Um carro é constituído de milhares de peças complexas. Mas o filtro de combustível não é uma delas. Ele consiste em um apetrecho tão simples quanto essencial. Mesmo assim, muitos motoristas se perguntam, com frequência, qual a sua função.
Quando o veículo apresenta algum problema, nada pior do que descobrir que tudo poderia ter sido evitado se alguma peça tivesse sido trocada com antecedência. Entre os equipamentos simples que podem causar grandes aborrecimentos no futuro está o filtro de gasolina.
A manutenção de um carro é feita de acordo com a análise de peças vitais para o seu funcionamento. Ter cuidado com esse item significa aproveitar ao máximo a eficiência do automóvel. Isso porque ele é essencial para o bom desempenho do motor, uma vez que impede a entrada de impurezas.
Por isso, para que possa cumprir sua missão de filtrar o combustível e proteger o motor, é fundamental não desrespeitar o prazo de troca.
Ficou curioso para saber a função dessa peça? Confira o artigo até o final e fique por dentro.
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Fonte: https://www.tecfil.com.br/
O filtro de combustível nada mais é do que uma peça que fica entre o tanque e o motor. Ele tem o formato de um cilindro, com duas pontas por onde passa o combustível com resíduos.
Sempre verifique se ele está vedado, uma vez que é fundamental que o sistema interno formado por uma película limpadora esteja o mais intacto possível.
Diferente de um motor de carro que possui diversas engrenagens e cilindros, o filtro de gasolina é composto por aço, alumínio ou até mesmo plástico e também por uma malha de papel à base de fibras de celulose.
Essa malha é responsável por filtrar o combustível que chega do tanque do veículo, retirando suas impurezas, e então ela o envia ao motor.
O filtro de gasolina é uma das peças mais importantes para o bom funcionamento de um carro e para a conservação do motor. Existem diferentes modelos de filtro no mercado, e eles variam conforme o tipo de combustível.
O proprietário que não presta atenção no filtro sedimentador (separador) de óleo diesel/água mata seu veículo aos poucos.
O filtro sedimentador ou filtro separador de água é uma peça muito importante para a manutenção do seu veículo, para preservar e aumentar a vida útil do motor.
Aplicado principalmente na linha pesada e em alguns veículos de linha leve como picapes e utilitários. Sem este filtro, seu motor fica exposto a diversos fatores que podem comprometer o desempenho.
Isso acontece porque conforme o tanque de combustível aquece o ar é forçado a sair, mas quando o tanque esfria o ar com umidade é puxado de volta para dentro do tanque e a água fica condensada nas paredes dele, e pode danificar o motor e contaminar o combustível.
Um problema do combustível contaminado com água é que ele vai fazer seu veículo rodar com perda de desempenho. Fora isso, a água vai gerar uma série de coisas desagradáveis e que vão fazer seu motor ficar cada vez mais comprometido e com o tempo isso será de grande prejuízo.
O prejuízo decorrente dessa água no motor causada por uma não separação adequada do óleo diesel com a água, se for somado ao longo do tempo, pode ficar equivalente a uma das manutenções mais caras que se tem por aí.
Ele é geralmente usado em carros de performance, turbos e aspirados. Ele é de aço e a parte interna é feita de inox. Funciona com: gasolina e etanol. Sua grande vantagem, é que ele não vem vedado com os outros filtros e você consegue lavá-lo quando necessário.
Porém, ele costuma ser bem mais caro que o filtro de combustível comum, geralmente é uma média de R$100,00 reais. É importante conferir com seu mecânico se esse tipo de filtro funciona corretamente em seu veículo. Por isso, antes de comprar pergunte a um profissional qualificado para te dar recomendações.
Seu principal papel é filtrar o líquido dentro do tanque e eliminar impurezas no combustível para que ele chegue ao cilindro de combustão o mais puro possível.
A peça age retirando impurezas muitas vezes invisíveis a olho nu, como poeira, ferrugem, água, ferro, partículas orgânicas (muito presentes no álcool), entre outras, jogando o líquido puro direto no motor.
O carro anda por meio de um processo químico que acontece muitas vezes dentro do motor: a queima de combustível. Quando o líquido puro se mistura com o ar e é acionado por uma faísca, ele se transforma em fogo que, por sua vez, gera a energia que empurra o pistão e movimenta as rodas.
Para que esse processo ocorra o mais rápido possível e com a máxima eficiência do combustível, o líquido precisa estar limpo. Partículas estranhas não geram calor o suficiente para empurrar os pistões e o carro fica sem potência e com problemas em alta velocidade.
Graças a alta qualidade dos filtros, o sistema do combustível é protegido de contaminantes e danos de corrosão. Isso protege o motor e assegura um funcionamento eficiente do veículo.
A menor vazão do tanque para o motor pode provocar vazamentos de combustível, que facilmente acabam se transformando em danos ainda mais sérios com o passar do tempo.
Assim, você deve verificar a situação o quanto antes, pois um filtro saturado também pode se romper e deixar o combustível passar sem a limpeza.
Com isso, as fibras de papel, que são o elemento filtrante, e os próprios resíduos acumulados poderão alcançar o sistema de injeção e o motor, causando vários estragos e reduzindo a vida útil do veículo.
É indicado realizar a troca do filtro de combustível entre 10 e 15 mil quilômetros rodados. Porém, alguns indícios podem deixar evidente que a mudança da peça precisa ser feita o quanto antes. Veja alguns deles:
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Considerado um dos efeitos mais marcantes, o aumento no consumo de combustível acontece por causa da barreira de impurezas criada entre o tanque e o motor.
Em função disso, muita pressão é exercida nessa estrutura, fazendo com que apenas uma pequena parte do líquido chegue ao destino final para ser aproveitada. Assim, muito combustível é perdido sem queimar de forma adequada.
Se o carro de repente passa a correr menos com uma quantidade maior de combustível, é sinal de que há algo de errado. Embora o problema possa estar associado a muitas peças diferentes do carro, o filtro desgastado é uma delas.
Investir em uma substituição certamente sairá mais barato do que pagar por mais combustível do que o necessário. Afinal, sabemos que os preços nos postos brasileiros sobem a cada dia, não é mesmo?
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Quando a peça está obstruída, o líquido encontra mais dificuldade para passar, naturalmente, isso vai afetar o processo de ignição do veículo e, por isso, é um dos primeiros sintomas de que existe sujeira no equipamento.
Se o combustível não chega até o motor de forma rápida, o motorista terá bastante dificuldade para dar partida no veículo. Nesse cenário, o fluxo pode ficar muito fraco e impedir o funcionamento adequado do automóvel, sendo necessário fazer logo a troca desse material.
Quando o filtro de combustível está passando por algum problema, é comum que o carro passe a não responder tão bem aos comandos do condutor. Se pisar no pedal da aceleração até o fundo não está mais funcionando, pode ser sinal de que o veículo precisa ser levado ao mecânico.
Outro problema comum quando o filtro de combustível não está em boas condições é o “para e anda” repentino, como se as rodas travassem e soltassem a cada 2 segundos. Apesar de casos como esse acontecerem por vários motivos, como problemas na marcha e defeitos na ignição, eles são muito frequentes quando o filtro está com algum problema.
O carro tem engasgado muito e andado de forma estranha e desnivelada em primeira ou segunda marcha? Essa irregularidade é uma das principais maneiras de identificar problemas.
Se a peça estiver muito suja, o combustível precisa ser bombeado com mais força para chegar até o motor e ser queimado.
Já no caso da passagem estar obstruída e a pressão alcançar um ponto mais elevado, uma porção do combustível chegará até a câmara de combustão, a pressão será aliviada e o processo vai se repetir. Por isso o carro ficará engasgando até o momento da troca.
O rendimento do carro está prejudicado? Não consegue acelerar nem frear com tanta facilidade? Não consegue manter a velocidade do carro alta e constante? Esse é outro dos sintomas.
Da mesma forma, se o condutor percebe que o arranque não é realizado de uma forma tão tranquila (ou seja, quando a partida se torna mais difícil ou até mesmo não pega), também é bom verificar se o defeito está no filtro.
O carro possui uma série de pequenas lâmpadas que advertem o motorista sobre algum problema que está acontecendo ou que pode vir a acontecer.
Elas podem ser até mesmo aquela luz que indica que os passageiros precisam apertar o cinto. Mas é bom conferi-las sempre: pode ser que indiquem problemas na bomba de combustível também.
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Ferro, água e ar: basta apenas esses três elementos para que ocorra a oxidação do ferro — reação química popularmente chamada de ferrugem.
Quando um carro mostra sinais de que uma peça está enferrujando, é hora de tomar bastante cuidado, pois isso quer dizer que alguma parte está em degradação. Assim, o problema precisa ser corrigido o quanto antes para evitar danos maiores no futuro.
No caso do filtro de gasolina, a situação não é diferente. Se há ferrugem nesse equipamento, problemas irreparáveis podem ocorrer no sistema de injeção do veículo, comprometendo todo o seu funcionamento.
Além de aumentar o consumo, um dos indícios de filtro sujo é a impressão de que o carro está sem combustível. Isso pode ser percebido tanto na hora de ligar o carro quanto durante seu funcionamento.
Devido às impurezas, o fluxo do líquido pode ser interrompido de forma repentina quando o automóvel está em baixas velocidades, dando a entender a falta de combustível.
Embora o trabalho seja fácil, deve ser realizado com cuidado devido ao gás presente na linha. O ideal que seja feito por um profissional qualificado. Na verdade, o ideal é mesmo substituí-lo por outro, que não é caro.
A limpeza preventiva do tanque de combustível não é um consenso entre todos os mecânicos. Muitos apontam que ela só é necessária para carros mais antigos, principalmente aqueles desenvolvidos e vendidos antes dos anos 90.
No entanto, é sempre bom verificar se o tanque está em bom estado e se não está levando impurezas para o filtro – e, depois, para o motor.
A limpeza do tanque também deve ser feita em carros que são abastecidos constantemente com combustível adulterado e de qualidade baixa – ou quando correm com o combustível na reserva com muita frequência. Se o filtro tem precisado de trocas muito frequentes, também é sinal de que o tanque precisa ser limpo.
Para fazer esse processo de limpeza, é importante que haja um profissional na área orientando ou sendo protagonista da atividade. Isso porque as ferramentas não são assim tão simples e são poucos os que as têm dentro de casa. Além disso, fazer o procedimento sem ter experiência pode acabar danificando as peças do carro.
O tanque vai precisar ser retirado do veículo, e todo e qualquer combustível dentro dele vai ser esvaziado. A limpeza é feita então com produtos específicos. Quando já limpo, o tanque precisa ser reinstalado da maneira correta.
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Quando o motorista compra o seu carro, ele já deve verificar no manual do fabricante qual a frequência de troca desse elemento.
Antes, muitos dos manuais de automóveis diziam que a troca poderia ser feita a cada 30.000 quilômetros rodados. Atualmente, no entanto, essa medida mudou: a maioria hoje pede que a troca seja realizada de 10.000 em 10.000 quilômetros.
É bom lembrar: esse período varia de fabricante para fabricante, então é preciso sempre verificar o manual.
Apesar disso, há outras variáveis que fazem o filtro sofrer um desgaste antes do tempo recomendado: a qualidade do combustível e as condições de limpeza do tanque tem influência direta na vida útil da peça. Dependendo de qual combustível o veículo se alimenta, o filtro precisará ser trocado antes.
Também é bom lembrar que o filtro de combustível é um item de segurança para o carro, e atrasar sua troca pode trazer complicações muito maiores para o motor. A troca costuma levar apenas 30 minutos quando feita dentro de uma oficina mecânica.
Os filtros novos comprados também devem seguir as especificações sugeridas no manual do fabricante do carro, porque cada peça é feita de um material diferente. Veículos movidos a etanol ou bicombustíveis, por exemplo, precisam de materiais mais resistentes para funcionar, porque esse tipo de combustível é mais corrosivo.
Existem filtros de diferentes tipos de encaixe, alguns são de engate rápido e outros são presos por braçadeiras. Além disso, os filtros são produzidos com carcaças de metal ou plástico, o que não interfere na qualidade da peça.
Em todos os casos, o mecânico deverá seguir o procedimento descrito abaixo para fazer a troca:
A substituição do filtro é considerada um serviço simples e pode levar até cerca de 30 minutos para ser executada por um profissional de reparação automotiva.
O preço cobrado pela substituição do filtro varia conforme o modelo do carro, a marca da peça utilizada e da oficina escolhida. Veja o preço médio de mercado para alguns modelos, considerando filtros de marcas de primeira linha:
Modelo do Carro | Valor unitário da peça | Custo da mão de obra | Custo de mercado |
Fiat Doblo 1.4 Flex | R$24,00 a R$33,00 | R$30,00 | R$54,00 a R$66,00 |
Honda Fit 1.5 Flex | R$23,00 a R$31,00 | R$30,00 | R$54,00 a R$66,00 |
Jeep Renegade 1.8 16V Flex | R$19,00 a R$26,00 | R$60,00 | R$79,00 a R$86,00 |
Mitsubishi L200 Triton 2.5 Diesel | R$61,00 a R$84,00 | R$60,00 | R$121,00 a R$144,00 |
A qualidade dos produtos utilizados para o funcionamento de um veículo faz toda diferença quando se fala em vida útil das peças. E com o filtro de combustível não é diferente.
A melhor maneira de aumentar a durabilidade desse componente é usar combustível de qualidade, evitando desgastes precoces e troca antecipada.
Quando o motorista escolhe a gasolina aditivada, o próprio líquido já faz o trabalho de limpeza do filtro, aumentando a vida útil da peça e a performance do motor em médio e longo prazo.
Em alguns casos, os resíduos sólidos e as impurezas acabam se desprendendo do próprio depósito de combustível e acumulando no fundo da estrutura. Então, quando a bomba começa a puxar o líquido que está na base do reservatório, os resíduos vão junto.
Para evitar que todas as impurezas que se encontram no tanque sigam em direção ao motor, evite esperar que o combustível atinja a reserva, pois é lá que se encontram esses sedimentos sólidos.
Como mencionamos no tópico anterior, geralmente é recomendado para carros mais antigos. Pois o fundo do tanque de combustível contém grande parte da sujeira acumulada, que, ao ser puxada pela bomba, fica presa ao filtro. Portanto, durante uma manutenção de rotina, faça a limpeza dessa parte do carro.
Fonte: https://blog.fras-le.com/
Depende muito do seu veículo. Ele possui a mesma função que o filtro de combustível lacrado e original do seu carro, mas existem automóveis que não são compatíveis com a peça.
Por ter um preço elevado, o ideal é que você converse com seu mecânico de confiança para saber se vale a pena a troca.
Entre as melhores marcas de filtro estão:
Pronto, agora você já sabe tudo sobre o filtro de combustível do carro. Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo!
E você, o que achou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas experiências com o filtro de combustível do seu carro.
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Leia também: Peças Automotivas Online: saiba como comprar com segurança.
4 Comments
Amigos, onde fica a bomba de combustivel do kadet gsi 2.0 a gasolina ano 1993, com teto solar e painel digital? Desde já muito obrigado
Boa tarde André, veja se este vídeo te ajuda: https://www.youtube.com/watch?v=LdOM1q2o83k
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Parabéns pelo conteúdo! O artigo sobre filtros de combustível é informativo e esclarecedor. Explica de forma detalhada a importância, tipos e sinais de problemas.