Se tem um sistema que quando esquenta no carro, também esquenta nossa cabeça com os problemas é o sistema de arrefecimento. Por isso, o assunto de hoje é sobre uma peça que faz parte dele, a válvula termostática.
Há quem diga que essa pequena peça não possui muita importância no veículo e que pode ser retirada sem grandes problemas. Mas convenhamos, se ela está no carro, é porque precisa estar ali para que o funcionamento do automóvel ocorra de forma correta.
Uma dica, inclusive, se você for a algum mecânico que te aconselhe a retirar qualquer peça do seu carro por ser desnecessária, desconfie. Se ela está ali, é porque tem alguma função e por mais que pareça insignificante, não é.
O sistema de um carro é composto por diversas peças e todas elas cumprem funções específicas e imprescindíveis para que o motor funcione adequadamente. Uma dessas pequenas peças é a válvula termostática.
Se tem algo que devemos sempre manter a temperatura correta é a do motor, afinal ele é fundamental para o funcionamento adequado de qualquer veículo, como já dissemos em outros artigos, a peça é o coração do veículo.
Dessa forma, quando o motor trabalha mais frio ou quente do que deveria, há diversas consequências, como piora no desempenho, aumento do consumo de combustível e maior emissão de poluentes.
Nessa hora que entra a válvula, ela controla todo esse processo.
Continue a leitura para descobrir e entender porque essa peça é tão importante para o funcionamento do motor do seu carro.
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A peça é uma das principais do sistema de arrefecimento do motor e tem como objetivo impedir o superaquecimento do líquido de arrefecimento, e liberar a passagem para o radiador.
Sua função é fazer com que o líquido faça a troca de calor com o ar e retorne ao motor em temperatura mais baixa, mas que depois troque de calor com o motor, mantendo-o na temperatura ideal de funcionamento.
É importante ressaltar que válvula termostática funciona como um termostato, ela controla a temperatura mínima.
Essa tarefa é fundamental, pois um dos principais problemas decorrentes do superaquecimento do motor é a fundição de várias peças internas.
A principal função da peça é fazer com que o motor funcione em uma temperatura constante, dentro de uma faixa de valores indicada pela montadora.
Além disso, ela bloqueia a passagem do líquido de arrefecimento do motor para o radiador, sempre que ele estiver abaixo da temperatura correta.
Para saber como funciona a válvula termostática você precisa ligar o motor, dessa forma, ela se manterá fechada.
A partir do momento que a temperatura começa a subir gradativamente até atingir valores próximos a 90 graus ela se abre, e permite a troca de calor e controle da temperatura, entre o circuito do motor e o circuito do radiador, que estão interligados.
A peça possui no corpo do cilindro, uma cápsula com cera expansiva derivada de petróleo, que é calibrada de acordo com as especificações de cada motor.
Quando o líquido de arrefecimento atinge a temperatura determinada, a cera dentro do termo elemento se expande provocando o deslocamento do pino de inox, comprimindo a mola, dessa forma a válvula abre e passa o líquido de arrefecimento para o radiador.
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É uma cápsula cilíndrica sanfonada feita de uma chapa de metal muito alongada que dentro dela há um fluído volátil.
Quando a válvula está fechada o fole fica comprimido, impedindo a passagem do líquido para o radiador. Ao chegar na temperatura correta, o líquido quente faz o fole expandir-se, e então a passagem é aberta.
Dentro da cápsula cilíndrica fica a cera em contato com o líquido de arrefecimento. Quando o motor está frio, a válvula permanece fechada e com a cera em estado sólido, porém à medida que o líquido esquenta a cera começa a derreter, a válvula abre e a passagem do líquido de arrefecimento acontece.
Saber se ela está funcionando é bem fácil e você mesmo pode checar. Em motores com injeção eletrônica fica mais evidenciado, pois aumenta o consumo de combustível, pois o sensor de temperatura indica um menor valor e o tempo de injeção é aumentado.
Se ela estiver estragada o motor mais esquentar e te trazer problemas maiores, por isso caso não esteja funcionando troque a peça por uma nova.
Você pode fazer o teste em casa, mas o carro em si já indica alguns sinais de que a ela não está funcionando de forma correta.
Dessa forma, separamos algumas dicas que você pode perceber enquanto roda com o automóvel.
Percebeu que o seu veículo aumentou o consumo de combustível? Isso pode estar ligado a várias coisas, mas uma delas é o mau funcionamento da válvula.
Isso ocorre porque o líquido de arrefecimento acaba super resfriado, e faz com que o motor trabalhe em temperaturas abaixo da faixa ideal. Essa situação gera uma maior necessidade de combustível para gerar a queima na câmara de combustão.
Se o motor trabalhar a maior parte do tempo em temperaturas inferiores pode comprometer a eficiência da lubrificação.
Afinal elas são feitas para trabalhar em determinadas faixas de temperatura, com o nível de dilatação específico para uma melhor eficiência.
Com a temperatura errada haverá um maior espaço entre as peças metálicas, o que dificulta a lubrificação e acarreta o aumento de atrito entre as partes e resulta no desgaste das peças.
O problema que provoca uma dor de cabeça enorme é esse, o superaquecimento do motor. Se a válvula ficar travada e fechada, o líquido de arrefecimento irá circular apenas no motor, bloqueando a ligação do circuito para o radiador.
Dessa forma, o motor vai elevando a temperatura gradativamente até chegar ao ponto de superaquecer. Esse problema pode gerar danos sérios, como a fundição das peças.
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Um teste simples que pode ser feito em casa. Basta pegar a válvula e colocar para ferver com água em uma panela.
Quando a água estiver quente, jogue-a dentro se ela imediatamente se abrir deixando então a água ou líquido quente passar para o radiador, vai te mostrar se ela está funcionando. Se estiver frio ela fica fechada e não deixa entrar.
Geralmente presente em veículos flex, a válvula eletrônica precisa ser testada por um profissional, com um aparelho chamado multímetro, que consegue medir a resistência do setor. Para isso, leve até um profissional qualificado.
Nem tudo é culpa da válvula termostática, se ela está funcionando perfeitamente o motor continua superaquecido existem outros problemas, que pode ser algum dos que vamos citar.
Assim como todas as peças de um carro, a válvula precisa de manutenção e com o tempo necessita ser substituída, afinal ela possui uma vida útil e por isso necessita ser trocado periodicamente.
Para saber o tempo que dura é necessário ver no manual o tempo estipulado pelo fabricante. Mas a sua durabilidade está ligada também em onde esse carro trafega para saber como ele está trabalhando.
Por exemplo, líquidos com sujeiras e ferrugem provocam o travamento do componente. Aditivos incorretos também podem atacar a peça diminuindo a sua vida útil.
Por isso, manter o sistema de arrefecimento limpo e com o aditivo correto é importante para a manutenção do item.
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A válvula jamais pode ser removida, caso um mecânico te aconselhe isso, troque imediatamente de oficina.
Motores que as válvulas termostáticas são retiradas trabalham com muita variação de temperatura.
Você quer instalar a válvula termostática do seu carro? A gente te ajuda, siga o passo a passo.
As principais e melhores marcas do mercado são:
É importante observar que a maioria dos fabricantes de válvulas termostáticas, registram sua temperatura de abertura, e permite avaliação do seu funcionamento.
Qual o preço de uma válvula termostática?
O valor pode variar a depender da marca que escolher e também o modelo do seu carro. Mas, existem válvulas no preço de R$30 reais e outras no valor de R$200 reais. Para saber a ideal do seu carro consulte um mecânico de confiança.
Leia também: O que faz baixar o aditivo do radiador?
Além da válvula termostática, o sistema de arrefecimento do motor é formado por outras peças, como:
A ventoinha tem como principal função ventilar o radiador do veículo para que a troca de calor entre a água que passa nas aletas do radiador e o ar atmosférico seja feita de maneira mais rápida e eficaz.
O fluído ou aditivo, tem como principal função fazer com que a água do carro não ferva e nem congele, fazendo também com que o motor continue com uma faixa adequada de temperatura enquanto está em movimento.
O líquido atua para a não oxidação das peças que entrarão em contato com a água do sistema de arrefecimento do motor.
A bomba tem como principal função fazer com que a água circule no sistema de arrefecimento do motor para que seja feita a troca de calor entre a própria água e as peças do motor do carro.
A abraçadeira é uma peça feita de metal ou nylon que é utilizada para amarrar mangueiras a fim de fixar sua posição em determinado corpo.
O radiador tem como principal função realizar a troca de calor entre água quente que vem do motor e o “ar frio” que vem da atmosfera.
Responsável por informar a temperatura do motor/temperatura da água do sistema de arrefecimento do motor.
O reservatório é o responsável por “guardar” toda a água do sistema de arrefecimento do motor.
Leia também: 5 mitos e verdades sobre o líquido de arrefecimento do motor
Conclusão
Pronto, agora você já possui todas as informações necessárias sobre a válvula termostática. E se você conhece alguém que ainda possui dúvidas, compartilha esse artigo com ele.
Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos.
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Até a próxima!
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2 Comments
Bastante útil a infirmação.
Bastante útil a informação. Tive problemas com meu carro e foi difícil detectar. Depois que fiz o reparo do motor descobrir que o radiador estava cheio de resíduo de aço.