Os vidros de porta do carro, são na verdade os vidros que ficam nas janelas do veículo. Eles costumam apresentar muitos problemas, sejam eles a manivela ou elétricos.
A verdade é que os vidros de porta possuem uma funcionalidade, ele é um item de segurança, mas também servem para trazer praticidade para o motorista e passageiros.
Afinal, nada como poder abrir a janela e andar com o vento no rosto ou então, nos dias quentes, fechar os vidros e curtir o friozinho do ar-condicionado.
A verdade é que os vidros de porta proporcionam facilidade, já caiu tanto em nossa rotina que a gente só se dá conta da falta que ele faz, quando ele infelizmente dá defeito.
Por isso, separamos alguns possíveis problemas que causam falhas na peça e como cuidar para que ela dure mais tempo.
Leia também: Esguicho de para-brisa não funciona, o que pode ser?
A maioria dos carros de hoje têm vidros elétricos, o que antigamente era considerado um artigo de luxo, com o avanço tecnológico deixou de ser um diferencial e está presente em todos automóveis que saem de fábrica.
A verdade é que o vidro elétrico não é só uma comodidade, mas também um item de segurança, já que ele evita o esforço de subir ou abaixar durante o trânsito. Sem contar que a maioria contém um sistema antiesmagamento, que retrai o vidro ao perceber um obstáculo na hora de fechar.
Isso faz com que lesões sejam evitadas, especialmente nas crianças. Outra função é o bloqueio dos vidros traseiros pelo motorista para proteger também as crianças no banco de trás.
Leia também: Vidro de janela quebrado dá multa?
A maioria dos problemas nos vidros de porta são relacionados a parte elétrica, no caso dos fusíveis, mas existem outros defeitos que podem acometer a peça, vem ver.
É comum que os botões de acionamento dos vidros elétricos possuam problemas por causa do contato com a água da chuva ou até mesmo ao lavar o carro.
Dessa forma, os dispositivos elétricos ficam comprometidos por conta da corrosão, gerando mau contato.
Muitos motoristas não sabem, mas o alarme pode causar a interrupção do funcionamento do vidro elétrico.
Sendo assim, nesses casos é importante observar se os vidros falham apenas quando o alarme é ligado. Mas, para isso é bom poder contar com a ajuda de um mecânico especializado na parte elétrica do automóvel.
Os vidros são acionados por um motor de acionamento, que fica no interior da porta, que apresenta falhas por vários motivos:
Porém, para descobrir qual é o problema é necessário contar com a ajuda de um profissional qualificado.
O módulo é responsável pelo comando de subida e descida dos vidros. Geralmente ele apresenta problemas por conta de instalação incorreta.
Sendo assim, é necessário ter atenção às conexões de chicote, encaixe do módulo e o negativo da bateria. Afinal qualquer erro pode provocar a queima do equipamento.
Quando todos os vidros param e de funcionar de uma vez só, é bem provável que o problema esteja na central de comandos.
Nesse momento é necessário checar os fusíveis, relês e outros itens da central.
Leia também: Como limpar vidro de carro? 6 dicas para limpeza correta.
Muitas vezes o interruptor de bloqueio da porta está acionado e as janelas traseiras param de funcionar.
Se a janela apresenta sintomas como falta de movimento ou pequenas travagens é bem provável que seja necessário trocar o motor que está desgastado.
Outro problema que tavam os vidros é o desgaste no regulador, um trilho de metal que fica no interior da porta.
Em casos de motores de elevação, o sistema é a cabo e quando desgastado precisa da substituição.
Como você viu, problemas nos vidros da porta são bem comuns, mas de qualquer maneira são resolvidos bem facilmente com a ajuda de um profissional especializado.
Sendo assim, quando o vidro elétrico te deixar literalmente na mão, não se preocupe, procure uma oficina para resolver o problema imediatamente e evitar maiores dores de cabeça.
Este conteúdo foi útil? Deixe seu comentário abaixo e continue acessando nossos artigos semanais aqui no blog.
Leia também: Para-brisa Trincado: custos, como reparar, cuidados e valor da multa.
1 Comment
Boa tarde, ótimo conteúdo