Todos os dias você entra no carro, gira a chave e todas as luzes no painel acendem. Algumas são vermelhas, outras amarelas, alaranjadas e verdes.
É algo tão comum que muita gente não faz ideia do significado delas.
Primeiramente é importante saber que as luzes do painel do veículo servem para informar ao motorista sobre o funcionamento do carro. São elas acesas que indicam as principais funções do automóvel.
O painel do carro tem o papel de informar sobre o desempenho e possíveis problemas mecânicos. Por isso, é fundamental que você conheça bem o significado de todos os símbolos.
Afinal, uma luz acesa no painel do carro não pode ser ignorada pelo motorista.
É importante ressaltar que cada automóvel tem um painel diferente, carros mais completos por exemplo oferecem um computador de bordo mais sofisticado, inteligente e com mais informações do que o painel de um modelo popular ou econômico.
Cada vez mais os carros nos ajudam a guiar com segurança e cuidar de sua manutenção, com isso as luzes do painel dão avisos relacionados às falhas de componentes e sobre suas condições de funcionamento.
O normal as luzes do painel acendam sempre que a chave do veículo entra em contato com a ignição e desaparecem quando a é dada a partida.
Se após a partida alguma luz permanecer acesa, isso deve ser verificado pois pode indicar um problema ou defeito no veículo.
Leia também: Conectividade e Infotainment: a revolução no entretenimento automotivo.
O painel do carro, também conhecido como painel de instrumentos, é o conjunto de medidores, indicadores e luzes localizado na parte frontal do veículo, diretamente na linha de visão do motorista. Ele fornece informações cruciais sobre o estado e o desempenho do carro.
Leia também: Limpeza de painel do carro, o que passar?
Luzes do painel do carro: um guia básico
Esta luz indica a pressão do óleo do motor. Se acender, verifique imediatamente o nível de óleo e pare o veículo se necessário, pois baixa pressão de óleo pode danificar o motor.
Ela se acende quando o sistema de diagnóstico a bordo detecta um problema no motor ou em seus componentes. Procure um mecânico para diagnóstico e reparo.
Luz de temperatura do motor
Sinaliza o superaquecimento do motor. Pare o carro imediatamente e desligue o motor para evitar danos graves.
Se esquecer de abastecer o carro, essa luz vai começar a te assombrar. A luz de advertência que indica que o combustível está no fim é uma das mais conhecidas, quando o seu carro entra na reserva. Normalmente, é representada pelo símbolo de uma bomba.
Mas fique ligado, pois ela também pode indicar a necessidade de completar o tanquinho de gasolina para partidas a frio em alguns modelos que possuem o sistema.
O ideal é não deixar que ela se acenda, mantendo o tanque o mais cheio possível para evitar problemas na bomba e nos bicos injetores.
Leia também: Dirigir com o carro na reserva é ruim?
O sistema de freios é muito importante para a sua segurança, é preciso prestar muita atenção no aviso na luz no painel, pois ele indicará o mau estado das pastilhas dos freios.
Ela é identificada por luzes vermelhas com um círculo e um ponto de exclamação, um “P”, ou, ainda, a palavra “brake”. A luz do freio indica que o freio de mão está acionado. Se ela estiver acesa com o freio desativado, indica mau funcionamento do sistema ou desgaste de componentes.
Nesse caso, ela pode se acender amarela, sinal de que está na hora de uma manutenção. Se aparecer vermelho com o freio desativado, evite utilizar o veículo antes de corrigir a falha. Dessa forma, o freio pode começar a reagir mais lentamente, ou os pneus dianteiros podem emitir um ruído agudo.
O tempo para revisão das pastilhas é indicado como sendo a cada 5 mil quilômetros rodados pelo carro, mas elas poderão ser trocadas se estiverem desgastadas. Caso isso não seja feito, os discos dos freios começarão a ser danificados e seu reparo trará uma despesa muito maior ao proprietário do veículo.
A luz do painel do ABS acende quando você liga o carro, se ela não apagar, ligue o alerta: algo pode estar errado. Porém tenha calma!
Quando a luz dos freios ABS se acende no painel o carro não perde os freios, já que o sistema de frenagem comum continua em funcionamento. Na realidade, só o sistema antitravamento (ABS) deixa de funcionar. Caso esse indicativo luminoso se acenda, significa que você está usando esse sistema de maneira errada, o que pode trazer danos ao veículo.
A luz do ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) indica que o recurso está ligado em carros que permitem desligá-lo.
Quando o piloto automático ou controle de cruzeiro está ativo, é comum acender uma luz verde no painel e pode piscar, indicando o seu funcionamento.
Caso contrário, indica que o recurso de assistência não está funcionando corretamente.
A luz da bateria, ao contrário do que se pode pensar, não indica, necessariamente, um defeito na bateria do carro, ela alerta para o mau funcionamento do sistema elétrico, que inclui: bateria, alternador, correia, fios e outros.
Se a luz de bateria acendeu é sinal de que a bateria do carro não está sendo carregada pelo alternador e essa perda de tensão vai fazer com que seu veículo te deixe na mão, portanto, é sinal de que o carro pode não ligar da próxima vez.
Problemas na bateria costumam aparecer quando o veículo fica parado por muito tempo.
Se você tem um carro com câmbio automático e notar esse ícone aceso no painel do automóvel é bom ficar esperto.
A luz do câmbio automático indica defeito no sistema ou baixo nível do óleo do câmbio nos carros que exigem a troca do fluido ou que algo de errado está acontecendo no módulo eletrônico do veículo, responsável por guiar a transmissão automática.
É recomendado que você procure um mecânico para verificar possíveis problemas, evite andar com o veículo, pois pode levar a defeito mais grave.
Quando a luz do painel indicando o cinto de segurança se acende, quer dizer que um dos ocupantes do veículo não colocou o cinto, em alguns veículos, normalmente mais caros, o apontamento pode indicar até qual é o assento, graças à utilização de sensores.
Se o motorista não utilizar o equipamento, ela não se apagará e pode ser acompanhada por um aviso sonoro.
Agora, se ela permanecer acesa mesmo que todos no automóvel estejam protegidos, a falha pode estar nos sensores do cinto ou dos bancos.
Leia também: Aprenda usar o cinto de segurança de forma correta.
Assim que o desembaçador de para-brisa é ligado, a luz aparece no painel de instrumentos do carro. Pode aparecer no painel de instrumentos, atrás do volante, ou sobre o próprio botão do desembaçador.
Se o recurso não estiver ligado e a luz se acender, a causa pode estar em falhas nos circuitos elétricos do sistema. A ocorrência deve ser averiguada, embora não costume indicar defeito sério.
Uma luz de advertência com a sigla EPS ou com um volantinho pode se acender no painel depois da partida, mas depois se apaga, o que é normal. Caso contrário, indica defeito na direção elétrica do veículo.
A razão pode ser desregulamento do volante ou danos mais sérios à caixa de direção e isso significa perigo, afinal com a direção afetada, você pode não ter a resposta que precisa do carro em uma situação de urgência, então leve o carro ao mecânico o quanto antes.
Para entender o significado da luz do ESC, é preciso saber qual é o sistema do carro em questão. Ela está relacionada ao Controle Eletrônico de Estabilidade, presente em alguns modelos.
Em certos casos, ela acende no momento em que o sistema se ativa para controlar o veículo. Se ela não se apagar, indica defeito. Em outros sistemas, é possível desativar o ESC, então, a luz indica que ele está ligado.
Nesse caso, também haverá um indicador escrito off, tornando possível a diferenciação.
A luz do imobilizador deve se acender quando está ligando carro. Se ela continuar acesa leve o carro em um mecânico, pois isso significa problema.
Que, caso não seja tratado o quanto antes, você começará a ter dificuldade para ligar o carro ou eventualmente não conseguir ligar, pois o carro não estará reconhecendo a chave codificada.
O símbolo da injeção eletrônica é amarelo e se acende no momento da partida, devendo apagar logo depois.
Caso ela insista em ficar acesa, ou acender enquanto estiver andando com o carro, leve o carro a uma oficina de confiança para ver o que está acontecendo, pois o mau funcionamento no sistema, pode causar consumo excessivo de combustível ou dificultar as próximas partidas.
Se ela acender logo após abastecer, é sinal de combustível adulterado.
Alguns modelos de carros têm sensores que monitoram a pressão dos pneus. Caso a calibragem esteja errada, como pneus murchos ou excesso de pressão, o sensor informará o motorista sobre o problema através da luz no painel.
Leia também: Calibragem de pneus: de quanto em quanto tempo devo calibrar?
Assim que as luzes de portas abertas surgirem você terá um alerta de que as portas do carro ou até mesmo o porta-malas não foram fechados corretamente.
É hora de verificar, fechar e seguir viagem tranquilamente.
Luz do airbag
Indica um problema no sistema de airbags. Procure assistência técnica, pois isso pode comprometer a segurança em caso de colisão.
São várias as luzes de faróis no painel do carro e elas podem ter cores variadas.
Essas luzes servem apenas para indicar quais estágios dos faróis estão ativos no momento. Sendo cada eles:
Luz do óleo é uma das luzes do painel mais perigosas. Ela indica falhas no sistema de lubrificação do motor, que ser sem ser lubrificado, ele super aquece e funde.
Se essa luz acender, pare o carro imediatamente. Esse luminoso pode indicar baixo nível de óleo ou até uma falha mais grave no conjunto.
A luz de EPC (Eletronic Power Control), está presente em alguns modelos Volkswagen, como Gol, Fox e Golf, por exemplo.
Se ela se acender, é sinal de que há problemas na central eletrônica. Você deve procurar uma oficina mecânica para saber o que é.
É possível que esteja acontecendo alguma pane, um sensor com problemas ou algum componente interno não esteja funcionando.
A luz da alta temperatura pode acender quando houver falta de aditivo e falhas no sistema de ventilação do carro, o que vai levar o motor do veículo a superaquecer.
Pela cor da luz do painel você já pode ligar a chave da preocupação. Isso porque as cores têm a função de alertar os motoristas.
É importante ter uma noção básica sobre o significado dos símbolos e também de suas cores, pois alguns indicam problemas graves que devem ser resolvidos rápido.
Na maioria dos modelos, a cor da luz do painel de instrumentos representa a gravidade do problema.
Ou seja, dependendo da cor da luz no painel, o grau de perigo para o motorista e passageiros do veículo pode ser maior ou menor.
Mas, antes de conhecermos várias funcionalidades de cada uma das luzes do painel do carro, precisamos entender por que elas possuem cores diferentes.
Em geral são três grupos de cores para indicar os níveis de importância das informações, mas podem ser usadas até seis cores no total.
Algumas são apenas informativas, outras destacam problemas pontuais e algumas emergenciais.
Estas apresentam um nível moderado de defeito. A falha indicada geralmente não impede o veículo de continuar rodando, mas que vai se agravar com o tempo. Por isso, é preciso parar em local seguro ou numa oficina para verificar o motivo do problema, que pode se agravar com o tempo.
Das cores, essa é a que você deve dar mais importância, o carro está te falando cuidado.
Se durante a condução, alguma luz vermelha se acender, é um problema grave, as luzes vermelhas são emergenciais.
Quando um aviso desse se acende, o problema é grave e necessita de reparo imediato.
Se o carro continuar funcionando com uma dessas luzes acesa, a falha pode causar um acidente de trânsito ou levar a uma pane total.
Os avisos luminosos nas cores branco, azul e verde são apenas para indicar o acionamento de algum equipamento ou acessório.
Essas luzes ficam ligadas enquanto o componente estiver funcionando, sendo assim são mais informativas.
Leia também: Qual o significado das cores das placas de carro?
Entenda a importância de ficar atento as luzes do painel
Por isso, é tão importante conhecer as luzes do computador de bordo, para saber identificar quando há problemas ou se estão apenas informando uma situação normal.
Dessa maneira, o diagnóstico do problema pode ser facilitado e resolvido o mais rápido possível.
De início já é bom saber que geralmente é padronizado entre as fabricantes que luzes vermelhas apontem necessidades urgentes.
As amarelas têm menos pressa de pronta resolução, mas ainda assim precisam de atenção.
Já as luzes de outras cores podem representar pisca-alertas, faróis ou a utilização de demais equipamentos ou tecnologias.
Todas as luzes do painel acenderam ao mesmo tempo e não se apagam? É sinal de problema grande, não hesite e leve o veículo imediatamente para oficina, antes que fique a pé ou até sofra um acidente de trânsito por conta da pane elétrica.
O ideal é que o carro seja desligado e levado até o conserto através de um guincho.
Como você viu as luzes do painel podem salvar a sua vida! Por isso, é importante não apenas ficar alerta, mas entender o que significa cada ícone e o grau de gravidade de acordo com as cores.
Ao ligar o carro, cheque se as luzes do painel do carro continuam acesas e, se isso acontecer, identifique o símbolo e a cor da luz para saber como proceder. Para mais dicas e novidades sobre o mundo automotivo, fique de olho no nosso blog.
Leia também: Entenda sobre Potência, Cavalo e Torque do Motor.
2 Comments
Bacana demais esse artigo, estava pesquisando o assunto na
internet e acabei achando esse site… Muito Legal!!!
Que bom Alexandre, continue visitando nosso blog que toda semana tem artigo como esse!