O vidro traseiro do carro é popularmente conhecido como vigia. Os vidros em um automóvel possuem funções muito importantes como:
Mas apesar de possuírem funções similares, todos os vidros de um veículo são diferentes um do outro. Tanto que existem legislações que determinam como eles devem ser fabricados, de acordo com o local que eles ocuparão no carro.
Tudo isso tem apenas um objetivo: a segurança dos ocupantes seja enquanto dirigem ou em caso de acidentes.
Continue a leitura para conhecer as diferenças e o porquê de cada uma delas.
Leia também: O que é a guia de para-choque?
A maioria das pessoas que são um pouco mais atentas já reparam que eles são diferentes pelo seguinte motivo: o para-brisa ao ser atingido por algum objeto ele não estilhaça, apenas trinca.
O mesmo não acontece com o vidro vigia e laterais, ao ser atingido eles estilhaçam em minúsculos pedacinhos. Você já tinha reparado isso?
Isso acontece pois eles são feitos de materiais diferentes, confira a seguir.
Leia também: Película automotiva: confira as novas regras.
O para-brisa não estilhaça pois ele é feito de uma material mais resistente e em 3 camadas, sendo duas camadas de vidro e no meio delas o butiral, que é uma resina usada geralmente para as aplicações que requerem uma adesão forte, que tenha claridade óptica e flexibilidade.
A aplicação dessa resina transforma o para-brisa em um vidro laminado, que é incapaz de se romper em minúsculos pedaços, como os demais. Tudo isso tem um objetivo, que é proteger o motorista, principalmente em caso de colisões ou acidentes com alto impacto.
O vidro laminado não demonstra ou atinge o condutor, evitando que aconteçam ferimentos graves no motorista por conta dos estilhaços.
Já os vidros vigia e laterais são temperados e feitos para estilhaçar. Tudo isso também tem o mesmo objetivo, que é a segurança. Mas aí já é o contrário do para-brisa, é necessário que em caso de acidentes em que os ocupantes fiquem presos dentro do carro e a porta fique travada, eles consigam romper o vidro e sair do veículo.
Se o vigia e os vidros laterais (vidros de porta e janela) fossem laminados, ao receber um chute eles trincariam mas não romperiam, impossibilitando a saída em caso de emergência.
Para garantir que nenhum proprietário ou até mesmo montadoras troque a ordem desses vidros, existe uma legislação que determina como devem ser fabricados e onde devem ser colocados.
Leia também: Motivos para não deixar o para-brisa arranhado.
Andar com qualquer vidro do carro quebrado é contra a lei. Sendo assim, o condutor pode receber sanções como:
Leia também: Esguicho de para-brisa não funciona, o que pode ser?
Apesar do vidro laminado ser bem resistente, eles podem se romper por diversos fatores como:
Leia também: Como cuidar dos vidros e películas do carro?
Como você, trocar a peça por um vidro mais resistente como o temperado não é uma opção, mas alguns cuidados podem ajudar a prevenir danos no vigia, como:
Leia também: Como limpar vidro de carro? 6 dicas para limpeza correta.
Se infelizmente o vigia do seu carro quebrou, não tem para onde correr, é necessário fazer a substituição. Você tem dúvidas de como comprar o certo para o seu veículo, algumas dicas vão te ajudar.
Antes de comprar e realizar a troca, preste atenção nos seguintes pontos:
Está precisando de um vigia novo? Conte com a gente! Somos a maior loja de vidros automotivos da América Latina. E sabe o que você ganha comprando com a gente? Vem ver!
Leia também: Qual o tempo de secagem da cola de para-brisa?
Na hora de comprar a peça, muitos motoristas ficam confusos sobre o que é original e paralelo, sendo assim muitas vezes acham que estão sendo enganados. Para que você não tenha mais dúvidas, confira a diferença.
Vidros genuínos são idênticos aos que foram instalados no seu veículo, quando ele foi fabricado. Eles são feitos pelas mesmas empresas que fabricaram o vidro que foi instalado pela montadora e combinam com a cor, espessura, ajuste e forma, possuem geralmente a chancela do fabricante.
Isso significa que ele se encaixa corretamente e garantirá que borrachas e vedações se encaixem perfeitamente.
Os preços do vidro genuíno podem ser entre 40% a 60% mais altos do que os compatíveis do mercado de reposição, porém quando falamos de reposição ainda há dois tipos de modelo.
Porém eles só podem ser instalados por concessionárias.
Esses vidros, também podem ser conhecidos como peças paralelas. São feitos de acordo com os mesmos padrões do vidro e geralmente nas mesmas fábricas, mas possuem custo mais baixo.
Outra diferença é que o logotipo no vidro é do fabricante do vidro e não do fabricante de automóveis.
Porém, mesmo assim ele se encaixa corretamente e garante que borrachas e vedações se encaixem perfeitamente. Esse tipo de vidro você encontra em nossa loja virtual.
É bem comum que tentem vender esse tipo de peça como a paralela citada acima, por isso é importante ficar atento.
Por mais que as borrachas, encaixes e vedações no vidro possam funcionar, o ajuste e a forma sejam obviamente os mesmos, o vidro falsificado pode variar em:
Para conseguir diferenciá-lo é válido ficar atento ao preço, geralmente são muito mais baratos e não são homologados pelo fabricante original.
Leia também: 8 cuidados para preservar o para-brisa.
O cuidado com o vigia e os demais vidros do carro, é tão importante quanto com o para-brisa.
Na verdade, ter atenção a conservação dessa peça, é imprescindível, assim como os demais itens do automóvel, seja a suspensão, pneus, bateria.
Tudo isso porque eles contribuem para a segurança e visibilidade.
Esse conteúdo foi útil? Continue acessando nossos artigos semanais aqui no blog para ter acesso e posts como esse.
Leia também: Para-lama e para-barro são iguais?