Economizar gasolina é o sonho e desejo de qualquer motorista, ainda mais com a alta no preço do combustível.
O consumo de gasolina sempre foi uma das principais preocupações dos proprietários de carro, principalmente para aqueles que dependem do automóvel em seu dia a dia para trabalhar.
Mas esse sonho pode se tornar realidade, porque não existe mistério quando o assunto é economizar gasolina. Essa economia pode estar relacionada diretamente ao modo como o motorista dirige.
É exatamente por isso que separamos algumas dicas importantes para que você consiga economizar gasolina, tornando o carro o seu melhor amigo ao invés do frentista.
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Poucos motoristas sabem disso, mas no manual do carro as montadoras indicam a velocidade correta para realizar a troca de todas as marchas.
Isso acontece porque é importante respeitar o giro do motor do carro para que ele não seja sobrecarregado.
Usar as marchas mais baixas em alta rotação ou ao contrário disso, engatar uma marchas mais altas em baixa velocidade, faz com que o consumo do combustível tenda a aumentar. Isso é muito comum no cotidiano, um exemplo clássico disso é o famoso quebra-molas.
Por isso, para economizar gasolina, a evolução do câmbio deve ser feita de forma leve e de acordo com o torque do veículo.
Manutenção e gasolina andam lado a lado, manter a sua manutenção em dia vai te ajudar na missão de economizar gasolina, pois evita que o motor consuma mais combustível.
É importante ficar de olho e checar regularmente e, se for preciso, realizar a troca dos filtros de ar, óleo e substituir as velas.
As velas são responsáveis por realizar a queima do combustível dentro do motor. Quando elas estão com problemas, a queima de combustível fica irregular. Podendo comprometer a performance do veículo, além de aumentar o consumo de gasolina.
Então lembre-se, sempre de deixar sua manutenção em dia e quando for necessário a troca, procure um mecânico de sua confiança.
O sistema de ar-condicionado está diretamente ligado ao consumo de combustível, podendo chegar até 10% do consumo na cidade. Tornando mais vantajoso manter as janelas abertas.
Mas o cenário se inverte caso você esteja dirigindo na estrada, principalmente em velocidade acima de 80 km/h.
O vento cria uma enorme resistência, empurrando o carro em direção ao contrário a que ele está indo. Essa resistência a mais exige que o motor trabalhe com mais força para vencer o vento, ou seja, fazendo que o carro gasta mais gasolina.
Sendo assim, nessa situação o indicado é usar o sistema de ar-condicionado, sendo mais econômico do que usar as janelas abertas.
Se você é o típico motorista que anda na cidade e tem dificuldade de se desapegar do ar-condicionado, têm algumas dicas que podem te ajudar a economizar gasolina mesmo usando o ar-condicionado em ambientes urbanos.
Se o objetivo é economizar gasolina, nunca cometa o erro de andar com ar-condicionado e janelas abertas ao mesmo tempo. Outra maneira de economizar e continuar no geladinho, é fazendo a instalação de películas nos vidros do carro e sempre priorizar em estacionar na sombra.
Se você estiver próximo de chegar ao seu destino, já desligue o ar-condicionado. Dessa forma, você garante um trajeto bem confortável sem sentir o desconforto no bolso.
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Em pleno o século XXI, muitos motoristas ainda acham que ao ligar o carro pela primeira vez no dia, existe a necessidade de ficar acelerando para esquentar o motor mais rápido, mas isso é desnecessário e pode até mesmo estragar o motor, além de consumir gasolina.
Quando você ligar o carro, não precisa se preocupar em deixar ele esquentando, como se fazia com os carros carburados. Deixe que o carro esquente em movimento.
Aliás, até mesmo os carros carburados não precisam de aquecimento, em dias que a temperatura não estiver fria. Basta puxar o afogador e sair andando.
Outro hábito comum e nada econômico é descer ladeiras com o carro em ponto morto. Essa atitude força ainda mais o sistema de freios, por isso opte por deixar a marcha engatada e tirar o pé do acelerador.
Pois, o sistema de injeção eletrônica vai cortar o fornecimento de combustível assim que detectar que o motorista tirou o pé do acelerador. Já em ponto morto, o motor continua consumindo combustível.
Economizar gasolina e excesso de peso no carro são duas coisas que não combinam. Pode não parecer, mas levar muito peso no carro não é bom para o seu bolso.
Para aqueles que gostam de fazer o carro de depósito, com certeza não vão conseguir economizar gasolina da forma que gostaria. Pois, quanto maior o peso, maior o consumo.
Isso acontece porque o motor terá que fazer mais força para colocar o carro em movimento. Procure deixar ou levar apenas o essencial, evitando guardar malas, coisas pesadas e entre outras.
Muitos motoristas não sabem disso, mas um dos responsáveis pelo consumo do combustível são os pneus. Quando estão calibrados de forma correta, fazem uma grande diferença entre gastar mais ou gastar menos na hora de abastecer.
Os pneus foram desenvolvidos para rodarem com uma área específica de contato com o solo, determinada pela calibragem de acordo com cada modelo e carga. Se estiverem murchos, vão aumentar a força de arrasto.
E a consequência disso, é o motor fazer mais força e assim, fazer o carro gastar muito mais gasolina.
Mas quando for calibrar, a pressão que for utilizar na máquina de calibrar deve seguir rigorosamente a recomendação do fabricante.
Verificar o alinhamento e o balanceamento do carro é importante por vários motivos. A falta de alinhamento e de balanceamento interferem diretamente nos pneus, um dos causadores do aumento do consumo de gasolina.
O alinhamento exige menos dos pneus e gera menos desgaste. Por sua vez, o balanceamento evita as trepidações.
Dessa forma, procure fazer o check-ups de forma regular no seu veículo, e qualquer irregularidade, vá até sua oficina de confiança.
Pois, protelar um problema pequeno, pode causar um grande prejuízo no futuro, além de aumentar o consumo de combustível durante todo o tempo que o problema não for resolvido.
Na correria do dia a dia sempre vem aquele semáforo vermelho, mas mesmo com pressa o importante é manter a calma, pois tentar acelerar mesmo com o carro parado, só vai fazer você ser obrigado a fazer mais uma parada no posto de gasolina.
Porque a aceleração nessa situação é totalmente desnecessária e ainda contribui para esvaziar o tanque mais rápido. E o intuito de economizar gasolina, vai todo por água abaixo.
Outro ponto a ser observado e praticado para economizar gasolina é analisar sempre o trânsito, à sua frente.
Notou que o tráfego vai parar, desacelere o veículo gradualmente antes de frear. Assim, você não vai precisar fazer uma parada a mais por conta da falta de combustível.
Acima de qualquer situação, a segurança deve estar em primeiro lugar. Por isso, frear ou acelerar bruscamente além de causar danos ao bolso pode afetar a segurança de todos.
Frear na hora certa também é importante, pois se você costuma acelerar até o obstáculo e frear bem próximo a ele, você está gastando mais combustível.
E a diferença de tempo que economiza “dirigindo com pressa” é muito pequena em relação ao que irá gastar a mais de combustível. Ficando bem longe de conseguir economizar gasolina.
O famoso trânsito das grandes cidades são os vilões quando o objetivo é economizar gasolina. Pelo fato de andar e parar a todo momento, o combustível vai embora mais rápido.
As acelerações e freadas exigem mais do motor e assim aumenta o consumo. Caso esteja em um engarrafamento que não ande com frequência, desligue o motor.
Então quanto menos se acelera para mudar de velocidade, menos combustível o motor puxa.
Nas descidas, o indicado é usar sempre o freio motor, com o carro engrenado, sem acelerar. Mas alguns motoristas têm o hábito de deixar o carro no ponto morto nas descidas. A origem desse hábito veio da era dos carros carburados.
A estratégia de manter o carro em ponto morto ao máximo possível para economizar gasolina realmente era verdade, mas somente com os carros carburados.
Então, deixar o câmbio em ponto morto numa descida, fazia com que o motor trabalhasse em marcha lenta e, consequentemente, o consumo de combustível era menor. Assim, criou-se o hábito de colocar o carro em ponto morto em longas descidas.
Mas hoje em dia não funciona mais assim. Com a chegada da injeção eletrônica destronou o reinado dos carros carburados. Não sendo mais necessário essa prática até mesmo por motivos de segurança.
Pois, se o carro estiver desengatado e sem auxílio do freio-motor, o sistema de freios será mais exigido e poderá falhar.
Nessa situação, o aconselhável é deixar o carro engatado em marchas mais altas, mesmo sem acelerar.
Com certeza você já ouviu o termo “o barato sai caro”. Essa situação é muito comum quando o motorista está na busca por economia.
Mas usar combustível que possui misturas ou que você não conhece a procedência, pode te causar alguns prejuízos.
Porque prejudicam o motor fazendo com que o sistema de injeção consuma mais combustível, além de deteriorar suas peças.
Geralmente usar gasolina aditivada e de boa procedência, costuma ter o valor um pouco mais alto, mas evita que você tenha os prejuízos acima. É importante utilizar esse tipo de combustível, pois quanto maior a qualidade, melhor é o resultado.
Se for colocar o pé na estrada, cuidado com os vidros abertos. Nesta situação, eles não são a melhor opção para o seu bolso.
Nas viagens com velocidades superiores a 80 km/h, o consumo de combustível com os vidros abertos pode ser até 25% mais alto do que com o ar-condicionado ligado.
Então, se o intuito é economizar gasolina, o ideal é preferir os vidros abertos na cidade e o ar-condicionado ligado para cair na estrada.
Se você gosta de instalar todo tipo de acessório no seu carro, aí vem a dica: não faça isso! Eles podem aumentar seu consumo de combustível.
Além de aumentar o peso do veículo, acessórios que mudam as características originais do carro podem provocar mais resistência contra o ar, prejudicando a aerodinâmica e aumentando o consumo.
Agora que você já sabe, deixe somente aquilo que é necessário e que você considera importante no seu cotidiano.
Os injetores são parte do sistema de combustível do veículo e atuam como os bicos que lançam o combustível no motor. Qualquer problema com os injetores pode causar problemas de desempenho do motor, que podem às vezes até tornar o veículo impossível de dirigir.
Quando ele está ruim ou com defeito, geralmente ele acusa alguns indícios que podem ser identificados pelo motorista.
Podendo ser: desempenho do motor, dificuldades na aceleração, falhas na ignição, marcha-lenta e em casos mais graves, podendo impedir a operação do motor.
A limpeza de bicos injetores precisa ser feita quando há um grande acúmulo de sujeira no seu interior, o que é facilmente detectado por aparelhos em testes específicos.
A limpeza das válvulas injetoras pode ser realizada de duas formas: na máquina de limpeza de bicos através de um ultrassom ou através da aplicação de um produto específico. O tempo de limpeza varia conforme a opção de cada serviço.
Mas geralmente é de 5 a 15 minutos. É importante lembrar que o profissional deve realizar a remoção correta do produto de limpeza de dentro das válvulas.
Como a função do filtro é proteger o motor de impurezas e umidade, é exatamente ele que vai apresentar os primeiros sinais de problemas.
Falhas na hora de acelerar, principalmente em marchas lentas, e dificuldade ao arrancar podem significar que o filtro de combustível está sujo ou até mesmo entupido.
Em alguns casos, é possível até mesmo notar sinais de ferrugem na estrutura, já que a umidade também ficará retida. Ou seja, é muito mais seguro e econômico trocar o filtro de combustível antes que problemas maiores apareçam.
Não são poucos os sinais apresentados pelo veículo de que há algo errado com o filtro de combustível.
O importante é ficar sempre atento e procurar uma oficina o quanto antes caso algum deles apareça. Fique atento também em seguir as orientações de troca de filtro dada pelo fabricante.
A manutenção preventiva pode tornar seu carro mais econômico. Mas alguns componentes são ainda mais importantes quando o objetivo é economizar gasolina.
Um desses componentes são as velas, responsáveis pela ignição da mistura ar e combustível, o que faz o motor funcionar. Quando elas não estão em um bom estado de funcionamento, estão muito gastas, a queima de combustível fica desregulada, afetando diretamente o consumo de combustível.
Não existe uma rotação ideal ou correta para todos os veículos. Cada carro tem uma faixa ideal de rotação, onde o torque aparece de forma mais intensa.
O ideal é que você saiba a faixa de rotação do seu carro. Em mais de dois terços dos veículos de passeio, a faixa que vai pedir menos combustível é entre 2.000 e 2.500 rpm.
Já na maioria dos modelos compactos, esta faixa costuma ser entre 1.800 rpm e 2.000 rpm.
Não existe um número exato, mas o recomendado é que o motorista mantenha uma velocidade constante, sem pisar fundo no acelerador.
Geralmente, quanto mais baixa for a rotação do motor, menos gasolina ele vai consumir. Exemplo disso, quando o carro estiver em quinta marcha em velocidade constante.
Não existe uma marcha que gaste mais ou menos gasolina. Tudo é a forma como o motorista vai dirigir.
Se o motorista dirigir com o carro em uma marcha mais baixa faz com que as rotações do motor permaneçam elevadas. Dessa forma, o consumo do veículo aumenta.
O consumo também depende do tipo de transmissão de cada veículo. Então, é válido na hora de realizar a compra ficar de olho e optar por um modelo de carro mais econômico.
A dúvida sobre qual é a velocidade certa para economizar gasolina é algo muito comum, visto que, ao dirigir muito rápido ou muito devagar, o consumo acaba sendo mais elevado.
Mas a dica para economizar gasolina, é não pisar fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.
Manter a velocidade média constante também ajuda, já que mudança contínua de velocidade influencia nos gastos com combustível.
Além das características próprias de cada marca, modelo e versão, existem outros fatores que contribuem para o maior consumo de combustível. Como: pneus, velocidade, peso, manutenção, velas, filtro de ar, etc.
Com um sistema de transmissão que possibilita a seleção e troca de marchas sem ser necessária a atuação de um condutor, os veículos com câmbio automático oferecem conforto e praticidade.
Pode-se dizer que, em geral, carros com câmbio automático consomem mais combustível. Entretanto, os modelos mais recentes melhoraram essa desvantagem.
Os veículos antigos, com transmissões de três marchas, consomem mais combustível que suas versões manuais. Porém, nos veículos mais modernos essa troca é feita em frações de segundos. Isso faz com que a força do motor seja melhor aproveitada e haja mais economia.
O resultado é que alguns veículos com câmbio automático se tornaram mais econômicos que suas versões manuais.
Mas é possível também conseguir economizar gasolina no carro automático, basta: evite dirigir em alta velocidade, deixe a marcha do carro na posição correta e fique atento ao óleo da caixa automática.
Existem algumas dicas que torna possível economizar gasolina no engarrafamento das cidades.
Evite acelerações e freadas bruscas, além de ser perigoso, também não é interessante quando o objetivo é economizar gasolina. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível.
Outra recomendação importante é se antecipar em relação ao que está na sua frente, ou seja, se o semáforo está prestes a fechar, já desacelere. Dessa forma, você evita maior consumo de gasolina.
Em ladeiras o consumo de combustível fica maior, assim como outros componentes do veículo são mais exigidos. Por conta disso, o motorista que tem o costume de sempre dirigir em vias assim, é necessário adotar alguns cuidados para evitar desgastes de peças.
Acelerar para manter o veículo na faixa de rotação entre 3.000 rpm e 4.000 rpm. E não esquecer de utilizar a marcha adequada para evitar que o carro precise reduzir a marcha. Porque nessa situação, irá precisar acelerar mais e logo o carro irá consumir mais.
O fato de andar mais rápido, ou seja, em velocidades mais altas faz com que o carro consuma mais gasolina.
E o motivo disso acontecer está ligado à física, ensinada desde a escola, que diz: quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar que o veículo precisa vencer para se movimentar. Dessa forma, o consumo tende a aumentar.
A melhor opção é manter o tanque cheio, mesmo que pareça algo difícil com o atual preço da gasolina. Mas dessa maneira você vai conseguir economizar, mesmo que a economia seja mínima.
Quando o tanque está cheio, a impressão é que o ponteiro demora muito mais para abaixar do que quando o tanque está vazio.
Isso ocorre devido à evaporação do combustível, que acontece de maneira mais rápida quando há mais espaço no tanque. Ou seja, mais um ponto de economia para quem anda sempre de tanque cheio!
Gostou das nossas dicas sobre como economizar gasolina em pequenos hábitos? Então, aproveite para ler mais conteúdos do nosso blog.
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