Se você é daqueles motoristas que sofrem para estacionar e seu carro vive com as rodas arranhadas de tanto bater no fio da calçada, uma alternativa é apostar no sistema Tilt Down (inclinação para baixo em tradução livre).
O sistema tilt down abaixa o retrovisor automotivo do lado direito assim que o motorista engata a ré.
Ele serve para que o condutor enxergue o meio-fio em balizas e evite que a roda seja ralada durante a manobra.
O carro obrigatoriamente precisa ter retrovisores elétricos para receber o recurso, mas seu funcionamento pode variar.
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Presente somente em carros com controle elétricos dos espelhos retrovisores externos, a função tilt down tem como objetivo abaixar o vidro do retrovisor quase que totalmente para que seja visível a calçada quando o motorista engata a ré.
Assim, o motorista pode ver a posição das rodas traseiras e a distância entre seu carro e a guia, evitando danificar as rodas ou parar muito longe do local desejado.
O espelho retorna a sua posição anterior ao desengatar a ré, evitando que o motorista tenha de regulá-lo novamente.
Essa função é feita de maneira totalmente automática pelo carro, caso ele tenha o sistema presente e o botão de controle do espelho retrovisor esteja virado para o lado em que o motorista deseja que o espelho abaixe.
Leia também: Como regular o retrovisor e evitar o ponto cego?
Em tradução literal, “tilt down” significa inclinação para baixo. Pois é justamente este o cerne de seu mecanismo de funcionamento.
Quando o motorista aciona a marcha à ré, o retrovisor do lado direito (lado do carona) inclina-se para baixo, fazendo com que o motorista não tenha que ajeitá-lo sempre que for manobrar e que obstáculos, como o meio-fio, possam ser vistos com maior clareza.
O carro obrigatoriamente precisa ter retrovisores elétricos para receber o recurso, mas seu funcionamento pode variar.
Nos modelos mais simples, o espelho simplesmente abaixa em alguns graus, mirando o meio-fio
Mas uma versão mais avançada possibilita ao motorista memorizar a posição do rebatimento de forma simples: ao engatar a ré com o sistema acionado, o espelho é ajustado para que possa ver corretamente a roda e o meio-fio.
Essa posição será repetida nas próximas vezes em que for manobrar.
Nos carros mais caros o tilt down também pode ser habilitado no lado do motorista, para manobras em ruas de mão única.
Mas não é somente em situações de colocar o carro na vaga que o tilt down é útil, uma vez que o motorista pode ter que acionar a marcha à ré em diversos outros momentos.
Às vezes é na hora de efetuar uma manobra de 180 graus ou mesmo no meio do trânsito, especificamente quando um obstáculo à sua frente não pode ser contornado somente com a torção do volante para os lados.
O avanço da integração de múltiplos sistemas do carro em uma só central também deu mais versatilidade ao tilt down.
Ele pode, por exemplo, desligar sozinho se a manobra em ré ultrapassar uma determinada velocidade, retomando a visão lateral quando o motorista precisar dar meia-volta em alguma via.
E veículos que oferecem espelhos eletrocrômicos desativam esse escurecimento quando a ré é engatada para refletir melhor eventuais obstáculos.
Nessa função, ao engatar a marcha à ré, o espelho irá de a “posição dirigir” para a “posição estacionar”.
Caso não queira utilizar a função basta dar um toque no botão do espelho no sentido para cima (o espelho do lado direito deve estar selecionado), nesta condição, o espelho retorna para a posição dirigir e a função fica desabilitada por 10 segundos (função apenas no modo automático).
Após 10 segundos se houver outro engate de marcha à ré o espelho volta a fazer a função normalmente.
Nesta função, quando o condutor engata a ré, o sistema fica no aguardo de um segundo comando, que pode variar de fabricante para fabricante para ligar o tilt down.
Porém, o retorno do retrovisor para a posição normal é sempre automático.
Este ajuste permite que o instalador, ou mesmo o condutor, escolha o tempo de retorno do espelho para a posição de condução (normal) ao desengatar a marcha à ré.
Este tempo pode variar de 0 segundo, ou seja, full time ao desengatar até 15 segundos, dependendo do fabricante.
Consulte sempre o manual do produto antes de ofertá-lo ao seu cliente, pois as funções acima podem variar muito conforme o desenvolvedor do fabricante.
Um detalhe muito importante é que esta função tilt down só se aplica em veículos com retrovisores ajustados por comandos elétricos.
Para os com comandos manuais este processo não se aplica, nem se adapta.
A instalação desse produto deve ser feita por um profissional com experiência em instalação nesse tipo de acessório.
É importante que toda a instalação seja feita com a ignição do veículo desligada.
É importante também utilizar o multímetro para identificação do sinal da ré.
A utilização de lâmpada de teste pode resultar em danos irreparáveis no sistema do veículo.
Instale o acessório diretamente nos fios do espelho retrovisor do lado direito. Após isso. localize os fios de alimentação e ré.
Para testar se está funcionando, basta, colocar o espelho na posição desejada, e engatar a marcha à ré.
O espelho irá para a posição estacionar que neste caso será a posição zero (posição do espelho quando o módulo foi plugado).
Ao desengatar a marcha à ré o espelho retornará após 3 segundos para a posição dirigir, neste momento os comandos do tilt down estarão desabilitados.
Para configurar a função tilt down, faça o seguinte procedimento:
Atenção: mantenha o freio de estacionamento acionado e o pé no freio durante todo o procedimento.
Se o seu o tilt down parou de funcionar é importante procurar uma auto elétrica para que um especialista no assunto possa averiguar qual é o real problema no sistema.
Mas caso queira tentar ajustar você mesmo, siga os seguintes passos e faça o teste:
O sistema foi lançado em 2011 com o Polo. Ao longo dos anos ele passou a equipar também o Gol, Fox, Voyage e tantos outros.
Apesar de disponível nos carros mais baratos da linha, o tilt down não é de série. É vendido como opcional, em um pacote com outros aparatos tecnológicos.
O módulo realiza a manobra tilt down no espelho retrovisor elétrico do passageiro, abaixando a inclinação do espelho quando a marcha ré estiver engatada e retornando à sua posição original quando desengatar a marcha ré.
Desta forma, ele permite que o motorista tenha o campo de visão do ponto cego da região junto ao meio fio garantindo que não ocorrerão batidas desnecessárias que possam danificar a lataria, rodas ou os pneus do veículo.
Ao desengatar a marcha ré, o espelho retorna automaticamente a sua posição original.
Também realiza o recolhimento automático (rebatimento) dos espelhos retrovisores externos do seu veículo através do controle remoto do carro (original ou instalado), permitindo assim maior proteção aos retrovisores contra colisões quando ele estiver estacionado.
Assim ele amplia a área de corredor entre os veículos quando em estacionamentos apertados como de edifícios, supermercados e shopping centers.
O retorno do espelho pode ser realizado através do controle remoto ou quando a chave de ignição ligar o veículo.
Instalar acessórios fora da concessionária é muito mais vantajoso financeiramente, desde que o serviço seja feito com procedência e dentro das recomendações do fabricante.
É preciso ter cuidado em relação ao local e com quem realizar este serviço.
O mais recomendado é levar seu carro até um centro automotivo especializado e de confiança, com especialistas em instalação de acessórios, produtos de qualidade, ferramental adequado, portfólio e bem avaliado por seus clientes.
Para quê sofrer com manobras e balizas em vagas apertadas? Agora que você conhece o tilt down, vale a pena investir nesse acessório automotivo.
O acessório é uma alternativa indispensável e que garante muito mais praticidade para quem sofre na hora de estacionar o carro e vive com as rodas arranhadas de tanto bater no meio-fio.
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