rombo no bolso, até a contaminação do óleo, carbonização e depósito de resíduos e – em casos extremos e muito raros – deformação dos pistões e de outros componentes. Por isso, fique de olho no que você está colocando no tanque do seu carro. Conheça 7 sinais de que o combustível é adulterado!
Quando se acende no painel uma luzinha de alerta com o desenho de um motor, que indica alguma anomalia no sistema de injeção eletrônica, o combustível adulterado pode ser uma das causas. Esse sistema, que controla a admissão de combustível e calcula a porcentagem de mistura com ar, pode ter problemas para lidar com etanol ou gasolina adulterados. Assim, a luz pode aparecer no painel e se manter acesa.
Claro que não é a única coisa que a leva a se acender. Mas, se isso acontecer logo depois que você abasteceu o carro, a razão pode ser uma gasolina ou etanol contaminado com algum outro produto. O que acontece é que o combustível não foi reconhecido pela sonda lambda.
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Um dos primeiros sintomas, que você logo notará, é o aumento do consumo. Muitas vezes, também vem acompanhando de uma perda de rendimento. Sabe aqueles mitos sobre gasolina e etanol que dizem que as versões aditivadas rendem mais? Isso não é uma verdade, mas o combustível “batizado”, com certeza, reduz a eficiência.
Se você abasteceu em um posto novo, no qual não costuma ir, e notou que o líquido acabou com mais rapidez que o normal, mesmo sem ter feito estripulias com o carro, pode ser esta a razão.
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Se o óleo que saiu do cárter estiver contaminado, com mudanças nas características esperadas, também pode ser por causa do combustível adulterado. Neste caso, pode ser pela gasolina com solventes ou etanol com água demais.
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Se o veículo parece menos potente do que o normal, é outro sinal de que o posto utilizado deve ser olhado com desconfiança. Lembrando que, para todas essas dicas, pode existir mais de uma razão para o problema. Por isso, não deixe de considerar as outras possibilidades e sempre fazer as revisões do seu carro.
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Motor falhando ou com dificuldade em pegar também são fortes sinais de que algo está errado com o combustível, principalmente se eles começarem após um abastecimento. Até o som durante o funcionamento pode indicar algum problema, principalmente nas acelerações, quando surge um ruído de detonação, conhecido popularmente como “batida de pino”.
Se o carro estiver dando pequenas engasgadas, ou seja, pequena falhadas nas quais parece que o motor vai morrer, também é sinal de o combustível no tanque pode estar adulterado.
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Também fique atento ao cheiro que sai do escapamento. As adulterações com o uso de solventes ou querosene são notadas facilmente depois do processo de combustão. Em casos extremos, quando a concentração de impurezas é muito grande, a injeção eletrônica pode acabar detectando o problema e entrando em “modo de segurança” para proteger o motor. Quando isso acontece, a luz de alerta do sistema costuma acender no painel.
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Os sintomas mais observados neste caso são:
Os mais afetados são os carros que abastecem somente com gasolina pois na adulteração o álcool misturado é maior do que o limite permitido pela montadora.
Umas das fraudes mais utilizadas é a adição de solventes no combustível, esses solventes muitas vezes são misturados com a gasolina pois são resíduos custosos para se descartar. O motorista não percebe nenhuma diferença no rendimento do motor, porém, com o tempo, o solvente derrete todos os componentes do sistema de injeção de combustível, em especial os que são vedados por borrachas. Essa corrosão causa danifica o veículo, pode entupir os bicos injetores e até vazar gasolina.
No caso do etanol (álcool) a adulteração também acontece, ao invés de vender o álcool hidratado, o posto fornece metanol, um álcool tão bom quanto o etanol, porém é tóxico e extremamente perigoso pois se pegar fogo a pessoa não vê.
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Mas afinal, para identificar se a mistura está adulterada, é preciso colocá-la no tanque e esperar os sinais e danos ao veículo? Não — aliás, isso não é uma boa ideia. O ideal é pedir para que se faça um teste sem nenhum custo, e ele tem de ser feito na sua frente.
Sempre que for abastecer em um posto desconhecido ou notar que houve alguma mudança no comportamento do veículo, peça a avaliação, é seu direito.
Se o estabelecimento negar, faça uma denúncia no 0800 970 0267. Esse número telefônico é da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Também é possível fazer isso pelo site do órgão.
Para garantir os seus direitos e comprovar um eventual problema de adulteração, outro cuidado muito importante é sempre pedir e guardar as notas fiscais dos abastecimentos.
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Outra forma de garantir que você está abastecendo o seu carro com uma gasolina de qualidade é solicitar um teste no posto de combustível, que é obrigado a fornecer os equipamentos necessários para um teste de qualidade.
Basta adicionar gasolina e água em um recipiente com as medidas padronizadas e verificar o volume de gasolina pura. O derivado de petróleo não se mistura com a água, enquanto os derivados do etanol sim. O volume deve ser de, no máximo, 27% de etanol.
Existem várias dicas de como economizar com combustível sem prejudicar o veículo, evitando abastecer em postos duvidosos apenas porque é mais barato. Preços muito abaixo do mercado indicam que algo está errado e você deve fugir disso.
Use as redes sociais a seu favor. Vivemos em uma época em que todos estão conectados e a troca de informações é quase instantânea. Antes de abastecer, pesquise a reputação do posto e veja se os clientes estão satisfeitos. A tecnologia é uma excelente ferramenta de defesa dos seus direitos.
Viu como tentar economizar abastecendo em qualquer lugar pode ser perigoso? Na dúvida, peça o teste de qualidade e não coloque combustível adulterado no tanque do seu carro. Afinal, você não cuida tão bem dele para que um pequeno deslize acabe pondo tudo a perder, certo?
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Com a nota fiscal, é possível recorrer no Procon contra aquele posto, caso o combustível venha a causar danos no carro.
A melhor coisa a fazer é ir até uma boa oficina mecânica e pedir que seja feito o esvaziamento do tanque. Eles vão retirar o combustível ruim e você poderá então abastecer um outro combustível, de maior qualidade.
Não se esqueça do comprovante do abastecimento com o comprovante do gasto com a oficina mecânica e vá no Procon. Se você não tiver resultados e o Procon ficar só te enrolando (o que acontece muitas vezes), pegue esses documentos e vá ao fórum da sua cidade.
A primeira e mais importante informação que deve saber é que você tem direito a ser reembolsado pelo posto de combustível, caso abasteça seu veículo com um produto adulterado e ele danifique seu automóvel.
Isso mesmo: você pode cobrar do posto o conserto do seu motor, mas para isso é necessário que tenha provas de que abasteceu naquele estabelecimento e que de fato foi o combustível que danificou seu carro. Veja como proceder a seguir:
Transforme em hábito sempre pedir a nota fiscal do abastecimento em todos os postos e as guarde. Caso você venha a ter problemas com seu veículo e descubra o motivo foi combustível adulterado, precisará provar de onde ele veio.
Apenas a sua palavra não basta. Na hora de exigir seus direitos, tenha em mãos um laudo técnico emitido por um profissional detalhando todos os problemas que o veículo apresentou e provando que eles foram provocados pelo combustível adulterado.
Com as provas necessárias em mãos, vá atrás dos seus direitos. O primeiro passo é voltar ao posto onde abasteceu, procurar o responsável e fazer uma reclamação exigindo seu ressarcimento. Caso esse passo não funcione, você precisará partir para uma reclamação legal.
Conforme o Código de Defesa do Consumidor, neste tipo de situação, além de ser obrigado a reembolsar todos os danos materiais causados, o posto combustível ainda pode ser intimado a arcar com uma indenização moral.
Você reuniu as provas, tentou fazer um acordo com o responsável do posto de combustível, fez uma reclamação legal junto ao código de defesa do consumidor e sites especializados como o Reclame Aqui, por exemplo, e nada aconteceu. Procure a ANP – Agência Nacional de Petróleo e a Polícia e realize uma denúncia formal.
Fazendo isso, além do posto de combustível não ter mais como escapar de responsabilidade de ressarcir os danos causados por seu combustível, ele ainda terá que se corrigir livrando-se de todo o combustível adulterado e pagando a justiça por isso.
Com a flutuação do preço dos combustíveis, principalmente com a gasolina com o preço altíssimo, o consumidor tem feito malabarismo na hora de encher o tanque. E, às vezes, a escolha por uma gasolina de melhor qualidade perde para o preço na bomba. Hoje, o consumidor tem a disposição a gasolina comum, aditivada, premium ou podium.
A aditivada recebe aditivos que ajudam na manutenção do motor. Um dos aditivos mais comuns são os detergentes dispersantes, que têm a função de manter limpo o sistema de alimentação do combustível. Os detergentes dispersantes reduzem a possibilidade de entupimentos do sistema de alimentação e acúmulo de depósitos, causados pela queima do combustível no motor. Para diferenciar os produtos, as distribuidoras geralmente adicionam corante na gasolina aditivada.
Em relação ao desempenho e ao consumo, não há diferença entre a comum e a aditivada. Ambas têm a mesma octanagem. A vantagem está na redução das revisões. Usando uma gasolina aditivada o prazo para fazer limpeza de filtro, bicos, troca de bomba será maior.
O motorista precisa analisar essa questão. Às vezes, ele economiza na hora de abastecer, mas lá na frente gasta mais com uma troca dos bicos. É uma conta que, muitas vezes, na fila do posto o consumidor não se atenta.
Agora, a questão é diferente em relação às gasolinas premium ou podium. Elas são mais indicadas para carros com motores modernos com taxa de compressão alta. O rendimento do veículo será maior. Em um Fusca, por exemplo, a gasolina podium não apresentará diferença de potencial em relação à comum. Mas em motor moderno, como por exemplo, os Firefly, que apresentam uma taxa de compressão elevada (13,2;1), o rendimento será maior.
A troca da gasolina comum pela aditivada ou pela premium e podium pode ocorrer em qualquer momento, mas o aconselhado fazer a substituição com o tanque baixo. (A.M.P).
A classificação e a qualidade da gasolina baseiam-se na sua composição. Quanto mais resistente à compressão (maior índice de octanagem), melhor é a gasolina.
as se a gasolina for muito sensível à compressão, sofrendo explosões prematuras antes do pistão atingir o ponto morto e antes da faísca soltar da vela, o resultado será a desregulagem do motor, o pistão será empurrado com uma força menor no quarto tempo e a potência do carro diminuirá. Quando isso ocorre, há um ruído no motor conhecido como “bater pino” (knocking).
A adição de álcool à gasolina gera um tipo de classificação da gasolina em A e C:
* Gasolina A: é a produzida nas refinarias ou petroquímicas e não possui etanol. Sua densidade, em geral, varia de 700 a 770 g/L;
* Gasolina C: é a comercializada nos postos e recebeu adição de etanol pelas distribuidoras. Sua densidade, em geral, varia de 718 a 775 g/L.
Vai abastecer em um posto pela primeira vez? Ou está desconfiado que abasteceu com um combustível adulterado? Veja os testes que podem ser feitos:
Se há suspeita de gasolina adulterada você pode solicitar o teste da proveta, esse teste deverá ser feito na hora, ele é excelente para medir o percentual de etanol que tem na gasolina, o percentual máximo é de 27% para gasolina tipo comum, e 25% na gasolina premium, a oscilação máxima deve ser de 1% segunda a ANP.
O etanol adulterado também pode ser testado, solicite o teste de teor alcoólico, e repare no visor da bomba se o álcool está isento de impurezas, e claro visualmente, caso esteja alaranjado pode existir irregularidades. Geralmente quando o etanol está batizado ele foi misturado com etanol anido (o de cor alaranjada, que é misturado com a gasolina) e na verdade ele deve ser apenas etanol hidratado pois ele é o verdadeiro combustível.
Para o óleo diesel verificar o aspecto é essencial, impurezas como ferrugem, água, poeira são extremamente prejudiciais a todo o sistema de injeção e ao bom funcionamento do motor, portanto verifique quando desejar.
Outro teste que pode ser solicitado é o de vazão, esse teste é mais para saber se você não está levando menos combustível do que está pagando, esse teste também é direito do consumidor e deve ser feito na própria bomba, na frente do cliente. Lembre-se que todas as bombas devem ter o selo do INMETRO.
O ideal é ter uma rede de parceiros e abastecer sempre nos mesmos locais. Assim, é mais fácil identificar se há alguma irregularidade com o combustível, negociar melhores valores e economizar combustível.
Quando o valor do combustível está muito abaixo do que a média dos demais postos, desconfie. As chances do combustível adulterado é bem alta.
Sempre verifique se os reservatórios de combustível possuem os lacres eletrônicos. O controle de qualidade é obrigatório para todos os postos de combustíveis confiáveis. Outro ponto que precisa ser examinado é a presença do selo do Inmetro.
O posto precisa informar claramente de onde vêm os seus produtos. Se o local escolhido para abastecer a frota for uma distribuidora exclusiva (bandeira branca), a informação sobre quem forneceu o produto deve estar descrita nas bombas.
Você já conhecia essas informações sobre a gasolina batizada? Fique sempre atento aos sinais do seu veículo e a essas dicas, pois nenhum posto de combustível pode se negar a atendê-las. Faça valer todos os seus direitos!
Todos os postos são obrigados a possuir os kits e realizar os testes, conforme a resolução ANP nº 9, de 7 de março de 2007. Para denúncias, a ANP disponibiliza o telefone 0800-970-0267.
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